Ultimas

NJPW Wrestle Kingdom 12 | Preview Kazuchika Okada vs. Tetsuya Naito


Começa-se o ano de 2018 em grande com um evento já bem conhecido no mundo do wrestling não só a nível japonês, mas também a nível internacional. É a 12ª edição do Wrestle Kingdom, produzida pela New Japan Pro Wrestling (NJPW) e terá como destaque dois combates com títulos em jogo.

De um lado teremos o IWGP United States Champion Kenny Omega a defender o título pela 1ª vez neste evento contra o retornado Chris Jericho num combate sem desclassificações. No outro lado, teremos o IWGP Heavyweight Champion Kazuchika Okada a defender o título contra o vencedor do G1 Climax 27, Tetsuya Naito. Tudo isto e muito mais…

Os combates já confirmados para o PPV são os seguintes:

CARD

IWGP Heavyweight Championship Match
Kazuchika Okada © vs. Tetsuya Naito

IWGP United States Championship
No-DQ Match
Kenny Omega © vs. Chris Jericho

IWGP Intercontinental Championship Match
Hiroshi Tanahashi © vs. Jay White

IWGP Jr. Heavyweight Championship
4-Way Match
Marty Scurll © vs. Will Ospreay vs. KUSHIDA vs. Hiromu Takahashi

NEVER Openweight Championship
Suzuki-gun estão banidos do ringue
Hair vs. Hair Match
Minoru Suzuki © vs. Hirooki Goto

IWGP Heavyweight Tag Team Championship Match
Killer Elite Squad (Davey Boy Smith Jr. & Lance Archer) © vs. Los Ingobernables de Japon (SANADA & EVIL)

Singles Match
Kota Ibushi vs. Cody (c/ Brandi Rhodes)

NEVER Openweight 6-Man Tag Team Championships
Gauntlet Match
Bullet Club (Tama Tonga, Tanga Loa & Bad Luck Fale) © vs. Taguchi Japan (Ryusuke Taguchi, Juice Robinson & Togi Makabe) vs. CHAOS (Beretta, Toru Yano &Tomohiro Ishii) vs. Suzuki-gun (Taichi, Takashi Iizuka & Zack Sabre Jr.) vs. Michael Elgin & War Machine (Hanson & Raymond Rowe)

IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Championship Match
Roppongi 3K (YOH & SHO) © vs. The Young Bucks (Matt & Nick Jackson)

Pre-Show

New Japan Rumble Match

RETROSPETIVA OKADA VS. NAITO



É uma rivalidade com mais de 4 anos de construção e sem dúvida que será o "main-event" (para os olhos de quem acompanha a NJPW) deste PPV, no qual num lado teremos o reinado histórico de Kazuchika Okada a ser posto em jogo contra o vencedor do torneio G1 Climax de 2017 e líder dos grupos mais conhecidos a nível mundial (Los Ingobernables de Japon), Tetsuya Naito.

Estes dois lutadores não são estranhos a este enorme PPV, pois faz exatamente 4 anos no dia 4 de Janeiro que Okada (na altura a grande estrela em ascensão) estaria a defender o título contra curiosamente o mesmo homem que venceu o mesmo torneio (G1 Climax) em 2013, só que mais jovem, Tetsuya Naito e Okada continuaria campeão e ambos seguiam as suas vidas.


Sentindo-se rejeitado por todos os fãs e até mesmo pela própria companhia, Naito ia perdendo cada vez mais importância e assim que se aventurou para o México, ocupa o lugar de liderança de Los Ingobernables de Japon, tendo logo sucesso imediato junto com os fãs da NJPW e aos poucos ia ganhando sucesso pelo mundo, tendo mais oportunidades por mais títulos como nunca tinha tido.

Revelando cada vez mais personalidade, era inevitável que Okada (que ia ganhando e perdendo o título principal da NJPW por algumas vezes) iria ter de defender o título contra o carismático líder de Los Ingobernables de Japon e assim ocorreu a 10 de Abril de 2016, onde não só Naito capturava o seu 1º IWGP Heavyweight Championship mas também adicionava SANADA ao seu grupo já extenso.

No 2º PPV mais importante da NJPW (Dominion, ocorrido a 19 de Junho de 2016), Okada volta a reconquistar o título cobiçado derrotando Naito e desde aí que ninguém tem conseguido parar o líder da CHAOS, estando atualmente com um reinado histórico de mais de 560 dias que pode estar em perigo no Wrestle Kingdom 12.


