Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #26 | Bret Hart vs Owen Hart (WWF – 1993/1994)



Sejam bem vindos a mais uma edição de Rivalidades (In)Esquecíveis.

Sou o Dead Wyatt e agora quinzenalmente passo em retrospectiva uma rivalidade do passado (recente ou não) para a apreciarmos e voltarmos a reviver. Esta será a 26ª edição.



Para esta edição quis fazer esta rivalidade mais em forma de homenagem a um grande atleta, um grande performer. Na semana em que acontece o aniversário da morte de Owen Hart (23 de Maio de 1999), que melhor rivalidade do que ir buscar ao baú da WWF Bret Hart vs Owen Hart, a batalha da família, dos irmãos.

Introdução:

Em toda a história sempre ouve guerras entre membros da mesma família, mas ao contrário de agora, ou não eram noticiadas, não passava na televisão. Como nesta altura vemos de tudo, e até em alguns casos, essas disputas familiares fazem parte dos planos para um serão colado à TV.

Mas no inicio dos anos 90 não era assim. As guerras familiares ficavam fechadas entre portas e era tudo resolvido privadamente.

Mas não havia privacidade em uma família… a família Hart. E tudo começou em Novembro de 1993.

O inicio:

Bret Hart e os seus irmãos Keith, Bruce e Owen fizeram equipa para defrontar a equipa capitaneada por Shawn Michaels no WWF Survivor Series de 1993. A Hart Family dominava o combate e tudo corria bem. Mas isso tudo mudou quando acidentalmente, Owen abalroou o seu irmão Bret do apron quando corria para as cordas. Isto criou uma distração o que permitiu a Michaels fazer o pin a Owen.

Owen Hart tinha sido eliminado do combate e como resultado disso ficou com uma grande birra.

(Owen Hart chateado com o resultado do combate no Survivor Series)

Esta derrota fez com os sentimentos de Owen começassem a ferver e pouco depois do evento, Owen revelou que estava farto e cansado de andar sempre na sombra do seu irmão Bret. Owen disse que ele era melhor na escola, wrestling e desporto em gerar, mas mesmo assim todos sempre falaram mais de Bret Hart, ficando Owen para segundo plano.

Owen iria desafiar o seu irmão Bret para um combate em Dezembro de 93, mas Bret deixou bem claro que não iria lutar contra o seu irmão sob circunstância alguma.

A fúria de Owen Hart:

Durante a época do Natal, os irmãos aparentemente tinham resolvido os seus problemas e formaram uma Tag Team. Claro que desde o inicio era evidente que Owen se estava a fazer como o líder da equipa e que Bret iria ficar a apoiar atrás dele. Em promos, Owen disse que Bret iria às suas costas ganhar o WWF World Tag Team Championships. Iriam ter um combate pelo Tag Team Championship em Janeiro de 94 no Royal Rumble.

Após mais de dezasseis minutos de acção no combate, os Quebecers conseguiram reter os títulos de equipas depois de o árbitro parar o combate devido a uma lesão no joelho de Bret Hart. O público presente não reagiu bem, mas muito pior ficou Owen Hart. Estava lívido.

(Owen Hart a fazer o Tag ao seu Irmão Bret Hart no Royal Rumble)

Owen sentiu que o seu irmão estava a roubar-lhe de novo a hipótese de brilhar visto que se recusava a fazer o tag. Então, Owen farto de tudo parte para cima de do seu irmão Bret e ataca o seu joelho lesionado. Estava consumada a revolta de Owen Hart, e agora já não havia volta a dar.

(Promo de Owen Hart após o fim do combate e o posterior ataque de Owen a Bret)

A primeira batalha dos irmãos Hart… na Wrestlemania X:

Ainda no Royal Rumble de 1994 e para adicionar mais sal a isto tudo, Bret Hart competiu no combate com o mesmo nome (Royal Rumble). Os últimos dois participantes foram Bret e Lex Luger e no fim viu-se ambos serem eliminados ao mesmo tempo. Ambos foram considerados vencedores foi dado a ambos uma oportunidade pelo WWF Championship na Wrestlemania.

