Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #23 | Shawn Michaels vs Chris Jericho - Parte I (WWE 2003)


(Rivalidades (In)Esquecíveis #23 Shawn Michaels vs Chris Jericho - Parte I (WWE 2003)

Sejam bem vindos a mais uma edição do Rivalidades (In)Esquecíveis!

Sou o Dead Wyatt e este é o espaço onde semanalmente pego numa rivalidade no mundo do Pro-Wrestling e a tento descrever da melhor maneira possível para todos nós a revivermos da melhor maneira!

Desde já um esclarecimento acerca da ausência deste espaço. Três semanas que coincidiram com o período da Wrestlemania e por consequência mais trabalho e por falta de tempo também.

Uma novidade. A partir da próxima semana este será um espaço quinzenal, ou seja de duas em duas semanas. Assim ficará garantido que às sextas feiras de duas em duas semanas o artigo estará cá fora para voces.

Para este regresso resolvi voltar atrás no tempo, até 2003 e reviver e fazer-vos reviver a rivalidade entre Y2J e HBK. Esta rivalidade será dividida em duas partes. Esta semana falamos apenas dos primeiros confrontos

Como começa:

Estávamos no inicio do ano de 2003, em Janeiro. Mais propriamente no dia 13 de Janeiro.

O Royal Rumble aproximava-se e um dos focos era mesmo entre estes dois lutadores. Chris Jericho afirmava que ele seria o próximo Shawn Michaels, algo que o próprio HBK duvidava e chegou ao ponto de o próprio Michaels desafiar Jericho para este provar as afirmações que tinha feito.

(Y2J - Chris Jericho)

Michaels já sabia que iria entrar no combate Royal Rumble na posição número um e nesse dia, 13 de Janeiro, aconteceu uma Battle Royal entre Kane, Rob Van Dam, Batista e o próprio Chris Jericho na qual o vencedor escolhia o seu número de entrada para o combate Royal Rumble. Y2J acabou por ganhar esta Battle Royal e a posição de entrada que este escolhe é precisamente a numero dois, isto para começar o combate RR contra Michaels.

(HBK - Shawn Michaels)

Primeiro confronto – Royal Rumble:

No Royal Rumble a 19 de Janeiro, Michaels entra em primeiro lugar, seguindo-se a entrada de Chris Jericho. Mas… não era Jericho que ai vinha, mas sim Christian com o attire de Jericho, o que permitiu criar distração a Michaels. Jericho aparece por trás e ataca Michaels acabando por o eliminar momentos depois.

(Momentos antes de Chris Jericho atacar Shawn Michaels com uma cadeira de aço no Royal Rumble 2003)

Mas esta não era a última vez que veria Michaels neste combate, visto que retorna mais tarde e com Test, causam a eliminação de Jericho.

(WWE Royal Rumble 2003 - Royal Rumble Match)

Road To Wrestlemania XIX:

De relembrar que nesta altura o objectivo de Jericho era sair da sombra de Michaels.

Após HBK ter perdido o World Heavyweight Championship para Triple H no Armageddon no fim do ano de 2002, Michaels apareceu num segmento no ringue com Jericho, no qual o próprio Jericho declarou que Michaels já estava ultrapassado. Depois de gozar e ameaçar atacar HBK, Jericho levou um Superkick.

A seguir surgiu um segmento do Highlight Reel onde o convidado de Jericho era Shawn Michaels. Jericho acabou por dizer que idolatrava Michaels desde miúdo e que ele tinha sido uma inspiração para o próprio se tornar um wrestler.

Entretanto aconteceu o Royal Rumble e que no seguimento dos acontecimentos, os dois acordaram em se encontrar na Wrestlemania XIX para um combate. Michaels queria provar não só a Jericho mas a todos que ele ainda não estava acabado.

(WWE Wrestlemania XIX - Shawn Michaels vs Chris Jericho)

A Wrestlemania XIX aconteceu a 30 de Março e o combate foi o quinto da noite e que acabou por ser um clássico.

Jericho ganhou a vantagem no inicio do combate, quando muito cedo ainda tentou aplicar o Walls Of Jericho. Mais tarde no combate Michaels tentou aplicar o Sweet Chin Music em Jericho, mas este contra-atacou para o Walls Of Jericho.

(Chris Jericho prende o Walls Of Jericho em Shawn Michaels)

Após Michaels escapar à manobra, Jericho tenta um Suplex em Michaels, mas este contra-ataca com um roll-up para dar a vitória sobre Jericho.

