Ultimas

Toca do Lobo: Lendas do Puroresu - Os Dois Trilhos: O Gigante do Leste


Sejam bem-vindos a Toca do Lobo, o meu humilde espaço didáctico onde irei partilhar convosco um pouco do meu conhecimento e pesquisa sobre esta forma de espectáculo que é o wrestling. E sejam bem-vindos a mais uma edição do Lendas do Puroresu.

Bem, meio ano desde a ultima postagem... yeeeeah, isto não tá famoso! Tenho uma vez mais de pedir as minhas desculpas, mas várias situações, pessoais e profissionais, impediram-me de fazer uma postagem constante como eu desejava. Mas enfim, as coisas agora estão melhores, e estou de volta a escrita.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Agora mudando de assunto para tópicos mais interessantes, na ultima edição falamos daquele que é considerado como o responsável pela criação do estilo de wrestling que actualmente é conhecido por Strong Style, e um dos herdeiros do lendário Rikidozan. Estou a falar como é óbvio de António Inoki.  No entanto, Inoki não seria o único dos alunos de Rikidozan a deixar a sua marca no wrestling mundial. 


Hoje, falemos de Shohei Baba, também conhecido como Giant Baba.


O Gigante do Leste, Giant Baba


Baba é um dos nomes mais famosos e populares do wrestling japonês, sendo que na sua época, ele juntamente com o seu parceiro Inoki tinham uma popularidade muitas vezes comparada a de Hulk Hogan. No entanto, os dois não poderiam ser mais diferentes, seja em personalidade, habilidade de ringue, seja nos seus objectivos de vida!

As suas Origens

Nascido a 23 de Janeiro de 1938 na região de Niigata, Japão, pouco se sabe em relação a juventude de Shohei Baba até a sua adolescência. 

Somente temos alguma informação quando ele aos 17 anos, após abandonar a escola durante o ensino secundário, juntar-se-ia a equipa de basebol Yomiuri Giants como lançador, sendo membro dessa equipa durante pelo menos 5 anos. 

No entanto, apesar da sua altura impressionante (Baba chegou a atingir uns impressionantes 2,09 m de altura), Baba durante a sua carreira no basebol jogou apenas nas pequenas ligas, e acabaria por ser dispensado da equipa, não só devido a uma lesão, mas principalmente devido aos seus resultados medíocres, tendo feito apenas 3 jogos com a equipa principal.

A vida não estava famosa para Baba. No entanto, melhores ventos começaram a soprar no seu destino, pois por esta altura, um certo herói nacional decidira que era a altura perfeita para encontrar um sucessor.

O Gigante Herdeiro

Em Abril de 1960, Shohei Baba juntar-se-ia ao roster da Japan Wrestling Aliance, a companhia de Rikidozan, onde viria a conhecer outro futuro grande nome do wrestling japonês, António Inoki. 

Ambos fariam a sua estreia poucos meses depois a 30 de Setembro, onde Baba derrotaria o seu adversário Yonetaro Tanaka. 

Nesta altura foi possível começar a ver as diferenças entre as duas futuras lendas. Enquanto que Inoki era obviamente mais talentoso no ringue e com mais capacidades técnicas, Baba para além da sua impressionante altura, tinha uma aura, carisma e presença de ringue que superava a de Inoki, e foi decidido que Baba seria o escolhido para substituir Rikidozan quando este se retirasse dos ringues. 

Mas infelizmente, o assassinato do mesmo apenas 3 anos após as suas estreias, obrigaram tanto Inoki como Baba a colocarem-se numa posição de destaque para a qual ainda não estavam preparados.  No entanto, ambos seriam perseverantes e em poucos anos ambos seriam um sucesso tanto no Japão como nos Estados Unidos.

Baba a 1 de Julho de 1961 partiria para os Estados Unidos em tour, onde teria grandes confrontos contra nomes como Freddie Bassie, Lou Albano, Killer Kowalski, Bruno Sammartino, Antonino Rocca, The Destroyer e Buddy Rogers. 

