Ultimas

ROH PPV 14th Anniversary - Analise


Muitos bons dias amigos e amigas! O meu nome é Marco Paz e hoje vou trazer-vos a analise do ultimo PPV da Ring Of Honor, o 14th Anniversary! É verdade, catorze anos desde que esta companhia que, hoje em dia é apelidada de "Rainha das Indys", abriu portas num show em que incluiu pessoas como Eddie Guerrero, Christopher Daniels, Amazing Red, Daniel Bryan, Super Crazy e Brian Kendrick! Por isso, sem mais demoras, pois isto já vem com um pequeno atraso mas, devido à minha vida pessoal, não me foi possivel postar isto antes, aqui vai a analise deste PPV!



Triple Threat ROH World TV Title
Tomohiro Ishii © vs Roderick Strong vs Bobby Fish

Vai ser interessante ver como é que o Ishii trabalha este combate, visto que no Japão os Triple Threats são raríssimos e ele não está em nada habituado a isso. Acho que isso acabou por notar-se no combate, visto que quase nunca tivemos sequencias em que os três homens estivessem envolvidos, mas sim sempre um de cada vez contra o campeão. Tambem foi boa ideia este ser o primeiro combate da noite, visto que o Main Event também vai ser um 3-Way. Uma má coisa deste combate é que foi o mais curto de todo o evento, com apenas pouco mais de oito minutos. Sendo os três lutadores que são e Roddy e Fish tendo a história que têm, estava a espera de ver mais tempo dado a estes.

O combate acabou por não ser nada de mais, existiram boas trocas, o Ishii a ser o bad ass de sempre, até mesmo a certa altura ele a fazer no-sell às chops do Strong foi qualquer coisa. Foi o Roddy que acabou por sofrer o pin, mas acho que isso não o vá afetar em grande coisa. O Fish ainda desafiou o Ishii para outro combate, vamos ver como isto resolve-se. Eu estava a gostar bastante da storyline Fish vs Strong e ainda acho que ter dado o titulo ao Ishii no Honor Rising tenha sido um erro, mas ok.

Btw, aquele botch do pin em que o Fish não dá o Kickout a tempo foi assim algo constrangedor. Não sei se ele esqueceu-se de dar kickout ou se o Roddy esqueceu-se de fazer o save, a verdade é que ficou muita mal o arbitro ter que parar a meio da contagem e o publico percebeu logo tudo.

Rating: ** ¾



Grudge Match
BJ Whitmer vs Adam Page

Primeiro de tudo, gostei bastante da nova entrada do Page. Mas este Face turn do Adam pareceu-me tão ao "desenrasca". É que não deram explicação nenhum para o porque do Page virar as costas ao seu mentor, e o unico segmento que tivemos a buildar isto foi a Brawl entre os dois e, de repente, isto é chamado de Grudge Match. Isto nunca teve a sensação de ser um Grudge Match. O que eu vi no ringue entre estes dois foi razoável, nada de mais, mas simplesmente não tinha a sensação de ser um big match que deveria ser. O publico também estava morto para isto, o que não ajudou nada.

As coisas até que aqueceram um pouco na parte final com aquele tease do Piledriver no Apron e depois o Shooting Star Press lá para fora, mas a sequencia final deste combate foi apenas má. Quebrou o momento todo que isto estava a começar a ganhar assim do nada.

Rating: **



ROH vs NJPW
Dalton Castle vs Hiroki Goto

Depois de ter perdido o seu combate contra Okada pelo IWGP Heavyweight Title, Goto tem estado numa espiral negativa e a sua frustração tem levado o melhor de si. Ele é uma especie de guerreiro com o orgulho ferido que tem de voltar ao topo para redimir-se. Acredito que daqui a algum tempo possamos vir a ver Goto como o campeão da NJPW, mas por agora, gosto da história que lhe estão a construir. Já Castle é o homem indicado para este lugar, ele é uma das chars mais overs da ROH e de toda a cena independente, ele é muito bom no ringue, tem um grande carisma e já não deve faltar muito até vermos o "Peacock" com ouro à sua cintura.

