Ultimas

NJPW Wrestle Kingdom 12 | Preview Kenny Omega vs. Chris Jericho


Começa-se o ano de 2018 em grande com um evento já bem conhecido no mundo do wrestling não só a nível japonês, mas também a nível internacional. É a 12ª edição do Wrestle Kingdom, produzida pela New Japan Pro Wrestling (NJPW) e terá como destaque dois combates com títulos em jogo.

De um lado teremos o IWGP United States Champion Kenny Omega a defender o título pela 1ª vez neste evento contra o retornado Chris Jericho num combate sem desclassificações. No outro lado, teremos o IWGP Heavyweight Champion Kazuchika Okada a defender o título contra o vencedor do G1 Climax 27, Tetsuya Naito. Tudo isto e muito mais…

Os combates já confirmados para o PPV são os seguintes:

CARD

IWGP Heavyweight Championship Match
Kazuchika Okada © vs. Tetsuya Naito

IWGP United States Championship
No-DQ Match
Kenny Omega © vs. Chris Jericho

IWGP Intercontinental Championship Match
Hiroshi Tanahashi © vs. Jay White

IWGP Jr. Heavyweight Championship
4-Way Match
Marty Scurll © vs. Will Ospreay vs. KUSHIDA vs. Hiromu Takahashi

NEVER Openweight Championship
Suzuki-gun estão banidos do ringue
Hair vs. Hair Match
Minoru Suzuki © vs. Hirooki Goto

IWGP Heavyweight Tag Team Championship Match
Killer Elite Squad (Davey Boy Smith Jr. & Lance Archer) © vs. Los Ingobernables de Japon (SANADA & EVIL)

Singles Match
Kota Ibushi vs. Cody (c/ Brandi Rhodes)

NEVER Openweight 6-Man Tag Team Championships
Gauntlet Match
Bullet Club (Tama Tonga, Tanga Loa & Bad Luck Fale) © vs. Taguchi Japan (Ryusuke Taguchi, Juice Robinson & Togi Makabe) vs. CHAOS (Beretta, Toru Yano &Tomohiro Ishii) vs. Suzuki-gun (Taichi, Takashi Iizuka & Zack Sabre Jr.) vs. Michael Elgin & War Machine (Hanson & Raymond Rowe)

IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Championship Match
Roppongi 3K (YOH & SHO) © vs. The Young Bucks (Matt & Nick Jackson)

Pre-Show

New Japan Rumble Match

RETROSPETIVA "ALPHA VS. OMEGA"



Tudo começa quando Kenny Omega acabava de defender com sucesso o seu IWGP United States Championship contra Beretta no Power Struggle e ao fazer mais um discurso de despedida, Kenny Omega é interrompido por um vídeo críptico com uma contagem até ao 0.

Chegando ao 0, vemos uma música da banda Fozzy recentemente lançada (Judas) e no ecrã aparece Chris Jericho que regressa à NJPW em mais de 18 anos e menciona que Kenny não é o melhor do mundo e que Alpha é sem dúvida melhor que Omega.


Desafiando para um combate no Wrestle Kingdom 12, Kenny Omega pega no microfone e aceita o desafio, sendo que 4 de janeiro marcará o 1º combate de Jericho na NJPW em quase 20 anos, mas a rivalidade iria ficar mais pessoal conforme o tempo passava.

Nunca ninguém imaginaria que em 2017 iriamos ver Jericho a aparecer num ringue da NJPW depois de ter estado há pouco tempo na WWE a batalhar pelo United States Championship, mas cá estaremos no dia 4 de janeiro de 2018 para assistir a este momento.

Passado um mês desta situação, no evento das finais do torneio World Tag League, após The Elite (constituído por Kenny Omega e os Young Bucks) terem derrotado os Roppongi 3K (YOH & SHO) e Rocky Romero, eis que Omega recebe uma visita especial quando está a celebrar a vitória com o título!


Luzes apagam, mais um vídeo de contagem decrescente aparecia no ecrã e aparece Jericho no ecrã dizendo que irá destrui-lo. Assim que terminaria o vídeo, as luzes voltam a ser ligadas, Jericho está no mesmo ringue que Omega (que está de costas para ele) e assim que se vira, recebe um “Codebreaker” de Jericho.

A partir daqui Jericho faria Omega sangrar usando o IWGP United States Championship como arma e isto chegaria ao ponto em que Don Callis (comentador da NJPW e grande amigo de Omega) entrou no ringue para verificar o seu amigo e recebe um “Codebreaker” de Jericho, tornando a rivalidade mais pessoal.


No dia a seguir, numa conferência de imprensa, Kenny afirma que isto vai ser uma guerra e quando Jericho está a falar, Omega passa ao ataque e a situação fica tão descontrolado ao ponto de Jericho atirar a mesa contra Omega e terem de ser separados pelos oficiais!

