sábado, 16 de julho de 2016

Overrated ou Underrated #24 | The Rock

Gostou deste artigo? Então clique nos botões ao lado para o curtir! Se assim o desejar, deixe-nos um comentário no fim que nós e os visitantes agradecemos!

Na semana passada, tivemos connosco o Matt Hardy - esta semana devido à proximidade de uma nova Brand Extension. Portanto para comemorar este acontecimento - decidimos que esta semana teríamos connosco uma lenda muito electrizante - responsável por dar origem ao nome da Brand Azul como também acabaou por ser o primeiro wrestler a ser escolhido para o SmackDown.

Esta semana para analisar este lutador - teremos Moore e Marco Paz - ambos membros do Forum de Pro Wrestling, um dos principais parceiros do WrestlingNoticias e para além disso um forum com quase 8 anos de existência, sendo actualmente o único forum nacional dedicado ao wrestling. Nas próximas linhas, podem ler uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado principalmente a quem nunca leu um único Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo.

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Como muitos de vós já podem ter percebido esta semana temos connosco um dos lutadores mais carismático - conhecido por ser um dos promos mais únicos de sempre e uma das figuras principais da Atittude Era e actualmente um dos actores mais bem pagos no Mundo. Iremos falar sobre o Great One - Rocky!

*************************************************************************

Moore (No ponto) – Não consigo ter outra opinião. Acho completamente merecido o crédito que a WWE dá ao The Rock. E sendo eu mais de analisar o tratamento por parte dos empregadores do que a reação dos fãs para dar nota, tem mesmo de ser “no ponto”.

O Dwayne consegue conectar-se com o público de uma maneira que mais ninguém consegue. Ponto. É mesmo um facto. E tendo isto em conta, acho que ele é o tipo mais carismático de sempre a pisar um ringue.

Com isto, é lógico que qualquer promotor/booker, seja um Vince McMahon, um Vince Russo ou um Jim Cornette só poderia sentir-se com o maior privilégio do mundo em ter à sua disposição uma máquina de fazer dinheiro e vender merchandise como o The Rock.

No ringue, verdade seja dita, ele não é um deus. Mas sabe contar uma história muito bem e isso, quer queiramos quer não, é o essencial. É por isso que o Vince McMahon é dos melhores big match wrestlers da história, também.

Já com um microfone na mão, o “Rocky”, temos de ser novamente honestos, muita vez debita palha atrás de palha. Mas essa palha é debitada de uma forma que mete a maioria vidrada no que ele diz, precisamente por causa do seu carisma. Acaba por ser algo mais propício a acontecer a uma estrela de rock (no pun intended) do que a um wrestler.

*************************************************************************

Marco Paz (Overrated) - Antes que comecem a insultar-me a mim, a minha mãe, ao meu pai, à minha irmã, aos meus avós e aos meus cães, nos comentários, deixem-me falar e explicar o porque de eu achar o que o The Rock é Overrated.

O Rocky é alguém super carismático que consegue perceber e manipular o publico melhor que ninguém, tem um dos melhores looks que existe memorias no Wrestling, é alguém que consegue encher arenas e ofuscar praticamente todos os outros lutadores só com a sua presença, com a excepção de uma ou duas mãos cheias de lutadores, mas, Rock é alguém que usufruiu, maioritariamente, do seu carisma para chegar onde está hoje em dia.

Primeiramente, quero dizer uma coisa: na minha opinião, The Rock não é bom no Microfone. Dizer sempre as mesmas 10 frases feitas ou dizer coisas sem sentido mas rápido, insultos fáceis e mandar abaixo adversários e gozar com estes só porque sim, nunca pondo alguém realmente over ou hypando uma luta, sem ser com o facto da sua presença e do quanto o seu adversário irá levar na boca, para mim, não é ser bom a promar.

E infelizmente acho que é algo que é muito confundido. Não me basta criar um par de frases que fiquem no ouvido, gritar tudo e dizer as cenas muito de presa para ser bom no microfone. Depois e, apesar de, ter no seu reportório bons combates, sinto que The Rock falha imenso em ringue.

Mais uma vez, ele tem a capacidade de direccionar um combate para onde ele quer dependendo da reacção do publico, mas sinto que é bastante stale e falha muito tecnicamente. Alem disso, ele aplica o pior Sharpshooter que alguma vez vi. Mesmo contra grandes adversários como, mais recentemente, Cena ou CM Punk, Rock falhou em dar grandes prestações.

