Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #12 | The Rock vs Triple H (WWF - 1997 a 2000)



Sejam bem vindos à edição #12 de Rivalidades (In)Esquecíveis!

Doze edições, doze semanas, três meses! Espero que estejam a gostar de relembrar estas rivalidades, assim como eu estou a gostar de as descrever para vocês.

Introdução:

E que melhor maneira de “celebrar” estes três meses com uma das rivalidades mais épicas e mais marcantes da história da WWF? Uma das que dominou a famosa “Attitude Era”. Daquelas que deixaram as pessoas coladas ao ecrã, semana após semana para saber o que se iria passar a seguir? Nada melhor que revermos aqui The Rock vs Triple H na WWF de 1997 a 2000!

Prontos para a viagem? Então vamos embora…

A história entre Triple H e The Rock é longa com ambos os homens a trocarem posições de heel ou babyface muitas vezes nos seus personagens durante todo o tempo. Eles os dois tornaram-se grandes nomes nesta rivalidade, no decurso dos anos e nos deram muitas e boas memórias. O foco foi praticamente sempre o prestigiado WWF World Championship.

Mas agora, vamos recuar alguns anos.

Como começa:

Triple H foi o primeiro dos dois a chegar à WWF (World Wrestling Federation), e na altura quando chegou interpretava um personagem rico, arrogante e snob do Connecticut. Hunter fez a sua estreia no episódio de dia 30 de Abril de 1995 do programa Wrestling Challenge.

"Hunter Hurst Helmsley"

Durante o seu primeiro ano Helmsley dominou as rivalidades onde era colocado, vencendo combates em Pay Per View contra Bob Holly no Summerslam, Fatu no In Your House 4 e contra Henry Godwin no In Your House 5 no infame “Hog Pen Match” (este combate basicamente é um No Holds Barred. Começa no ringue mas para vencer tem que se atirar o adversário para uma cerca de porcos, com toda a porcaria dos porcos lá dentro também, que está colocada junto à rampa). Helmsley começou o ano de 96 ao ganhar a sua rivalidade contra Duke Droese.

"Hog Pen Match"

Hunter manteve a sua onda invicta durante quase um ano até perder para o WWF World Champion Bret Hart num episódio do Raw.

A carreira de Hunter começou a decair quando sofreu uma convincente derrota contra o Ultimate Warrior na Wrestlemania XII. Hunter também não se ajudou a ele próprio quando foi um dos envolvidos no famoso “Curtain Call” num house show dia 19 de Maio de 1996. Hunter foi castigado e muito severamente. Toda essa polémica levou a que Hunter perde-se o torneio King Of The Ring ao qual estava escalado para o ganhar e ai começar o seu push para o main event.

"Curtain Call"

O castigo durou quase seis meses até Hunter ganhar o WWF Intercontinental Championship derrotando Marc Mero num episódio do Raw em Outubro desse mesmo ano.

Hunter Hurst Helmsley ao ter o título Intercontinental foi um rejuvenescer da sua carreira, mas na altura já não havia mais ninguém no roster para Hunter derrotar. Isto até ao Survivor Series no dia 17 de Novembro de 1996 quando Rocky Maivia fez a sua estreia na WWF na equipa que lutou contra a equipa de Hunter num Traditional Survivor Series Match. Rocky foi o único sobrevivente do combate, conquistando a vitória para a sua equipa.

Rocky Maivia é o filho de Rocky Johnson, que teve uma carreira de sucesso na WWF onde ganhou os WWF Tag Team Championships juntamente com Tony Atlas. Maivia foi apresentado com um babyface puro e não levaria muito tempo até receber um combate por um título.

"Rocky Maivia"

Primeiros confrontos:

A 13 de Fevereiro de 1997 Rocky Maivia venceu o seu primeiro WWF Intercontinental Championship quando venceu Hunter com um “inside cradle”. O seu reino duraria até 28 de Abril quando perdeu para Owen Hart.

