Ultimas

Overrated ou Underrated? #4 | Daniel Bryan

Na última semana foi Bret Hart o alvo de análise. Hoje trazemos-vos Daniel Bryan. E o motivo da escolha, como calculam, não é propriamente feliz. Como já sabem, fazemos parte do Forum de Pro Wrestling, que é um espaço humilde já com sete anos de existência, sendo que actualmente é o melhor ( e único) forum nacional dedicado ao wrestling.

Temos portanto agora de apresentar este espaço a quem nunca leu um Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência deste espaço. Aqui, eu e o André Ribeiro iremos dar a nossa opinião sobre um determinado lutador e iremos tentar enquadra-lo correctamente numa destas três categorias:

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No Ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem do nosso juízo sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.


Como dito no primeiro parágrafo, Daniel Bryan é hoje o nosso "tema", por assim dizer, graças a uma notícia menos boa. Um dos wrestlers mais influentes da WWE nos últimos anos está de saída. Não da WWE, mas do wrestling em si. Depois da retirada, cabe-nos a nós fazer esta espécie de julgamento.

André Ribeiro (Underrated) - Quando olho para os últimos 10-15 anos é muito difícil encontrar alguém tão completo e versátil no ringue como o Bryan. Isto porque Bryan conseguiu ter clássicos com inúmeros wrestlers como Nigel McGuiness, Roderick Strong, KENTA, CM Punk, Morishima, Aries, Cena, Orton, Triple H, Ziggler, Rolllins, Hero, Cesaro. A lista é muito extensa e os combates são super diversos, pois dentro do ringue Bryan tanto era capaz de ter uma brawl, como uma batalha técnica, como ser um underdog, como ser um heel odiado, ter um combate a um ritmo super elevado, como a um ritmo mais calmo. Bryan sempre foi um lutador muito inteligente e é provavelmente o maior génio in-ring dentro do ringue dos últimos anos.

Mas fora do ringue, Bryan acaba por ser subvalorizado. Tudo bem que ele não é um dos melhores promos de sempre, mas sempre conseguiu ser um prommer consistente que aqui e ali apresentava excelentes promos. A sua promo de despedida, o Raw em que ele e os seus fãs invadem o Raw, os seus segmentos com Kane. E Bryan conseguia apresentar boas promos seja como heel ou como babyface.

Talvez, o ponto fraco de Bryan seja claramente o seu look, mas mesmo assim nunca foi completamente descuidado. Esteve sempre numa boa forma e conseguia reinventar a sua personagem e escolher o look que mais se adequava, quer nas indies quer na E'.

Bryan teve uma carreira brilhante desde o principio ao fim e será sem dúvida um futuro Hall of Famer mas acima de tudo é uma Lenda de Wrestling. Bryan reforma-se demasiado cedo, mas deixa um legado enorme, provou que lutadores mais pequenos podem singrar em companhias como a E' se forem realmente bons e abriu a porta a inúmeros talentos que se encontram agora no NXT ou no main roster. Infelizmente a maior parte dos fãs só lhe começou a dar o devido valor nos últimos anos de carreira e alguns só se aperceberam que ele era realmente muito bom quando se reformou.

*************************************************************************


Moore (Underrated) - Portanto os dois temos a mesma opinião. Eu acredito que ela não é consensual à da maioria dos leitores. Acredito que vocês acham que o Bryan está/esteve no ponto.

Porém, eu utilizo quase sem tirar nem por os mesmos argumentos que o A. Ribeiro. Ele tem razão em todo o seu primeiro parágrafo. Quer nas indies, quer no Japão, quer na WWE o Danielson teve um sem-número de combates dignos de registo entre os melhores de sempre. E sempre foi um grande ringmaster, com noção de ringue e com uma psicologia excelente que fez dele o melhor submission specialist da sua geração. Isso fazia com que ele fosse capaz de carregar um combate contra quase qualquer um.

Nas indies sobretudo um combate seu era algo especial. Na WWE o seu in-ring style foi deveras limitado, é verdade, mas também muitos concordarão comigo aqui: ele era o melhor wrestler do roster, ainda com essas limitações.

A tudo isto junta-se o enorme talento de Bryan em causar reação num público e é aí que eu, tal como o meu colega de espaço, acho o Bryan tremendamente subvalorizado. Como prommer era bom e bastava algo de diferente para explodir na WWE. Esse algo foi o seu papel de underdog, construído desde a Wrestlemania XXVIII.

Talvez aqui pareça que tenho aqui um paradoxo, porque não fossem os higher powers e a construção do Bryan nunca teria chegado onde chegou, apesar de ela ter começado quase à força. Mas a verdade é que a certo ponto o homem esteve tremendamente às aranhas quando se pedia apenas o Danielson no topo. E o motivo disso era simples: a figura de autoridade estava na oposição como heel, o Bryan puxava bem o seu público e justificava no ringue e para mais o sumo da rivalidade era de fácil empatia: o Danielson era um moço mais pequeno que o que a Authority queria no topo.

Ele teve uma Wrestlemania inteira quase construída à volta dele. Sim, teve. Mas a questão é que desde o Steve Austin o Daniel foi o wrestler do povo (sim, isso era o The Rock, mas eu sei do que falo) mais importante e podia ter sido o key player da WWE por mais uns cinco anos. Claro que as lesões não o deixariam, mas o booking também não estava para aí virado...

*************************************************************************


Chegamos portanto ao final da quarta edição "Overrated ou Underrated?" e gostaríamos agora de saber a vossa opinião - será que o "YES Man" é um lutador Overrated ou Underrated?
Com tecnologia do Blogger.