Dalton conseguiu despertar o publico que estava mais que adormecido do combate anterior. A sua entrada é sempre fantástica e aqui até teve mais "Boys" do que é costume. O combate mostrou a qualidade de ambos os lutadores. Ambos são bons lutadores mais técnicos, mas também conseguem ter um combate mais físico com manobras agressivos e momentos de alto impacto. Isto não teve grande história, foi mais um showdown entre os dois lutadores e os comentadores focaram-se mais na recente derrota de Goto do que outra coisa. Foi bom, teve um bom tempo, sem grandes spots mas cumpriu. No final é que aquilo pareceu-me meio atrapalhado com o finisher de Goto a não conectar como deve de ser.

Rating: ***



Singles Match
Christopher Daniels vs Alex Shelley

Isto tinha potencial para ser um bom combate, mas infelizmente, devido a todas as interrupções que tivemos do Kazarian, isto simplesmente não conseguiu ser fluido. Assim que estes dois conseguiam começar a dar algo bom, lá vinha o Frankie distrair o arbitro e mais um golpe sujo. Aconteceu cinco ou seis vezes e eu não fui nada fã disso. Alem disso, mais uma vez, os fãs parece que vieram a baixo e não estavam com grande entusiasmo para isto, não sei porque, visto os nomes envolvidos e o build up para isto até foi bom.

O post match foi a melhor parte disto, com a reunião dos Motor City Machine Guns. Eles serão uma excelente adição à divisão de Tag, mas acredito que esta feud ainda não tenha acabado e ainda vão existir mais combate entre estes quatro.

Rating: ** ½



Tag Team Match
The Briscoe Brothers vs Michael Elgin & Hiroshi Tanahashi

Elgin e Tanahashi, uma das equipas sensações da ultima World Tag Team Cup da NJPW, contra os veteranos da Ring Of Honor, os Briscoes. Eu estava bastante curioso para ver as interações que existiriam neste combate, mais concretamente entre o Tana e o Jay e o Tana e o Mark. Todos os quatro homens acabaram por ter o seu tempo em ringue, igualmente distribuído. Não curti que o Hiroshi não tivesse cumprido o Code of Honor. Ele é o maior babyface no japão, o Hulk Hogan ou o John Cena da NJPW, não faz sentido estar a pinta-lo como esta tentativa de Badass.

O publico acabou por reagir a praticamente tudo o que estes 4 faziam, mas tambem, era muito mau que com o talento aqui envolvido eles continuassem mudos como estiveram até aqui. Elgin acaba por ser a estrela do combate, é bonito ver o quão "renascido" o Big Mike está desde que foi ao Japão para o G1 Climax, até na ROH ele parece outro. Os Briscoes, sendo a tag team mais experientes, eles obviamente conseguiram trabalhar melhor em conjunto, tendo isolado o Tanahashi no seu lado do ringue numa manobra que pode trazer o seu heat, mas até compreendeu-se.

Os minutos finais disto foram giros, com as coisas a aquecer e a termos a habitual ação mais rápida. Todos os lutadores mostraram ter boa química, sabendo aquilo que tinham para fazer e o combate acabou por corresponder aquilo que era pedido. Foi um combate giro de se ver, sem grande coisa a destacar mas que acabou por não falhar em nada. Foi o melhor combate do PPV até agora, o que acho que quer dizer muito sobre como as coisas estão a correr.

Rating: ***



Singles Match
Kazuchika Okada vs Moose

Este é mais um daqueles combates que podia-se completamente descartar do card, sem nenhuma história, não vem adicionar nada às histórias que se pretendem contar e dava mais tempo para distribuir-se pelos combates que realmente importavam. Acabou por ser um bom combate, sim, mas mesmo assim, acho que era escusado ter-se isto aqui.

Isto começou com um pouco de jogos psicológicos, com ambos a ameaçarem com os Dropkicks e com Moose a acabar por conectar com um impressionante dropkick. O homem, apesar de não ser, de longe, dos meus favoritos, é bem atlético e isso eu tenho que dar o braço a torcer. Ele também, tem vindo a melhorar, sim, mas mesmo assim ainda tem espaço para mais. Durante o resto do combate vimos um desenvolvimento normal, com ambos os lutadores a terem mais ou menos o mesmo tempo de dominância. O publico lá ia reagindo a algumas coisas, apesar de eles reagirem mais aos chants do MOOSE!

