Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #25 | John “Bradshaw” Layfield vs Eddie Guerrero (WWE - 2004)


(Rivalidades (In)Esquecíveis #25 | John “Bradshaw” Layfield vs Eddie Guerrero (WWE - 2004))

Sejam bem vindos a mais uma edição de Rivalidades (In)Esquecíveis!

Sou o Dead Wyatt e este é o espaço onde agora quinzenalmente, pego numa rivalidade no mundo do Pro-Wrestling e a tento descrever da melhor maneira possível para todos nós a revivermos da melhor maneira!

Para esta edição trago uma rivalidade entre dois lutadores que ainda não falei aqui neste espaço. Trata-se da rivalidade sangrenta entre Eddie Guerrero e JBL (John “Bradshaw” Layfield) na WWE em 2004.

O inicio:

Esta rivalidade começa em Março de 2004 após a Wrestlemania XX.

Eddie era o WWE Champion depois de ter derrotado Brock Lesnar no PPV No Way Out, indo assim defender o título na Wrestlemania para a sua primeira grande defesa do título. Na Wrestlemania, Eddie enfrentou e venceu Kurt Angle.

(Eddie Guerrero - WWE Champion)

JBL por sua vez vinha de um recente heel turn (o primeiro desde 1999) ao interferir num combate pelo WWE Championship entre o campeão Eddie e o pretendente Booker T, ao atacar Eddie com uma Clothesline From Hell. E o que ele queria era algo muito simples. JBL queria o ouro do WWE Championship.

(John "Bradshaw" Layfield)

Mas teria que fazer por merecer para chegar até Eddie e poder lutar pelo título principal do Smackdown. E foi mesmo isso que JBL fez!

O recentemente nomeado GM (General Manager) do Smackdown, Kurt Angle, anuncia o “Great American Award” e que o vencedor iria ser o candidato principal ao título de Eddie.

Angle acaba por atribuir o prémio a JBL (Kurt Angle era um heel GM) e a consequente oportunidade pelo WWE Championship, mas no entanto Eddie aparece, rouba o troféu a JBL e parte-o.

Como começa:

Até ao combate entre ambos, que estava marcado para o Judgment Day, existiram varias confrontações nomeadamente por Bradshaw, incluindo a interferência em um combate entre Eddie e D-Von Dudley num combate sem o título em jogo, causando a derrota de Eddie, e na semana a seguir uma promo onde JBL falou dos antepassados de Eddie, dizendo que estes eram emigrantes ilegais.

Mas o que aconteceu a seguir, veio mudar esta rivalidade, tornando-a pessoal.

Tudo aconteceu em um live event, isto é, num show não televisionado. O show aconteceu na cidade natal de Eddie, El Paso, Texas, e a sua família estava toda reunida. Após terminar o seu combate, Eddie convidou a família para subir ao ringue que incluía a sua Mulher Vickie Guerrero e as duas filhas e de seguida a sua mãe para lhe prestar uma homenagem.

Quando se preparavam para sair do ringue aparece JBL que entra no ringue e ataca Eddie com um Clothesline e de seguida com o título da WWE. A mãe de Eddie fica no ringue e JBL confronta-a chegando a agarrar-lhe abusivamente pelo ombro o que faz com que a mãe de Eddie tenha um ataque cardíaco.

(JBL provoca um ataca cardiaco à mãe de Eddie Guerrero)

Eddie Guerrero jurou vingança e essa seria feita no Judgment Day.

Primeiro combate – Judgment Day:

(WWE Judgment Day - Eddie Guerrero (c) vs John "Bradshaw" Layfield / WWE Championship)

O Judgment Day aconteceu a 16 de Maio e o combate pelo WWE Championship foi o Main Event.

Este foi um combate com a estipulação normal, ou seja um singles match, mas mesmo assim acabou por ser talvez um dos mais sangrentos na altura.

Entre os variados spots que ouve JBL aplicou um Back Body Drop em Eddie na mesa de comentadores. Mais a frente, Eddie colide com o árbitro e JBL aproveita para atacar Guerrero com uma cadeira de aço o que faz com que Eddie comece a sangrar profundamente.

