Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #18 | The Rock vs Chris Benoit (WWF - 2000)



Sejam bem vindos a mais uma edição de Rivalidades (In)Esquecíveis.

Para esta edição resolvi falar sobre uma rivalidade em que esteve presente talvez um dos melhores wrestlers já visto, mas que devido a certas situações que aconteceram, é pouco falado, pelo menos, foi abafado pela WWE. Não vamos discutir se é justo ou injusto, ou se deve-se falar dele ou não, mas sim, falar aqui um pouco do seu inicio de carreira na WWF. Porque aqui é isso que interessa, o Wrestling e as suas histórias.

Falo claro está de Chris Benoit!

O inicio:

(Chris Benoit)

Benoit chegou à WWF em Janeiro de 2000 e desde a sua chegada até relativamente meio do ano andou a “navegar” um pouco perdido pelo mid card, mas estando quase sempre em rivalidade com Chris Jericho. No entanto, no episódio do Raw de 2 de Julho, Benoit catapultou-se para o main event como um dos lutadores de top.

(WWF World Champion The Rock)

Nesse mesmo Raw, Benoit atacou ferozmente o WWF World Champion The Rock, com uma cadeira de aço. Previamente, The Rock tinha atacado Shane McMahon que era quem o iria defrontar pelo WWF Championship. Benoit colocou um ponto final a esse ataque, atacando ele próprio The Rock com varias cadeiradas. Aqui era credível que Benoit e Shane estavam de boas relações.

Três dias depois no Smackdown!, Mick Foley disse a Benoit que estava desgostoso com os actos deste ao Campeão e também a Chyna. Mais cedo nesse episódio do Raw, Benoit aplicou o seu Crossface em Chyna. De seguida Benoit exigiu um combate contra The Rock pelo título e deixou bem claro as suas intenções de que ele iria atrás do WWF World Championship.

Os primeiros confrontos:

No dia 10 de Julho no Raw, Benoit e Rock enfrentaram-se num combate sem o título em jogo depois de Benoit ter lançado um desafio. Se Benoit ganhar este combate, ele teria direito uma oportunidade pelo título no Fully Loaded. O combate durou apenas 4 minutos após um screwjob finish. O fim do combate aconteceu quando Shane McMahon mandou soar a campainha para dar o fim do combate enquanto The Rock estava no Crossface. Rock nunca chegou a desistir, por isso isto foi mais uma versão do Montreal Screwjob. No entanto a vitória não foi atribuída a Benoit, pelo que o árbitro decidiu desqualifica-lo.

(The Rock (c) vs Chris Benoit - combate sem o título em jogo)

Apesar de não ter ganho no Raw, The Rock acabou por dar a oportunidade a Benoit de lutar pelo título no Smackdown! de dia 13 de Julho. The Rock afirmava que agora o assunto entre eles era pessoal. No entanto, durante a promo de Rock, ele foi atacado por Benoit e aplicou o Crossface no campeão. Isto era mais uma forma de Benoit dizer que iria ser o próximo WWF World Champion.

(The Rock vs Chris Benoit)

No Raw de dia 17 de Julho, Benoit falou numa promo, o quanto tinha gostado de ouvir The Rock gritar quando sofria o Crossface. Mais tarde nesse mesmo episódio, Benoit fez equipa com os Campeões de equipas Edge e Christian para enfrentar o WWF World Champion The Rock e os Acolytes. Benoit acabou por usar uma cadeira em The Rock e Faarooq para ajudar a sua equipa na vitória. Após o combate, Rock e Benoit entraram numa brawl nos bastidores e Rock ainda aplicou o Rock Bottom a Benoit em cima de uma limusina antes que este sai-se do recinto com Shane.

