Ultimas

Forgotten Superstars #8 | O olho do furacão


Saudações a todos do Wrestling Notícias! Estamos aqui para mais uma semana em que falaremos de um wrestler que foi conhecido como um verdadeiro herói, parecido com o de histórias em quadrinhos. Mas que também sabia ser sério e que foi um campeão de destaque na extinta categoria Cruiserweight da WWE. 

Este é um dos raros casos onde foi possível ver várias facetas de um lutador da empresa. Geralmente, quando um lutador é colocado nos segmentos cômicos, não costuma sair mais de lá. No caso do homem que falaremos, há uma diferença. Podemos ver o que ele podia fazer na plenitude de sua liberdade como lutador, mesmo dentro de uma gimmick, na maioria das vezes, desfavorável por assim dizer.

Sem mais delongas, sigamos aos fatos.

Quem é? - Gregory Shane Helms, nascido em Smithfield, na Carolina do Norte, fanático por histórias em quadrinhos e pelo Lanterna Verde, o que explica muita coisa em sua carreira. Os fãs da WWE podem conhecê-lo por Gregory Helms, ou simplesmente "The Hurricane". Ele foi iniciado no mundo do wrestling profissional na idade de 16 anos, em 1991. Seu primeiro título foi o South Western Alliance Light Heavywight Championship. Ganhara outros títulos de meio-pesado e de duplas, antes de ir para a WCW.

Helms chegou à WCW em 1999 e juntamente com Shannon Moore e Evan Karagias, formou uma stable chamada 3 Count. Em fevereiro de 2000, eles foram o primeiro trio a ganhar o Hardcore Championship na história.


Depois disso, Brian Knobbs recuperou seu título no Uncensored. Além disso, 3 Count teve uma feud posterior com os Jung Dragons, e também teve a ajuda de Tank Abbott como apoio, por um tempo, antes de se desfazer, sobrando apenas Moore e Helms.

Mais tarde, Shannon e Gregory lutaram pela title shot do WCW Cruiserweight Championship, depois de passarem por uma ladder match onde ambos pegaram o contrato da disputa de título ao mesmo tempo. Helms venceu, porém não conseguiu aproveitar sua chance contra o campeão da época, Chavo Guerrero.

Em 2001, Helms lutou rapidamente pela NWA Wildside, com Moore, ganhando o título de duplas com ele, e o mantendo por apenas um dia. Depois disso, ele conseguiu mais uma chance pelo WCW Cruiserweight Championship, ganhando de Chavo Guerrero no evento Greed. Ele era o campeão da categoria, até que a WCW foi comprada pela WWF. Gregory Helms foi um dos 25 lutadores contratados da rival caída da WWF. E assim, começa a história deste wrestler na empresa de Stamford.

O que ele fez na WWE? - Gregory Helms fez seu debut como campeão da categoria Cruiserweight, fazendo parte da storyline da invasão. Nesta oportunidade, ele perdeu seu título para Billy Kidman, no dia 5 de julho de 2001, no "SmackDown!".


No dia 27 de agosto, então, começava a sua história como Hurricane. Ele enfrentaria Matt Hardy pelo WWF European Championship, e o venceria, mantendo o título por quase dois meses.


Ele também fez uma dupla com Lance Storm e teve Molly Holly como uma parceira. Ela começou a se chamar de Mighty Molly, e ambos começaram a entrar nas arenas como uma dupla de heróis em seu "Hurri-Cycle", até a Wrestlemania X8, onde Molly o traiu em uma disputa pelo Hardcore Championship.

Ele ainda ganhou o Cruiserweight Championship em uma Triple Threat Match contra Tajiri e Billy Kidman, perdendo-o posteriormente para Jamie Noble, no King of the Ring de 2002. E depois disso, foi para o Raw, onde ganhou o World Tag Team Championship com Kane.


Hurricane ainda teve uma feud com The Rock, culminando m uma luta no Raw, onde este último dominou, mas foi surpreendido pela presença de Stone Cold Steve Austin, fazendo com que Hurricane ganhasse a luta via roll up.

Posteriormente em 2003, Hurricane se juntou a Rosey, em quem viu um potencial de super herói. Ganhara mais um título de duplas, ao derrotar junto com Rosey, La Résistance, e manter o título por mais de quatro meses.


