Ultimas

ABC do Wrestling #9 | O melhor de 2016


Boas Malta e sejam todos muito bem-vindos ao regresso do "ABC do Wrestling", aqui numa edição especial e exclusiva de resumo do ano de 2016, agora que estamos estão perto de revelar os tão esperados WN Awards!

A ... de Azar! Quando se pensava que Finn Bálor iria finalmente começar a sua era de dominância na WWE, após uma surpreendente vitória no Summerslam sobre Seth Rollins, que o fez tornar-se o primeiro campeão Universal da História da WWE, o irlandês anuncia logo no dia seguinte que uma grave lesão o vai afastar dos ringues e consequentemente, terá que abdicar do título. Em 2017 esperamos por ti, Ballor!


B ... de Broken! A TNA, devido aos problemas financeiros, teve a sua sobrevivência em risco, mas até no meio da tempestade, conseguiu inovar no booking e fazer-se sentir. A rivalidade entre os irmãos Hardy já tinha sido explorada, mas nunca desta forma. Matt Hardy tornou-se em Broken Matt, pirou da cabeça e no meio de uma infinidade de segmentos bizarros, mas cativantes, acabou por ser a maior figura do Wrestling extra-WWE.

C ... de Cruiserweight! Este foi o ano dos gajos magrelas a fazer piruetas. Finalmente, a WWE decidiu apostar neste segmento, dez anos depois do título Cruiserweight ter desaparecido. A criação de um novo título, o torneio Cruiserweight Classic e o show apenas para o segmento são provas de uma aposta no wrestling que dá espetáculo.


D ... de Desaproveitados! Cody Rhodes. Damien Sandow. Drew McIntyre. John Morrison. Derrick Bateman (EC3). Alguns nomes que na WWE não tiveram o espaço que mereceram e fora da companhia brilharam neste ano que acabou. A prova que nem sempre o mal está no wrestler, mas no booking que lhe é feito.

E ... de Ellsworth! Baixo, franganote, sem prescoço e com cara de sofrimento, o tal de James Ellsworth foi um dos muitos lutadores squashados por Braun Strowman, porém, o único que ficou na memória do público. Voltou, desta vez para o Smackdown e lá engraçamos com ele, ao ponto de o porem a ganhar 3 vezes a AJ Styles, o campeão da WWE. Foi sem sombra de dúvida, o ano de Ellsworth.


F ... de Face Turn! O maior heel da WWE, que até a bandeira da Rússia abanava nos house shows, tornou-se o queridinho da malta. Não que o povo já não gostasse dele, mas sempre dá mais jeito para vender umas camisolas aos putos.


G ... de Goldberg! Goldberg! Goldberg! Goldberg! Qualquer fã de wrestling ameaçou suar pelos olhos quando estes cânticos voltaram a ser entoados. Não esperava ver Goldberg a lutar outra vez, mas não só lutou, como venceu Brock Lesnar em minuto e meio. 2017 vai trazer ainda mais sucessos para ele, escrevam o que digo!


H ... de Hottest Free Agent! Heath Slater ainda por lá andava por altura da Brand Split, o que não era do conhecimento de muita gente. Mas após isso, decidiram colocar o “One Man Band” à procura de um contrato, dado que ninguém o escolheu. Teve o seu tempo de antena e construiu bons segmentos, principalmente quando levava no lombo. Culminou na sua junção ao lendário Rhyno e com ele conquistou o Smackdown Tag Team Championship. Mais um gajo salvo pela Brand Split.


I ... de Invasão! Este ano vimos o NXT invadido por uma série de lutadores que não eram desconhecidos, de todo. Samoa Joe. Shinzuke Nakamura. Eric Young. Austin Aries. Bobby Roode… Tudo nomes com história fora da WWE. E um grande acréscimo de qualidade, diga-se.


J ... de Japão! O país do Sol Nascente conquista progressivamente o seu espaço no Wrestling mundial e este ano foi importantíssimo para esse feito. É de destacar o sucesso de Nakamura no NXT, mas é a cada vez maior qualidade e renome das companhias de puroresu que colocam o Japão no centro das atenções.

K ... de Kevin Owens! O ano do Prize-Fighter. Não havia dúvidas que o anteriormente chamado Kevin Steen era dos grandes nomes do Wrestling, mas finalmente, essa qualidade foi traduzida em títulos mundiais. Tornou-se o segundo campeão Universal da História da WWE (com a ajudinha de Triple H) e já leva um considerável reinado de destaque…

L ... de Lista! Mas nunca sem o seu melhor amigo! Se 2016 foi o ano de Owens, foi também mais um ano de Jericho. Não foi campeão, mas manteve-se sempre na ribalta, formou uma das parcerias mais aclamadas com Owens e … criou a sua Lista de Jericho. Pode não ter sido um ano de títulos, mas foi um ano de sucesso, stupid idiots!


M ... de Melhor de 7! Uma rivalidade bem badalada neste ano foi a de Sheamus e Cesaro. Mick Foley colocou-os á pancada e marcou 7 combates para decidir qual deles era o melhor. Odiaram-se tanto que acabaram por se tornar uma Tag Team, com o dedo do General Manager do RAW e conquistar o título de equipas da marca vermelha, vencendo os…

N ... de New Day! Perderam os seus títulos ao cair do pano, mas não deixa de ser um ano de New Day. Maiores campeões da História do cinturão, conquistaram o público e um lugar nas stables com mais impacto dos últimos tempos.