Ambos se iriam manter pelo mid card e Rocky e Hunter não tiveram muita interferência o resto do ano. Rocky faria um heel turn no Verão de 1997 juntando-se aos Nation of Domination e ai começou a ter outra atitude, arrogante e a referir-se a ele próprio na terceira pessoa. Em breve ele passaria a ser conhecido simplesmente com “The Rock”.

"Nation Of Domination"

Helmsley iria se transformar do tipo rico e snob num tipo degenerado, passando a ser conhecido como Triple H, ou simplesmente “HHH” e juntamente com Shawn Michaels iria formar os Degenaration X. Com ambos os personagens heels eles não iriam interagir até 1998.

"D-Genaration X"

No Verão de 98, os Degenaration X era uma stable babyface enquanto The Rock continuava nos Nation e era um dos mais desprezíveis personagens da WWF. Na edição do Raw de 6 de Julho, os DX fazem um segmento memorável onde estão vestidos como os Nation e gozam com o grupo inteiro. Seis dias antes do Fully Loaded, Rock custou um combate a HHH, quando este lutava contra D’Lo Brown no Raw pelo WWF European Championship.

O primeiro combate aconteceu no Pay Per View Fully Loaded no dia 26 de Julho, e foi um 2 out of 3 falls. Ambos conseguiram um pinfall um sobre o outro, mas não ouve vendedor visto que chegaram aos 30m de tempo limite. Sendo assim, o combate resultou num empate, mas estavam lançadas as bases para um grande embate para o Summerslam no mês seguinte.

Summerslam:

"The Rock vs Triple H - Ladder Match"

Summerslam, 30 de Agosto de 1998 no Madison Square Garden. HHH e The Rock nos deram um fantástico “Ladder Match” que elevou ambos de simples mid card guys com potencial para dois tipos catapultados para o main event e futuros WWF World Champions. Hunter ganhou o WWF Intercontinental Championship após 26 minutos de acção. Até ao momento, este foi o auge da rivalidade entre os dois.




A continuação e o primeiro WWF World Championship:

The Rock foi o primeiro dos dois a ganhar o WWF World Championship, quando ganhou um torneio no Survivor Series em Novembro. Rock conseguiu mas de maneira controversa, quando se virou contra os fãs e juntou-se a Vince McMahon para derrotar Mankind nas finais e ai, formar efectivamente a “Corporation”. Entretanto, Triple H continuava a flutuar pelo mid card até ao fim de 1998 após o fantástico combate no Summerslam.

"The Rock após conquistar o WWF Intercontinental Championship com Vince e Shane McMahon"

Rock a seguir iria batalhar com Mankind uma série de brutais defesas de título em 99 antes de perder o título para Steve Austin na Wrestlemania XV. Triple H era babyface até voltar a fazer de novo o turn para heel após ajudar Shane McMahon a reter o WWF European Championship na Wrestlemania e virar-se contra o seu amigo, X-Pac e custar-lhe o combate. The Rock iria desafiar Austin para uma desforra no Backlash, mas iria perder também esse combate e iria apenas ser uma questão de tempo, até The Rock receber de braços abertos o apoio e todo o positivismo do público que recebia na altura.

Na edição do Raw de dia 2 de Maio de 1999, The Rock finalmente faz o face turn, quando luta contra a Corporate Ministry ao lado de Steve Austin. Durante esse brawl, Triple H atirou Rock da rampa o que causou um “braço partido” para The Rock. Duas semanas mais tarde, Triple H trancou Rock num caixão e destruiu usando a sua marreta. Eles iriam batalhar no Pay Per View “Over The Edge”, saindo The Rock com a vitória mas por desqualificação.

A seguir, num episódio do Raw, The Rock iria vencer um combate contra Triple H e o WWF World Champion The Undertaker, para conseguir um combate pelo título no King Of The Ring, mas no entanto, nesse combate, Triple H iria interferir e aplicar o "Pedigree" a Rock e custar-lhe o título.