Sendo um reinado histórico, Okada teve de batalhar muito para chegar ao topo, derrotando lutadores de topo como Cody Rhodes, Katsuyori Shibata e até o líder atual dos Bullet Club, Kenny Omega, sendo que este último foi um trio de combates lendário que todos os fãs de wrestling devem assistir.

No entanto, no meio desta rivalidade entre Kenny Omega e Kazuchika Okada, o líder de Los Ingobernables de Japon iria tendo mais novas conquistas como o IWGP Intercontinental Championship e curiosamente o torneio G1 Climax 27.


Agora 4 anos depois, Kazuchika Okada e Tetsuya Naito estão exatamente no mesmo cenário só que ambos mais maduros, mais confiantes que nunca e a serem o combate principal do PPV mais importante do ano da New Japan Pro Wrestling (NJPW).

Mas há aqui uma grande diferença... sempre que Okada enfrentava Naito, o "Destino" (golpe final de Naito) era o que ditava o fim para qualquer combate, mas Okada arranjou uma forma de contra-atacar isso, introduzindo um novo golpe de submissão que é semelhante ao famoso "Cobra Clutch", deixando Naito sem qualquer forma de poder contra-atacar.

Há aqui uma clara divisão entre Okada e Naito, só que os fãs da NJPW cada vez mais estão do lado do líder de Los Ingobernables de Japon. Irá Kazuchika Okada continuar com o seu reinado histórico mantendo o título neste PPV? Ou irá Naito arranjar forma de contra-atacar o novo golpe e tornar-se campeão mundial pela 2ª vez?

PREVIEW DA EQUIPA


Sendo o combate principal deste PPV, o Wrestling Notícias decidiu juntar alguns elementos da equipa para darem a sua opinião do que poderá acontecer neste combate!



Diego Meira – Uma história que data desde o Wrestle Kingdom 8 chega a sua conclusão. Naito Tetsuya era um dos babyfaces de topo na época, mas era odiado pelos fãs (situação parecida com a de John Cena na WWE), tanto que seu combate pelo IWGP Championship contra Okada Kazuchika foi deixado de fora do main event do show por decisão dos próprios fãs.

Esse cenário levou Tetsuya a realizar uma excursão para a CMLL num tentativa de se renovar. No México, ele se tornou parte da stable liberada pelo agora NXT Champion Andrade Almas, Los Ingobernables, e desta parceria ele tirou a inspiração para se tornar o que é hoje em dia. Com sua nova faceta heel, e com a ajuda dos Ingobernables de Japón, ele se tornou campeão derrotando o "Rainmaker" no Invasion Attack de 2016, e tendo o público inteiro ao seu lado.

Já Okada teve sua própria jornada nesse tempo, onde finalmente foi condecorado com a posição de ace da companhia japonesa. Ele vence Naito no Dominion 6.19 e desde então mantém o maior reinado da história do cinturão Heavyweight da NJPW. O "Ingobernable" também seguiu com rivalidades pelo Intercontinental Title, e em 2017 volta a ganhar o G1 Climax, conseguindo mais um combate pelo cinturão principal.

Na construção para a luta, Okada apresenta uma versão do Cobra Clutch como contra-ataque ao finisher de Naito, o Destino, sendo que em sua última confrontação, no dia 18 de dezembro, o desafiante consegue evitar tal medida do "Rainmaker" e lhe aplica um Destino, pondo em xeque a estratégia do campeão.

Devo dizer que será interessante ver o desenrolar deste combate. Agora que Tetsuya se tornou um heel extremamente popular, ele vai conseguir competir em seu primeiro main event do WK, enquanto Okada segue para seu quarto ME seguido.

Além disso, esta pode ser uma excelente chance de cimentar o status de Naito como lutador de topo, fazendo-o vencer o lutador mais importante da companhia na atualidade. Por isso, eu estarei apostando em uma vitória para o Ingobernable, que deve se firmar como main eventer fixo em caso de vitória.

Vencedor: Tetsuya Naito (NOVO Campeão)

Fábio Santos – Sendo claramente o "main-event" deste PPV, ao contrário de Jericho vs. Omega, espero um combate que vá dar um espetáculo como foi Omega vs. Okada o ano passado (que originou a classificação de 6 estrelas do tio Dave) e é curioso ver como o mesmo combate ocorre 4 anos depois no mesmo evento.

Há 4 anos, ambos eram jovens, Naito ainda não era líder de nada e procurava derrotar o novo ás da NJPW (neste caso Okada), mas acabaria por falhar e os caminhos de ambos seguiam rotas diferentes.

