Ultimas

Overrated ou Underrated #25 - Finn Bálor

Na semana passada, analisamos The Rock - a primeira pick de sempre num Draft. Esta semana, decidimos também falar de um dos lutadores que se destacaram no Draft - alguém que com esta nova Brand Extension subiu directamente do NXT para uma das brands do Main Roster.

Esta semana, teremos novamente connosco Moore e Marco Paz - ambos membros do Forum de Pro Wrestling, o único Forum Português na actualidade dedicado ao wrestling, sendo um forum já com quase 8 anos de histórias. Nas próximas linhas, podem ler uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado principalmente a quem nunca leu um único Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo.

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



Esta semana, o lutador em analise será o homem com o reinado mais longo como NXT Champion e o primeiro wrestler do NXT a ser draftado para uma das principais brands. Falaremos de Prince Devitt, um gaijin que fez história no Japão como o primeiro líder do Bullet Club mas que é cada vez mais reconhecido como Finn Balór.

*************************************************************************

Marco Paz (Overrated) - Primeiramente, virgens ofendidas, acalmem-se antes de começarem a insultar-me já e leiam o que eu tenho a dizer. Sim, eu acho que Finn Bálor é Overrated. Porque? Porque simplesmente ele ainda não provou ser merecedor do hype que tem em volta dele.

Meus amigos, ele foi a quinta pick no Draft da Brand Extension que se realizou à uns dias e foi escolhido primeiro que nomes como Roman Reigns, John Cena, Brock Lesnar e Randy Orton que são algumas das principais figuras da WWE de momento ou dos New Day, do Sami Zayn, do Chris Jericho e do Kevin Owens, pessoal do midcard e do upp-midcard que tem carregado a companhia no ultimo ano e têm sido os workhorses. A WWE meteu o Finn Bálor à frente desta gente toda e as expectativas para ele são imensas. Mas sabem que mais? No NXT o Bálor tem mostrado muito pouco na minha opinião.

Digam-me, que combates memoráveis deu Finn nos últimos dois anos em que tem estado em Orlando? Tirando um bom Ladder match contra Kevin Owens em que ganhou o titulo do NXT e um combate contra Shinsuke Nakamura (sinceramente, é o Nakamura), Bálor não teve mais nenhum combate que possa-se olhar para trás e dizer “uau, este homem é realmente excelente no ringue e foi por isto que ele teve tanto sucesso no Japão e pelo qual a WWE o contratou”. E o seu reinado enquanto NXT Champion? Medíocre. Nada de memorável, tirando talvez a feud com Joe que mesmo assim falhou imenso nos combates.

 Mas não só coisas más, Finn tem um óptimo carisma e tem uma boa personagem e se ele vir a ter sucesso na companhia, será graças a isso. As suas mic skills cumprem com aquilo que se pede, não são nada de especial, mas cumprem. Mas ao mesmo tempo, sinto que a WWE tenta fazer de Finn dois wrestlers ao mesmo tempo, o normal e o Demon. E mesmo enquanto Demon, ele não me tem impressionado. E o mesmo Finn Balor mas com uma entrada mais elaborada e pinturas corporais. Na minha sincera opinião, Bálor teve sorte de ser um dos primeiros wrestlers a utilizar pinturas corporais e a usa-las para criar personagens. Foi isso que o meteu over, ele ser original e diferente. Mas tirem-lhe isso e sinceramente, não vejo o Prince Devitt de que me falavam de ser um excelente lutador e uma das melhores contratações que a WWE poderia ter feito. Vejo alguem que tem uma grande presença e um grande carisma mas, na minha opinião, falta-lhe o conteúdo. É como Bray Wyatt, quando se começar a repetir demasiado a gimmick, vamos apercebermo-nos de que ele é só aparência e a nível de “sumo natural”, tem pouco, pelo menos, que tenha mostrado até agora. Espero bem que com esta subida ele comece a mostrar mais de si.

*************************************************************************

Moore (No Ponto) Antes de mais, um aparte: esta será a minha última colaboração para este espaço e para o Wrestling Notícias. Pelo menos, por enquanto. E deixem-me agradecer ao pessoal e expressar o meu orgulho por ter entrado neste barco.
Passando à análise: é inegável para toda a gente a afirmação “Finn Balor era dos melhores workers do NXT antes da sua subida”. Um grande wrestler que tem no in-ring o seu melhor trunfo.
Solidificou-se na New Japan Pro Wrestling, abrindo portas para uma nova onda de gaijins. Acho que o seu trabalho aí foi meritório e foi justo ele ter alcançado um booking tão bom em terras do sol nascente. Aliás, foi por ele e pelos seus Bullet Club que a NJPW conseguiu esta expansão internacional.

Já na WWE, foi tratado, logicamente, como uma estrela desde que pisou pela primeira vez o ringue na Full Sail University (vá, isto é uma metáfora. Não sei onde é que ele se estreou). Utiliza a bodypaint que só lhe deu maiz buzz e carisma associado na NJPW e conectou-se muito bem com o público mais smark dentro do mainstream.
Cedo ganhou o título no Japão. Parecia um prelúdio ao que está para seguir. Infelizmente, o seu reinado foi esquecível e, felizmente, terminou, uma vez que parecia inevitável a sua subida ao main roster. Ainda assim, foi sempre tratado como uma estrela de topo no NXT e será alguém respeitado no main roster. É justo.

*************************************************************************

Chegamos ao fim da vigésima quinta edição do Overrated ou Underrated e também ao momento em que nos despedimos de Moore enquanto colaborador do Wrestling Noticias. Agora está no momento de os nossos leitores darem a sua opinião, será o lutador irlandês alguém Overrated ou Underrated?
Com tecnologia do Blogger.