Ultimas

Overrated ou Underrated #23 | Matt Hardy

Cá, estamos mais uma vez. Esta vigésima terceira edição sai com algum atraso, mas a razão é simples - passámos uma semana a markar com o Final Deletion e depois estivemos de nos preparar fisicamente e mentalmente para a final do Europeu, que finalmente foi vencida pela Selecção Portuguesa de Futebol!

Pronto, agora que passamos a parte de desculpas está na hora de introduzirmos o nosso painel desta semana. Ora eu sou o André Ribeiro e hoje comigo está o Moore. Nós os dois, fazemos parte do único forum português dedicado ao wrestling, Forum de Pro Wrestling - que conta já com sete anos de existência e no final deste ano celebrará o seu oitavo ano. Nas próximas, podem ler uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado principalmente a quem nunca leu um único Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo.

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Esta semana temos connosco - um dos wrestlers em destaque não só na Total Nonstop Action como em toda a industria do wrestling. Alguém que ao longo da sua longa carreira coleccionou inúmeros títulos e foi capaz de dar excelentes rivalidades seja como tag team wrestler, seja como singles wrestler.

*************************************************************************

Moore (No ponto)Bom, não creio que haja dúvidas que Matt Hardy é, neste momento, o wrestler com mais buzz na TNA. Então a minha opinião é simples: é justo.

Eu próprio não sou o maior fã de Matt Hardy, apenas não desgosto, mas reconheço que durante toda a sua carreira foi tratado como o Marty Janetty do seu par de irmãos, em prol da carreira de Jeff Hardy que até dava mais problemas a qualquer empregador. O Matt era, dentro dos possíveis, o certinho dos dois.

Na WWE, os seus trabalhos mais memoráveis como singles wrestler foram a feud contra Edge depois de ser re-contratado (aí foi tratado de um modo respeitável, ainda que Edge tenha ganho a feud - dentro e fora do ringue); a feud com MVP em 2007 pelo título dos Estados Unidos e a feud com o irmão depois da sua heel turn em 2009. Acontece que nos três casos Matt até foi o derrotado.

Na TNA os Immortal foram um fiasco que podia ter resultado e só agora é que ele está envolvido em algo que tenha relevo para o mundo do wrestling. Mas vamos já lá, deixem-me só dizer que na ROH até gostei de o ver.

Pronto, a storyline dele atual com o Jeff é “silly”. E tinha tudo para correr mal, tendo em conta que: 1. é “silly”; 2. Matt vs. Jeff já está muito batido. Mas a questão é: o Matt é um talker excelente e tem criado um buzz imenso quase sozinho com a sua personagem nova. A feud parece algo saído de uma reunião entre Mike Quackenbush (dono/fundador da Chikara) e os responsáveis da El Rey Network (estação da Lucha Underground).

Mas podemos dizer que a feud está a trazer ao wrestling uma lufada de ar fresco. O Final Deletion foi muito bom (juro, achei mesmo) desde o combate à promo do aniversário do puto: “It’s an extraordinary xylophone” / “It’s a dilapidated boat”. E está a cumprir o seu propósito: eu abro as redes sociais e provavelmente o Matt Hardy vai aparecer de 10 em 10 minutos no meu feed.

Não me oponho. É merecido.

*************************************************************************

André Ribeiro (Underrated)Se recuarmos até ao final da Atittude Era, os Hardy destacavam-se por ser uma equipa sem qualquer ponta de noção e que colocavam o seu corpo em risco sem pestanejar - mas eram também uma equipa que requeria que os seus adversários se habituassem ao seu estilo. E pronto eram isto e pouco mais.

Jeff Hardy pouco mudou - durante grande parte da sua carreira continuou a fingir que pertencia aos Jackass ao partir-se todo e passou a usar pinturas faciais. Pouco ou nada melhorou, especialmente enquanto talker - e acabou por ter a sorte de trabalhar em feud de destaque com wrestlers superiores como Edge, Austin Aries, CM Punk, Triple H. Mas acabou por ser o irmão mais bem sucedido. Já Matt Hardy melhorou claramente, quer como inring wrestler - sendo raro ver maus combates dele e como promo é claramente melhor e um dos promos mais criativos e subvalorizados dos últimos tempos.

Protagonizou feuds memoráveis contra Edge, Kevin Steen aka Kevin Owens, MVP - mas mais do que isso vimos ao longo da sua carreira a sua capacidade de se reinventar e assumir diferentes personas: Matt Hardy Version 1.0, como Big Money Matt, como membro dos S.C.U.M. na ROH e depois como um dos elementos iniciais do Kingdom, como membro dos Hardy Boyz, ou agora como Broken Matt Hardy.

Nota-se perfeitamente que é a mente por detrás desta feud com Jeff Hardy e mais que isso é ele o grande responsável pela feud. E preciso ter alguma coragem para trazer este tipo de comédia mais louca para tv e até algum nonsense, que vemos mais em companhias como a DDT ou CHIKARA - e penso que foi essa a principal razão pela qual no inicio a rivalidade não foi bem recebida, mas assim que os fãs perceberam o objectivo da feud, torna-se dificil não rir e acabar por gostar da feud.

Muito contente por estar finalmente a receber o crédito que merece - mas há já muito tempo que merecia este reconhecimento e este push enquanto estrela de topo de uma companhia.

*************************************************************************

Chegamos portanto ao fim desta edição, que embora um pouco atrasada, acabou por analisar o Matt Hardy. Agora é o momento de sabermos a vossa opinião, será que o Broken Matt Hardy é um lutador Overrated ou Underrated?
Com tecnologia do Blogger.