Ultimas

Overrated ou Underrated #51 - Nia Jax


Sejam bem-vindos a mais uma edição do Overrated ou Underrated. Na última edição foi analisado o "Monster Among Men" Braun Strowman. Na edição desta semana, vamos analisar a versão feminina de Braun Strowman e a primeira mulher a ser escolhida, por Alicia Fox, para a Team RAW.

Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated.

Underrated – Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated – Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto – Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



Nesta edição do Overrated ou Underrated, temos connosco Nia Jax, que regressou na última RAW, entrando na Team RAW das mulheres para o Survivor Series.

*********************

Btaker22 (Underrated) –Muito sinceramente, não sou o maior fã da Nia Jax. E não estou a dizer isto por ela ser...grande. Mas sim porque ainda não fez algo que eu ficasse realmente super impressionado. Claro, ela é enorme e consegue fazer o que a maior parte das lutadoras na WWE não conseguem, mas para quem já viu a Awesome Kong / Kharma ou até mesmo a Piper Niven no Mae Young Classic, percebe que falta ali algo à Nia Jax, tanto no ringue como em personagem em si. Talvez possa também ser falta de experiência, não sei, mas algo falta ali ainda...será oportunidade?

É que apesar de já ter visto erros dela em combates, ela também já teve algumas exibições melhores, onde se percebe que até está ali potencial, e acho que sinceramente a WWE nunca conseguiu tirar partido da imagem dela, nem nunca lhe deu uma oportunidade para realmente mostrar o que vale. E isto começa logo na NXT...como é alguém que é construído para ser uma força tão dominante, perde duas oportunidades pelo título da NXT? É que nem foi só uma, foram duas. Eu sou da opinião que a Nia Jax já devia ter sido campeã feminina no main roster, de forma a credibilizar a personagem de "monstro" da divisão feminina, e a partir daí via-se se realmente funcionava, mas aquilo que ela tem feito no main roster não lhe tem feito favor nenhum. Ela continua a ser uma força dominante na divisão, mas quando chega a hora H, parece que isso é esquecido, e pode perder para a Sasha Banks ou para a Bailey tranquilamente.

Eu acho que, tendo isto em conta, ela é underrated. Underrated pois não foi bem usada, e a personagem dela tem sofrido por causa disso. Ao menos deixem-na mostrar se consegue ser aquilo pelo qual a querem vender, caso contrário estão apenas a fingir que ela é esta "força dominante", quando na verdade a Alexa Bliss, com menos 80 Kg do que ela, é mais dominante que a própria Jax.

*********************

Cell (Underrated) –Neste espaço, já analisámos várias wrestlers femininas, e, como tal, já foi aqui escrito que o paradigma da divisão feminina na WWE mudou radicalmente nos últimos anos. A ideia de termos duas mulheres belíssimas no ringue não mudou, mas deixou de importar tanto na WWE. E é daí que vem Nia Jax. Não se enganem, é bem possível que Nia conseguisse entrar na WWE nos tempos das Kelly Kellys e etc. Afinal, Kharma, com a sua fama e talento, conseguiu entrar momentaneamente na WWE. E, onde, possivelmente, Kharma pode pecar nos estandartes de beleza da sociedade, Nia Jax pode ter isso como vantagem, considerando que até tem um passado como modelo, ainda fazendo uns trabalhos atualmente.

Começando na NXT, Nia foi tratada como o típico gigante/monstro, destruindo pobres coitadas desconhecidas. Não digo típica, porque alguém com a estatura de Nia é quase uma novidade na divisão feminina da WWE e, por isso, não dá para comparar. Mesmo passando para o main roster, o início de Nia foi este, atropelando anónimas todas as semanas. Agora, eu não vou falar da altura em que Nia começou a enfrentar as maiores estrelas, quer da NXT, quer da RAW, pelo menos por enquanto e já vão perceber o porquê.

No micro não há muito a dizer, sinceramente, a personagem que Nia representa não permite a ela ser muito faladora. Afinal, o papel dela é mais no ringue em si, do que no micro. Uma coisa posso dizer, Nia conseguiu construir uma imagem intimidante, uma imagem que lhe dá credibilidade, credibilidade de ser extremamente perigosa.

Lembram-se de não ter falado da altura em que Nia começou a enfrentar as grandes estrelas? Bom, está na altura de falar disso. Obviamente, Nia Jax não podia fazer da carreira apenas destruir desconhecidas, mais cedo ou mais tarde tinha de enfrentar as melhores da divisão. Na NXT, Nia acabou por ir atrás do título, primeiro contra Bayley e depois contra Asuka. Podia-se pensar que Nia, com a personagem que tem, teria facilmente ganho o título, pelo menos uma vez. Mas não, perdeu todas as oportunidades, sem batotas, como o Jorge Jesus diria, limpinho.

Passando para a RAW, assim que Nia começou a aproximar-se do título, as derrotas começaram a aparecer. Bastava aparecer uma Sasha ou uma Bayley e lá a Nia tinha de ser a sacrificada. A WWE lá tentava explicar estas derrotas, mas acabou por tornar-se demais e o WWE Universe começou a questionar a credibilidade de Nia Jax.

A WWE está a criar um problema com Nia, está a destruir toda a credibilidade que ela tinha/tem. Embora, Nia já tenha mostrado que pode ser algo desastrada no ringue, para mim, não é o suficiente para ela ter o tratamento que está a ter. Alguém como ela, já devia ter sido campeã. Até, Nia devia ter ganho o título, na NXT e/ou na RAW com a maior das facilidades, mostrando um domínio total. Mas, isso não aconteceu e, graças a isso, tenho de considerar Nia Jax como underrated.


*********************

Chegamos ao fim desta quinquagésima primeira edição, mas voltaremos como sempre para a semana com mais um lutador a ser analisado. Agora, queremos saber a vossa opinião. Será que Nia Jax é:


OVERRATED?

Ou

UNDERRATED?

Ou

QUE ESTÁ NO PONTO?
Com tecnologia do Blogger.