Vendo a popularidade que ambos os lutadores ganharam tanto com o público japonês como a nível internacional, está claro que um reinado histórico tem sempre o seu fim e visto que Okada já ultrapassou tudo o que tinha a ultrapassar com o IWGP Heavyweight Championship, está na hora de apostar num mais maduro Naito!

Sinto que neste PPV poderá ser o momento de definição do jovem líder de Los Ingobernables de Japon, mas tal como o ano passado dizia que Kenny Omega iria conquistar o título (e acabou por não conquistar mas dando um combate inesquecível para todos os fãs), pode exatamente acontecer o mesmo este ano e é por isso que vou apostar na possibilidade do reinado continuar, mas no dia a seguir Okada perder o título.

Vencedor: Kazuchika Okada (Ainda Campeão)

Gonçalo Mateus – Chegamos ao Main Event do Wk12 e temos um combate que tem tudo para poder roubar o Show. Tetsuya Naito e Kazuchika Okada tiveram um excelente ano de 2017 e isso vai culminar neste combate.

Naito chega aqui depois de vencer o G1 Climax e de derrotar Kenny Omega (O grande favorito) e Okada foi campeão ao longo do ano todo. Estes 2 lutadores já se enfrentaram diversas vezes seja em tag matchs ou single's e no geral Okada leva a melhor, tornando-o assim o favorito para este combate.

Ao longo da World Tag League eles enfrentaram se em alguns tag matches e eu penso que Okada demonstrou demasiado a Naito, estou a falar mais concretamente da sua nova e devastadora submissão.

O Naito está incrivelmente over com os fãs como foi possivel ver no stare down que ambos estiveram depois dos seus combates no King of Pro Wrestling e atualmente tanto ele como a Stable: Los Ingobernables del Japon estão completamente on fire.

Este combate é também um build up desde 2013, mas que ambos falharam na altura do combate pois Naito ainda não estava ao nivel, depois da sua excursao pela CMLL mudou de personagem e tornou se um dos favoritos dos fãs.

Okada por outro lado bateu o recorde de mais dias a segurar o IWGP Heavyweight Championship, já passou os 495 dias! Penso que teremos aqui um hino ao wrestling e será um dos combates da noite.

É a altura certa para acabar com o lendário reinado de Okada. O Okada foi tudo o que o Naito devia ter sido há uns anos atrás, mas finalmente está na altura de Naito!!

Vencedor: Tetsuya Naito (NOVO Campeão)

Mágico – Para os fãs mais assíduos de NJPW, tal como eu, este é o evento principal, este é o combate da noite e sinceramente não sei se não estou mais hyped para este combate. Acho que este combate é muito muito imprevisível, difícil de dar um palpite de quem vai ganhar portanto vou tentar ser o mais objectivo possível visto que eu também tenho os meus lutadores favoritos e que gosto de ver ganhar, tal como Okada.

Naito conseguiu este combate vencendo o maior torneio da NJPW G1 Climax, vencendo o campeão da edição anterior, Kenny Omega, num combate que na minha opinião e na de quem sabe, um GRANDE combate!

Acho que o Naito tem um estilo de luta muito peculiar, strikes muito fortes, ataques acrobatas e uma coisa que gosto de ver na luta dele é a quantidade de variações de DDT e Neckbreakers que ele consegue fazer. É um lutador super completo e bem capaz de ganhar o combate.

Do outro lado temos o campeão Kazuchika Okada. Ocupando a 1ª posição no top100 dos melhores wrestlers do mundo da PWI, Okada está durante um dos reinados mais sólidos que eu tenho visto nos últimos tempos.

As suas defesas do título contra Kenny Omega foram algo doutro mundo, mais um lutador extremamente completo que combina maravilhosamente força com velocidade e stamina, certamente que o japonês vai dar tudo o que tem no ringue. Na minha opinião, ainda é cedo para tirar o título a Okada, espero mesmo e tenho esperança que a vitória irá para o lado do campeão, é o meu palpite.

Vencedor: Kazuchika Okada (Ainda Campeão)

Marco Paz – Este será o Main Event do principal evento do ano da NJPW e, portanto, um dos, senão mesmo o principal combate do ano para a companhia. Este combate é o culminar de uma storyline que vem a ser construída à anos, como não é de estranhar por parte da New Japan, que tem um dos melhores long-term bookings de sempre.