Depois de perderem o título de duplas para Lance Cade e Trevor Murdoch, a dupla enfrentou uma série de derrotas por um longo tempo. O que levou a um heel turn, que o fez retornar ao nome antigo Gregory Helms, deixando seu antigo parceiro de duplas Rosey, sozinho e em apuros em uma luta de dupla valendo o título. Ele teve uma feud com Jerry "The King" Lawler, a qual este último saiu por cima, na New Year's Revolution, no começo de 2006.

Gregory Helms, então, voltou ao "SmackDown!" para ganhar de novo o título de Cruiserweight, em uma luta aberta. Teve então várias feuds com outros cruiserweights, e depois de afirmar que era melhor que todos os outros, Theodore Long fez com que ele enfrentasse todos os lutadores da categoria pelo título, e Helms reteve. E a partir disso, teve constantes defesas, até quebrar o nariz, em março de 2006, o que o levou a perder uma luta contra o campeão dos Estados Unidos, Chris Benoit.

Ele passou a defender seus títulos na Velocity e nos Pay-Per-Views. Ele teve também lutas de campeão contra campeão, como o campeão mundial Rey Mysterio e o campeão dos Estados Unidos em julho de 2006, Bobby Lashley, perdendo ambas. Entretanto, ele continuava a defender seu título de Cruiserweight, passando a ser o campeão com a maior duração da história do cinturão. 

O reinado de Helms acabou em 2007, no evento No Way Out, onde ele viu Chavo Guerrero vencer, sem conseguir manter o seu título em uma luta aberta.Em maio de 2007, ele quebrou duas vértebras em sua nuca, ficando por um ano e quatro meses fora da WWE.

Ele retornou em setembro de 2008, em um papel de entretenimento, voltando como Hurricane Helms. Ele fez o seu retorno no ringue no dia 5 de dezembro, derrotando MVP no SmackDown.


Ele ainda teve uma chance falha em conquistar o título dos Estados Unidos, antes de se mudar para a ECW como entrevistador. Também teve uma feud com Paul Burchill, que tentou expor a verdadeira identidade do herói "The Hurricane", que aparecia por ali para salvar os mais fracos, pela qual o herói saiu por cima.

Helms teve seu contrato terminado em 2010, passando então por circuitos independentes e atualmente, trabalha como agente na TNA.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - Pela notoriedade que adquiriu a atuar como dois personagens, e pelas suas conquistas na divisão Cruiserweight, particularmente acho que ele poderia ter tido algo além. Como um título intercontinental, ou dos Estados Unidos, talvez. Ou mesmo, disputar pelos títulos principais com mais frequência, ao invés de ser relegado para as feuds geradas nos bastidores. Talvez, isso tenha sido gerado por causa de suas lesões, mas não creio que isso justifique plenamente a situação.

Então, vamos às suas melhores características:

  • Ring Skill decente: Helms lutava bem. Fazia o que era necessário para dar uma boa luta ao público e entretê-lo. E como ele era um dos melhores cruiserweights da época, ele tinha boas opções e movimentos, chegando até a fazer desempenhos memoráveis.
  • Mic Skill grandiosa: O mic skill dele era um destaque. Mesmo dentro de uma vertente cômica, ele conseguia convencer o público a se fazer credível e a levar todos a embarcarem no seu mundo de super herói. 
  • Atuação convincente: Como wrestler cômico ou sério, Helms tinha muito a mostrar, e sempre conseguia dar a impressão certa em cada momento sobre si mesmo. Em certo momento, ele chegou a interpretar Gregory Helms e The Hurricane ao mesmo tempo, o que faz com que ele se torne alguém extremamente versátil. Credível, tanto como face, quanto como heel.
Termino o artigo dizendo que este foi um dos raros casos em que a WWE deixou que o seu lutador fosse o que quisesse. Por outro lado, ele não conseguiu chegar a graus maiores, o que creio que foi uma certa lacuna deixada em sua carreira.

Então é isso, pessoal! Não se esqueçam sempre de deixar as impressões que vocês tiveram deste artigo na caixa de comentários, e espero que todos tenham apreciado a história deste lutador.

Um grande abraço!

P.S.: Gostaria de deixar minha lembrança ao "The American Dream" Dusty Rhodes, que deixou o nosso mundo ontem, e também deixou o mundo do wrestling um pouco mais sem graça. Um grande superstar, e um grande homem. Que sua alma esteja em paz.

Com tecnologia do Blogger.