O Campeão na altura era Yokozuna e o presidente da WWF Jack Tunney anunciou que para decidir quem combatia primeiro pelo título, ia ser lançada uma moeda ao ar.

Se Bret Hart ganhasse iria ele ter o primeiro combate pelo título contra Yokozuna e Luger iria combater primeiro com Crush e depois enfrentar o vencedor do combate entre Hart e Yokozuna. Se Luger ganhasse, seria ele o primeiro a enfrentar o campeão e Bret Hart teria que enfrentar o seu irmão Owen, mais cedo no card. E foi isso mesmo que aconteceu. No Monday Night Raw de 31 de Janeiro de 1994, Luger ganhou a “moeda ao ar” para ganhar o direito de enfrentar Yokozuna primeiro.

Chegamos à Wrestlemania X e o primeiro combate no card é o tão aguardado Bret Hart vs Owen Hart, a batalha dos irmãos.

(Bret Hart vs Owen Hart - Wrestlemania X)

O combate começa com ambos os lutadores cautelosos e sem nenhum deles ganhar vantagem imediata. Isso muda quando Owen ganha vantagem ao usar o Camel Clutch em Bret e de seguida aplica Suplexes e um Tombstone Piledriver.

(Bret Hart vs Owen Hart - Wrestlemania X)

Mais tarde quando Owen sai do ringue para recuperar o fôlego, Bret saltou da terceira corda para cima do seu irmão para o atacar. Bret aterrou de um modo estranho e sofreu uma pequena lesão (kayfabe) no seu joelho e Owen usou o Figure Four Leglock para capitalizar essa lesão, mas sem sucesso.

No fim do combate e após quase vinte minutos de acção, Bret aplica o Sharpshooter em Owen. Depois tenta finalizar o combate com um Victory Roll, mas Owen bloqueia e faz o pin sobre Bret para conseguir a vitória.

(Bret Hart vs Owen Hart - Wrestlemania X)

Este foi um grande combate no mítico Madison Square Garden e que levou o público presente e a assistir em casa à transmissão, ao rubro. Mas acima de tudo, do excelente combate que ambos proporcionaram, o que fica registado aqui é a vitória de Owen Hart. Uma vitória limpa sobre o seu irmão e este combate vem de algum modo colocar Owen na rota das grandes estrelas da WWF.

(Bret Hart vs Owen Hart - Wrestlemania X)

Mesmo assim, após a sua derrota contra Owen, Bret Hart foi ao Main Event da Wrestlemania X desafiar o Campeão Yokozuna, acabando por vencer e tornar-se assim WWF Champion pela segunda vez.

(Celebração de Bret Hart no ringue após a conquista do WWF Championship)

Enquanto Bret celebrava no ringue com outros lutadores, aparece uma imagem de Owen completamente desgastado com a vitória e celebração do seu irmão. A rivalidade iria se encaminhar para o Verão.

O Verão de Owen Hart… O Rei:

O Verão de Owen Hart iria começar muito bem no King Of The Ring em Junho de 1994.

A 19 de Junho realiza-se o PPV onde também acontece o torneio com o mesmo nome. Bret Hart, ainda campeão entra em acção cedo ao defender o seu título contra Diesel. Bret perde o combate devido a interferência de Jim Neidhart. Bret perde por desqualificação, mas mantem o seu título à cintura.

Por seu lado, Owen Hart iria participar no torneio. O seu primeiro adversário foi Tatanka e que acabou por o vencer. Na fase seguinte, Owen enfrentou e venceu 1 2 3 Kid e na final do torneio, Owen enfrentou Razor Ramon. Owen Hart ganha com uma preciosa ajuda de Jim Neidhart, que após interferir no combate de Bret, agora ajuda Owen a tornar-se o King Of The Ring.

(Razor Ramon vs Owen Hart - Final do Torneio King Of The Ring)

Tal como o seu irmão Bret Hart tinha feito no ano anterior, desta vez era o irmão mais novo a ter o seu momento neste torneio. Owen Hart iria se auto intitular The King Of Harts e fez questão de dizer que queria ser tratado assim.