No final do combate vimos cada um dos lutadores a ameaçar o seu finisher e ainda vimos Moose a ameaçar atingir com o RainMaker. Este tipo de Psicologia cai bem nos combates mais longos onde pode-se contar uma história, não em combates curtos em que se devia ser mais rápido e assim, mas surpreendentemente, caiu bem aqui e até gostei. Existiram momentos do combate em que parecia estar muito lento e demorava algum tempo a fazer as coisas, mas não afetou muito a pontuação disto. Bom combate entre estes dois.

Rating: *** ¼



6-Man Tag NEVER Openweight Title Match
The Bullet Club (Kenny Omega & Young Bucks) © vs Kushida, ACH & Matt Sydal

SUPAKICK PARTYYYYYY! E que festa! Para ser sincero, eu já sabia que este iria ser um dos melhores combates da noite, mas não sabia que ia roubar completamente isto. O Omega volta aqui à ROH depois de uns quantos anos sem aparecer na companhia. Incrivelmente, estão todos extremamente overs com o publico este parece completamente diferente de tudo o que temos visto durante a noite inteira. Isto foi um Spotfest tremendo, sem grandes histórias e sem grandes rivalidades, tirando o Omega e o Kushida mas nem sequer trabalharam muito isso.

Este acabou por ser o combate mais longo de todo o evento, com uns bons 17 minutos. A Ação foi sempre rápida e aconteciam sempre bastantes coisas, umas atras das outras, foram poucos os momentos em que o combate teve parado. O Sydal foi um rei neste combate, ele foi o que apanhou com mais moves dos Elite e vendeu-os que nem um mestre. O Omega e os Bucks têm bastantes manobras em conjunto, o que torna a ação ainda melhor pois vemos uma fluides incrível com todos os membros envolvidos.

O ACH teve o seu destaque quando pos-se a imitar o SCSA e mais lá no meio do combate ainda acertou com um Stunner. O KUSHIDA teve o seu momento tambem a meio do combate e ainda chegou a prender o seu Hoverboard Lock, mas não deu em nada. As estrelas foram mas mesmo os Elite, cheios de atleticismo e com o carisma explendido da equipa.

Em resumo, grande combate, foi o que foi necessário para levantar o publico para o que ainda ai vinha do show e até agora foi o momento algo da noite. Duvido que os ANX e os War Machine consigam superar isto.

Rating: ****



ROH World Tag Team Titles Match
War Machines © vs All Night Express

Isto até que foi giro. Estava à espera de ver mais um mau combate aqui, mas até nem foi o caso. Com o pouco tempo que lhes deram, as duas equipas conseguiram dar um bom combate, usar as armas que tinham à sua disposição e contar uma história. Não foi o melhor combate, obviamente, mas mesmo assim, conseguiu cumprir o objetivo: não desiludiram, conseguiram não baixar o nível de qualidade entre o excelente combate que vimos antes e o Main Event e encerraram a rivalidade das duas equipas.

O reinado dos War Machines tem sido algo desapontante. Depois de um mau combate com os Kingdom por causa da lesão do Taven e esta rivalidade com os ANX não tem sido nada de mais, eles precisavam aqui de dar um bom combate para justificar a aposta neles. Não foi um combate memorável, mas certamente o reinado deles ficou mais forte depois disto. O que não ajudou, mais uma vez, foi o publico estar completamente a marimbar-se para isto, a meio do combate até estavam a cantar pelo AJ Styles. Enorme falta de respeito do publico de Las Vegas que tem sido horrivel esta noite.

Os spots foram bons. O spot final com o escadote foi brutal e foi uma boa maneira de por o Kenny King fora do combate para poderem finalizar o Titus, o spot da mesa em que o Hanson ameaça o Fallout mas apenas para ir voando e atravessar esta. Tivemos boa ação, os quatro lutadores mostraram boa química mas mesmo assim acho que se tivessem mais tempo (um dos grandes problemas deste show) teriam conseguido fazer mais.

Rating: *** ¼



3-Way ROH World Heavyweight Title Match
Jay Lethal © vs Adam Cole vs Kyle O'Reilly

O combate tão esperado da noite teve que ser comprimido a apenas 14 minutos... isto é o que dá tentarem encaixar nove combates aqui. O combate começou com Adam Cole e Kyle a quererem lutar entre si e a deixarem o campeão meio que de fora e esse foi o caminho pelo qual foram no combate. Os grandes momentos deram-se com interações entre os dois rivais, sendo um deles quando Adam Cole impediu Kyle de ganhar o titulo quando agarrou o braço de Lethal de forma a este não desistir.

