Ultimas

Overrated ou Underrated #29 | Samoa Joe

Sejam bem-vindos à vigésima nona edição do Overrated ou Underrated. Ora, na semana tivemos connosco Damien Sandow ou Aron Rex - um lutador que deixou recentemente a WWE para ingressar na Total Nonstop Action. Esta semana, teremos connosco um lutador que optou por realizar o caminho inverso, deixando a companhia de Dixie Carter e acabou por juntar-s à WWE.

Como muitos de vós deverão saber, nós somos membros do Forum de Pro Wrestling - o único forum nacional dedicado ao wrestling, sendo também um forum que conta com quase oito anos de história. Apresentando agora o espaço para quem nunca leu uma edição ou simplesmente não está recordado da essência de um Overrated ou Underrated. 

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs. 

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz. 

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs. 

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Esta semana falamos de Samoa Joe, um lutador que já brilhou em todo o lado e que actualmente é o NXT Champion que terá a tarefa de encabeçar o NXT Takeover: Brooklyn II com um combate contra o King of Strong Style, Shinsuke Nakamura.

*************************************************************************

Marco Paz (No Ponto) - Joe é um dos atletas mais interessantes que o mundo do wrestling teve na ultima década. Quem olha para o seu físico, nunca adivinharia que Joe consegue fazer metade das coisas que consegue, mas a verdade é que Joe é um espécime cheio de agilidade, alem da sua força bruta, agressividade e destreza dentro de ringue. Joe passou alguns anos mais em baixo na TNA, sendo que a partir de certa altura a sua carreira começou a cair e mesmo este não andava a entregar como entregava outrora, fosse na sua mítica passagem pela Ring Of Honor ou até nos primórdios da sua longa estadia na TNA. Hoje em dia, Samoa Joe está completamente renascido e parece que voltou a ser o Joe que demolia os ringues da ROH, com uma dominância incrível e uma motivação excelente. 

Parece que é a primeira vez em muito tempo que vejo Joe a ter gosto em fazer wrestling. Ele em ringue é excelente, um dos atletas mais versáteis para a sua estatura alem de ser um technical wrestler muito bom. Joe consegue, em ringue, aplicar a sua brutalidade e agressividade de tal forma que qualquer combate de wrestling parece uma autentica street fight. 

A nível de entretenimento, Joe entrega bem no microfone, principalmente quando lhe é dado o papel de monster heel ou de bully, consegue intimidar e tem tamanho para ser credível nesse tipo de papel. A sua carreira não foi das mais recheadas de titulos, mas mesmo assim ainda tem algumas coisas de que se orgulhar, como o seu reinado como Ring Of Honor champion, ou combates como os contra o CM Punk e o mítico 3-way match contra Styles e Daniels. Joe teve uma boa carreira, mas sinto que merecia melhor. No entando, neste momento, está ao nível que merece e está a entregar bem. Apesar dos seus combates contra Finn Balor terem falhado em entregar algo de bom, sinto que o combate contra Nakamura irá ser aquele que o irá consolidar como um grande wrestler na WWE e iremos em breve ver coisas boas para o “Samoa Wrestling Machine”.

*************************************************************************

André Ribeiro (No Ponto) - Samoa Joe é um lutador com uma tremenda presença, é capaz de presentear o público com optimos combates independentemente do estilo do oponente e embora esteja longe de ser um excelente promo, também não é propriamente horrível. Ainda assim, Samoa Joe teve uma carreira um pouco estranha.

Estamos a falar de um lutador que começou por ter um arranque de carreira fantástica, tornando-se um dos maiores campeões da história da RoH, que teve uma trilogia de combates de sonho com CM Punk, que deu um dos melhores combates da história do wrestling contra Kenta Kobashi, que produziu um clássico de violência com Necro Butcher e começou da melhor maneira  na TNA - com combates mágicos frente a Sabin, Daniels, AJ Styles, destacando-se obviamente aquela Triple Threat lendária que envolveu o Phenomenal One e o Fallen Angel. Depois deu-se a feud com Kurt Angle - que teve um dos melhores build ups para um combate de wrestling na história da companhia e os gerou combates espectaculares no Genesis de 2006 e no LockDown de 2008. 

Depois disso, não percebi muito bem o que se passou - e Joe foi tornando-se cada vez mais banal, a companhia deixou de conseguir tirar total partido do talento que tinha em mãos e o próprio lutador pareceu menos interessado em dar tudo como fazia no passado. Era como se Samoa Joe fosse o Benjamin Button do wrestling - e seguisse o caminho inverso da maioria dos lutadores, piorando quando deveria melhorar e entrar no auge da sua carreira.

Mesmo antes de Joe ingressar na WWE, a sua nova run na Ring of Honor esteve longe de ser extraordinária - mas felizmente a coisa foi melhorando com o tempo e Joe começou a tornar-se lentamente no perfomer que era há 10 anos atrás e tendo já produzido bons combates e feud com Sami Zayn ou Finn Bálor e sinto que mesmo o seu trabalho enquanto talker têm melhorado desde que se tornou campeão - portanto estou bastante curioso para este combate com Shinsuke Nakamura.

*************************************************************************

Esta é a nossa analise sobre Samoa Joe - o único lutador que conseguiu ser ROH World Champion, TNA World Champion e NXT Champion. Agora, gostaríamos de saber a vossa opinião. É Samoa Joe um lutador Overrated ou Underrated?



Com tecnologia do Blogger.