Ultimas

Wrestling Classics 09 | A Tragédia de Chris Benoit


Olá leitores do Wrestling Notícias! Aqui quem vos escreve é o Kleber, mais conhecido no chat das transmissões ao vivo como o nWo4Life, e venho trazer à vocês mais um de uma série de artigos que tem como objetivo revisitar lutas ou fatos históricos do wrestling, o Wrestling Classics! O fato histórico que será relatado nesta edição do Wrestling Classics é um acontecimento de proporções gravíssimas e uma mancha negra na história do wrestling profissional que aconteceu há dez anos, trata-se da tragédia de Chris Benoit. Teremos uma breve olhada em sua carreira e o desfecho trágico.





A Tragédia de Chris Benoit
24 de Junho de 2007 




 A História


Chris Benoit lutou por vários anos na NJPW sob o nome Wild Pegasus, até vir para a WCW em 1992. 



Tendo uma breve passagem pela ECW, ele retornou à WCW em 1995, chegando a fazer parte de uma reformulação dos Four Horsemen. Benoit teve rivalidade com o lutador e booker da WCW Kevin Sullivan, ao mesmo tempo em que teve um caso (kayfabe) com a esposa de Sullivan, Nancy (que usava o nome Woman na WCW).
O caso acabou ultrapassando o kayfabe, já que ambos eram obrigados a agir como casal por trás das câmeras, e a relação acabou virando real. A rivalidade de Benoit e Sullivan se encerrou em uma luta onde Sullivan perdeu o combate com a carreira em jogo, uma desculpa para ele assumir atividades de backstage.

Tendo uma carreira consideravelmente vitoriosa na WCW (sendo World Champion uma vez, Tag Team Champion duas vezes, Televison Champion três vezes e United States Champion duas vezes), ele deixou a WCW em protesto pela promoção de Sullivan (que o culpava insistentemente por seu divórcio) ao cargo de booker chefe, mesmo tendo se tornado WCW World Champion um dia antes de sua saída.



Ele veio para a WWE junto a Eddie Guerrero, Dean Malenko e Perry Saturn, os Radicalz. Ele venceu seu primeiro título pela WWE rapidamente, na WrestleMania 2000, onde ele derrotou Chris Jericho e Kurt Angle pelo Intercontinental Championship.
A rivalidade de Jericho e Benoit se estendeu por quatro PPVs, sendo que Jericho venceu Benoit apenas no quarto e último PPV, o Royal Rumble 2001, em uma Ladder Match.

No início de 2001, Benoit deixou de fazer parte dos Radicalz tornando-se face, tendo rivalidade contra seus ex-parceiros e depois contra Kurt Angle, contra quem ele lutou na WrestleMania X-Seven.



Em 2002, Benoit foi a terceira escolha de Vince McMahon no Draft para compor o roster do SmackDown.

No PPV Royal Rumble de 2003, ele teve um combate extremamente elogiado contra Kurt Angle, valendo o WWE Championship, ainda que Benoit tenha perdido.

No Mês de Junho ele participou de um torneio valendo o WCW United States Championship, que havia sido reativado na sua versão WWE, e perdeu na final para Eddie Guerrero.



Em 2004, Benoit tem um grande momento de glória, ao participar da Royal Rumble Match como a entrada número um, e vencendo a Rumble ao eliminar Big Show. Um fato histórico que a WWE precisou ocultar anos mais tarde.

Na WrestleMania XX, em pleno Madison Square Garden, Benoit fez Triple H submeter-se ao Crippler Crossface, para se sagrar World Heavyweight Champion em uma Triple Threat que também envolvia o WWE Hall of Famer Shawn Michaels. A vitória foi comemorada com seu amigo Eddie que era WWE Champion na ocasião. Dois astros renegados pela WCW eram astros de topo na empresa que a derrotou na Monday Night War.

Assistam ao combate, em espanhol, neste vídeo:



A morte


Em 2007, Benoit foi draftado para a ECW, e estava programado para enfrentar CM Punk pelo ECW Championship, que estava vago, no PPV Vengeance.
Ele não compareceu aos house shows do final de semana do PPV, alegando para a WWE que sua esposa, Nancy, e seu filho de sete anos, Daniel, estavam com intoxicação alimentar. A WWE divulgou uma informação durante o PPV de que Benoit não estava presente devido a uma "emergência familiar".
Ele foi substituído por Johnny Nitro (atual Johnny Mundo na Lucha Underground).



Benoit telefonou e enviou mensagens de texto para Chavo Guerrero e Scott Armstrong. Ele falou que não compareceria aos eventos devido a emergência familiar citada acima

Em 25 de Junho de 2007, após diversas tentativas de contato, o que acabou gerando preocupações, a polícia de Lafayetteville, Georgia, avisada pelo Vice Presidente Sênior de Relacionamento de Talentos John Laurinaitis (que entrou em contato com eles após ver o conteúdo das mensagens de Benoit para Chavo e Armstrong), entrou na residência de Benoit e encontrou os corpos dele, de sua esposa e de seu filho.