A seguir ao King Of The Ring, The Rock iria poder ter uma pequena vingança de Triple H quando combateram num Steel Cage Match no Raw. The Rock ganhou esse combate ao conseguir escapar da jaula.


No caminho para o Fully Loaded, Triple H estava descontente pela maneira como este estava a ser empurrado para baixo. Ai ele teve uma oportunidade para conquistar o título nesse Pay Per View, mas Steve Austin custou-lhe esse combate contra The Undertaker.

"Strap Match"

Triple H iria a seguir ter um numer one contenders match contra The Rock em que esse combate era um “strap match”. Com a ajuda de Billy Gun, Triple H venceu e foi-lhe prometido um combate pelo WWF World Championship no Summerslam.


Sendo assim, HHH iria ter a sua oportunidade pelo WWF World Championship num triple threat match contra Steve Austin e Mankind como segundo desafiante. Jesse Ventura foi o árbitro especial desse combate em que se viu Mankind vencer o título. Mas no dia seguinte no Raw, Triple H fez o pin a Mankind conquistando assim o seu objectivo de ser WWF World Champion.


Três dias depois, o WWF World Champion iria defender o seu título contra The Rock no primeiro episódio do Smackdown (primeiro no sentido de passar a ser um programa semanal). HHH reteve o título após Shawn Michaels aplicar o Super Kick a The Rock.

Rumo à Wrestlemania XVI:

"The Rock & Triple H"

No decurso dos próximos sete meses, Triple H perdeu e conquistou o WWF Championship a Big Show e no inicio de 2000, HHH batalhou com Cactus Jack numa Street Fight brutal no Royal Rumble e num clássico combate Hell In A Cell no Pay Per View No Way Out, combate que efectivamente fez Cactus Jack se retirar, pelo menos num curto espaço.


Entretanto, The Rock ganhou o Royal Rumble apesar de o seu pé bater primeiro no chão do que Big Show. The Rock perderia para Big Show no No Way Out num numer one contenders match graças a Shane McMahon. Sem algum medo, Rocky iria estar na Wrestlemania, mas não iria ser nenhum singles match contra Triple H.

Neste caminho para a Wrestlemania XVI, seria para Triple H defender o título contra Big Show, mas, quem é que realmente quer ver esse main event? Rock desafiou Big Show para outro combate no Raw. Se Rock perde-se, abandonaria a WWF, mas se ganha-se, ficaria com o lugar de Big Show na Wrestlemania.

"Triple H c/Stephanie, The Rock c/Vince, Mick Foley c/Linda & Big Show c/Shane"

Como seria de esperar, The Rock venceu o combate. Mas Big Show não iria perder o lugar no main event da Wrestlemania, graças a Shane O’Mac. Contudo, Linda McMahon regressaria à televisão e introduzia o anteriormente “reformado” Mick Foley no combate. O main event da Wrestlemania iria ter um membro da família McMahon em cada canto, por cada homem. O WWF World Champion Triple H com Stephanie, Big Show com Shane, Mick Foley com Linda e The Rock com Vince.

Esperava-se um grande main event na Wrestlemania e até foi isso que aconteceu, mas não deixou de haver alguma surpresa. Vince McMahon virou-se contra The Rock, aliou-se a Triple H e Stephanie para ajudar HHH a reter o WWF Championship.


Shane iria se juntar a eles também, mas por outro lado, Linda McMahon permaneceu fora dessa heel stable.

A caminho do fim a ultima vingança de The Rock:

Visto que The Rock foi enganado na Wrestlemania, Linda McMahon iria certificar-se de que isso não se voltaria a acontecer uma segunda vez. Então assim, foi anunciado que no Backlash, The Rock iria ter ajuda de Steve Austin para o ajudar a combater o novo regime de McMahon-Helmsley. Após quase 20 minutos de acção, Rock fez o pin a Triple H após aplicar o People’s Elbow.