Naito e Okada, duas das caras da nova geração de estrelas da companhia que estão a ajuda-la a expandir-se internacionalmente e a solidificar-se como a segunda companhia na hierarquia do wrestling mundial, estão em rota de colisão para a Wrestlemania do Wrestling (sim, porque daqui a uns meses o que vamos ter é a Wrestlemania dos Sports Enterteinment).

Não há duvidas de que este combate vai abrir o ano com chave de ano e entrar directamente para o topo das listas de melhores combates do ano, mantendo-se lá o resto do mesmo. Menos que isso é decepção.

Apesar de todas as expectativas metidas neste combate e, na maioria dos casos, isso dar errado, Okada já nos mostrou ser do outro mundo e mesmo um dos melhores de sempre, por isso, não tenho duvidas que, no mínimo, ele irá sacar um 5* match do Ingobernabel.

A nível de resultado, não espero nada mais que uma vitória de Naito, para culminar a sua história de revenge, depois de o ano passado ter dado o primeiro passo ao derrotar Hiroshi Tanahashi, este ano derrota o homem que ditou a sua caída no WK8.

Vencedor: Tetsuya Naito (NOVO Campeão)

Moore – O ás do CHAOS conquistou o título (seu 4º reinado) no Dominion de 2016, a 19 de Junho. Chegará, portanto, ao Tokyo Dome, com 564 dias enquanto campeão máximo da NJPW. Desde então teve, provavelmente, a melhor run da história de alguém com um título de alguma coisa no mundo do wrestling. E não, não é exagero.

Quantidade não é qualidade e isso nota-se ao ver que Okada só defendeu o seu título oito vezes em 17 meses. As defesas foram com oponentes de estilos muito diversos e diferentes do seu: Naomichi Marufuji, às da NOAH; Kenny Omega (aquelas duas vezes); Minoru Suzuki; Katsuyori Shibata (combate cheio de intensidade que levou à paragem de Shibata – que ainda não voltou à ação); Bad Luck Fale; Cody e EVIL.

Nestas oito defesas, incluem-se dois dos três melhores combates de sempre, segundo Dave Meltzer (vale o que vale), com um 6-star match e um 6-star-and-a-half match (ambos contra Omega – no Climax, tiveram outro 6-star match). Para além disso, todos levaram mais do que 4-stars, com o combate contra Shibata a receber 5-stars e os duelos com Marufuji e Suzuki a ficarem um quarto de estrela aquém das cinco.

Pensar nisso é pensar em Okada cimentado como uma lenda viva do wrestling. E do lado oposto está Tetsuya Naito, o heel mais interessante da NJPW, por ser totalmente justificável, acusando a empresa de não se esforçar por chegar ao topo.

Para quem não conhece: estão a ver qualquer tentativa da WWE em fazer um heel (ou babyface) anti-regime? O Naito está um nível acima de quase todas essas tentativas, só sendo comparável à de Steve Austin e Daniel Bryan.

Foi contra ele que Okada ganhou o título e só um ano e meio depois, com os dois num patamar muito acima do que estavam nessa altura, haverá um rematch. Se Okada está cimentado como lenda viva, Naito está consolidado como o melhor heel da nova era da NJPW, sem espinhas e lidera a melhor stable do mundo (não a mais falada, a melhor).

Muita gente apostará em Naito, que, diga-se, tem um potencial tremendo como IWGP Heavyweight Champion agora que é um mega-heel anti-NJPW (seria o apocalipse).

Contudo, sinto que falta uma coisa, uma única coisa, no reinado estelar de Okada que o impede aqui, por lógica, de perder o título: uma feud com Tomohiro Ishii, o lutador mais “reliable” da NJPW e do seu próprio grupo.

Vencedor: Kazuchika Okada (Ainda Campeão)

Pedro B. Ramos – A minha opinião é muito breve,a construção do combate entre os 2 últimos IWGP Heavyweight Champions tem sido muito bom, especialmente depois do Power Struggle, esta construção é quase similar ao do combate entre o Okada e o Tanahashi porque creio que o Naito finalmente vai ter o seu momento de glória como o novo Top Ace da NJPW no Wrestle Kingdom 12 num combate que pode ser o combate do ano para mim.

Espero que desta vez a vitória do Naito sobre o Okada implique um title run maior e mais significativo do que aquele que ele teve em 2016, mas isso depende muito da atitude dele em relação ao título e aos adversários que se seguirem. O vencedor vai ser o Naito.

Vencedor: Tetsuya Naito (NOVO Campeão)
Com tecnologia do Blogger.