O publico estava melhorzinho, mas mesmo assim, não o senti completamente dentro disto. O combate desenvolveu-se muito rapidamente, com alguns bons spots. Vimos os três homens sempre envolvidos na ação em vez de vermos o tradicional "dois homens a lutar enquanto outro está no chão". Algumas submissões, como seria de esperar de um combate envolvendo o Kyle, que deram alguns dos grandes momentos disto. O Lethal a certa altura acerta com três Suicide Dives para levar o publico à loucura, uma das poucas vezes neste show.

O final foi muito bem pensado. O Double Lethal Injection permitia que o Lethal fizesse o pin em qualquer um dos adversários, mas Kyle rolou para fora do ringue e Jay vira-se para Adam Cole e é este que sofre o cover. Isto deve ser, de certeza, utilizado nas próximas semanas para Kyle pedir uma shot ao titulo a dizer que não sofreu o pin. Em conclusão, foi um bom combate que sofreu pela falta de tempo e tiveram que compactar tudo. Eles conseguiram aproveitar o tempo que tinham e foram uns 14 minutos cheios de ação que conseguiram contar muito bem a história que era necessária.

Rating: *** ¾

__________________________________________________________________

Preto No Branco

Classificações:

3-Way TV Title Match - Roderick Strong © vs Bobby Fish vs Tomohiro Ishii - ** ¾
Grudge Match - BJ Whitmer vs Adam Page - **
Singles Match - Dalton Castle vs Hiroki Goto - ***
Singles Match - Christopher Daniels vs Alex Shelley - ** ½
Tag Team Match - The Briscoe Brothers vs Michael Elgin & Hiroshi Tanahashi - ***
Singles Match - Kazuchika Okada vs Moose - *** ¼
6-Man Tag NEVER Openweight Title Match - The Bullet Club (Kenny Omega & Young Bucks) © vs Kushida, ACH & Matt Sydal - ****
ROH World Tag Team Titles Match - War Machines © vs All Night Express - *** ¼
3-Way ROH World Heavyweight Title Match - Jay Lethal © vs Adam Cole vs Kyle O'Reilly - *** ¾

Termômetro:

No meio de tantos combates que aconteceram aqui, tudo assim meio rápido e ao despachar, acho que ainda conseguimos encontrar algumas coisas boas:


- A parceria com a NJPW está a começar a dar os seus frutos, mas mesmo assim, tem que ser melhor trabalhada. Tivemos bons combates com o pessoal da NJPW envolvido. O 3-Way pelo TV title poderia ter sido melhor, mas o Goto vs Castle, Tanahashi & Elgin vs Briscoes e Okada vs Moose foi o que se pediu, alem de termos os BC vs ACH, Sydal e KUSHIDA que foi o combate da noite. Mas como disse, poderia ser melhor utilizada. Não acho grande piada os lutadores da ROH terem que perder sempre para o pessoal da NJPW assim nestes shows. Gostava que, por exemplo, o Goto tivesse perdido para o Castle. Mas são opiniões.

- A Divisão de Tag Team da ROH tem vindo a consolidar-se, ao longo dos últimos tempos, como uma das, senão mesmo a melhor do mundo. Ao todo, 7 equipas oficiais com mais duas que poderão ser equipas caso necessário. Young Bucks, reDRagon, Motor City Machine Guns, os campeões War Machines, All Nigth Express, The Addiction, RPG Vice e as equipas de Sydal & ACH e de Caprice Coleman & Will Ferrara constituem assim uma das mais refinadas e mais cheia de talento, divisão de equipas do mundo. As combinações são imensas, e os combates espetaculares que poderemos ter entre elas são também eles muitos. Gosto que exista pelo menos uma empresa que se preocupe a apostar forte numa divisão tão esquecida mas importante como a de Tag Team.

- Kenny F'N Omega! Eu admito, eu adoro o homem. Só de saber que ele volta assim à Ring Of Honor como um membro oficial do roster, ocupando o lugar do AJ Styles, deixa-me imensamente contente. Desde Dezembro, Omega tem dado, constantemente, os melhores combates da noite em qualquer show que participe, seja na PWG, NJPW ou ROH. Será uma excelente adição ao plantel, a quimica dele com os Young Bucks é simplesmente brutal e veremos coisas muito giras a vir dai, certamente.

