Ultimas

Opinião Pacífica #13 - Os Melhores Combates (1-15 Fevereiro)


Mekie, seus pussys? 

Okay, desculpem pela apresentação à lá Salvador Martinha. 

Bons dias caros leitores do Wrestling Noticias e sejam bem vindos a mais uma edição do vosso espaço favorito de toda a internet, o espaço onde eu, o vosso "host", Marco Paz, vai dar a sua valiosa e prestigiosa opinião sobre os combates que mais me agradaram nas ultimas duas semanas (sim, porque eu sou daquelas pessoas que acha estupido dizer-se que quinze dias equivale a duas semanas, não é o mesmo, okay? okay, let's go on), sejam todos muito bem vindos a mais uma edição do Opinião Pacífica. 

Esta semana temos, como disse no ultimo Opinião Pacífica, aqueles que foram os meus combates favoritos a acontecerem entre os dias 1 e 15 de Fevereiro, alem daqueles que não aconteceram nessa época mas que só ficam disponíveis para visualização nesse espaço de tempo.

Já agora, eu prometo que vou arranjar um melhor nome para estes posts, sei que o nome atual de "os melhores combates" é clichê e mau as fuck, mas se tiverem ideias, deixem nos comentários.

Não perquemos então mais tempo e vamos passar desde já aos combates!


NJPW Road to New Beggining in Osaka Dia 2
IWGP Heavyweight Tag Team Titles Match
LiJ (SANADA & EVIL) © vs CHAOS (Okada & Goto)

Este é talvez o combate pelos IWGP Heavy Tag Titles com mais hype desde que eu comecei a ver NJPW. Foi uma excelente jogada terem marcado este combate como forma de hypar os combates do New Beggining in Osaka e, ao mesmo tempo, de dar mais atenção aos títulos de tag. Ter grandes nomes da divisão de Heavyweight como Okada e Goto a desafiar pelos títulos é uma lufada de ar fresco na divisão que estava a necessitar imenso. Quero ver se fazem isto com mais pessoal, não me importava de ver pessoal como Suzuki e Sabre Jr. ou Tanahashi e Elgin a irem pelo mesmo caminho. Gedo já se demonstrou incapaz de bookar divisões de tag team, mas isto é um bom presságio para o futuro.

O combate em si foi bastante bom. O inicio foi um pouco lento mas isso serviu para irem construindo o ritmo ao longo do combate, sendo que acabaram isto num ritmo frenético e com o público do Korakuen Hall completamente investidos no combate. Tivemos alguns bons segmentos com o Goto e o Evil a trocarem shots um com o outro e sequências entre o Okada e o SANADA, a hypar ainda mais os combates que estavam para vir.

Isto foi excelente para criar ainda mais hype para o que haveria de vir e com a dupla dos LiJ a conseguir a vitória, eles passaram a ser oponentes ainda mais credíveis aos títulos de Okada e Goto e, defesas que pareciam fillers, cada vez mais têm a aura de parecerem ameaças reais aos reinados dos membros da CHAOS.

Rating: 8


205 Live 13/02
Cruiserweight Title Tournament 1st Round
Drew Gulak vs Tony Nese

Este é, facilmente, o melhor combate de sempre do 205 Live. Com este novo renascimento do programa, mais virado para a competição entre os lutadores, no in-ring e no desenvolvimento de histórias competitivas e dentro do “squared circle”, isto veio, naturalmente, dar ênfase a lutadores com grandes capacidades de storytelling e que sabem como trabalhar dentro do ringue. Drew Gulak é uma dessas pessoas. Juntamente com Zack Sabre Jr., Jonathan Gresham, Marty Scurll e Timothy Thatcher, Drew Gulak é um dos grandes representantes do wrestling técnico atualmente. Vimos Gulak muito mais agressivo e a deixar cair um pouco a sua gimmick um pouco mais virada para a comédia e a envergar a sua postura durão, como víamos nos seus tempos da EVOLVE e dos Catch Point.

Mas este combate não se fez apenas de Drew Gulak. Tony Nese foi, a meu ver e, surpreendentemente, a estrela do combate. O homem não parou e conseguiu ser o grande destaque do combate, perdendo mas ficando imensamente bem na fotografia.

O combate contou a história de dois parceiros de stable que já andam de costas voltadas há uns bons tempos e que se querem superar um ao outro. O combate é bom em intensidade e vemos um Nese a brilhar na fase inicial e um Gulak agressivo e focado no final. Espero bem que o Gulak chegue à final e ganhe isto, ele é capaz de ser o melhor wrestler da divisão de cruiserweight atualmente e poderia muito bem carregar a divisão se esta se mantiver no nível de competição que tem mostrado atualmente.