É sem dúvida um combate que irá ocorrer pela 1ª vez na história do wrestling e não terá regras, portanto o caos neste “combate de sonho” é garantido, mas quem será o melhor? Alpha ou Omega?

PREVIEW DA EQUIPA


Sendo o combate mais falado no mundo do wrestling atualmente, o Wrestling Notícias decidiu juntar alguns elementos da equipa (fãs e não fãs) para darem a sua opinião do que poderá acontecer neste combate!



Btaker22 – A minha opinião vai ser breve, tendo em conta que não acompanho Indy Wrestling (NJPW incluída), pelo que não estou dentro de tudo o que foi feito nesta rivalidade, embora tenha assistido aos dois ataques que estes homens fizeram um ao outro, neste caso o Jericho no ringue, e o Omega numa conferência de imprensa.

Devo dizer que realmente não esperava ver o Chris Jericho num evento da NJPW, mas se isso vai trazer mais olhos e mais interesse no Wrestling em geral, e esta aparição foi feita em acordo dele com a WWE, então penso que é uma boa iniciativa por parte do mesmo.

Se o Kenny Omega é realmente o homem que fez um combate que foi considerado ter uma classificação superior a 5 estrelas (classificação essa que nem faz sentido, na minha opinião...), então este tem aqui a oportunidade perfeita para mostrar a mais gente se realmente ele é o wrestler de que se fala, pois este combate vai ter muito mais atenção por parte de muita gente. Eu, por exemplo, que apenas acompanho WWE, tenho interesse em assistir a esse combate, e tenho a certeza que, na minha situação, estão muitos outros fãs.

Quanto à rivalidade em si, pelo que entendi, eles querem provar quem é o melhor wrestler do mundo. Parece-me algo simples, aproveitando um pouco as gimmicks já definidas de cada um deles, e se calhar isto basta para um combate deste género...os ataques também ajudaram a tornar a coisa mais pessoal. Para além disso, o Kenny Omega vai colocar em jogo o IWGP United States Championship.

Não estou familiarizado com o booking da NJPW, mas se isto for apenas uma coisa de uma noite para o Chris Jericho, onde basicamente ele apenas foi lá para dar o seu nome ao cartaz do show, então diria que o Omega sairá com a vitória. Mas a minha lógica é de WWE...em Indys tudo pode acontecer, e também não me admirava se visse o Chris Jericho a sair dali como campeão tendo em conta o grande nome que ele é.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Diego Meira – O que dizer deste combate que praticamente ninguém imaginou um dia ver? Quase 20 anos após sua última participação pela New Japan, Chris Jericho retorna à companhia nipônica para enfrentar um dos seus pilares atuais: o IWGP US Champion Kenny Omega.

O combate foi criado a partir de um desafio de Jericho a Kenny após a luta deste último no Power Struggle, em novembro, sendo oficializado no dia seguinte ao evento. Depois de muito esforço do campeão, o combate se tornou o co-main event, mostrando a importância do cinturão americano e desta inédita disputa.

Ambos acabaram por ter duríssimas interações com o passar das semanas, que sempre resultaram em sangue e controvérsia, e até por isso, a NJPW resolveu tornar (por demanda dos competidores) esta luta em um No-Disqualification match.

Sendo sincero, este é o combate que mais tenho confiança de que possa roubar o show. Kenny Omega é um lutador de qualidade impecável, que conseguiu elevar um título criado há apenas quatro meses ao status de main event do principal evento da promotora japonesa, enquanto Chris Jericho dispensa comentários a respeito de sua habilidade em ringue e no microfone.

Como não haverão desqualificações, creio que o Bullet Club deverá aparecer para prestar auxílio a seu líder, sem falar que o "Y2J" não permanecerá muito tempo na companhia. Portanto, aposto firmemente numa vitória de Kenny Omega e na manuntenção de seu ótimo reinado.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Fábio Santos – Não sendo uma pessoa que acompanhe regularmente a NJPW, mas aos poucos e poucos vou ganhando o gosto e este “combate de sonho” é só mais uma razão para a malta que nunca viu NJPW, ter uma oportunidade para tal.

Estamos a falar de Chris Jericho estar a pisar um ringue da NJPW, mesmo depois de há uns meses atrás estar a batalhar pelo United States Championship na WWE e no outro lado tens Kenny Omega, possivelmente dos nomes mais reconhecidos a nível internacional.

Toda a gente está a ver esta aparição de Jericho como sendo uma mais valia para o reinado de Kenny Omega, mas eu pessoalmente vou colocar a hipótese fora da caixa que ainda não foi debatida… a possibilidade de Jericho vencer este combate e no dia seguir haver uma desforra no New Year’s Dash.