(Owen Hart, vencedor do King Of The Ring 1994 - "The King Of Harts")

A última batalha… do Verão:

Passamos para a maior festa do Verão (na WWF claro) e para tentar resolver todos os problemas entre os dois irmãos e rivais, ficou marcado para o WWF Summerslam um Steel Cage Match.

De notar que Jim Neidhart também tinha chegado há pouco tempo a esta rivalidade. Ele era cunhado na vida real de Owen e tinha aparecido no King Of The Ring com um único objectivo. Ajudar Owen Hart a conquistar o título que estava nas mãos de Bret Hart, o WWF World Championship.

(WWF Championship Steel Cage Match - Bret Hart (c) vs Owen Hart - Summerslam)

O evento realizou-se a 29 de Agosto e este Steel Cage Match foi o Co-Main Event.

Assim que o combate começa, ou melhor, assim que Owen entra dentro da jaula começa logo o seu ataque a Bret, mas este, ganha vantagem ao aplicar um DDT em Owen. Owen então da um pontapé na cabeça de Bret e tenta escapar da jaula.

(WWF Championship Steel Cage Match - Bret Hart (c) vs Owen Hart - Summerslam)

Este combate foi também mais como um brawl entre os dois irmãos. Alguns murros atirados um ao outro enquanto estavam no topo da jaula também. Owen tenta de novo escapar da jaula, mas Bret impede-o ao puxar-lhe o cabelo. Owen depois aplica um Piledriver, mas Bret volta e atira o seu irmão contra as barras da jaula.

(WWF Championship Steel Cage Match - Bret Hart (c) vs Owen Hart - Summerslam)

O fim do combate vê Bret Hart a atirar Owen contra as barras da jaula e nesse momento a perna de Owen fica presa nas barras. Bret sobe o topo da jaula e cai no chão, ganhando assim o combate e continua ainda como WWF World Champion.

(WWF Championship Steel Cage Match - Bret Hart (c) vs Owen Hart - Summerslam)

Após o combate terminar, Jim Neidhart ataca Davey Boy Smith que estava no canto de Bret Hart. Neidhart fecha a jaula como Davey lá dentro e ele e Owen Hart atacam Bret até os restantes Hart’s intervirem, entre os quais, British Bulldog.

O último capitulo… Survivor Series:

A partir deste ponto, Bret Hart como WWF Champion começou uma rivalidade com Bob Backlund. Mas Owen Hart ainda teria uma última palavra a dizer ao seu irmão. Já que tinha perdido a sua oportunidade de o vencer e conquistar o Título, ele iria ajudar alguém a tirar esse título de Bret. E esse alguém, era Bob Backlund.

Para o combate entre Bret e Bob no Survivor Series havia uma estipulação especial. De modo a vencer este combate, um dos managers teria que atirar uma toalha branca para o ringue (como acontece com o boxe e outros desportos de combate, quando um lutador já não se consegue defender, o treinador atirar a toalha branca para parar imediatamente o combate). Assim, quem atira-se a toalha para o ringue perdia o combate.

(WWF Championship Submission Match - Bret Hart (c) vs Bob Backlund - Survivor Series)

O Survivor Series realizou-se a 23 de Novembro de 1994 e este combate pelo título principal da WWF era um submission match, mas como disse em cima, a única maneira de vencer era um dos managers atirar uma toalha branca para o ringue, declarando assim o seu oponente o vencedor.

No canto de Bret estava Davey Boy Smith e no canto de Backlund estava… Owen Hart.

No combate Bret esteve quase sempre por cima de Backlund. O objectivo de Backlund aqui era aplicar o seu Crossface Chickenwing em Bret, pois era uma manobra que o próprio considerava inquebrável. Backlund tentou algumas vezes no inicio do combate, mas Hart conseguiu sempre escapar.

Após ambos os lutadores tentarem várias manobras de submissão, Bret prende o seu Sharpshooter em Backlund e parecia que o fim estaria próximo, mas o que vem a seguir muda os acontecimentos do combate.

(WWF Championship Submission Match - Bret Hart (c) vs Bob Backlund - Survivor Series)

Ainda com a manobra de Bret presa em Backlund, Owen Hart entra no ringue e aplica uma Clothesline por trás ao seu irmão, permitindo assim quebrar a manobra fazendo com que Bret sai-se do ringue. Davey que estava no canto de Bret perseguiu Owen à volta do ringue, mas acaba por tropeçar e cair e fica inconsciente nos degraus de aço.

