Ultimas

A Alternativa Fenomenal #35: Cero Miedo







Saudações a todos, e bem-vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Considerando que estamos vivenciando mais uma edição da Última Lucha, da Lucha Underground, trarei aos leitores hoje, um pouco da história e dos feitos de um dos lutadores que integrará o combate principal do evento, o auto-proclamado "Homem sem Medo", Pentagón Jr. Sem mais delongas, vamos ao artigo;

Pentagón nasceu em 1985 na Cidade do México, sendo filho do ex-luchador Fuego, e irmão mais velho dos luchadores Fénix (seu colega da AAA e LU) e Icaro (também conhecido como Niño de Fuego).  Seu treinamento ficou a cargo das lendas da lucha libre Cuchillo, Skayde e Gran Apache, e sua estréia no wrestling mainstream se deu em 2010, quando se juntou à AAA com o nome de Zairus, tendo mudado sua gimmick para a de Dark Dragon pouco tempo depois.


                                                   Pentagón na época em que atuava como Dark Dragon


Sua mudança final de gimmick para o que conhecemos hoje deu-se na Guerra de Titanes, em fevereiro de 2012. Esta nova personagem era a nova geração da gimmick Pentagón, concebida em 1995 pelo ex-presidente da AAA Antonio Peña, apresentada como o irmão gêmeo maligno de Octagón, sendo heel em todas as suas versões. Neste evento, ocorreu a estréia do lutador Octagón Jr (Samuray del Sol nas independentes e Kalisto na WWE), e para enfrentá-lo, foi introduzido no mesmo pay-per-view, seu rival Pentagón Jr, em um Trios match, onde a equipe de Pentagón (ele, La Parka Negra e Silver King) foi derrotada pela equipe de Octagón (ele, Octagón Sr e La Parka).




Segundo o lutador, ao ser oferecido o nome Pentagón, ele próprio quis criar sua versão da gimmick, posteriormente criando sua própria máscara e adicionando traços únicos ao personagem, como a pintura facial e o uso de lentes de contato, além de criar sua catchphrase "Cero Miedo", tornando-o assim distinto dos demais lutadores que deram vida ao personagem. Seu slogan se refere ao seu estilo de luta agressivo e sua conduta de enfrentar qualquer um que apareça em sua frente.


                                     Comparação entre Pentagón na época de sua estréia com sua aparência atual



Desde sua estréia, ele se manteve ligado à stable heel La Sociedad, formada por vários lutadores da AAA, em adição a então lutadores da TNA (mais nomeadamente Jeff Jarrett), ex-lutadores da CMLL e os membros dos Perros del Mal. Sua primeira grande participação na AAA foi em março de 2013, quando participou pela primeira vez do torneio Rey de Reyes, em uma 6-way match no primeiro round da competição, junto a Heavy Metal, Octagón, La Parka, Parka Negra e El Mesias (Judas Messias na TNA, Mil Muertes na LU), que foi o vencedor da luta.

Em agosto, ele integra os participantes da Copa Antonio Peña, tendo sido derrotado no primeiro round por Hijo del Fantasma (King Cuerno na LU). Sua próxima grande aparição foi na edição de 2014 do Rey de Reyes, em março, fazendo parte de um 8-way Domo de la Muerte, onde o último lutador eliminado perde sua máscara ou cabelo. Fénix foi o vencedor desta luta, derrotando Steve Pain por último. Em abril, ele ganha seu primeiro título pela empresa, o AAA World Mixed Tag Team Championship junto a Sexy Star, ao derrotarem as duplas de Drago e Fabi Apache, e Cuervo e Mari Apache numa 3-way match.


                Pentagón Jr (na época em que foi Tag Team Champion com Joe Líder) e Sexy Star como Mixed Tag Team Champions


Em agosto, na Triplemania XXII, ele participou da 10-way Elimination match pelo novo AAA World Cruiserweight Championship, que contou com vários lutadores atualmente na LU, como Drago, Fénix, Daga, Jack Evans e o eventual vencedor Hijo del Fantasma. Em outubro, no Héroes Inmortales VIII, ele participa novamente da Copa Antonio Peña, combatendo numa Royal Rumble match, que foi vencida por Myzteziz (Místico na CMLL, Sin Cara original na WWE).