(Eddie Guerrero sangra abundantemente)

JBL aplica a Clothesline From Hell em Eddie e vai para o pinfall com outro árbitro, mas só chega à contagem de dois. Bradshaw depois tenta de novo a sua Clothesline mas Eddie escapa colidindo de novo com o árbitro.

Mais a frente JBL vai buscar uma cadeira mas apenas para distrair o árbitro para assim poder agarrar no WWE Championship, mas Eddie ataca JBL com um golpe baixo enquanto o árbitro estava distraído, mas depois ataca Bradshaw com o título ao qual o árbitro vê e desqualifica Eddie. JBL acaba por ganhar o combate, mas não seria desta que levava o WWE Championship com ele.

A seguir ao combate, Guerrero ataca JBL com uma cadeira e só acaba quando aparecem os oficiais para separar os dois.

(Ataque de Eddie Guerrero a JBL após o fim do combate)

Já nos bastidores depois do fim do evento, Eddie Guerrero entra em choque derivado ao sangramento profundo.

(WWE Judgment Day - Eddie Guerrero (c) vs John "Bradshaw" Layfield / WWE Championship)

Continuação – A busca de Bradshaw:

O próximo destino seria o The Great American Bash, mas antes disso, alguns dias depois do Judgment Day, Guerrero, Rey Mysterio e Rob Van Dam enfrentaram a equipa de JBL e os Dudley Boyz um combate tag team.

Durante o combate Eddie começa a sentir-se fraco e colapsa no ringue. JBL esperto e preocupado naquela situação, faz o pin sobre Eddie para o árbitro contar e acabar o combate.

(Eddie Guerrero, Rey Mysterio & RVD vs JBL & The Dudley Boyz - colapso de Eddie a partir do minuto 18)

No episódio do dia 27 de Maio do Smackdown, o GM Kurt Angle anuncia que JBL continua a ser o candidato principal ao WWE Championship de Eddie Guerrero para o The Great American Bash e que Bradshaw poderia escolher uma estipulação à sua escolha para o combate.

Na semana seguinte, JBL anunciou que o combate pelo WWE Championship seria um “Texas Bullrope Match”, no qual o objectivo é tocar consecutivamente nos quatro “turnbuckles” situados nos cantos do ringue. Quem o conseguir fazer primeiro, ganha o combate.

Chegamos então ao The Great American Bash que aconteceu a 27 de Junho. Este combate estaria envolvido em polémica no fim, mas antes disso dizer que este foi outra batalha sangrenta entre ambos.

(WWE The Great American Bash - Eddie Guerrero (c) vs JBL / WWE Championship Texas Bullrope Match)

Em um dos spots do combate viu-se Guerrero a atingir JBL com uma cadeira de aço, o que faz com que Bradshaw comece a sangrar. Guerrero apressou-se para tocar nos “turnbuckles” e conseguiu três seguidos, mas quando ia para o quarto JBL impede-o. Guerrero aplica um dropkick em JBL e tenta de novo tocar no quarto, mas JBL volta a impedir e ganha vantagem.

(JBL sangra abundantemente)

Em outro dos momentos do combate, JBL atirou Eddie contra a mesa de comentadores, em que se seguiu um Powerbomb através da mesa.

No fim do combate, Guerrero e Bradshaw tocaram os dois em três “turnbuckles”. Para atingir o quarto, Eddie salta sobre JBL mas não teve sucesso. Seguiu-se um splash entre ele e JBL sobre o “turnbuckle” e Guerrero foi declarado vencedor, aparentemente ele teria tocado primeiro nos quatro “turnbuckles”, mas depois aparece o GM Kurt Angle e reverteu a decisão. Angle mostra imagens do combate no TitanTron em que mostra que JBL toca no quarto “turnbuckle”primeiro. Resultado disso, JBL é o novo WWE Champion.

(WWE The Great American Bash - Eddie Guerrero (c) vs JBL / WWE Championship Texas Bullrope Match - Melhores momentos)

A última batalha:

No episódio de dia 8 de Julho do Smackdown, JBL teve um combate de campeão contra campeão entre ele e “El Gran Luchador” que era conhecido como o “campeão do México”. Este supostamente iria ser um squash match para JBL, mas numa volta inesperada de acontecimentos, El Gran Luchador começa a dar luta.

