Ultimas

Overrated ou Underrated? #9 | Drew Galloway

Sejam mais uma vez, bem-vindos a uma nova edição do Overrated ou Underrated. Na última semana, pela primeira vez demos aos leitores a possibilidade de escolher o lutador ou lutadora em analise. Sasha Banks acabou por ser a lutadora seleccionado. Estamos a pensar em dar-vos mais vezes a possibilidade de eleger o lutador em analise, mas esta semana optamos por sermos novamente nós a decidir quem estaria no Overrated ou Underrated.  E caso tenham reparado, um dos critérios usados é o impacto que os wrestler em questão têm causado ultimamente. Neste caso, garantimos que é alguém que nos últimos dois anos têm feito tanto, que torna-se difícil não reparar no seu impacto...


Como já sabem, ambos fazemos parte do Forum de Pro Wrestling, que é um espaço humilde já com sete anos de existência, sendo que actualmente é o melhor ( e único) forum nacional dedicado ao wrestling. Nas próximas linhas podem ver uma pequena explicação do conceito deste espaço, destinado a quem nunca leu um Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência do mesmo. 

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs. 

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz. 

No Ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs. 

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem da nossa avaliação sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Esta semana teremos pela primeira vez um lutador europeu em analise. Drew Galloway, um homem que ao ser despedido da World Wrestling Entertainment, aproveitou para revitalizar a sua carreira e provar realmente o seu valor.

Moore (Underrated) - “Então mas o tipo é campeão na federação com maior relevo onde está”... sim, é. E na EVOLVE também é key player e na ICW... e na PWG também faz falta. Mas vou-me só focar na TNA, até porque não vejo o Galloway como um indy wrestler por defeito.

Pois bem, acho que o Galloway devia ter sido campeão na TNA em 2014. Assim que saiu da WWE. Sim, quando ainda não estava lá. E a razão é óbvia: o “McIntyre” foi a oportunidade falhada da WWE este século. O tipo era, reutilizando a expresssão, “por defeito” um futuro main eventer com uma presença brutal, ringwork de qualidade, um look cinco estrelas e, não sendo o melhor dos promo guys, não era mau e o facto de ser escocês dava um certo carisma por si só. Era uma no-miss. Mas de alguma forma a WWE conseguiu falhar. Era tão simples a TNA contratá-lo logo e fazer dele um campeão de protesto só para esticar o dedo na cara da WWE. São um pouco estas coisas que vão faltando à TNA.

Dantes a TNA era a alternativa óbvia porque tinham um produto um pouco diferente e porque aproveitavam as falhas da companhia no topo para se destacar (push no Christian, destaque aos cruiserweights, push ao Samoa Joe que era um tipo sem “o look”, até uma shoot do Ron Killings - R-Truth - com o Ricky Steamboat a criticar o booking do Steamboat há 15 anos na WWF...). Agora estão a ser ultrapassados por isso mesmo (e por mais) e quando podiam ter feito do Galloway um campeão há dois anos, que era o que muita gente gostava de ter visto na WWE, ou pelo menos algo melhor que um grupo de três jobbers do rock, não o fizeram e adiaram dois anos. Dois anos, sendo que num deles realmente pareciam querer fazer algo do Galloway com aquela hashtag e tal. Hum?

Um push não se dá só com hashtags de revolta. Se isso se seguisse com um título era perfeito. Mas pronto, agora não é tarde, de todo. O Galloway tem 30 anos e vai continuar no topo da TNA, mas não duvido que uma title win do scot há dois anos teria bem mais impacto. E se há alguém que tem o que é preciso para, COM A AJUDA DE UM BOOKING EM CONDIÇÕES (oremos), carregar a TNA, é o Galloway.

*************************************************************************

André Ribeiro (No Ponto) - Há dois anos a minha resposta seria completamente diferente. Eu não tenho nada contra jobber e acho que é uma posição tão digna como qualquer outra - mas é um desperdício colocar um homem que é obviamente um Main Eventer nessa posição. Até porque não se encontram Main Eventers ao virar de cada esquina. Especialmente Main Eventers, que são o pacote completo - look, promo e ringwork. Mas por alguma razão, a WWE não percebeu isso, e desperdiçou todo o potencial de Galloway até que finalmente despediu o escocês.

Mas desde que Galloway saiu, têm sido muito bem aproveitado em todo o lado. E como se isso não bastasse aquilo que ele têm feito coisas diferentes em diferentes companhias. Na ICW, têm feito um trabalho estupendo como heel e é uma das razões pelo qual o Fear & Loathing VIII tornou-se um dos melhores sucessos de bilheteira na história do wrestling britânico, apesar de não ser regular na Pro Wrestling Guerrilla sempre que o escocês esteve em Reseda conseguiu oferecer grandes combates, e na Total Nonstop Action tem sido um dos principais babyfaces da companhia, alguém que costuma estar por detrás de alguns dos melhores combates na TNA e é juntamente com Ethan Carter III o melhor talker da companhia, e fico muito feliz por finalmente ter-se sagrado . Mas acho que o melhor trabalho dele têm sido na EVOLVE, onde basicamente ele é alguém com um tremendo sentido de competição - especialmente quando foi EVOLVE Champion. Podem ver um resumo do seu ano na EVOLVE aqui.

Portanto, acho que já passaram os tempos em que Drew Galloway possa ser considerado alguém underrated. Conquistou titulos atrás de titulos, sendo que actualmente é EVOLVE Tag Team Champion e TNA World Heavyweight Champion, e como se isso não bastasse têm sido também requisitado para vários bookings em companhias independentes - o que faz com que este campeão tenha uma agenda muito preenchida. É uma boa altura para ser fã de Galloway e esperemos que seja algo que dure por muito tempo.

*************************************************************************


Por esta semana é tudo. Agora está na hora de saber agora a vossa opinião - será que o actual TNA World Heavyweight Champion é um lutador Overrated ou Underrated?



Com tecnologia do Blogger.