A vingança de The Rock:

Três dias depois no Smackdown! Benoit atacou The Rock enquanto este estava a assinar um autógrafo a um fã. Benoit aplicou o Crossface no Campeão para adicionar ainda mais dor ao seu castigo. Mais tarde nesse episódio, Benoit fez equipa com Triple H para enfrentar The Rock e Jericho. Rock acabou por ser desqualificado após agredir o árbitro. Após o fim do combate, Rock ainda consegue aplicar o Crossface a Benoit para fechar o episódio e assim ganhar mais algum ímpeto para o pay per view que se avizinhava.

The Rock aplica o Crossface a Chris Benoit)

No Fully Loaded 2000, The Rock e Benoit tiveram um combate muito bom e que durou cerca de vinte e cinco minutos. Este é provavelmente um dos combates mais esquecidos, não sendo dado o devido crédito pela qualidade que teve. Benoit acabou por conquistar a vitória quando o árbitro viu Rock com uma cadeira na mão, mas nem sequer a tinha utilizado. Para este combate havia uma estipulação especial em que se Rock fosse desqualificado, ele perderia o título. No entanto, Benoit só teve o título nas mãos uns poucos minutos visto que Mick Foley ordenou o recomeço do combate, acabando ai por sair a vitória a The Rock com o Rock Bottom.

(Chris Benoit com o WWF Championship)

(Fully Loaded 2000 WWF World Championship - The Rock (c) vs Chris Benoit)

A continuação e o fim:

A rivalidade ainda iria continuar e no Raw de dia 7 de Agosto, Benoit e The Rock voltariam a se encontrar num combate sem desqualificações pelo WWF World Championship. Mais um combate muito bom e interessante de se seguir, Rock acabou por conseguir ganhar e reter o seu título, mas isto graças a intervenção de Jericho. O combate aconteceu no Madison Square Garden e muitos acreditavam que era desta que Benoit conquistaria o ouro.

(WWF Championship - The Rock (c) vs Chris Benoit)

O WWF World Championship iria estar mais uma vez em jogo entre os dois. Eles foram o main event do episódio que deu no canal TNN em vez do habitual USA Network. Benoit perdeu este combate devido a interferência de Triple H, permitindo assim a Rock aplicar o Rock Bottom para o pinfall final.

(WWE World Championship No DQ - The Rock (c) vs Chris Benoit)

No dia 16 de Novembro aconteceu o ultimo confronto entre os dois durante o ano 2000, mas The Rock já não era o campeão. Mas uma coisa era certa, estes dois continuavam a dar belos combates. Neste confronto não ouve vencedor após o ataque de Rikishi a The Rock e aplicar o Bonzai Drop.

(WWF Championship - The Rock (c) vs Chris Benoit)

Notas finais:

- Esta é daquelas rivalidades clássicas e que tinham tanto, mas tanto potencial para serem propriamente relembradas no futuro;

- Uma das razões é o próprio build up da rivalidade que não foi propriamente bom e se fosse feito de uma outra maneira teria sido memorável. Outra das razões será o timing e o ano em que foi. Esta foi uma altura em que aconteceu muitas coisas boas dentro da companhia e esta rivalidade foi um pouco esquecida;

- Outro dos pontos negativos é o facto de Chris Benoit não ter sido propriamente elevado para o main event. Muitos factores poderão ter estado nessa origem, mas um que eu penso que até poderá ser uma das causas é o facto de Benoit ser recente na WWF e acabado de chegar da WCW. Parece-me pouco credível que nesta altura a WWF lhe entrega-se o seu título mais valioso;

- Se a WWF tivesse dado o título a Benoit antes do Fully Loaded a rivalidade teria se tornado melhor, mais competitiva e acima de tudo, dar ainda mais razões a The Rock ir há luta, visto que a rivalidade se tinha tornado pessoal;

- Por fim, os combates. Estes dois tinham uma grande química e pelo menos na memória, ficam os excelentes momentos que nos proporcionaram.

Qual a vossa memória desta rivalidade?

Para vós, qual a melhor memória que têm de Chris Benoit?

Para esta semana é tudo e espero que tenham gostado e ver, ou rever esta rivalidade. Até há próxima, e para vós…

Esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?
Com tecnologia do Blogger.