Ultimas

Overrated ou Underrated #22 - Jay Lethal

Mais uma Sexta-Feira e como tem sido habito, estamos de volta com um Overrated ou Underrated. Na semana passada fomos até à Lucha Underground visitar Pentagon Jr, hoje decidimos ir até à Ring of Honor.

Nós os dois, fazemos parte do único forum português dedicado ao wrestling, Forum de Pro Wrestling - que conta já com sete anos de existência e no final deste ano celebrará o seu oitavo ano. Nas próximas, podem ler uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado principalmente a quem nunca leu um único Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo.

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



************************************************************************* 

Esta semana temos alguém que é campeão mundial há mais de um ano e que parece que não irá perder o titulo brevemente. Falo de Jay Lethal, o campeão da Ring of Honor - que também já conquistou por duas ocasiões o ROH World Television Championship, o já extinto ROH Pure Championship, o TNA World Tag Team Championship e venceu o Survival of the Fittest. Seguramente, um dos homens mais condecorados na Ring of Honor.


André Ribeiro (Overrated) -  Quando digo Overrated, não estou a dizer que Jay Lethal seja um mau wrestler. Longe disso e é provavelmente um dos lutadores mais completos da Ring of Honor actual. Bom look, boa promo e bom inring. Contudo, é claro que Jay Lethal têm recebido demasiado destaque. Começando com a duração dos seus reinados como World Television Championship e ROH World Champion e terminando pelos fãs que o apelidam de "Melhor do Mundo". Não basta ter um reinado longo e a companhia constantemente a dizer que ele é um dos melhores campeões de sempre - para que isso seja obrigatoriamente verdade.

Isto quando olhamos para os seus reinados como World Television Champion e se retirarmos a feud com Taven, o combate com KUSHIDA e a ponta final do reinado com a rivalidade com Alberto El Patron, a auto proclamação como o maior campeão actual na companhia e a feud com Jay Briscoe. Infelizmente, algo semelhante acabou por acontecer como World Champion - não há nenhuma story marcante, há combates giros como aqueles que teve Roderick Strong, AJ Styles, Lio Rush, Adam Cole & O'Reilly e os dois matches com Jay Briscoe - o que num ano de reinado parece pouco e fica a sensação que grande parte do tempo é filler com o único propósito que Jay tenha um reinado longo.

Desde há mais de dois anos, que Lethal têm pelo menos um titulo na cintura e por este andar, Lethal poderá mesmo bater o reinado de Bryan Danielson ou de Nigel McGuiness? O problema?! Primeiro, Lethal está longe de ter um reinado tão interessante quanto eles ou de ser um worker com tamanha classe - mas acima de tudo, a questão principal prende-se com o roster. A RoH foi uma companhia que perdeu sempre as suas melhores estrelas, mas durante bastante tempo conseguiu cria-las outras que acabaram por substitui-los. Infelizmente hoje em dia, a ROH não está a conseguir fazer isso e ainda não foi capaz de lidar correctamente por saídas de Tommaso Ciampa, Kevin Steen, AJ Styles, Jimmy Jacobs e consequentemente o roster actual é bem mais pobre do que era na altura em que o American Dragon ou Nigel eram campeões - mas ainda assim, a ROH prefere continuar com este super push a uma única pessoa, quando deveria tentar elevar outros lutadores

*************************************************************************


Marco Paz (No Ponto) Jay Lethal é um grande wrestler, sem qualquer tipo de duvida. O seu heel work é bom, tem grande carisma e já provou que consegue dar grandes combates contra diferentes tipos de adversários. É verdade que não tem tido histórias e defesas por ai alem neste seu reinado como ROH World Heavyweight Champion, mas a culpa não é propriamente dele na minha opinião. Destacando combates com Jay Briscoe, Roderick Strong, Aj Styles e Lio Rush, o seu reinado foi um pouco apagado de grandes prestações, o que pode danificar a opinião de alguns sobre Lethal. Mas a verdade é que Jay faz um excelente trabalho como campeão. Ele tem a arrogância necessária para ser a cara de uma divisão, tem as mic skills e o carisma necessário para se auto-elevar ao estatuto de quase “Deus”.

Ele tem demonstrado que está à altura do desafio, tem demonstrado ao pessoal que duvidava dele que ele estava preparado para ser campeão mundial. Ele elevou o TV Title quase ao estatuto do titulo da ROH e, agora que está sem o Truth Martini na sua perna, acredito que Lethal possa brilhar ainda mais.

*************************************************************************

Chegamos ao fim desta analise ao actual ROH World Champion e agora, é hora de sabermos a vossa opinião. Será que Jay Lethal é um lutador Underrated ou Overrated ?
Com tecnologia do Blogger.