Rating: 8


ROH Honor Reigns Supreme
Jay Lethal vs Jonathan Gresham

Existem realmente poucos Main Eventers hoje em dia, seja na cena independente, no Japão ou na WWE. Podemos falar de pessoal como John Cena ou Kazuchika Okada, AJ Styles ou Hiroshi Tanahashi, que são gajos que sabemos que são as caras de qualquer companhia do mundo, que garantidamente dão um bom combate em qualquer card que se ponha, que conseguem carregar a companhia em que estão às costas e, para mim um dos aspectos mais importantes de ser um verdadeiro main eventer, não necessitam sempre de ganhar para se manterem overs mas que, quando ganham, fazem-no fazendo com que a pessoa que está do outro lado do ringue fique tão ou mais over depois do combate do que no início. Jay Lethal entre neste conjunto estrito de lutadores, indubitavelmente. E este combate é a prova disso.

Aqui há uns anos, um amigo meu disse “Se o Jonathan Gresham tivesse mais uns 10 centímetros, aquele tipo magrinho inglês nem calçava!”. Na altura, discordava dele. Hoje em dia, continuo a discordar, mas não tanto. Há uns anos que tenho vindo a construir uma cursh pelo Jonathan Gresham (talvez por sermos da mesma altura, talvez só) e, acredito vivamente que ele é um dos melhores wrestlers técnicos da sua geração, com bastante facilidade. Alguém bastante suave a mexer-se em ringue e que consegue deixar o pessoal deslumbrado com as suas transições, mas que tem um lado negro e agressivo que deves em quando acorda e decide que está na hora de meter umas cabeças a rolar, uma espécie de Daniel Bryan, mas mais pequeno e preto.

O combate foi fenomenal, muito fácil de ver e ambos estão de parabéns. O Lethal foi um rei a vender aquele braço e o Jonathan foi um rei a ataca-lo. A ROH parece que, ao fim de quase dois anos, percebeu o menino de ouro que tem nas mãos e lá decidiram começar a dar-lhe alguma atenção com um aparente push single. Recomendo isto vivamente a quem gosta de combates técnicos, com grande trabalho de selling e que tudo faça sentido e tenha lógica.

Rating: 8



NJPW New Beggining in Osaka
IWGP Heavyweight Title Match
Kazuchika Okada © vs SANADA

Assim como já falei do caso do Jay Lethal que faz com que os seus adversários pareçam verdadeiras estrelas, também o Okada é um especialista nisso. O reinado do Rainmaker tem sido das coisas mais lendárias que temos visto este milénio no wrestling e, a verdade é que, olhando para praticamente todas as defesas de Okada, este não tem sido assim tão dominante quanto isso. Okada tem passado por imenso, sendo que em grande parte dos seus combates este sofre grande parte do combate e o que acaba por ditar a vitória para o lado do atual Ace da New Japan é a sua capacidade de resistir a tudo e a mais alguma coisa, mas sem nunca enfraquecer o adversário.

Entrando para este combate, SANADA era visto como alguém que toda a gente sabe que tem potencial e é bom lutador, mas que tem estado na sombra de Naito desde que chegou à companhia. Este foi o combate perfeito para estabelecer o Cold Skull como um lutador de topo que ele realmente é e um lutador credível para começar a ocupar lugares de destaque em outras divisões.

O combate começou algo lento com o SANADA a ditar o paço e a concentrar-se em atacar o pescoço do campeão, de forma a mais tarde poder prender o seu Skull End. O sell do Okada por todo o combate foi tão extraordinário que, numa das defesas mais fillers do seu reinado, conseguiu convencer o público de que SANADA realmente tinha hipóteses de vencer, com nearfalls épicas que enganaram todos, até aqueles que, como eu, já sabiam o resultado antes de ver o combate por não terem conseguido ver em direto.

Isto foi uma batalha entre um campeão cada vez mais cocky e convencido de que é o melhor de sempre, contra um challenger que nunca necessitou de dar 100% de si para ter sucesso. Isto começou com um Okada a menosprezar o seu oponente e SANADA a dar 50% do que era capaz. Acabamos o combate com o Okada a ter que levar o oponente a sério, porque acabou por estar em sério risco de perder o seu combate, e o SANADA a estar completamente focado e a dar 100% de si. O publico está completamente preparado para uma mudança de titulo e quem quer que tire o título a Okada, vai tornar-se uma superestrela instantaneamente. E o público começa lentamente a turnar no Okada, a reparar que este começa cada vez mais a ter de volta os maneirismos heels cockys que este tinha no início.