As batalhas entre Triple H e The Rock iriam continuar e encontrar-se num 60min Iron Man Match. Na semana antes do Judgment Day, Shawn Michaels revela que ele tinha sido apontado como árbitro especial para o combate. No entanto de relembrar que no passado mês de Agosto de 99 no Smackdown, Shawn interferiu no combate entre Rock e HHH para ajudar o seu amigo a reter o WWF World Championship. Será que agora Michaels iria ser imparcial para o grande combate neste Pay Per View?

"The Rock vs Triple H 60 Min Iron Man Match @ Judgment Day"

No Judgment Day, The Undertaker fez o seu retorno sendo agora um “biker” com a nova gimmick “American Bad Ass”. Undertaker fez o seu retorno no main event e interferiu já no fim do combate, no qual Shawn Michaels viu e teve que desqualificar The Rock, já que Taker atacou Triple H. Recordando que o combate foi um 60min Iron Man Match, HHH teve 6 vitórias enquanto The Rock teve apenas 5.


Após os McMahon’s terem prometido combates por títulos a The Rock, Undertaker e Kane, eles viram-se numa situação complicada. Eventualmente, Linda McMahon fez o combate para o King Of The Ring em que o WWF World Champion iria se aliar a Vince e Shane McMahon num six man tag team match contra a equipa de The Rock, The Undertaker e Kane.

"Triple H, Shane McMahon & Vince McMahon vs The Rock, The Undertaker & Kane"

O vencedor do combate, ou seja, quem fizesse o pin seria consagrado WWF World Champion. Não é preciso ir muito longe para perceber que Triple H estava em desvantagem e naturalmente essa desvantagem iria lhe custar o título já que The Rock fez o pinfall a Vince McMahon e assim reconquistou o WWF World Championship.

"Kurt Angle vs Triple H vs The Rock - Triple Threat Match"

No Summerslam, The Rock iria defender o seu título contra Triple H e Kurt Angle. Aqui nesta altura o principal foco era mesmo Triple H e Angle, e foi esse o build up para o combate, tendo The Rock ficado um pouco para trás. Nesse combate, Kurt Angle iria se magoar e The Rock reteve o WWF World Championship ao fazer o pin a Triple H, para fechar efectivamente a sua rivalidade ao longo destes três anos.


Notas finais:

- Como já foi referido acima, esta foi uma rivalidade que catapultou dois lutadores que andavam meio perdidos pelo mid card da companhia e os fez subir gradualmente até atingirem o topo;

- De realçar que, apesar de ter durado cerca de três anos, esta rivalidade valeu pela sua construção. Não é fácil manter dois wrestlers a enfrentarem-se constantemente durante três anos, mas neste caso, o booking da WWF resultou. Com algumas rivalidades paralelas pelo meio, mas sempre com o foco nos dois, conseguiram manter sempre a frescura e sempre algo novo para mostrar aos fãs;

- Ambos os wrestlers ganharam com esta rivalidade. No seguimento ambos se manteriam pelo main event e nas rivalidades de topo, quer seja por títulos quer seja por outras rivalidades;

- Dois homens, dois lutadores que a WWF ganhou para o futuro como duas estrelas, dois Top Guys e duas lendas.

Nota Extra:

Para este artigo que de certeza trás muitas memórias a muitos de nós, ficam aqui muitos minutos em video de vários combates. De certo será um deleite para muitos reviver uma era e uma das mais importantes rivalidades na WWF.

E tu, que memórias tens dos confrontos entre The Rock e Triple H?

Gostas em particular de um destes dois?

Qual para ti o melhor momento desta rivalidade?

Para esta rivalidade é tudo e espero que tenham gostado, não deixando de vos fazer a pergunta mais importante…

Para vos, esta é uma rivalidade Esquecível ou Invesquecível?
Com tecnologia do Blogger.