Ultimas

Overrated ou Underrated #27 | Randy Orton

Bem-vindos a mais uma edição do Overrated ou Underrated. Na semana passada, tivemos connosco Tomoaki Honma - um veterano que têm dado cada vez mais que falar numa fase um pouco tardia da sua carreira. Mas o lutador que iremos analisar, é alguém que conseguiu agarrar a atenção da companhia e dos fãs desde os primeiros anos da sua carreira, sendo que um daqueles lutadores que conseguiu a proeza de chegar ao topo ainda jovem.

Como muitos de vós deverão saber, nós somos membros do Forum de Pro Wrestling - o único forum nacional dedicado ao wrestling, sendo também um forum que conta com quase oito anos de história. Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated. 


Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Esta semana teremos connosco, Randy Orton, um veterano de 36 anos que já conta com inúmeras conquistas, vários títulos e que agora passará a ser um lutador exclusivo do SmackDown. Orton fará parte de uma das principais lutas deste SummerSlam, sendo que o Vyper irá ter pela frente um lutador que pertence ao roster do Raw - Brock Lesnar.

*************************************************************************

Marco Paz (Underrated) - Randy Orton é uma das caras da WWE sem o parecer. A sua carreira teve um inicio excelente e promissor. Desde o seu début que se perceber que o “Legend Killer” seria uma das próximas caras da empresa e um heel maravilhoso. Até 2007, o seu percurso na empresa foi sempre a subir, sendo que foi o campeão mundial mais novo de sempre e teve feuds muito boas contra HHH ou Undertaker. Ficando conhecido como um dos heels mais venenosos e implacáveis da WWE na altura, chega ao titulo da WWE em 2007 depois de uma das primeiras feud com John Cena e estabelece-se assim como nome de topo. Mas sinto que, a partir dai, Randy Orton não evoluiu e cresceu como deveria ter feito e sinto que estagnou. Especialmente desde 2010 para cá, sinto que Randy não tem feuds em que ele se destaque.

Randy é um excelente worker, tem um carisma otimo e é um grande talker, tem uma das melhores presenças da sua geração e é um grande seller, alem de ser um dos gajos mais bem parecidos e com melhor look que a empresa tem (lembro-me de a minha irmã mais velha, que não percebia nada de wrestling, ver os eventos de WWE comigo só à espera que o tal “Randy Orton” aparece-se pois era “muita bom”). Mas, como disse antes, desde 2010, não vejo Randy como alguém que a WWE deia um verdadeiro destaque. Durante a cena dos Nexus, apesar de ser o campeão na altura, ficou para um segundo plano porque Wade Barrett e, principalmente, John Cena, eram os protagonistas. Teve um 2011 um pouco apagado, com feuds questionáveis contra Christian, Cody Rhodes e acaba o ano a feudar com Wade Barrett que foi mais um fail. A partir dai, entre lesões e susprensões, só relembro a feud dos Authority contra Daniel Bryan onde Randy Orton foi, mais uma vez, um “personagem de suporte”, apesar de ser o campeão mundial, mais uma vez. 

Ou seja, sinto que a WWE vê em Randy uma escolha segura para um campeão mundial quando se necessita que o foco da história esteja noutras pessoas. Alguém que cumpre bem o posto de o “top dog” da empresa sem nunca o ser realmente. Randy sempre foi aquele wrestler que eu odiava enquanto puto, mas odiava com tudo o que tinha para odiar, por aquilo que ele fazia (naquela altura, quando ele estava junto com EDGE nos RatedRKO). Quando comecei a ver wrestling com outros olhos, para mim Randy passou a ser um génio e sempre achei que a partir de certo ponto, a empresa simplesmente desistiu dele. 

Acho que o Viper tem capacidades para ser muito mais do que foi nos últimos anos, se lhe dessem uma vitória contra Brock Lesnar no Summer Slamm, poderia ser algo que desse a volta na carreira do mestre do RKO e poderíamos voltar a ver um Orton com o destaque que merece, mas duvido muito.

*************************************************************************

André Ribeiro (Overrated) - Randy é seguramente um excelente worker, um homem que entrega constantemente no ringue, mesmo sem ser um talker de topo acaba talvez até por ser um pouco subvalorizado enquanto prommer e é um dos lutadores com um melhor look dos últimos anos. Ainda assim, acabei por o considerar como Overrated - isto porque sinto que nem sempre Randy dá algo que mostre que ele mereça ser um Main Eventer intocável ou alguém com tantos títulos e recordes. Claro que o público está tão habituado a ele como Main Eventer, que obviamente seria um erro dar-lhe um papel menor, mas isso não invalida que ele nem sempre consegue entregar como um top guy.

Existem momentos como a sua run nos Evolution - onde se destaca a rivalidade com Foley, a sua feud com Undertaker, a rivalidade com Triple H e momentos subvalorizados enquanto Authority Champion ou a rivalidade com Christian são coisas que mostram que Orton consegue estar ao mais alto nivel. O problema é que nem sempre acontece e o pior é que grande parte destes momentos memoráveis já aconteceram há algum tempo. Depois é preciso reparar, que enquanto babyface - Orton simplesmente não está ao mesmo nivel. E embora seja um grande heel, o público sente que já viu praticamente tudo o que tinha para ver do Vyper e  raras são as vezes em que ele enquanto perfomer mostra que os fãs esta perspectiva está errada e ele ainda têm mais para mostrar.

Como disse anteriormente, claro que seria um erro a companhia deixar de lhe dar destaque - tendo em conta que já é um nome familiar na mente dos fãs - mas são cada vez mais raras as vezes em que está ao nivel que se exige de um nome de topo. Felizmente, a feud em que se encontra actualmente é um óptimo momento para me provar errado e mostrar que ainda têm mais para dar enquanto top guy.

*************************************************************************

Esta foi a nossa analise de Randy Orton. Como sabem, voltaremos para a semana mas antes disso queremos saber a opinião dos nossos leitores. Será que o Vyper é um lutador Overrated ou Underrated?



Com tecnologia do Blogger.