Mas, apesar de ter tido alguns pontos bons, acho que foram os pontos maus que saltaram mais à vista e fizeram deste show aquilo que ele foi:

- O excesso tremendo de combates. Para um show que durou, que, duas horas e meia? Nove combates foi simplesmente demasiado. Combates como Dalton vs Goto e Okada vs Moose eram completamente dispensáveis, podendo dar assim mais tempo a combates que realmente necessitavam de tempo como o combate pelo TV Title ou até mesmo o Main Event que poderia ter desfrutado de mais uns minutos. Combates como Whitmer vs Page e Daniels vs Shelley sofreram imenso também pela falta de tempo e por estarem ali perdidos no meio do card. Mas isto leva-nos ao próximo ponto negativo...

- O publico. Ok, talvez a culpa não seja inteiramente do publico, admito que o show em si não era dos mais excitantes do ano, mas o trabalho dele seria reagir às coisas, nem que fosse negativamente, mas pedia-se uma reação. Em combates como o Whitmer vs Page, aquilo foi muito mau por causa dos fãs que simplesmente não estavam ali. Sim, o combate em si tambem não ajudou, mas os fãs só acordaram em 3 combates: o do Dalton, o dos Young Bucks e no Main Event. Até com o Okada eles pareciam estar meio a lixar-se para aquilo. É difícil dar um bom show com fãs como estes.

- Mudar um combate como o do TV Title a uma semana do evento, sem qualquer tipo de anuncio durante o show semanal ou assim, foi muito mau. Eu sinceramente estava entusiasmado para o Roddy vs Fish, mas não gostei do Ishii ali no meio só porque sim. Pareceu que a rivalidade que andaram a construir para aqueles dois lutadores foi simplesmente jogada pelo cano a baixo apenas porque o Roddy tinha que perder para o Ishii no Honor Rising (porque, ao que parecer, o Delirius não consegue dizer que não ao Gedo e às suas decisões).



Figura da Noite:
Jay Lethal - The Best In The World?

Depois de derrotar Jay Briscoe, Roderick Strong, AJ Styles, Michael Elgin, Honma, Kyle O'Reilly e Adam Cole, a pergunta que se coloca é, quem se segue para Lethal? Com um reinado indo em direção aos 300 dias, quem será que poderá entrar na corrida para tentar tirar o titulo ao "Greatest First Generation Wrestler"? No 14th Anniversary, derrotou duas das pessoas que mais se vinha a falar que fossem os possiveis proximos campeões, Adam Cole e Kyle O'Reilly. Visto que Kyle não sofreu o pin, quando acabasse esta rivalidade com Cole, não admirava-me que voltasse à rota do titulo mundial e que até ganha-se-o. Lethal caminha a passos largos para cimentar-se como um dos grandes campeões da Ring Of Honor e um dos melhores campeões mundiais destes últimos anos. Muitos podem não concordar comigo e achar até que Jay não merece o lugar onde está, mas a verdade é que o reinado dele tem falado por si mesmo.

Causa e Efeito:

O que nos espera depois deste evento? Bem, para já, temos uma certeza: MOTOR MACHINE GUNS ESTÃO DE VOLTA! Com uma das melhores tag teams da década passada de volta a ação, depois de quatro anos separados, estes prometem não fazer a vida fácil aos Addicition. Para os grandes fãs da TNA, aconselho a acompanharem esta feud pois quatro dos grandes nomes da empresa estarão aqui envolvidos e prometem trazer combates alucinantes.

Por falar em equipas, fica a questão: Quem serão os próximos adversários dos War Machines? Bem, depois deste evento, eu vejo duas potenciais equipas: Young Bucks ou Elgin & Tanahashi. Os Bucks dão sempre bons combates contra qualquer equipa e seria interessante ver como os dois estilos completamente diferentes destas duas equipas se misturariam. Depois, Elgin e Tanahashi venceram à "gatekeeper" da divisão de tag, os Briscoe Brothers. Não me importava nada de ter uma equipa diferente na rota dos títulos e, para dar credibilidade aos campeões, era o melhor que poderiam fazer.