Atualmente Jericho é um “free agent”, o que significa que pode trabalhar na companhia de wrestling que lhe apetecer e sendo que este combate já está tão pessoal, no mundo do wrestling tudo pode acontecer e vejo a NJPW a arriscar mudar o título de mãos neste combate!

Eu sei, estou a ser maluco, mas o título é recentemente novo, o Omega já teve um reinado de 6 meses pelo menos com excelentes combates e perder o título para depois o voltar a conquistar traria mais conversa para os fãs a nível internacional (do tipo, quererem ver o Jericho na NJPW todo o tempo).

Mas eu vou arriscar pela natureza da rivalidade e pelo choque da situação, Jericho ganhará o título numa guerra que acredito que vá ser sangrenta.

Vencedor: Chris Jericho (NOVO Campeão)

Mágico – Alpha VS Omega? De um lado temos uma lenda, com o seu lugar entre os melhores da história já solidificado, um veterano com múltiplas conquistas Chris Jericho. Do outro lado temos um inovador, dos lutadores mais completos que já vimos, Kenny Omega.

Acho que todos concordamos, quer gostemos dele ou não, que na actualidade ninguém está acima do nível do Omega, na minha opinião acima ninguém está, apenas no mesmo patamar (falo de AJ Styles e Kazuchika Okada).

Kenny Omega é uma combinação de velocidade, força e é capaz de tudo e mais alguma coisa dentro do ringue. Todos os seus combates ele deu tudo e conquistou o público onde quer que fosse inclusive, o único combate classificado com 6 estrelas foi Omega VS Okada onde apesar de ter perdido, caiu de pé graças ao combate que proporcionou a nós, fãs.

MAS, Chris Jericho tem a experiência do lado dele, tendo rivalizado com praticamente todos os grandes nomes que nós tão bem conhecemos de há bastantes anos atrás, nomes como The Rock, Triple H, Stone Cold, Kurt Angle, Shawn Michaels, etc; como também teve grandes rivalidades com os melhores desta nova geração: AJ Styles, CM Punk, Kevin Owens, Dean Ambrose, entre outros.

O Y2J também tem um estilo variado, desde ataques mais acrobáticos como a Lionsault até submissões como o seu FAMOSO ataque que tanto conquistou ao longo dos anos, Walls of Jericho.

Na minha opinião, a vitória vai para o IWGP US Champion Kenny Omega. O título vai estar em jogo, o combate vai ser NQ e o Kenny está a cimentar o seu legado na NJPW e estes estão a investir pesado nele.

Vai ser interessante ver se Jericho vai conseguir acompanhar o ritmo estupidamente rápido de Omega no ringue, não espero um combate típico das indies com aquele ritmo altíssimo porque o nosso Y2J também já não tem a idade do Kenny!! Vai sem dúvida ser brutal, equilibrado e acima de tudo ESPETACULAR! MAAAAAS a vitória vai para o Omega!

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Marco Paz – Um dos combates com mais alcance internacional de sempre da NJPW, vamos ter duas gerações de wrestlers, dois dos melhores wrestlers canadianos de sempre, a enfrentarem-se.

A vinda de Jericho para a NJPW tem atraído os olhares dos fãs mais casuais para a empresa nipónica e Omega tem-se tornado, no curso do ultimo ano, um dos lutadores mais populares do mundo do wrestling.

Apesar da opinião popular, sinto que este combate não vai ser rico em qualidade in-ring, mas vai ser o espetáculo de entretenimento que o Wrestle Kingdom necessita para agradar a miúdos e graúdos, a fãs puros do wrestling de competição e dos fãs causais do wrestling de entretenimento.

Vai decerto ser um combate giro e cheio de mark out moments para os fãs, mas não será nada do outro mundo ou em comparação com o main event do show (se me provarem que estou errado, admito-o de bom gosto). O único resultado que fará sentido aqui é, sem duvida, uma vitória do Kenny.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Moore – Muita especulação existiu em torno do adversário de Kenny Omega no Wrestle Kingdom. Praticamente desde o fim do WK 11. Kota Ibushi parecia a aposta óbvia, dada a história dos dois enquanto equipa e até houve um angle que pareceu dar o primeiro tease, depois do empate entre Omega e Okada no Dominion 6.11.

Outra hipótese que ganhou força foi Cody Rhodes, depois de uma aparente implosão entre os dois heavyweights mais cotados dos Bullet Club – e muitos fãs se opuseram. Felizmente, teremos algo que ninguém acreditou ser possível. No Power Struggle, Kenny Omega defendeu contra Beretta e post-match foi surpreendido em vídeo por… Chris Jericho, aclamando ser o “Alpha”, enquanto Omega se limitava a ser… o “Omega”.

