Ultimas

Queen Of The Ring #7 - Será Melhor Que a Encomenda?

A Wrestlemania é conhecida globalmente como sendo o evento de wrestling mais espectacular, mais emocionante, mais completo e mais grandioso que existe no mundo do wrestling entertainment. Mas será mesmo? Será que a WWE continuará a conseguir fazer justiça a essa breve descrição? Esta será a minha última crónica antes do evento que terá lugar no próximo dia 3 de Abril portanto o tema abordado não poderia ser outro.


Apesar de poder sofrer algumas alterações de última hora acredito que a maior parte do card da Wrestlemania 32 já se encontra definido e é sobre isso que vou debater. Talvez neste ponto fosse importante dividir a Wrestlemania em 3 pontos fulcrais e básicos, o pré, o durante e o pós. Já cheguei a mencionar em textos anteriores que a fase pré-Wrestlemania, o construir do card, o desenvolvimento emotivo que deve anteceder o show é extremamente importante. Eu certamente iria ver a Wrestlemania quer o card fosse muito bom ou ate extremamente mau, mas se a antecipação for boa é meio caminho andado para apreciar o que nos vai ser "oferecido".


No entanto confesso que nesse aspecto ainda não "senti a Wrestlemania", de alguma maneira a forma como a WWE a construiu e como fez o build-up da maioria dos combates não me suscita grande interesse. A primeira falha está aqui. Há, para mim, uma falha de construção de interesse, que é importante. Se a Wrestlemania é o evento mais importante do ano, se é o evento onde todos querem participar mas claro não podem, a Wrestlemania devia ser uma espécie de palco de todas as decisões, o último exame entre os melhores para decidir o melhor. O culminar de alguns meses de feud, o inicio de novas feuds. Não penso que, na sua maioria será isso que estará em jogo.

Em seguida o mais importante, o durante e o pós que na minha opinião se misturam. Ao já sabermos que combates vão ter lugar, podemos imaginar quais serão melhores quais serão piores, quais terão mais interesse e quais parecem combates tirados do WWE Superstars. E ao mesmo tempo, quais poderão ser salvos por um resultado e quais estarão tão dependentes desse mesmo resultado. A verdade é uma, olhando para este card não o acho extraordinário, não acho que será uma Wrestlemania de relembrar por anos e anos mas acho que poderemos ter direito a bons combates e bons momentos.


O caso mais berrante desta Wrestlemania será esse fantástico combate pelo título dos Estados Unidos que juntará one on one Kalisto, o actual campeão, contra... Ryback. A ideia desde combate é toda ela errada. Forçadamente durante estas últimas semanas a WWE tentou arranjar uma "desavença" entre o big guy e o atual campeão claramente para, uma vez mais, forçar um combate na Mania. E se tenho de usar o termo "forçar" isso já explica por si o quanto este combate não faz parte de um card da Wrestlemania. Ou não deveria fazer. Eu gosto de acreditar que haverá parâmetros mínimos para um combate na Mania mas, no entanto, este combate dá a entender que não. Porque será só isso. Mais um combate para encher tempo, para nada de nada, para ter o título dos Estados Unidos a ser defendido só por ter. Desinteressante, sem história, aborrecido e... parvo! Algo que pode acontecer num Fastlane, eu consigo aceitar isso, mas não numa Wrestlemania.


Do outro lado eu tinha uma enorme expectativa para um Kevin Owens vs Sami Zayn, todos querem ver isso, ou quase todos vá. Quem conhece estes dois de outras andanças sabe bem o quanto seriam capazes de "roubar o show" e ainda para mais com o IC Title em jogo. Não me interpretem mal, um ladder match por um título é sempre interessante, e regra geral motivo para momentos especiais, especialmente, na Wrestlemania, a experiência diz-nos que sim. E este ladder match será sem dúvida um momento alto do show mas ainda assim eu preferia  ter este 7-man ladder match pelo titulo dos Estados Unidos - o tal que precisa de salvamento - e deixar Kevin Owens sozinho com Sami Zayn. 


Os combates de equipas. De um lado teremos The Usos contra os Dudley Boyz, e do outro teremos os New Day num handicap match contra os League of Nation. Primeiro vamos analisar uma só singela coisa, quem são os League of Nation? Exacto, 4 apostas da WWE que como singles não tiveram nenhum do rumo que poderiam ter, ora na ribalta ora facilmente arredados e esquecidos, agora com a premissa de "vamos junta-los todos e pode ser que se faça alguma coisa daqui". E realmente fez-se, mas não necessariamente boa. Quando penso na divisão de tag team da WWE eu quero pensar em equipas e não em grupos de indivíduos juntos só porque sim. The New Day são uma verdadeira equipa, das mais interessantes que surgiram nos últimos tempos, mesmo sendo heels funcionaram sempre perfeitamente, são tão ridículos e tão especiais ao mesmo tempo e resultam. Este combate na Wrestlemania nao faz a meu ver justiça ao trabalho deles nem lhes dará o spotlight que mereciam. Acredito que o combate será bom mas eu queria mais.