A sua popularidade crescia de dia para dia, e em 24 de Novembro de 1965, ele venceria pela primeira vez o NWA International Heavyweight Title, titulo esse que manteria durante 1189 dias e que conquistaria mais duas vezes posteriormente.

Durante a época de 1967 e 1971, ao juntar-se a António Inoki ele também teria imenso sucesso ao dominar a divisão de tag team, conquistando os NWA International Tag Team Titles 4 vezes.

Baba durante a sua carreira na JWA venceria também o World Big League (famoso torneio organizado pela JWA, considerado o antecessor G1 Climax e do Champion Carnival)  por 6 vezes, batendo o recorde do seu mestre Rikidozan(5).

Nos finais de 1971, António Inoki seria expulso da companhia, evento esse que seria o catalisador para o futuro próximo de Baba.


Duas Companhias, Duas Ideologias

A Janeiro de 1972, António Inoki fundaria a NJPW, uma nova companhia de wrestling que prometia deixar a sua marca. Devido a isto e ao facto da JWA estar a entrar em óbvio declínio, Baba decide também abandonar a companhia e começar a sua. É então a Outubro de 1972, que  Shohei Baba e os irmãos Momota (filhos de Rikidozan) fundariam a All Japan Pro Wrestling. 

É por volta desta altura é que podemos ver a grande diferença entre os dois homens, pois apesar de terem tido as mesmas origens em termos de wrestling, ambos partilhavam ideias diferentes em relação a forma de como fazer crescer o wrestling no Japão. 

Inoki acreditava em criar um estilo mais real, inspirado no estilo clássico europeu, combinado com o realismo das artes marciais. 
Baba no entanto acreditava que o estilo dramático de Rikidozan e do wrestling americano era o caminho mais correcto a seguir, usando variações disso para criar varias estrelas. 

Este estilo de pensamento aliado a sua amizade com vários promotores americanos, permitiu a Baba trazer para o Japão aquilo de melhor que a América tinha para oferecer, incluindo nomes como os Irmãos Funk, Stan Hansen, Bruiser Brody, Harley Race, Bruno Sammartino, entre outros. 

Durante a década de 70, a sua popularidade aumentaria ainda mais, muito pelo facto de ele trazer tantos nomes para o seu país, recebendo a alcunha de "O Gigante do Leste". 

A 2 de Dezembro de 1974, Giant Baba derrotaria Jack Briscoe pelo NWA World Heavyweight Title. Apesar de ter tido um reinado de curta duração, Baba seria não só o primeiro campeão asiático, como também o primeiro a conquistar o titulo fora da América do Norte. 


A Estrada dos Reis

Como podem imaginar, a idade apanha-nos a todos, e nos inícios da década de 80, Giant Baba começou a sentir esse efeitos. Devido a isso, ele tomou a decisão de afastar-se do main-event, tendo apenas 6-man tag matches no midcard, começando assim a dar ênfase a uma nova geração de lutadores que era liderada por Jumbo Tsuruta e Genichiro Tenryu. 

No entanto Baba deparava-se com dois problemas. Primeiro, Tenryu não era de confiança, pois era propenso a abandonar a companhia em troca de pagamentos rápidos (situação essa que ocorreu quando o mesmo abandonou a companhia em 1990 para criar a Super World of Sports, que teve a duração de cerca de dois anos). 

O outro problema debatia-se no facto que ambos estarem no fim do seu auge no entrar dos anos 90.

A 11 de Outubro de 1989, após Jumbo derrotar Tenryu pelo Triple Crown Title, Baba apresentou-lhe o conceito da "Estrada dos Reis do Céu".