O regresso de Jericho ao ringue da NJPW (nos anos 90, Jericho foi um gaijin Junior) deu-se, contudo, na final da World Tag League. Não em combate, mas num ataque intenso e com um feel bastante realista, e que este deixou o líder dos Bullet Club a sangrar depois de um Codebreaker muito mais agressivo do que vemos na WWE e uma shot com o título de Omega. Seguiu-se ainda um novo Codebreaker.

Admito: teremos um dream match. E eu nem fã de Kenny Omega sou. Mas o combate está vendido a nível internacional como o main event do NJPW, mesmo que não o seja. Qual a razão? Chris Jericho é, neste momento, provavelmente o draw mais mainstream de sempre da NJPW e Kenny Omega está imensamente over graças ao seu papel como líder da stable mais reconhecida a nível mundial. Com uma promo e um ataque, Chris Jericho tornou Kenny Omega num babyface puro, pelo menos aos meus olhos. É esse o encanto e o poder de Jericho e é por isso que é um dos melhores de sempre.

O “Big Match” Kenny entrará em ação a passar o combate à procura do One Winged Angel (como contra Okada) e a vender o trabalho de pernas de Jericho, que terá o combate para o qual está mais motivado em muito, muito tempo. Provavelmente, desde o Ladder Match com Shawn Michaels, será este o melhor combate do “Y2J”.

Quanto a um vencedor: admito que haja a possibilidade de Jericho vencer, desencadeando uma história de frustração de Omega por ter perdido outro grande combate no Tokyo Dome, possivelmente levar ao fim dos Bullet Club e ao início da rivalidade tão aguardada com Ibushi.

E certamente o fator surpresa tornaria o combate ainda melhor. Ainda assim, acho que a presença de Jericho na NJPW se resumirá a uma one-time-appearance. Se assim não fosse, não teria dúvidas e atribuiria a vitória a Jericho.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Pedro B. Ramos – E o Omega é vencedor porque o IWGP Us Title esta a seguir para mim o caminho do Intercontinental quando foi criado a vários anos atrás, com a diferença que o Chris Jericho traz mais star power que os anteriores adversários do Kenny pelo IWGP US Title (e também em relação ao primeiro IWGP IC Champ MVP).

Este match resumindo é uma maneira de dar mais credibilidade e relevo ao IWGP US Title na expansão da NJPW para os Estados Unidos.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

PyroMANiac – Este combate foi desde início, quando ainda não estava confirmado, muito bem construído. Começou com um bate boca através do Twitter e depois, passou mesmo para a marcação oficial do combate com o “Ayatollah of Rock n’ Rolla” a desafiar Omega por um combate pelo título.

Seguiu-se a parte do ringue, onde Jericho se deslocou ao Japão de propósito, após a final da World Tag League, e atacou o “The Cleaner” deixando este totalmente ensanguentado. Esta feud foi tão bem-feita desde que começou que ninguém quer perder o combate em si. É que ela nos catapultou para um lado de wrestling que há muito tempo não víamos.

Ataques violentos em qualquer lado (inclusive vimos ataques nas conferências de imprensa de promoção ao combate), insultos, desafios de onde menos se espera e ainda por cima será um NO DQ, mas onde será pouco provável ver os Bullet Club a intervir.

Será um combate claramente para ver quem é o melhor, será um combate para mostrar ao mundo e para mostrar a quem não conhece ou quem critica o Wrestling, porque não tenho dúvidas que será um candidato a combate do ano.

Dito isto, espero um combate longo, muito físico, muito stiff e com Omega a ganhar com alguma sorte à mistura após mais que um One Winged Angel.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)

Ricken – Um dos grandes combates do Wrestle Kingdom 12 marcando o encontro de duas grandes estrelas do wrestling mundial. Com certeza um sério candidato a combate 5 estrelas do ano de 2018, Omega vs. Jericho pode ser definido como espetacular pelo grande significado que ambos os lutadores têm no mundo do pro wrestling.

Chris Jericho pode estar afastado da WWE por hora, mas a sua qualidade no ringue é inquestionável assim como as habilidades do IWGP United States Champion Omega, que retribui a um recente ataque de Jericho fazendo o mesmo em uma coletiva de imprensa. Apesar de todo o talento de Jericho podemos acreditar que Omega irá reter o titulo, mas irá custar muito caro ao Best Bout Machine esta vitória.

Vencedor: Kenny Omega (Ainda Campeão)


Olhando para todas as opiniões destes elementos da equipa, a percentagem de vencedor neste combate para cada lutador é:

Kazuchika Okada (42, 8%)

VS.

Tetsuya Naito (57, 2%)
Com tecnologia do Blogger.