A feud entre Adam Page, BJ Whitmer e Steve Corino é bom que acabe aqui e que ponham todos os participantes disto em outras paragens. O combate original era para ter sido Corino e Whitmer, que faria enorme sentido, mas este turn inesperado de Page matou completamente o pouco hype que ainda havia à volta disto. O Whitmer poderia reformar-se, o Corino pode ficar pela mesa de comentadores e o Page pode ficar pelo midcard da empresa, até gosto dele mas não é material para mais.

O TV Title é capaz de ser a situação mais confusa daqui. Tinhamos uma feud interessante pelo titulo, com dois ótimos lutadores, mas de repente temos um novo campeão saido do nada em que não se insere em história nenhuma. A minha pergunta é, como vão desembrulhar isto? Podem fazer de Ishii o gajo super badass que desafia qualquer um do roster ou diz que não tem medo de ninguém e depois aparece um gajo qualquer, mas porque? Sinceramente preferia imenso que tivessem continuado com a feud do Strong e do Fish em vez disto.

Já o World Title, as coisas parecem estar bem definidas depois das ultimas tapings. (SPOILER ALERT) Donovan Dijak deverá ser o novo contender ao titulo, e eu não poderia estar mais feliz. Ok, para quem vê Dijak na ROH é normal que não conheça o que este é capaz de fazer, mas para quem acompanha companhias como a Beyond Wrestling, sabe muito bem que este menino é capaz de ser dos melhores lutadores da cena independente hoje em dia. Com a história que Lethal e Dijak têm, decerteza que será uma grande rivalidade e que irá meter Dijak como uma figura a ter em conta na companhia, mas não tenho a certeza se será ele a tirar o titulo ao Lethal. Ainda vejo o Kyle O'Reilly como o mais provavel contender a isso. Depois de acabar a sua feud com Adam Cole, gostava que voltasse à rota pelo titulo e lá, que terminasse o reinado de Jay.

Classificação geral: ** ½

__________________________________________________________________

Classificações Eventos:

(1) NJPW Wrestle Kingdom 10 – **** ½
(2) PROGRESS Wrestling Chapter 25 – ****
(3) WWE Royal Rumble – *** ½
(4) ROH 14th Anniversary – ** ½
(5) WWE Fastlane – ** ½

Classificações Combates:

(1) NJPW Wrestle Kingdom – IWGP Heavyweight Title – Kazuchika Okada © vs. Hiroshi Tanahashi - *****
(2) NJPW Wrestle Kingdom – IWGP Intercontinental Title – Shinsuke Nakamura © vs. AJ Styles - **** ¾

(3) PROGRESS Wrestling Chapter 25 - PROGRESS Wrestling Title NO DQ Match - Will Ospreay © vs Marty Scurll - **** ¾
(4) WWE Royal Rumble – WHC Nº1 Contender 3-Way Match – Brock Lesnar vs Roman Reigns vs Dean Ambrose - **** ¼
(5) WWE Royal Rumble – WWE Intercontinental Title Last Man Stadnding Match – Dean Ambrose © vs. Kevin Owens - **** ½

(6) NJPW Wrestle Kingdom – NEVER Openweight Title – Tomohiro Ishii © vs. Katsuyouri Shibata - **** ½
(7) NJPW Wrestle Kingdom – IWGP Jr. Heavyweight Title – Kenny Omega © vs. KUSHIDA - ****

(8) PROGRESS Wrestling Chapter 25 – Nº1 Contender Match – Mark Haskins vs Zack Gibson - ****
(9) PROGRESS Wrestling Chapter 25 – 4-Way Women Match – Pollyana vs Jinny vs Daliah Black vs Toni Strom - ****

(10) 6-Man Tag NEVER Openweight Title Match – The Bulet Club (Kenny Omega & Young Bucks) © vs Kushida, ACH & Matt Sydal - ****


Bem, e esta foi a minha analise ao 14th Anniversary da Ring of Honor. Espero que tenham gostado, digam nos comentários o que acharam do evento, se concordam ou discordam de mim, o que acharam a analise e isso tudo. Estou no ir, por isso, fiquem bem e não percam a próxima Análise, porque eu… TAMBÉM NÃO!
Com tecnologia do Blogger.