Em novembro, ele realiza sua estréia na Lucha Underground, perdendo uma Triple Threat match para Fénix, que também contou com Drago. Isso levou os dois irmãos a terem uma pequena feud que se encerrou quando Fénix o venceu em uma 10-way match, em 17 de dezembro. Um pouco antes disso, no dia 7, no Guerra de Títanes da AAA, ele conquista junto a Joe Líder (seu colega e líder dos Perros del Mal, a quem se uniu em novembro) os AAA World Tag Team Championships, ao derrotarem as equipes de Myzteziz e Fénix, e os Güeros del Cielo (Jack Evans e Angélico) em uma 3-way match.




O ano de 2015, entretanto, começou amargo para os novos campeões, já que em 23 de janeiro, eles perdem um combate para Australian Suicide e Bengala no AAA Sín Limite. Voltando à LU, em fevereiro, uma nova storyline surge para Pentagón, quando ele começa a quebrar o braço de seus oponentes dizendo ser um sacrifício para um "mestre". Após várias vítimas serem feitas, em abril ele entra no Trios Tournament fazendo equipe com Sexy Star e Super Fly, mas sendo derrotado pelo time de Big Rick (Ezeckiel Jackson na WWE), Killshot (Shane Strickland nas indys) e The Mack (Willie Mack nas indys).

Essa derrota fez com que Pentagón tentasse quebrar o braço de Fly, mas o mesmo foi impedido por Sexy Star. Uma semana após essa luta, ele ataca Fly e Star e consegue quebrar o braço do luchador, iniciando uma rivalidade com a mascarada, onde o 'Homem sem Medo" foi vencido no primeiro confronto que tiveram no dia 22 do mesmo mês. Em maio, ambos competem em uma 7-way match por uma das medalhas aztecas do Gift of the Gods Championship, mas são derrotados por Fénix.

Em julho, ele e Sexy voltam a se enfrentar, e dessa vez Pentagón a derrota, mas quando estava para oferecer seu novo sacrifício, Vampiro o interrompe, o que gerou ataques do mascarado à lenda da AAA e WCW. Após muita antecipação, Pentagón o desafia para um combate na Última Lucha, e o comentarista aceita, atacando o "Homem sem Medo" em seguida. Em agosto, eles combatem no evento em uma brutal "Cero Miedo" match, que terminou com vitória de Pentagón, que quebrou o braço da lenda após a luta. Em seguida, Vampiro então revela que ele é o "mestre" que o mascarado se referia, e comemora a vitória de seu aluno junto a ele.




No dia 15 do mesmo mês, ele realiza sua estréia pela PWG, competindo na Battle of Los Angeles, vencendo Drago no primeiro round do torneio, mas sendo eliminado no segundo round pelo eventual vencedor desta edição da BOLA, Zack Sabre Jr.

Na AAA, ele passou a maior parte do ano competindo em combates de equipe junto a seus colegas dos Perros del Mal e da Nueva Sociedad, trocando vitórias e derrotas com os principais faces da companhia, como Myzteziz, Rey Mysterio e Alberto El Patrón (Alberto Del Rio na WWE). Em agosto, na Triplemania XXIII, ele compete junto a Hijo del Fantasma e Texano numa 3-way Steel Cage match pelos AAA World Trios Championships dos Hell Brothers (Averno, Chessman e Cibernético), que também contou com a equipe de Angélico, Jack Evans e Fénix. Os campeões retiveram os títulos e Pentagón voltou a rivalizar com os Güeros del Cielo.




Após alguns combates onde as equipes dos Güeros e dos campeões, eles enfim se enfrentam em outubro, no Héroes Inmortales IX em uma title match (a primeira defesa dos Perros), que terminou com a vitória de Evans e Angélico, recuperando o cinturão que perderam no ano anterior. Eles ainda se enfrentariam em uma luta de trios, com Daga e Australian Suicide se juntando a eles, onde os Perros novamente são derrotados.

Em 2016, ele retorna no episódio de estréia da segunda temporada da LU, atacando e quebrando o braço do então LU Champion Mil Muertes, após o mesmo defender seu cinturão contra Ivelisse Velez, fazendo o primeiro face turn de sua carreira. Mesmo em um novo alinhamento, ele entra em um pequena rivalidade com Prince Puma, tendo perdido o primeiro combate que tiveram, em fevereiro, e sendo atacado pelo retornado Mil Muertes no segundo combate, onde Puma também sofreu da ira do campeão. Isso levou os três a competirem em uma 3-way match pelo LU Championship, em março, onde Muertes reteve seu cinturão.