Segundo o arbitro Kyohei Wada, este encontro foi bastante tenso, pois devido a partida de Tenryu da companhia, e ao facto dele levar consigo nomes como The Great Kabuki, Masao Orihara, Samson Fuyuki, entre outros, Baba seria obrigado a gradualmente rebaixar a posição de Jumbo de forma a elevar novos nomes.

Jumbo eventualmente revelaria que Baba convenceu-o quando lhe disse que "queria criar uma historia que nos levasse até aos réis do céu". Baba estava convencido de que este projecto não só permitiria substituir o talento perdido, como permitiria criar uma era de wrestling digna dos "réis do céu".

Para atingir este objectivo, Jumbo seleccionou quatro wrestlers jovens e leais que pudessem erguer-se e tomar os seus assentos nos "quatro cantos do céu": Akira Taue, Kenta Kobashi, Toshiaki Kawada e Mitsuharu Misawa.




Legado e Morte

Como podem imaginar, o projecto de Baba foi um enorme sucesso, e permitiu a AJPW tornar-se talvez na melhor companhia de wrestling da década de 90. O retirar da mascara a Misawa (Tiger Mask II) é ainda hoje considerado como um dos momentos mais importantes da historia do puroresu. 

Baba também começou a introduzir varias mudanças que viriam a alterar o panorama do wrestling em geral. Estrangeiros traiçoeiros e batoteiros (Tiger Jett Singh, Abdullah the Butcher) deixaram de ser usados, dando preferência a wrestlers duros, simples, mas tecnicamente superiores (Steve Williams, Terry Gordy, Ted Dibiase, Stan Hansen).  

Também começou-se a dar preferência a finais limpos aos combates, algo que até a época não era costume fazer-se(combates importantes regra geral acabavam em empate ou double count-out).

Baba aos poucos ganhava uma grande reputação. Ele era bastante conhecido por nunca fazer contratos escritos, limitando-se a um acordo verbal e um aperto de mão, pois tinha reputação de sempre manter a sua palavra em relação a pagamentos e finais de combates. 

Para muitos até hoje, ele é considerado como o promotor mais honesto de sempre no wrestling. 

Nos finais dos anos 90, Giant Baba trabalhava muito pouco no ringue devido aos danos no seu corpo. Mas apesar disso, ele conseguia sempre uma grande reacção do publico devido ao amor e dedicação dos seus fãs por ele.

O seu ultimo combate ocorreria a 5 de Dezembro de 1998, quando se aliou a Rusher Kimura e Mitsuo Momota contra a equipa de Masanobu Fuchi, Haruka Eigen, e Tsuyoshi Kikuchi.


A 31 de Janeiro de 1999, poucos dias após celebrar o seu 61.º aniversario, Shohei "Giant" Baba morreria devido a complicações causadas por cancro.



Últimos Pensamentos

Giant Baba foi alguém que deixou uma marca nos corações de todos que o conheceram. 

Enquanto que Inoki era uma força da natureza, que tentava chegar ao topo mostrando a sua força, técnica e espírito, Baba construiu uma reputação na base da honestidade e amor pelo wrestling, preocupando-se mais em elevar outros e criar algo grandioso do que ser ele aquele que está no topo da montanha. 

A "King's Road" que Baba projectou criou aquela que é para muitos a melhor decada de wrestling no Japão, permitindo que nomes como Misawa e Kobashi se tornassem nas lendas que são hoje, para além de ter aberto as portas de entrada no Japão a toda uma cultura de wrestling que existia apenas nos Estados Unidos.   

Shohei Baba certamente não era apenas um gigante no seu tamanho, mas também no seu coração!

...............................................................................................................................................................

E por aqui termino, espero que tenham gostado. Uma vez mais peço desculpas pelo "folga" que tive, mas agora por uns tempos estou de volta a carga. E para me despedir, deixo aqui convosco um dos melhores combates de Giant Baba, o seu confronto com Bruno Sammartino. 
Até a próxima pessoal ;)


Com tecnologia do Blogger.