Mesmo antigamente, sinto que sobrevalorizaram The Rock devido ao seu carisma e ao seu look de estrela de Hollywood, que mais tarde veio-se a tornar. A verdade é que The Rock é dos mais bem sucedidos lutadores de wrestling de sempre, mas sinto que o seu sucesso na Attitude Era foi apenas devido à ausência das grandes estrelas da WWE na altura como HBK, Bret Hart, Kevin Nash, Razor Ramon e outros que foram para a WCW. Esta ausência de Starpower obrigou a WWE a criar novas estrelas e Rock foi uma delas.

*************************************************************************

Chegamos ao fim da vigésima quarta edição - mas agora é a altura ideal para sabermos a opinião dos nossos leitores. Será que The Rock é um lutador Overrated ou Underrated?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar um comentário

O blog tem os comentários abertos a todos aqueles que gostem de wrestling e o queiram discutir com responsabilidade e sobretudo de maneira construtiva.

Não são permitidos insultos pessoais entre leitores, bem como a autores do blog. Não é permitido spam. Qualquer comentário fora do contexto, fica a cargo da administração a decisão da sua permanência.

6 comentário(s):

The Strike disse...

Ao Moore,

Vamos relembrar que The Rock no período New Generation Era com booking de Jim Cornette, Bruce Prichard e Vince McMahon era o Face mais odiado pelo publico, porque Rocky Maivia foi o típico bom mocinho tosco que os fãs, já nos anos noventa, estavam saturados e enjoados, semelhante aos casos de John Cena e Roman Regins na atualidade.

Inúmeras vezes eram ouvidos durante os programas da WWF as seguintes chants vindas do público nas arenas: "Die Rocky Die!' e "Rocky Sucks!".

Esta era a visão do "gênio" Vince McMahon sobre The Rock. Praticamente a mesma visão lixo que teve de Steve Austin o colocando de Ringmaster na televisão. Nos anos noventa, Vince McMahon já era "Out of Touch". Ele chegou a admitir isso em uma conversa com o roster da WWF no final do ano de 1997.

Por causa disso, não dou praticamente nenhum crédito a Vince McMahon pelo início da Attitude Era. Não surgiu dele porcaria nenhuma. Ele estava colocando na New Generation Era um bom wrestling técnico com Shawn Michaels, Bret Hart e Owen Hart no Main Event, mas cheio de personagens estúpidos, storylines pobres, booking lixo, baixas audiências e produto para criancinhas. Muito semelhante ao momento da WWE nos últimos anos, com a exceção de que agora a WWE está agradando os chorões hardcore internet geeks & smarks neckbeards com o festival de Vanilla Midgets no Main Roster da WWE, NXT e CWC.

Por acaso, Wade Keller tem retardado mental? https://twitter.com/thewadekeller/status/754090473124458496

Tommy Dreamer, em sua coluna no Slam Wrestling do Canadá, mencionou em um texto que Paul Heyman tentou trazer Rocky Maivia para a ECW, como fruto da parceria entre WWF e ECW nos anos noventa, que incluía a trocas de talentos. No entanto, Vince McMahon recusou a ideia.

Suponho que Heyman via algo muito melhor em Rocky sob outra forma do que Vince McMahon não conseguiu ver na época. E a ida de Rocky para a ECW descansaria a sua imagem arranhada com os fãs da WWF, especialmente a Hardcore fanbase.

http://wrestlingnoticias.blogspot.com.br/2012/03/john-cena-vs-rock-analise-de-tommy.html

O que salvou The Rock na WWF, se não me engano, foi uma contusão no joelho, sendo a razão de entregar o cinturão intercontinental para o membro da Hart Foundation Owen Hart em uma edição do Raw is War. Recuperado da lesão, se tornou Heel em ter entrado na Nation of Domination, onde fez um grande trabalho, ficando meses e meses com o cinturão intercontinental (quando ainda valia alguma coisa).

Sim, The Rock era melhor Entertainer do que Pro Wrestler. Ele fez um grande dinheiro para a sua carreira e da existência da WWE também. No final do dia, em uma indústria dos negócios como o Pro Wresling/Sports Entertainment, é isto que realmente importa ou interessa.