Após uma investigação apurada, a polícia concluiu que o próprio Chris Benoit matou sua esposa (que teria sido dopada com três tipos de drogas diferentes e tinha marcas como se estivesse amarrada) na Sexta-Feira, seu filho Daniel (que havia sido dopado com Xanax e estava inconsciente na hora da morte) no Sábado, e se enforcou em um aparelho de halterofilismo na garagem de sua casa, no Domingo. Foram detectados em Benoit vestígios de Xanax, Hidrocodona e um elevado nível de testosterona, causado por um hormônio sintético em seu corpo.

Uma nota escrita por Benoit foi achada dentro de uma Bíblia. A nota dizia que ele "estava se preparando para deixar esta Terra".



A WWE cancelou a transmissão ao vivo do Monday Night RAW e exibiu um programa em tributo a Benoit. Entretanto, ao saberem de toda a situação, no dia seguinte, antes do início do show da ECW, foi anunciado pelo próprio Vince McMahon que nenhuma menção a Chris Benoit seria feita. E assim aconteceu no ECW e no SmackDown.
Mais uma vez, um escândalo de esteroides assombrava a WWE, e foi decidido que a WWE nunca mais iria mencionar Chris Benoit novamente.

Por exemplo, a Triple Threat entre Benoit, HBK e HHH é citada no jogo WWE 2K15, sendo dita como uma Triple Threat onde nem HBK e nem HHH venceram, o nome de Benoit não é mencionado.


Surpreendentemente, ele foi mencionado na WWE Encyclopedia, e suas lutas estão disponíveis na WWE Network, entretanto, qualquer busca pelo seu nome na WWE Network ou no site da WWE não terá resultado algum.

Vince McMahon se manifestou da seguinte forma:


"Não é certo fingirmos que ele não existiu. Uma coisa é incluí-lo como parte de uma perspectiva histórica, o que eu acredito que seja OK, e outra coisa é promovê-lo, o que não é OK."



 O fato marcante


O chefe da equipa médica atribuiu o alto nível de testosterona a uma deficiência causada pelo abuso de esteroides, mas não haviam indicações de que isso contribuiu para o comportamento violento de Benoit que levou-o a assassinar sua família e ao suicídio. O "Roid Rage" estava descartado.

O ex-wrestler Chris Nowinski entrou em contato com o pai de Benoit, Michael Benoit, e sugeriu que os anos de traumas e concussões sofridas na cabeça de seu filho, e que não foram tratadas, poderiam ser a causa de suas ações.


(Acima, uma amostra de cérebro saudável. Abaixo, a amostra do cérebro de Chris Benoit.)

Uma autópsia determinou que o cérebro de Benoit estava tão danificado, que se assemelhava ao de um paciente de Alzheimer de 85 anos, tendo um caso avançado de demência similar ao cérebro de ex-atletas da NFL que sofreram múltiplas concussões durante sua carreira.

Como múltiplas concussões levam a casos de demência, o que contribui para diversos problemas neurológicos, Michael afirmou que as concussões que seu filho sofreu durante sua carreira foram a causa do crime. 

Benoit já dava sinais de sua doença. Foram descobertas cartas que ele havia escrito para Eddie Guerrero (que havia falecido em 13 de Novembro de 2005) em um diário, onde ele escrevia palavras desconexas e sonhos estranhos para seu falecido amigo. A morte de Eddie foi um grande choque para Benoit.

Em Julho de 2013, Sandra Toffoloni (irmã de Nancy Benoit) disse que ela acredita que a violência de Benoit foi fruto de um surto, e que os médicos haviam dado apenas mais 10 meses de vida para Benoit, que tinha um problema cardíaco (coração aumentado). Ela também disse que Benoit estava estudando uma aposentadoria para abrir uma escola de wrestling, mas decidiu continuar a lutar por ser um dos main events do Vengeance, pelo ECW Championship.

Da parte de "Hardcore" Bob Holly, ele não crê que os anabolizantes foram o problema, mas sim o abuso de álcool por parte de Benoit. Segundo Holly, Benoit consumia mais álcool do que o normal quando ele tinha algum problema com Nancy.

Também foi descoberto que, antes do crime, Benoit recebeu esteroides ilegais e tal fato foi relevado pela política de bem estar dos talentos da WWE. Benoit recebeu nandrolona, e anastrozol de um médico que foi julgado e condenado por fornecer receitas para medicamentos prescritos. Também foi descoberto que outros WWE Superstars recebiam tais drogas. Isso forçou a WWE a adotar uma política anti-drogas mais eficiente, já que o governo estadunidense esteve a ponto de iniciar uma investigação.

A política da WWE é questionada por alguns. Em seu primeiro teste, 40% dos Superstars deram positivo para anabolizantes e outras drogas, mesmo tendo sido avisados previamente sobre o teste. Esses Superstars receberam apenas advertências. Também é questionado a facilidade que alguns Superstars têm de conseguir prescrições médicas para usar tais medicamentos e passarem ilesos de punições.

Há que se destacar que a WWE vem levando a sua política de bem estar a sério, tendo demitido diversos Superstars que violaram suas regras.

Para encerrar este artigo, deixarei para vocês links para dois documentários sobre esse incidente:





E aqui se encerra mais uma edição do Wrestling Classics, espero que tenha sido do agrado de todos e aguardo os seus comentários (vocês também podem fazer sugestões de lutas ou momentos clássicos que gostariam de ver analisados aqui), até a próxima!

-nWo4Life
Com tecnologia do Blogger.