Aproveitando o facto de Bret estar distraído, Backlund aplica de novo o seu Crossface Chickenwing e desta vez a manobra está bem presa. Mas Owen olha à sua volta com olhar de descrença pelo que tinha acontecido e não estar ninguém no canto de Bret para atirar a toalha.

(WWF Championship Submission Match - Bret Hart (c) vs Bob Backlund - Survivor Series)

Owen então vai junto aos separadores entre o público e o ringue onde estão so seus pais, Stu e Helen Hart. Owen suplicou aos seus pais para eles atirarem a toalha de Bret para o ringue para o salvarem de Backlund, enquanto este mantinha a manobra bem presa. Durante cerca de nove minutos e meio Backlund esteve com esta manobra aplicada em Bret.

Stu rejeita de imediato o que Owen pede, não acreditando nos reais motivos do seu filho, mas por outro lado, Helen, a sua mãe não estava a aguentar ver Bret no sofrimento e contradiz Stu, ao atirar a toalha para o ringue.

(Celebração de Bob Backlund após a conquista do WWF Championship)

Bret sobe de imediato ao ringue para mostrar a toalha ao árbitro que para de imediato o combate dando a vitória a Bob Backlund, tornando-se assim WWF Champion.

(WWF Championship Submission Match - Bret Hart (c) vs Bob Backlund - Survivor Series)

Notas finais:

- A rivalidade a bem dizer ainda continuou entre Bret e Owen Hart, mas este foi o último, ou um dos últimos capítulos em que os dois se confrontaram em grandes palcos e na TV. A partir daqui, Bret tirou uns meses fora dos ringues, voltando depois no Royal Rumble de 1995 para tentar reclamar o título que havia perdido para Bob Backlund, mas sem sucesso, mas continuando a sua rivalidade;

- Bret e Owen Hart lutaram muitas vezes durante os anos de 1995 e também durante 1996, mas tudo em house shows. Nesses combates, Bret saiu vitorioso em cada um deles durante 95. Em 96 não me recordo se Owen chegou a ganhar algum combate ao seu irmão, mas creio que não;

- Os combates que ambos deram, tanto na Wrestlemania como no Summerslam foi combates excelentes, mas o que se destacou foi mesmo o Steel Cage no Summerslam. Este combate levou um rating de 5 estrelas por Dave Meltzer do “Wrestling Observer Newsletter.” Este foi assim considerado o melhor combate de 1994 e sem dúvida é um combate que está no top dos combates dos anos 90. Por consequência esta rivalidade foi a rivalidade do ano pelo “Pro Wrestling Illustrated”;

- A rivalidade iria acabar em definitivo quando na Primavera de 1997 Bret Hart iria fazer o seu heel turn, formando assim a Hart Foundation juntamente com Owen Hart, British Bulldog, Neidhart e Pillman. Uma reunião de família pois bem;

- De facto é uma pena a WWF nunca ter capitalizado Owen pelo seu trabalho. Esta rivalidade e principalmente o combate na Wrestlemania teriam criado uma estrela. Owen Hart começava a ser recordado e lembrado, e este poderia definitivamente ser o ponto de partida para uma grande carreira, mas infelizmente a WWF nunca aproveitou os seus potenciais a fundo. Quem não gostaria de ter visto Owen como WWF Champion pelo menos uma vez? Eu gostava e ele merecia.

Recordam-se da rivalidade entre os dois irmãos?

Qual o momento chave desta rivalidade e como gostariam que tivesse acabado?

Merecia Owen pelo meio ter ganho o WWF championship ao seu irmão Bret?

Que recordações guardam de Owen Hart?

Por agora é tudo e espero que tenham gostado de reviver uma das grandes rivalidades da história da WWE, mas como cada opinião conta, para vós…

Esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?

Este artigo é dedicado à memória de Owen Hart!

R.I.P. Owen Hart

(Owen Hart - 7 de Maio 1965 / 23 de Maio 1999)

Com tecnologia do Blogger.