Quando esta indústria teve melhores Entertainers do que Pro Wrestlers técnicos, ela viveu os seus melhores períodos na história em termos de popularidade e atenção mainstream ao produto. Quando acontece o contrário, é fracasso. Tem apenas valor ao menor denominador comum ou ao pequeno nicho de mercado.

- disse...

overrated

The Strike disse...

Ao Marco Paz,

The Rock era bom no microfone, sim. É um dos melhores Talkers da história. Ele está ao nível de Stone Cold, Randy Savage, Ric Flair, Dusty Rohdes e Hulk Hogan. Se ele não fosse bom, Hollywood não teria interesse em vê-lo por lá. Esta indústria teve interesse em The Rock porque tem carisma, aparência, áurea de estrela e fala muito bem. E agora é o ator mais bem pago do mundo. Quem diria que "aquele gajo das lutas fakes" chegaria a esses status atualmente. Uma vitória para a indústria do Pro Wrestling também.

Eu fico imaginando o quão sensacional seria The Rock em feuds com "Big Poppa Pump" Scott Steiner (Vince McMahon teve interesse de trazê-lo para a WWF em 1998) e "Macho Man" Randy Savage no passado, não apenas pela match, mas também pelas promos elétricas nos programas semanais.

Sim, eu concordo que o sharpshooter aplicado por ele é o pior de todos. Bret Hart chamou a sua atenção uma vez nas redes sociais. Se não me engano, The Rock começou a usar este golpe como forma de homenagem a Owen Hart. Os Harts ajudaram muito Rock nos bastidores em um tempo que Shawn Michaels e HHH tentaram sabotar a sua carreira na WWF.

"Oh, where to start...

The Rock and HBK allegedly had heat, in a big way. Many people say this dates way back to when the Rockers were working Peter Maivia's wrestling promotion, and the Rock's grandmother had taken over the running. The Rockers were on the card and demanded things and were very disrespectful to The Rocks Grandmother and both Shawn and Marty (mostly Shawn) Bullied her. This enraged The Rock, and almost cause a physical altercation.

The Rock, who was seen as a blue-chip talent by the head office, was getting a push in mid 1997. HBK, friends with HHH, did not like this push, mainly because he was in his 'Asshole HBK' phase and didn't want to give an inch to Bret Hart in the office politicking game. One of the main backers of the Rock's push? Bret Hart, of course. HBK previously tried to nix the Steve Austin push for a similar reason - he saw that Austin and Hart were quite close. At the time HBK was not very close to anyone besides HHH, yet he still had a lot of influence with Vince.

In Bret Hart's book it states (and I'm putting this under rumours to be as politically correct as possible - for the record I believe this as fact):

Michaels and Hunter conspired to obstruct Johnson's push in March 1997, who was the Intercontinental Champion at the time. Michaels suggested to Vince McMahon that Johnson lose the title to Hart on an episode of RAW. Meanwhile, Hunter insisted to Hart that he beat Johnson. Their suggestion would serve two purposes — sabotage Johnson's push and take Hart out of the world title scene. Hart, however, refused to beat Johnson. Hart felt it wouldn't build heat for his newly launched heel turn, not to mention that it would undermine Johnson. Instead, Hart insisted on a DQ finish, which infuriated Michaels and Hunter.

As a consequence of all of this, The Rock never wanted to speak to HBK from that point on, let alone do business with him (take into account the Rock had gone above HBK's level by the time he came back in 2002, the The Rock was a huge draw)."

https://www.reddit.com/r/SquaredCircle/comments/2on6vn/the_best_matches_that_never_were_episode_1_hbk_vs/

The Strike disse...

No entanto, você escreveu uma das maiores blasfêmias que li em anos como fã. Seus queridinhos de luta técnica Bret Hart e Shawn Michaels falharam BIG Time como Draws na WWF durante a New Generation Era. A IWC adora bater em Nash por causa disso, mas Hitman e HBK estavam no mesmo buraco. A grande verdade é que The Rock e Stone Cold varreram Hart e Michaels quando se tornaram Main Eventers da insana Attitude Era.

A ausência das grandes estrelas do passado (muito mais da Golden Era do que New Generation Era) FORÇOU a WWF em produzir novas grandes estrelas. Algo que vocês pedem todos os dias que a WWE faça: que deixe de trazer as estrelas do passado para investir nas estrelas do futuro. Foi isto que a WWF fez no final dos anos noventa. Graças a esse pensamente e o investimento nele, com bastante sucesso, ela teve Stone Cold, The Rock, Mankind, Chyna, Sable, Kane, Kurt Angle e Triple H como estrelas estabilizadas.