Eddie Guerrero trocara de lugar com o "original" Luchador era ele que estava por baixo do fato agora, e quando JBL repara nisso, sai do ringue assustado e perde o combate por contagem fora do ringue, dando assim a primeira vitória a El Gran Luchador.

(WWE Smackdown - JBL vs El Gran Luchador)

Na semana seguinte surgiu o rematch do The Great American Bash pelo WWE Championship e foi em um Steel Cage Match.

(WWE Smackdown - JBL (c) vs Eddie Guerrero - Steel Cage Match WWE Championship)

Mais um combate competitivo entre Guerrero e Bradshaw. No fim do combate, ambos os lutadores estão sentados no topo da jaula a trocar golpes, até que aparece El Gran Luchador e começa a subir a jaula. Este Luchador, agarra a perna de Eddie, permitindo que JBL sair da jaula para conseguir a vitória e manter-se como WWE Champion.

Após o fim do combate, El Gran Luchador tentou sair da jaula, mas Eddie correu para o impedir. Luchador consegue fugir, nas na luta entre os dois, Guerrero consegue tirar a mascara e descobre que em estava por detrás da mascara era nem mais nem menos que… Kurt Angle!

(WWE Smackdown - JBL (c) vs Eddie Guerrero - Steel Cage Match WWE Championship)

Esta foi a última batalha entre Eddie Guerrero e JBL. A partir deste momento, cada um seguiu o seu caminho.

Notas finais:

- A partir desde momento, Eddie Guerrero recomeçou a sua rivalidade com Kurt Angle. Angle era o GM do Smackdown, mas só até poder voltar a combater. Basicamente todo o seu tempo como GM passou-o a tramar Guerrero, dai haver razão legítima para a rivalidade voltar ao activo;

- Quando El Gran Luchador enfrentou JBL, essa personagem era interpretada na altura por Shannon Moore. El Gran Luchador foi uma personagem criada pela WWE para combates rápidos (squash match) para elevar os outros lutadores. A primeira vez que apareceu foi a 22 de Abril contra JBL e na altura quem estava por trás da mascara era Paul London;

- A Wrestlemania XX ficará para sempre marcada na memória dos fãs por vários momentos, mas um desses aconteceu mesmo no fim, quando finalmente Chris Benoit conquista o WWE World Heavyweight Championship. Nos festejos dessa conquista, o seu grande amigo de longa data Eddie Guerrero junta-se à festa com Benoit para juntos celebrarem;

(Eddie Guerrero junta-se à celebração da conquista do Título Mundial de Chris Benoit)

- Este foi o primeiro grande push de main event para John “Bradshaw” Layfield. Até aqui tinha andado pelo mid card e também como tag team. Juntamente com o seu heel turn, que como referi em cima, foi o primeiro desde 1999, veio esse push que o fez conquistar o WWE Championship pela primeira vez, e ter um reinado de quase 10 meses como campeão;

- No fim desta rivalidade quem levou a melhor foi JBL por ter conseguido reter o seu título, mas não foi as custas de Eddie. O booking foi bom o que permitiu a Eddie não perder ímpeto para a sua próxima rivalidade, mantendo assim dois lutadores de topo com rivalidades frescas;

- Considero o booking desta rivalidade quase perfeito. Desde os motivos para ambos lutarem, o facto de Eddie ter conseguido a sua vingança no primeiro combate, apesar da derrota mas destruindo JBL, os combates em si e o sangramento. Este último sendo tão realista que quando no combate onde Eddie colapsa em ringue, vendendo as pancadas fortes que levou de JBL, a WWE teve que tranquilizar os fãs que estavam incertos e preocupados com o estado de saúde de Guerrero, dizendo que o que aconteceu foi para dar credibilidade ao “bladjob” ou “blading” no Judgment Day.

Quais as vossas memórias desta rivalidade?

Qual o vosso momento preferido?

O que mudavam nesta rivalidade?

Por agora é tudo e espero que tenham gostado. Vemo-nos daqui a 15 dias para mais um artigo, mas até lá…

Para vós, esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?
Com tecnologia do Blogger.