Ultimas

Cara ou Coroa #4 - CM Punk




Para a quarta edição do Cara ou Coroa, vamos falar de um wrestler do qual temos muitas saudades, e que influenciou imenso, o cenário atual da WWE, CM Punk.

 Com uma carreira de 15 anos, CM Punk é um dos wrestlers mais influentes da atualidade, tanto pelo seu estilo no ringue, como pelas suas promos. Foi já à 5 anos que CM Punk abandonou o mundo do wrestling, após se cansar com o tratamento que recebia pela WWE, e entre as suas gimmicks, como o “Sell out” que ia abandonar a ROH pela WWE ou o “Straight Edge Savior”, o Luís Barros e o Nelson Mota vão escolher a sua favorita.




 The Summer of Punk 
Tweener- (2011)
 Escolha de Luís Barros 





Entre 2008 e 2009 eu desliguei do wrestling, tinha deixado de ser a cena fixe de se ver no meu grupo de amigos, ou seja, com cerca de 11 anos na altura acabei por ser influenciado e deixei de ver wrestling. Em 2016, numa conversa de amigos, um começou a falar sobre wrestling, e falou especificamente que o favorito dele era o CM Punk, e eu, com apenas a memória dos meus tempos de miúdo em que não percebia a magia do wrestling, só lhe disse que não o achava muito bom, que era um mau da fita que só me irritava, então, ele mostra-me a famosa “pipebomb”… 

 Fiquei viciado, quando dei por mim estava a ver vídeos e mais vídeos sobre o CM Punk e sobre wrestling. Quando eu deixei de ver era tudo muito fatela, não havia aquela intensidade e paixão colocada numa só promo. Aliás, foi aquela “pipebomb” que me despertou a atenção para o que acontece atrás do Kayfabe e me tornou o fã de wrestling que sou hoje, por isso, o CM Punk tem um lugar especial no meu amor por wrestling, e a fase/personagem que escolho dele para o Cara ou Coroa é o Summer of Punk, de 2011 onde ele estava nas bocas do mundo do wrestling e com uma só promo se tornou um dos wrestlers mais importantes da década.

 Mas vamos começar do principio, CM Punk era o líder do New Nexus, ou seja, era um heel, que tinha entrado numa feud com o John Cena pelo título da WWE, e até ao episódio do Raw de 27 de julho de 2011, estava a ser uma feud interessante, principalmente pelo facto de Punk estar sempre a anunciar que após o combate pelo título no Money In The Bank, iria abandonar a WWE com o título, mas neste episódio, tudo explodiu. Vi tantas vezes esta promo que quase a sei de cor, é, na minha opinião, a melhor promo de wrestling de todos os tempos, talvez igualadas apenas pelas entrevistas do Mankind com o JR.

Foi a primeira vez que vi o Kayfabe a ser quebrado desta forma, e não vou analisar esta promo a fundo, porque qualquer fã de wrestling por esse mundo já a viu muitas vezes. O que vou fazer é analisar o impacto dela, começando pela forma em que num só episódio, transformou CM Punk de um heel muito odiado, para um dos maiores babyfaces de sempre na WWE.

 Basta ver a reação que ele recebe quando volta da suspensão 2 semanas depois, os comentadores ainda tentam trata-lo como heel, mas não há volta a dar, CM é oficialmente adorado pelos fãs. O que se segue nas semanas seguintes é uma sequência de segmentos onde Punk mostra o porquê de ser considerado um dos melhores com o microfone, seja contra Vince Mcmahon ou contra John Cena, cada promo é ouro nas suas mãos e dá origem a uma das melhores rivalidades de sempre, a de CM Punk vs John Cena, que apesar de não reconhecida pela WWE hoje em dia, é dos momentos mais altos da carreira de ambos, principalmente do Cena.

Tudo isto culmina com aquele combate no Money in the Bank 2011, um dos melhores de sempre da WWE, onde Punk vence o título a John Cena e foge com ele pelo publico, após Vince Mcmahon o tentar evitar. Estes dois wrestlers tem uma das melhores químicas que alguma vez vi, juntar Cena com Punk num ringue é igual a ouro, e este combate foi um ponto alto em ambas as carreiras, depois disto, ninguém podia dizer ao Cena “you can’t wrestle”, não havia esse direito.

 Sem Cm Punk, a WWE decidiu fazer um torneio para coroar um novo campeão, vencido por Rey Misteryo, que o acaba por perder 2 horas depois para o Cena, porque “Cena wins, lol”. No final do combate, começa a tocar a Cult of Personality dos Living Colour, e aparece Cm Punk para uma explosão de alegria do público, e os dois campeões da WWE levantarem os seus títulos em estilo de desafio, dando origem a mais um grande combate na Summerslam, onde infelizmente, tudo começou a descarrilar um bocado…

 Muito raramente um wrestler se torna gigante por uma só promo ou combate, muitos podiam dar o exemplo de Steve Austin, mas após o “Austin 3:16” ele ainda demorou a chegar ao topo, já CM Punk, foi colocado logo num pedestal pelos fãs. E tudo porque ele era uma lufada de ar fresco numa WWE completamente estagnada pelas suas escolhas criativas e por apostar sempre nos mesmos. E se hoje vemos wrestlers como A.J Styles ou Daniel Bryan a ser bem sucedidos na WWE, eu não tenho a menor dúvida que isso se deve à ascensão de CM Punk em 2011, e que ainda hoje se sente no seio da própria WWE e no carinho que a maioria dos fãs ainda tem pelo autoproclamado “Voice of the Voiceless”.