Aliás, é mais uma semelhança da New Geeration/In Your House Era com a PG/Indy Fed Era.

Em 1996, por causa das baixas audiências, falta de atenção dos fãs em razão da ascensão da WCW, a WWF trouxe de volta antigas estrelas da Golden Era como Jake Roberts, Roddy Pipper, Mister Perfect e Ultimate Warrior em sua programação. Não deu grandes resultados.

A WWE nos últimos anos trouxe de volta estrelas do passado como Brock Lesnar, The Rock, Batista, a contratação de Sting, além de Undertaker e Chris Jericho retornarem sempre. Tem outro resultado falhado.

Se você não vê a ascensão de The Rock com mérito, eu vejo muito. A WCW, com melhor roster e maior star power, foi batida pela WWF Attitude Era a partir de 1998, muito por causa de The Rock, Stone Cold, Undertaker, Mick Foley, Kane, Sable e Mr.McMahon (o personagem de TV), além de Vince Russo e Ed Ferrara na parte criativa.

Então, de acordo com o seu pensamento ou a sua lógica, Stone Cold também é Overrated, porque subiu ao Main Event pela falta de estrelas e ausência de Star Power.

O que você esperava? Que Hulk Hogan, Randy Savage, Ultimate Warior, Andre The Giant, Bret Hart, Shawn Michaels e Diesel durassem para sempre na WWF? Evidente que não durariam para sempre. É sempre necessária uma renovação de roster e estrelas. É igual o que está acontecendo hoje.

The Rock & Stone Cold foram maiores Draws do que outros citados por você, embora Nash tivesse sido Draw nos tempos da WCW.

No mínimo, é bizarro este seu pensamento.

THE ROCK ESTÁ NO PONTO.

Prankster disse...

Concordo na maioria das partes do pensamento do The Strike. Só gostaria de complementar também que a presença da WCW durante as Monday Night Wars foi fundamental pra forçar a WWF à constantemente reinventar o seu produto. Se hoje a qualidade é mediana e as audiências andam baixas, e os oficiais simplesmente parecem não dar a mínima, é justamente por não terem concorrência à altura. Alguns irão querer mencionar TNA/NJPW, but lets face it, a WWE toma conta dos starpowers destes dois territórios a hora que bem entender. Fizeram isso trazendo os 3 maiores aces da Bullet Club, que depois que cederem até mesmo sua propriedade intelectual, deixará de ser pra WWE alguma ameaça iminente.
Fato é, que seu PG product anda melhor agora do que à alguns anos atrás, consequência da ascensão de alguns NXT draws. Mas ainda falta-lhes aquele booking compartilhado entre Triple H/Ryan Ward. Percebe-se que a WWE muito lentamente está tentando se reinventar, mas se alguns cânceres como Vince McMahon e Kevin Dunn não forem removidos, isso pode não vir a acontecer nunca.

André Ribeiro disse...

Pessoalmente não sou grande fã do Rocky enquanto promo - promos do Austin, Foley, Punk, Raven, e muitos outros sempre me disseram mais e penso que artisticamente são bem melhores do que a típica promo do Rocky, portanto nesse ponto considero-o overrated - mas não nego a sua capacidade de pegar em mau material e fazer daquilo uma promo capaz de entreter o público e verdade é que a conexão entre ele e o público é quase mágica.

Look é awesome sim senhor, e embora tenha apresentado bons combates como o Main Event da WrestleMania XVII, o Ladder Match com o Triple H, os combates com Jericho e com Angle - a verdade é que Rocky não é um gajo inring wrestler de topo capaz de dar grandes combates sem estar com o adversário certo.

Claro que é alguém que atrai muito pessoal a assistir o produto, visto ter conseguido criar uma ligação muito forte com o público, mas embora isso justifique a aposta nele, não significa necessariamente que ele não tenha recebido destaque a mais para o tipo de perfomer que é. Enquanto fã, penso que a qualidade do produto ou daquilo que um wresler apresenta não está necessariamente ligada ao número de pessoas que decidem assistir - da mesma maneira que o Michael Bay está longe de ser um realizador decente só por ter feito vários blockbusters.

Overrated