Um dos poucos defeitos que tenho a apontar a este combate é mesmo o Skull End do SANADA, um Dragon Sleeper. Ele tem que prender aquela cabeça melhor porque o move está muito mal executado. 

Rating: 8.5



NJPW New Beggining in Osaka
IWGP Jr. Heavyweight Title Match
Will Ospreay © vs Hiromu Takahashi

O que dizer deste combate? Eles começaram com um ritmo frenético e pensei que, se eles mantivessem aquela maluqueira, o combate poderia não durar muito e poderiamos ver apenas mais um combate a alta velocidade do Ospreay, mas não foi isso que aconteceu. Eles souberam abrandar o combate e trabalhar bem o pescoço do campeão, com o Hiromu a ser o Hiromu, um lutador instável que vai massacrando o seu inimigo com a sua agressividade e moves devastadores, algo que não vemos muito na divisão de Juniores que maioritariamente o pessoal escolha a velocidade e agilidade para ser o ponto fulcral do seu arsenal.

O Ospreay é daqueles gajos que parece que têm uma excelente química com todos os gajos que lhe aparece à frente. Se formos ver, ele já deu combates excelentes com praticamente toda a divisão junior, desde o KUSHIDA, Scurll e Hiromu, passando pelo Taguchi, Dragon Lee ou os combates lendários deste com Ricochet e tendo até bons combates com nomes como Taichi ou TAKA Michinoku. Já o Hiromu é um wild card, que entrega sempre bem em grandes combates e que é mestre em jogar com o público e ditar o pace dos combates para que estes se desenvolvam da melhor forma possível. O resultado da mistura destes dois foi um combate incrível, em que ambos tinham o público na palma da mão e podiam fazer o que quisessem deste. Já agora, o Ospreay faz parecer fáceis as cenas mais impressionantes. A facilidade com que o homem se mexe em ringue e faz algumas piruetas completamente insanas é incrível. É pena é que daqui a uns anos, aqueles joelhos estejam feitos em merda.

Rating: 9


PROGRESS Wrestling Chapter 62
ATLAS Title Match
WALTER © vs Timothy Thatcher

Ainda agora o ano começou e já podemos estar diante de um dos melhores combates do ano. Este foi um daqueles combates à antiga, em que dois senhores estão ringue exclusivamente para uma coisa: ver qual deles é o melhor. Thatcher e WALTER, como ambos são membros da stable Ringkampf que tem como leva levar tudo ao limite das condições físicas para bem da competição, entraram neste combate querendo provar ao seu companheiro de equipa que são merecedores de estarem na posição em que estão e o que assistimos aqui foi um verdadeiro teste de resistência e durabilidade. O foco e o sell na mão lesionada de WALTER, o constante ataque ao peito de Thatcher e a deterioração deste ao longo do combate, todos os elementos do combate foram jogados de forma perfeita. O WALTER teve um 2017 fantástico e vem aqui manter o seu nível. Parece que ele acertou com uma fórmula ganhadora para os seus combates, mostrar que é, hoje em dia, um dos filhos da puta mais duros e mais duros dentro do ringue, ao nível de gajos como Suzuki e Ishii (vinha-me um pouco nas cuecas se alguém booka-se Suzuki vs WALTER, Rev Pro, estou a olhar para ti). Enfim, se ainda não viram este combate, façam o favor de ver porque é incrível e talvez um dos melhores combates de sempre da PROGRESS.

Rating: 9.5


Menções Honrosas:

 - 205 Live 6/2 - Roderick Strong vs Hideo Itami - 7.5

- NJPW Road to New Beggining in Osaka Dia 1 - CHAOS ( Okada, Goto, YOSHI-HASHI, Ospreay e Gedo) vs LiJ (Naito, EVIL, SANADA, Takahashi e BUSHI) - 7.5

- NXT 7/02 - Sanity vs Undisputed Era - 7.5

- NXT 14/02 -WWE UK Title Match - Pete Dunne© vs Roderick Strong - 7.5


Bem, e este foi mais um Opinião Pacífica. Digam nos comentários o que acharam da minha lista dos melhores combates destas duas primeiras duas semanas do mês, se concordam com as pontuações, se discordam, se acham que faltam alguns combates na lista, se tirariam outros, comentem o que quiserem, podem dizer palavrões, podem escrever mal, podem falar uns com os outros mas lembrem-se sempre de uma coisa, que é a unica regra que eu tenho aqui meus amigos, não sejam uns otários. Fiquem bem e até à próxima!

Com tecnologia do Blogger.