(WWE Wrestlemania XIX - Shawn Michaels vs Chris Jericho)

Após a vitória, Jericho dirige-se para Michaels e estende a mão. HBK aceita e os dois apertam a mão e com um abraço selam as divergências. Mas isto só até Jericho se voltar a aplicar um golpe baixo em Michaels.

(O abraço sentido após o combate na Wrestlemania XIX)


(Após o abraço entre ambos, Chris Jericho pontapeia Shawn Michaels nas partes baixas)

O seguimento:

Curiosamente após este combate cada um seguiu a sua direcção. Jericho iria entrar em rivalidade com Goldberg enquanto Michaels continuava a sua história interminável com Triple H.

Mas o próximo confronto entre os dois aconteceu quase um mês depois, a 27 de Abril no PPV Backlash num 6-man tag team match e seria a equipa de Triple H, Ric Flair e Chris Jericho contra Shawn Michaels, Kevin Nash e Booker T.

(WWE Backlash 2003 - Shawn Michaels, Kevin Nash & Booker T vs Triple H, Ric Flair & Chris Jericho)

Este acabou por ser o último combate antes do Main Event do Backlash.

A equipa de Triple H teve controlo inicial do combate após o King Of Kings entrar ilegalmente no ringue e aplicar o Pedigree em Michaels. No entanto a equipa de HBK tomaria o controlo do combate após o tag ser feito com Kevin Nash. Nash atacou os três adversários. Enquanto Nash lutava com Jericho, Booker T aplicou o Scissors Kick em Flair e prosseguiu com Nash a batalhar com Triple H fora do ringue, Jericho e Booker T também fora do ringue e Flair e Michaels dentro do ringue.

(Triple H aplica o Pedigree em Shawn Michaels)

Com Flair e Michaels dentro do ringue a lutar, Flair consegue aplica o Figure-Four Leg Lock em HBK e Jericho entra ilegalmente no ringue e aplica o Lionsault em Michaels que estava preso na manobra de Flair.

Nash que continuava a lutar com Triple H fora do ringue reparou na alteração dos acontecimentos e que a sua equipa estava a perder. Entra no ringue e aplica o Jackknife em Jericho e atira Flair contra o árbitro. Com o árbitro KO, Triple H atinge Nash com a sua marreta e faz o pin para obter a vitória para a sua equipa.

(WWE Backlash 2003 - 6-Man Tag Team Match: Shawn Michaels, Kevin Nash & Booker T vs Triple H, Ric Flair & Chris Jericho)

Notas finais:

- Após os confrontos com Shawn Michaels, Chris Jericho entrou em rivalidade com Goldberg que foi alimentada pelo passado de ambos na WCW onde Goldberg se recusava em lutar contra Jericho. Para o final do ano Jericho começou o seu face turn ao começar um romance com Trish Stratus. O face turn ficou completo quando na Wrestlemania XX Jericho lutou e perdeu contra Christian, sendo traído por Trish. No fim da rivalidade com Christian, Jericho bateu um recorde ao ganhar pela sétima vez o Título Intercontinental no Unforgiven em 2004. O recorde anterior era de Jeff Jarrett;

- Por seu lado, Shawn Michaels foi continuando a sua longa rivalidade com o seu rival/amigo Triple H. Isto tudo levou a que no último episódio do Raw de 2003 Michaels ganhasse o World Heavyweight Championship a Triple H com Eric Bishoff como árbitro convidado. Mas afinal isto levou a uma storyline com Bishoff quando este reverteu a decisão porque os ombros de ambos os lutadores estavam no tapete. Um Shawn Michaels cheio de raiva agrediu Bishoff e Ric Flair e porque Michaels tocou em Bishoff, este o despediu, apenas para voltar a ser contratado por Steve Austin;

- Esta era uma rivalidade que prometia muito logo desde o inicio. Quer pelos nomes inseridos nela, quer pela qualidade desses mesmos nomes;

- Na minha opinião, creio que a rivalidade poderia ter sido estendida por mais algum tempo. Mais uns dois meses pelo menos, porque a história criada tinha tudo para uma rivalidade mais prolongada;

- Como tal, a rivalidade foi parada de uma forma que não deixou ninguém perceber a razão para tal. Talvez uma daquelas decisões da WWE não?

Acompanharam esta rivalidade neste periodo??

Qual o melhor momento desta primeira fase da rivalidade?

Esperavam mais desenvolvimento?

Por esta semana me despeço na esperança que tenham gostado. Voltarei para a semana com a parte II desta rivalidade e assim vermos como esta história se desenvolveu, mas até lá…

Para vós esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?
Com tecnologia do Blogger.