sábado, 2 de abril de 2016

Overrated ou Underrated? #10 | Shinsuke Nakamura

Gostou deste artigo? Então clique nos botões ao lado para o curtir! Se assim o desejar, deixe-nos um comentário no fim que nós e os visitantes agradecemos!

O Overrated ou Underrated chega, por fim, à sua primeira edição com dois dígitos. Significa que já há dez edições que eu e o André estamos nisto juntos (vamos todos ignorar que eu ainda só fiz nove edições). Na passada edição tivémos um campeão mundial e nesta temos um dos mais influentes wrestlers de fora da WWE nestes últimos anos.

Como já sabem, ambos fazemos parte do Forum de Pro Wrestling, que é um espaço humilde já com sete anos de existência, sendo que actualmente é o melhor ( e único) forum nacional dedicado ao wrestling. Nas próximas linhas podem ver uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado a quem nunca leu um Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo.

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No Ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.



A escolha desta semana recai sobre alguém de destaque na última década no panorama do wrestling como uma das caras daquela que é agora a segunda maior empresa do mundo. Shinsuke Nakamura estrear-se-à no sábado no NXT e marca aqui presença no nosso espaço.

Moore (No ponto) - Devo começar por dizer que me foi difícil decidir entre duas das opções. Isto porque num dia normal sou capaz de vos dizer que Shinsuke Nakamura é... (choquem-se)... Overrated.

E costumo colocar-lhe esse rótulo em conversa porque não costumo ver em Nakamura um performer de topo. Vejo-o sim como um wrestler muito bom que às vezes é perfeito. Mas é isso: “às vezes”. Na maior parte dos seus combates Nakamura repete-se e usa o seu carisma, expressões e gestures como trunfo ao invés de ser “O WRESTLER” que é nos big ones.

E apesar de ter protagonizado alguns dos melhores combates que vi desde que sigo a NJPW (Wrestle Kingdom 8), elevando o título Intercontinental da IWGP ao título nº3 do wrestling em termos de match quality (para mim e para o Meltzer. O 1º posto e o 2º na minha lista vão para o Heavyweight e o Openweight, ambos também da New Japan), a verdade é que alguns dos seus combates eram uma enxurrada de moves retirados dos anteriores.

Contudo, há que ver um wrestler na sua total package e em termos de carisma e maneirismos, entertaining skills no geral, arrisco-me a dizer que nenhum wrestler no mundo chega ao patamar de Nakamura. Há que ver também que, num dia sim, o seu strong style é uma benção e há que ver que Nakamura tinha na NJPW, talvez, o melhor finisher do mundo do wrestling. Há que ver que Nakamura foi um dos responsáveis pela ressurreição da NJPW depois de tempos mais negativos e há que ver que, como já mencionei, a elevação do título Intercontinental foi das mais bem conseguidas que já vi.

E se formos bem a ver isso, se calhar nem se justifica o Okada ter sido o ace do CHAOS, porque o Nakamura existe.

*************************************************************************

André Ribeiro (Underrated) - Comecei a ouvir falar de NJPW quando em 2013, Kazuchika Okada e Tanahashi deram dois clássicos no Invasion Attack e no King of Pro Wrestling. Mas só a partir do WrestleKingdom 8 é que comecei a seguir New Japan Pro Wrestling mais atentamente. E foi aí que fiquei a conhecer Shinsuke Nakamura, num Main Event inesquecível com Hiroshi Tanahashi. E foi difícil ficar indiferente ao King of Strong Style.

E suponho que tal aconteça com muita gente que vê Shinsuke Nakamura pela primeira vez. Isto porque o japonês têm realmente uma personalidade magnética e é dono de um carisma fora do normal. Mesmo não sabendo japonês, Shinsuke foi-me conquistando com esse seu dom, a sua personalidade, os seus maneirismos.

Mas há mais para além disso – no que toca ao ringwork, Shinsuke está realmente noutro nível. É um génio. Não consegue ser tão consistente como Tanahashi, mas é capaz de produzir obras de artes no ringue tal belas como o Ace of the Universe. Expressões faciais, o modo como ele traz a sua persona para os combates e conjuga tudo isso com o seu estilo bem duro fazem dele um dos melhores wrestlers dos últimos anos.

Independentemente de ele ter tido uma run lendária como IWGP Intercontinental Champion, ter sido IWGP Heavyweight Champion, ter sido vencedor e finalista vencido do maior torneio de wrestling – classifico Shinsuke Nakamura como underrated. Percebo que alguns de vós achem isso injusto, mas para mim isso só mudará quando os fãs por todo o mundo (incluindo fãs casuais)e toda a industria reconhecer Nakamura como uma verdadeira lenda do wrestling – porque é isso mesmo que ele é.

*************************************************************************

Assim termina esta 10ª edição do nosso espaço. Voltamos para a semana, mas até lá queremos a vossa opinião - o "King Of Strong Style" e futura estrela do NXT é Overrated ou Underrated?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar um comentário

O blog tem os comentários abertos a todos aqueles que gostem de wrestling e o queiram discutir com responsabilidade e sobretudo de maneira construtiva.

Não são permitidos insultos pessoais entre leitores, bem como a autores do blog. Não é permitido spam. Qualquer comentário fora do contexto, fica a cargo da administração a decisão da sua permanência.

3 comentário(s):

Carla disse...

Muito boa rubrica!
A opinião que tenho do Nakamura assemelha-se muito à do Moore, pois já vi alguns combates em que, para além do seu carisma que é obviamente muito e único, ele não fez muito mais.
Gostei muito de o ver no Takeover e fiquei com a certeza que em combates de topo ele consegue ser um wrestler fora do normal em todos os aspetos.

Yahtzee disse...

Nao saberia bem como classificá-lo, mas se tivesse de escolher alguma coisa talvez arriscasse a dizer que está no ponto. Apesar de concordar com o que foi dito na vossa cronica, Nakamura é um fenómeno à parte de tudo o resto por ser tão único na sua personagem e nos seus maneirismos, é tão "out there" que deixa qualquer um muito curioso. A estreia na NXT foi brutal e ficou o gosto para ver o que mais pode trazer à WWE e espero que o seu talento seja muito bem aproveitado!

Jihmey Greywolf disse...

totally is a bore,watched him in portland..crowd gave him a nice pop but was boring to watch his moves are wack,his entrance music is cool but if omg what a bore and his style sucks,,,not for nothing but if your going to sign a japapanese wrestler bring back tajiri the guy was and is more talented with better charisma,,one side note the drifter elias sampson plays the role of the heel perfectly outshined shitstains in portland.