Ultimas

História em Multimidia - The Rise & Fall of WCW VII

 
O História em Multimídia será um espaço que analisará materiais que contam um pouco da história do wrestling, sendo em vídeos. Para começar, decidi arrazoar o DVD “The Rise and Fall of WCW”, que me agradou muito, contendo diversas informações interessantes sobre a vida desta tão histórica promotora.



The Rise and Fall of WCW (DVD)
Análise – Combates

O DVD traz um bom material de vinte excelentes combates da história da WCW, desde o período na NWA.

$1,000 Challenge Match
Ric Flair vs. Magnum T.A.
NWA World Championship Wrestling – 15 de Junho de 1985

Um bom combate, ao estilo dos 80’s, com um papel de heel bem assentado – e algo que falta hoje -, que calha a Ric Flair, que age como se tivesse nascido para ser mau. O “Nature Boy” sempre a espreita, levando alguma ofensiva de Magnum T.A., mas nunca ficando para trás e sempre combatendo o oponente com golpes fortes, que abrem a cabeça de Magnum. Este, por sua vez, tem ataques rápidos e domina toda a contenda, sempre sem conseguir o pinfall, contudo, artimanha que o 16 vezes campeão se mantém lívido para estar consciente. Destaque para os Anderson (Ole e Arn), nos comentários e, sobretudo, para quando Flair leva uma irish whip ao corner e acaba caindo ao exterior, como Triple H costuma fazer, por vezes, Ole parte a dizer que a disputa deveria ser findada por desqualificação. O selling de Ric é engraçado, pois por vezes ele beira o overselling, mas nada que o impeça de dar uma grande luta. Creio que neste caso faltou tempo, pois o andamento estava indo bem, contudo, a duração impedia os lutadores de impetrarem-se mais no combate, já que tinham de dar margens para, a qualquer momento, verem o time limit se achegar.

Classificação: **½




Sting, Lex Luger & Barry Windham vs. Ric Flair, Arn Anderson & Tully Blanchard
The Main Event – 3 de Abril de 1988

Foi uma contenda que, até mais que a anterior, demonstra bem o panorama voltado ao entretenimento do público, na época. No caso, a batalha entre bons e maus, que aqui manteve os fãs torcendo do início ao fim. Ric Flair, como antes, é o perfeito heel, e neste caso ainda tinha outros dois parceiros para a personificação completa da palavra e, também, mais artimanhas podiam ser feitas, conseqüentemente. Barry Windham, Sting e Lex Luger, então, também estavam diretamente ligados a sua personalidade de “comer” porrada ou então “fazer justiça”, sendo os perfeitos babyfaces. O final demonstra bem o que quero dizer, com um ataque de Sting a Flair, no corner – impossibilitando o Icon de notar que Tully atingia Windham com um objeto -, enquanto Luger se ocupava com Anderson no exterior, neste momento derradeiro para gerar controvérsia. Num aparte, a voz do Jim Ross é totalmente irreconhecível, só se notando, pelo menos, uma vez vertentes do presente.

Classificação: **



United States Championship Match
Dusty Rhodes vs. Barry Windham
Great American Bash – 10 de Julho de 1988

Este é o melhor combate até agora analisado. Creio que ambos fizeram um excelente trabalho, com Dusty Rhodes sempre saindo por cima pela vantagem do tamanho, brutalizando Barry Windham no exterior. Dusty é um excelente face e Barry, heel, portanto o público agiu mito bem ao torcer para o American Dream. James J. Dillon ajuda muito nas funções de manager, distraindo DR ou mesmo indo ao anteparo para dar vantagem a BW. O final, com a intervenção de Ron Garvin, cumpre bem a função de manter Rhodes “over”, coisa que também é feita durante os vários minutos que a claw ficou presa no pai de 7even ou Goldust, tendo este vendido perfeitamente a manobra. Rhodes dominou e deu um excelente combate.

Classificação: ***


NWA World Heavyweight Championship Match
Ric Flair vs. Ricky “The Dragon” Steamboat
Chi-Town Rumble – 20 de Fevereiro de 1989

Este é um dos grandes combates deste DVD. Ric Flair e Ricky Steamboat foram excelentes no que concerne a batalhar pela maior recompensa do wrestling. Várias nearfalls e reversões, com táticas high-flying e dirty’s típicas do Dragon e Nature Boy, respectivamente. Simplesmente adorei tudo, desde os momentos com o juiz caído e o final, que como Jim Ross disse durante a WWE Championship Match no Royal Rumble 2009, é bastante irônico ver dois lutadores dando seu máximo e, no final, terminarem o combate com um small package ou roll up. Steamboat nunca ficou atrás e sempre calculava perfeitamente os danos causados, para vindouramente faze rum comeback ligeiro, como quando Flair lhe deu uma cotovelada e logo comeu um chop. Adorei quando Ric foi lançado ao canto e girou sobre o eixo, parando no anteparo para correr ao topo da outra esquina e aplicar um cross body, revertido numa fall para Ricky. Enfim, com o tempo extenso, eles não decepcionaram e provaram o porquê de serem WWE Hall of Famers, com um dos melhores combates do DVD. Detalhe: esta luta ganhou cinco estrelas pelo Wrestling Observer.

Classificação: ****½


The Rock n' Roll Express vs. The Midnight Express
Wrestle War – 25 de Fevereiro de 1990

Achei um bom combate para divertir os sábados a noite da TBS, mas pouco mostrou da habilidade destas duas equipas. Creio que os idnight Express tiveram muitas estratégias heel, com intervenções a beirar o ridículo – não que tenha sido ruim, mas atacar oponentes por mais de dez vezes, sem o juiz ver, é realmente estranho (ainda que isto não signifique queda de qualidade, como proferi). As tags de Bobby Eaton e Stan Lane marcam bem uma tag match, que realmente precisa de trocas, sendo este o principal fator da contenda, tanto que toda vez que os Rock n’ Roll começavam com alguma ofensiva, outro membro dos Midnight entrava e tudo desmoronava. O tempo foi excessivo, na minha opinião, com Robert Gibson pouco podendo mostrar, apenas em algumas vezes que entrou como homem ilegal. Não curti a ação de Jim Cornette, pois este, diversas vezes, parecia montar um circo, quer no ringue, quer no exterior, como quando foi “lutar” – pasmem – com o árbitro, algo que só não é pior do que o que ocorreu na luta TLC entre Chris Hero e CM Punk.

Classificação: **¾

Não existem vídeos disponíveis


Com tecnologia do Blogger.