Ultimas

Rivalidades (In)Esquecíveis #7 | Jeff Jarrett vs Chyna (WWF - 1999)



Bem vindos a mais uma edição de Rivalidades (In)Esquecíveis!

Nesta edição, a #7, continuamos na década de 90, mais propriamente no ano de 1999.

Introdução:

Numa época em que a programação televisiva da WWF era algo controversa devido a algo que não sei se alguém se recorda, a chamada “Attitude Era”, aconteceu daquelas que até se pode considerar uma das rivalidades mais inesperadas que aconteceram. Ou então talvez não, visto que falamos da "The Ninth Wonder of the World" (Nona Maravilha do Mundo), Chyna!


Uma das personagens que sofreu algumas alterações durante este período foi Jeff Jarrett. Antes de 1999 Jarrett era conhecido por ser um personagem cantor de música country e ele acreditava que era a melhor coisa a andar à face da Terra. Para o fim dos anos 90, Jarrett mudou drasticamente tornando-se um completo idiota com a sua manager Debra ao seu lado.


O inicio:

No SummerSlam de 1999 Jarrett ganhou o seu sexto e ultimo Intercontinental Championship num combate contra D’Lo Brown. No Raw a seguir ao SummerSlam um contrato aberto tinha sido colocado na porta de Jarrett para qualquer um assinar. Billy Gun passa por lá e queria assinar, mas não tinha nenhuma caneta consigo. Então Billy perguntou à sua amiga Chyna para lhe guardar a porta, para ele ir buscar uma caneta e assinar o contrato. Chyna fez um trabalho tão bom a guardar a porta, que ELA própria assinou o contrato.

No Raw de 23 de Agosto ouve uma confrontação entre Billy Gun e Chyna, isto porque Billy queria assinar o contrato e defrontar Jarrett pelo IC Title, mas isto levou a Jeff se intrometer nessa confrontação para esmagar uma guitarra na cabeça de Chyna, o que levou momentos depois, Billy Gun fazer o mesmo a Jarrett.


Isto tudo levou a que no dia 2 de Setembro, Billy Gun e Chyna se defrontassem num combate para determinar quem realmente seguia com o contrato para defrontar Jeff Jarrett pelo IC Title. Chyna ganhou!

Agora com Chyna como candidata principal, Jarrett precisava mostrar que era homem suficiente para a derrotar e com isto, começou a destruir todas as mulheres que se intrometiam no seu caminho.

Durante as semanas seguintes Jarrett demonstrou o seu poder em relação às mulheres, metendo todas no seu Figure Four, entre elas também a Fabulous Moolah e Mae Young do WWF Hall Of Fame e a ring anouncer Lilian Garcia.

Primeiro combate:


O primeiro combate ficaria agendado para o Unforgiven, dia 26 de Setembro. Este seria o primeiro combate por um título do mid card por parte de Chyna!

O combate durou cerca de 12 minutos e viu Jeff Jarrett reter o IC Title via desqualificação por parte de Chyna. Debra atingiu Jarrett com a guitarra na cabeça para a vitória de Chyna. No entanto, um segundo árbitro veio ao ringue deu uma decisão contrária, visto de Debra atingiu Jeff com a guitarra, Jeff ganhou o combate e reteve o título.


Este final viria a criar motivações para um rematch no PPV do mês seguinte. O No Mercy!

A seguir a este combate, Jeff Jarrett a ser mais uma vez polémico. Jarrett começa por dizer que Chyna deveria estar na cozinha e não num ringue de wrestling.

Jarrett continuou a “maltratar” Chyna e as mulheres em geral usando o micro sempre com palavras muito pouco simpáticas.
Antes do evento, Jarrett atacou também Miss Kitty que era aliada da Chyna!

Uma última nota, é que o combate iria ser um Hardcore Match, mas este especial. Um Hardcore Match que seria um Good Housekeeping Match. Isto seria basicamente o combate Hardcore, mas com o ringue rodeado de objectos de casa, todos eles prontos a serem utilizados por ambos os lutadores.

O auge e o fim: No Mercy


Chegamos ao No Mercy, dia 17 de Outubro. Aquele que prometia ser um dia histórico no mundo do Pro Wrestling.


Com uma duração de cerca de 9 minutos, no combate viu-se Jarrett atacar Chyna com o IC Title e fazer-lhe o pin. Mas o árbitro, Theodore Long não fez a contagem, isto porque o IC Title não é um objecto Household. Como resultado disto, Jeff Jarrett faz uma manobra de submissão a Teddy Long e entretanto, Chyna atinge Jarrett na cabeça com uma guitarra, faz o pin, contagem de 3 e vitória.


Chyna entraria assim para a história da WWF e do wrestling ao ser a primeira mulher a ganhar um título de singles sem ser o WWF Womans Championship.

Mais nenhuma mulher conquistaria o Intercontinental Championship.


Notas finais:

- Esta rivalidade foi memorável, pelo facto histórico de uma mulher se tornar pela primeira vez Intercontinental Champion e também pelo angle de ter um homem a bater numa mulher;

- Muita controvérsia aliás. Mas numa altura em que a guerra entre WWF e WCW estava na ordem do dia no mundo do wrestling, esta foi mais uma manobra da WWF de Vince McMahon de ganhar mais audiência, mais público. Não que Chyna por si só não merecesse, porque para haver uma mulher com o IC Title na altura, essa só poderia ser Chyna por tudo o que tinha feito, pelo poder que tinha, pela força da natureza que era;


- Sobre Jeff Jarrett há a contar que, antes do último combate no No Mercy, o seu contrato estava a acabar e ele queria muito representar a rival da WWF, a WCW. Isto também porque o contrato oferecido a Jarrett tinha um corte no pagamento. Mas para prevenir que Jarrett não aparecesse no WCW Nitro com IC Title, Vince McMahon ofereceu-lhe $150.000;


- Com esta rivalidade e neste momento Jarrett elevou-se a si próprio como um grande performer e Chyna também, como uma grande competidora de singles. Infelizmente a WWF não conseguiu capitalizar esse ímpeto de Jarrett pois este rumou para a WCW onde ai se tornou um múltiplo WCW World Champion e também NWA-TNA World Champion;

- Já a carreira de singles de Chyna foi curta, pois uns meses a seguir, a meio do ano 2000, Chyna tornou-se manager de Eddie Guerrero e de seguida focou-se no WWF Womans Championship antes de sair da empresa em 2001.

Quais as vossas memórias desta rivalidade entre Chyna e Jeff Jarrett?

Será que passou dos limites, ou era algo que teria que ser feito?

E já agora e o mais importante…

Para vós, esta é uma rivalidade Esquecível ou Inesquecível?

Com tecnologia do Blogger.