No final do mês, ele tenta mais uma vez se tornar LU Champion ao enfrentar o novo campeão Matanza Cueto, porém ele é derrotado e o "Monster" lhe ataca de forma contundente após a luta, o deixando fora de ação por três meses. Este resultado fez Pentagón entrar em uma storyline de redenção, onde seu mestre Vampiro tentou fazer com que ele voltasse a sua glória anterior. Depois de algum tempo de treino, ele volta ao Templo em junho, e compete em uma 12 Person Tag Team match, formando equipe junto a Fénix, Taya Valkyrie, Ivelisse Velez, Johnny Mundo (John Morrisson na WWE) e King Cuerno, vencendo o combate.




Com essa vitória, os seis se enfrentam na famosa Six-to-Survive match, onde Pentagón alcança a vitória e se torna o number one contender ao LU Title de Matanza, no Última Lucha Dos. Ele então passa por uma nova preparação, onde consegue superar por completo seus medos, e assume uma nova personalidade, se chamando Pentagón Dark. O combate entre eles ocorreu na última quarta feira, e o "Homem sem Medo" perde novamente para o "Monster", mesmo tendo contado com a ajuda de Vampiro. Após o combate, ele nega a ajuda de seu mestre, ao final o evento, ataca ele e Matt Striker, dizendo que seria seu próprio mestre, e que Vampiro não era mais nada para ele.

Seu ano na AAA teve um começo conturbado, pois sua parceira como Mixed Tag Team Champion, Sexy Star, renunciou a seu cinturão em 5 de fevereiro, após dois anos de reinado, onde não realizaram nenhuma defesa de título. Duas semanas depois, Pentagón defendeu sozinho os títulos numa Handicap match contra Daga e Taya Valkyrie, vencendo-os e em seguida renunciando também aos cinturões, que se encontram vagos até a data de hoje.




Em março ele entra no torneio Rey de Reyes, vencendo a 4-way semifinal contra Fénix, Hijo del Fantasma e Octagón Jr (também conhecido como Flamita, e que atuou como Night Claw na LU. Vale lembrar que não se trata do atual Kalisto, primeiro dono da gimmick), e no dia 23 vencendo a 3-way final derrotando La PArka e Villaño IV. Em abril ele participa de um combate de qualificação para a segunda edição da Lucha Libre World Cup, derrotando Daga e Joe Líder numa 3-way match, para garantir uma vaga na equipe da AAA.




Nos meses de abril e maio, ele também realiza uma pequena turnê pelo mundo, combatendo na Ödö, empresa formada pelo ex-lutador da All Japan, Akebono, e na AAW, vencendo Fénix em ambas as participações.




Em junho, ele integra o time Mexico AAA, junto a Texano e Psycho Clown, na Lucha Libre World Cup, chegando até a final do torneio, mas perdendo para o time USA Lucha Underground, de Johnny Mundo, Chavo Guerrero Jr e Brian Cage. Em julho, ele vence Psycho Clown para se tornar AAA Latin American Champion, seu primeiro título de singulares na companhia, sendo este seu último combate televisionado pela empresa até o momento.

                                                   Pentagón com o AAA Latin American Championship


É inegável o talento que Pentagón Jr possui. Dono de um estilo bruto e violento, o luchador conseguiu inúmeros fãs ao longo mundo pela sua participação na LU, onde mesmo agindo como um heel muito pouco ortodoxo, alcançou a admiração dos fãs por suas habilidades no ringue e pelo seu carisma, tornando em um verdadeiro grito de guerra sua catchphrase, "Cero Miedo". Mesmo não sendo fluente em inglês, o mascarado conectou-se profundamente aos espectadores americanos, e de todo o mundo, com sua atitude de nunca desistir, mesmo fazendo uso de táticas heels, o tornando no luchador mais amado da jovem promotora.

Apesar de não possuir a a maior das exposições na AAA, na LU todos estão podendo aproveitar de suas grandes lutas e de seu discurso sombrio e poderoso, e lá com certeza poderemos ver o "Homem sem Medo" recebendo todo o prestígio que merece. Sendo assim, deixo para que os leitores digam do que mais gostam em Pentagón Jr (ou Dark, se preferirem), bem como qual seu combate favorito envolvendo o luchador. Aproveitem o texto, e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.