Ultimas

Overrated ou Underrated? #3 | Bret Hart

Depois de na última semana o Moore ter sido responsável por trazer-vos o Overrated ou Underrated, cabe-me a mim ser eu a entregar-vos a terceira edição. Como já sabem, fazemos parte do Forum de Pro Wrestling, que é um espaço humilde já com sete anos de existência, sendo que actualmente é o melhor ( e único) forum nacional dedicado ao wrestling.

Temos portanto agora de apresentar este espaço a quem nunca leu um Overrated ou Underrated ou simplesmente está esquecido da essência deste espaço. Aqui, eu e o Moore iremos dar a nossa opinião sobre um determinado lutador e iremos tentar enquandra-lo correctamente numa destas três categorias:

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No Ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem do nosso juízo sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.

Infelizmente, o terceiro lutador em análise neste espaço, será nada mais nada menos que o lendário Bret "The Hitman" Hart. Tínhamos planeado ocasionalmente trazer caras do passado a este espaço, mas não esperávamos contar com a presença de uma tão cedo. Nos últimos dias, o antigo lutador veio revelar ao mundo que sofre de cancro na próstata e como tal decidimos homenagear o wrestler canadiano e fazer dele a primeira lenda a participar neste Overrated ou Underrated. Qual será a vossa opinião acerca dele?



André Ribeiro: ( Underrated) - Bret Hart é Lenda, mas por vezes sinto que fica um pouco esquecido. Estamos em 2016 e caso fosse obrigado a fazer uma Lista sobre aqueles que considero serem os melhores wrestlers de sempre, Bret entrava facilmente no top 5. Estamos em 2016, e o meu combate favorito continua a ser Bret Hart vs. Stone Cold na WrestleMania XIII. Como se isso não chegasse, Bret colecciona outros clássicos dentro do ringue contra os mais variados oponentes : Michaels, Owen Hart, Chris Benoit, Mr. Perfect, British Bulldog, Piper e até Diesel!
Provavelmente nunca tivemos um lutador técnico que fosse tão bom storyteller como Bret Hart. E já que começamos a falar da sua habilidade in-ring, não nos podemos esquecer que Bret Hart fez parte de uma das equipas mais icónicas e influentes da história do wrestling.

Mas Hart é muito mais do que um que um excelente perfomer dentro do ringue. Bret sempre teve um look bastante interessante e capaz de agradar aos mais diferentes grupos de pessoas. Embora não pareça, Bret é também um individuo bastante carismático - pois caso não o fosse, dificilmente Bret conseguiria conectar-se com a maioria das pessoas e tornar-se num babyface que os fãs quiserem tornar no top guy da companhia, quando Vince parecia estar inclinado para dar esse lugar a Lex Luger. Por fim, sim Bret não está entre os melhores talkers de sempre e quando aparece raramente a suas promos são tão entusiasmantes como as de outras lendas, mas quando estava no activo Bret conseguiu ser sempre apresentar promos consistentes, seja enquanto heel seja como babyface.

Quando esteve no seu auge, esteve claramente um degrau acima de todos os lutadores da epóca.

*************************************************************************

Moore : (No Ponto) - Bom, foi o André a propor esta edição, graças à recente notícia (má) anunciada por Bret Hart relativamente a um problema de saúde. E devo dizer que a minha primeira decisão foi: “vou dizer que o Bret é overrated”. Calma, passo a explicar...
Esse meu pensamento deve-se quase à obrigatoriedade de comparar o Bret ao Owen quando se fala de um dos manos Hart. E se o fizer, então concluo que o Bret é overrated, por clara preferência minha ao Owen, quer em wrestling skills, quer em talking skills, quer em look. Mas se não tiver isso em conta, então não encontro grandes problemas com a maneira como o Bret foi tratado ao longo da carreira. Apenas penso que o Owen poderia ter uma notoriedade semelhante.
Não podendo avaliar coisas da Stampede, passo para a WWF onde o Bret se tornou a maior estrela após a saída do Hulk Hogan e tentativa de push fracassado ao Ultimate Warrior e ao Lex Luger. Pela primeira vez na história da WWF o key player era “normal sized” e por vontade do público. Graças ao próprio Bret Hart, que cativava com o seu carisma natural e storytelling, apesar de não ser um deus ao microfone e não ter um corpo de músculos exagerados. Carregou portanto a WWF com adversários como Yokozuna, Shawn Michaels, Undertaker e Diesel, algo que não vai nada mal. Algumas das suas feuds no topo coincidem com os períodos onde o rating da RAW era mais baixo, mas isso é esquecível. Já na WCW após o Montreal Screwjob, para mim a melhor shoot trabalhada da história do wrestling (não acredito muito na controvérsia toda...), até o poderia considerar underrated. Mas deixemos assim. Underrated porquê? Porque simplesmente acabou por ser o grande nome esquecido da história toda, ainda que tenha sido campeão e assim. Entre Hogan, Nash, Sting e Goldberg, pouco espaço houve para o Bret até à sua retirada e ninguém se lembra sequer de apontar o Bret como um key player na WCW. Não o foi por politiquices, mas pronto.


Chegamos portanto ao final da terceira edição "Overrated ou Underrated?" e gostaríamos agora de saber a vossa opinião - será que o "Hit Man" é um lutador Overrated ou Underrated?
Com tecnologia do Blogger.