The Usos contra os Dudley Boyz é um simples combate de tag team, pode ser bom, pode ate não ser, mas é um simples e singelo combate tag team, não do nível de uma Wrestlemania a meu ver, precisava de algo mais, alguma estipulação (mesas que sejam, nós gostamos sempre disso).

A Wrestlemania que se avizinha será igualmente palco para prova de fogo da Divas Revolution, que continua a parecer uma miragem, proclamada pela WWE. Charlotte, Sasha Banks e Becky Lynch terão oportunidade de redimir a divisão das mulheres na WWE com um combate que pode ser muito bom. Se assim a WWE o deixar. Refiro-me claramente ao tempo, ninguém quer continuar a ver Divas em combates minúsculos, de dois minutos, muito menos na Wrestlemania.


O elefante da sala tem de ser Triple H vs Roman Reigns pelo titulo máximo da WWE. Este combate por si só pode ser um bom combate, temos a qualidade do Triple H que mesmo ao fim de tantos anos é inegável e temos igualmente o Roman Reigns que apesar de ter uma péssima personagem, não desilude muito no ringue. Mas o elefante prende-se com o resultado. Todos sabemos que ou algo muda em cima da hora ou Roman Reigns sairá como campeão da Wrestlemania. Isso, por muito que a WWE tente criar uma ligação entre o publico e Reigns, não será motivo para grande festa. Como se salva este combate? A meu ver algo terá de acontecer no final, após a vitoria do Reigns, quem sabe algo a preparar o futuro imediato do que será novo campeão. Isto se Reigns efectivamente ganhar, algo muito provável mas que uma pessoa só acredita quando acontecer.

Num pequeno aparte penso ser momento de abordar o potencial, ainda não marcado, combate entre AJ Styles e Chris Jericho. Será a estreia de AJ Styles na Wrestlemania, verificando-se mesmo a marcação do combate que parece inevitável e isso será sempre motivo de entusiasmo. Além de que contra Chris Jericho a promessa de um excelente combate é praticamente assegurada. Espero que seja um potencial combate para finalizar esta feud entre os dois e depois deixarem voar o Styles para novas feuds, mais interessantes e mais inovadoras.


E, finalmente, as joias da coroa. Shane Mcmahon, o filho retornado, contra o Undertaker, num Hell in a Cell. Confesso que o regresso do Shane foi bom aos meus olho. A adição de um combate contra o Undertaker num Hell in a Cell é a cereja no topo do bolo. Será um combate especial, intenso, longo (eu espero que sim) e com tudo para ser memorável. Ou até pode ser muito mau mas espero o contrario. Independentemente do resultado este é aquele combate que se pode dizer em alta voz que é  material de Wrestlemania. E é bom que esteja lá e é bom que seja tudo o que queremos que seja, porque esta Wrestlemania vai precisar de todos os momentos memoráveis a que se possa agarrar. Considero que uma vez que o resultado do titulo da WWE poderá não ser o de maior contentamento para o publico, não seria má ideia deixar Undertaker e Shane Mcmahon para o fim, pelo menos para deixar as pessoas irem embora mais satisfeitas (ou desligarem os ecrãs e irem dormir, para nós que vivemos do lado de cá do Atlântico).


A segunda joia será Lesnar vs Dean Ambrose, o combate pelo qual estou mais entusiasmada e que com a estipulação de No Holds Barred tem tudo para ser fantástico, aliando a imprevisibilidade do Ambrose à bruteza do Lesnar. Mas o mais importante a tirar deste combate seria o resultado. Para o futuro teria de ser Ambrose a ganhar. Apesar de nunca ter estado num spotlight como este que vai ter agora, a WWE devia finalmente dar a Ambrose a hipótese de sair desde combate como uma estrela, e não com mais uma derrota. E Lesnar poderia potencialmente ser a figura ideal para elevar o Ambrose depois de um possível combate fenomenal entre estes dois. Irá acontecer? Talvez o mais provável seja mesmo a vitória do Lesnar mas acredito que a vitória do Ambrose fosse muito mais importante e de certa forma ajudaria na boa "reputação" desta Wrestlemania.

Esta não será uma Wrestlemania de levar as mãos à cabeça de entusiasmo e de fortes emoções. No entanto, por entre algumas coisas que podem correr mal, por entre algumas más decisões, a WWE poderá conseguir dar a volta por cima e de uma maneira ou outra construir um show que, apesar de não memorável, poderá trazer boas ideias para o futuro e poderá ser consistente do inicio ao fim. Não será uma Wrestlemania como eu gostava que fosse, um verdadeiro blockbuster a corresponder a todas as expectativas mas, independentemente disso, quero apostar que haverá algo positivo que poderá ajudar o futuro da companhia. E umas horinhas de bom entretenimento!
Com tecnologia do Blogger.