O ... de Ovelha Negra! A “Ovelha Negra”, Braun Strowman, o membro forte da Wyatt Family que se tornou o membro forte do RAW. É um caso (raro) de bom booking, começou por ser colocado frente a lutadores locais, destruiu-os e chamou por desafios mais… desafiantes. Tem vindo a crescer rumo ao main event e 2017 pode mesmo significar ouro para o gigante. Quem o pode parar?


P ... de Phenomenal! Já falei que foi o ano de Owens, Jericho, New Day e não sei mais quantos, mas se foi o ano de alguém, foi do Phenomenal One, AJ Styles. Estreou-se logo em Janeiro, onde se safou bem no Royal Rumble Match, andou à porrada com Jericho, Reigns e John Cena, ganhou destaque e entrou num lote reservado de lutadores que são campeões no mesmo ano que se estreiam, sendo atualmente o top heel e senhor do SmackDown.


Q ... de Queda Livre! Não falo da carreira de Sami Zain este ano, embora pudesse ser uma boa metáfora, mas de um dos momentos altos deste ano (outra boa metáfora), com o velhote Shane McMahon a atirar-se do topo do Heel In a Cell na Wrestlemania no combate com outro velhote, The Undertaker. Shane a provar que é um gajo que os tem no sítio.


R ... de Recorde! A Wrestlemania deste ano tornou-se o evento mais assistido de sempre num recinto fechado e isso é sempre de destacar, mesmo que esse facto seja das poucas coisas boas a recordar desse show.

S ... de Separação! A divisão da companhia em duas brands acaba por ser o maior acontecimento do ano. Ressuscitou a importância do SmackDown e impôs uma rivalidade interessante entre as marcas vermelha e azul, para não falar na importância que deu a vários atletas que de outra maneira estariam a jobbar.

T ... de Triple H campeão! Já foi no início, mas foi neste ano que voltamos a ver o Cerebral Assassin com ouro à cintura. Venceu a Royal Rumble Match pelo título de Roman Reigns e acabou por perdê-lo contra o mesmo excelente lutador (sarcasmo) no main-event da Wrestlemania. Para putos como eu que cresceram a vê-lo como campeão, foi um regozijo enorme (para quem não é fanboy do Romanzinho).


U ... de Universal Championship! Não é todos os anos que nascem títulos mundiais. Como é óbvio, com a brand split, isso teria que acontecer. Aos poucos, vai roubando o protagonismo ao velhote Título da WWE, do SmackDown.

V ... de Vaias! Este ano a tendência foi odiar o Roman Reigns. No anterior também, aliás. Vê-lo a sair do main-event da Wrestlemania vitorioso doeu a muita gente e a crowd fez questão de mostrar o seu descontentamento. Aí e sempre que o gajo fazia alguma coisa com sucesso (que nele se resume a Superman Punch` s e Spear´s). Talvez a reação negativa que este recebeu fê-lo perder espaço no main-event ao longo do ano, o que prova a influência que a crowd pode ter nas decisões da companhia.


W ... de Womens! Este ano viu nascer dois novos títulos para as senhoras: o Womens Championship e o Smackdown Womens Championship. E o fim do título das Divas, com todo aquele visual inspirado na Violleta, acaba por ser simbólico sobre a mudança na divisão: este ano vimos um crescimento do wrestling feminino brutal! A rivalidade ESPETACULAR entre a Sasha Banks e a Charlotte, que teve um combate no main-event de um RAW e o primeiro HIAC de senhoras, são provas disso mesmo.


X ... de Wrestle Kingdom X! Já falei no crescimento do wrestling japonês e é impossível desligar o balanço do ano no pururesu do Wrestle Kingdom X, logo nos primeiros dias do ano. Wrestling espetacular, que talvez a WWE tenha visto com inveja e daí ter levado Styles, Nakamura e Gallows/Anderson, que lutaram no show.

Y ... de How You Doin?! Convenhámos, Enzo e Cass não são os melhores gajos de sempre dentro de um ringue. Porém, é difícil encontrar (principalmente no Amore), tanto carisma, energia e mic skill de qualidade numa só Tag Team. Por isso, faço já aqui a aposta de termos estes dois com os cintos de equipas na cintura durante este ano que começou.


Z ... de Zack Ryder! Decidi destacar este, digamos, ex-jobber, porque este ano teve um ano porreiro… e também porque não há muitas cenas para falar começadas com Z. Fora de brincadeiras, vimos um dos mais surpreendentes momentos do ano com o “Long Island Ice Z” a conquistar o Título Intercontinental na Wrestlemania, mesmo tendo perdido no dia seguinte. Apesar da lesão no último mês, Ryder provou que não esteve morto este ano, como em 2015.

E despedimo-nos assim de 2016, estarei aqui para resumir o ano de 2017 que ainda agora começou e já sabem, Bom Wrestling a todos e deixam o vosso feedback na caixa de comentários!
Com tecnologia do Blogger.