 A rivalidade com Triple H
 Face- (2011)
 Escolha de Nélson Mota



 A importância de CM Punk na história recente da WWE é inegável, por muito que haja quem queira “apagar” o seu legado. O Straight Edge foi simplesmente brilhante em tudo o que fez e as suas promos estão até aos dias de hoje no imaginário do universo WWE.

Coincidentemente, a versão que eu gosto mais de Punk, começa exatamente onde a escolha do Luís acaba. No fundo, esta versão, mais não é do que uma extensão do Summer Punk, já que a minha versão inicia em agosto de 2011.

Há medida que Cena e Punk caminham para o Summerslam, onde se iria determinar o Undisputed WWE Champion, também Triple H começa a tornar-se uma presença assídua nos programas semanais, depois de ter substituído Vince McMahon como GM.

 O combate pelo título, no maior evento do Verão, é uma vez mais incrível e, Punk acaba por levar de vencida sobre Cena. No entanto, para surpresa de todos, o regressado Kevin Nash surgiu do público e deixou Punk estendido, permitindo Alberto del Rio cobrar a pasta e “roubar” o título a Punk.

O que mais me fascinou nesta fase de Punk, não foi de todo este regresso de Nash e esta conspiração que envolveu o ataque a Punk. O que foi mais incrível nisto tudo, era a forma como, semana sim semana sim, Punk “destruía” tanto Triple H como Kevin Nash nas suas promos, com pipebomb’s a serem o “prato da casa”. Atenção, estamos a falar de dois dos melhores de sempre!

Nash, sem argumentos continuou a atacar Punk pelas costas nas semanas seguintes e ficou marcada o combate entre estes dois no Night of Champions. Contudo, perante os ataques pessoais que Punk fazia constantemente a Triple H, principalmente envolvendo a sua mulher Stephanie McMahon, HHH acabou por se meter no caminho de Punk e substituir Nash no PPV.

 Na semana que antecedia o Night of Champions, Punk tem uma promo que guardo até aos dias de hoje. Punk tinha a capacidade de tornar as promos o mais reais possíveis. Os fãs gostavam tanto porque não pareciam de todo scripted. Por isso, guardo até aos dias de hoje, quando Punk refere o nome verdadeiro dele e do Hunter, tornando as coisas bem pessoais e, imediatamente, o seu microfone é silenciado.

Isto aconteceu mais do que uma vez e Punk, julgando que Triple H estivesse envolvido, viria a atacá-lo com esse mesmo microfone. O combate estava marcado e as estipulações estavam altíssimas: para além de ser um No Disqualification Match, caso Punk perdesse seria despedido e caso HHH perdesse, este deixava de ser COO da WWE.

 O combate viria a ser interrompido por Miz e R-Truth que atacaram ambos. Mais tarde Kevin Nash também deu o ar da sua graça, mas desta vez HHH atacou o amigo com uma marreta e aplicou o pedigree a Punk, conquistando a vitória. Punk mostrou-se indignado depois de tantas injustiças e ataques pelas costas e HHH anunciou que este estaria numa triple-threat pelo título no Hell in a Cell.

Durante o combate, Miz e R-Truth, que tinham sido despedidos depois dos ataques no PPV anterior, interferiram uma vez mais, fechando-se na cela com Puk e Cena, atacando-os brutamente e inclusivamente agrediram árbitros e cameramans. Todo o roster tentou entrar dentro da cela e por as mãos em Miz e R-Truth, principalmente Triple H que estava lívido. Quando abriram a cela Triple H atacou ambos e eles foram levados pela polícia.

 Todos questionavam o poder de Triple H e pouco a pouco Hunter foi perdendo o controlo, já que tanto os wrestlers, como árbitros e comentadores, não se sentiam seguros. Pouco tempo depois, HHH seria despedido e John Laurinatis assumiria o controlo. Esta história iria culminar no Vengeance com os dois rivais, Triple H e CM Punk a verem-se obrigados a tornar-se aliados para enfrentar o inimigo comum, R-Truth e Miz. No entanto, viriam a perder, depois de nova interferência de Nash.

 Todo este percurso em que HHH e Punk são rivais, com Punk constantemente a humilhar Triple H nas suas promos, até se verem obrigados a tornar-se aliados, constituem para mim uma boa storyline. Acaba por ser irónico, tendo em conta como terminou a ligação de Punk com a WWE.

 Bem, desta vez foi unânime a escolha. 
Concordam com as nossas escolhas?
 Qual é a vossa personagem favorita do CM Punk? 
Deixem a resposta, aqui em baixo, nos comentários.
Com tecnologia do Blogger.