Ultimas

Overrated ou Underrated? #2 | AJ Styles

Bom, hoje sou eu (Moore) a fazer-vos chegar a segunda edição deste espaço, claro, com a contribuição do André Ribeiro que será o meu "companheiro de carteira". Portanto sejam muito bem vindos a esta edição. Segue-se um pequeno aparte para publicidade, a explicação dos termos para quem não conhece e depois... a análise.

Alguns de vós podem reconhecer-nos de um dos parceiros do Wrestling Noticias: o Forum de Pro Wrestling, que é nada mais nada menos que um forum com já sete anos de existência e um único forum nacional dedicado ao wrestling na actualidade.

Agora que está na hora de fazer a apresentação deste Overrated ou Underrated. Este será um espaço onde eu e o Moore iremos dar a nossa opinião sobre um determinado lutador e iremos tentar enquadra-lo numa destas três categorias:

Underrated - Alguém que é subvalorizado ou não têm o devido reconhecimento seja aos olhos da industria do wrestling ou até dos fãs.

Overrated - Precisamente o contrário do ponto anterior. Alguém que é sobrevalorizado e que a industria do wrestling ou fãs dão demasiado crédito por aquilo que faz.

No Ponto - Nem toda a gente ocupa um lugar acima ou abaixo daquilo que realmente merece. Existem lutadores que ocupam o lugar que ocupam na industria porque é exactamente nesse sitio que merecem estar e têm também exactamente o reconhecimento que merecem da parte dos fãs.

Por fim, gostaríamos sempre de saber a vossa opinião, quer concordem ou discordem do nosso juízo sobre o wrestler em questão. Tentem também coloca-lo numa destas três categorias e caso se sintam à vontade podem sempre dar sugestões sobre wrestlers que gostariam de ver neste espaço.

A segunda presença em análise no nosso espaço é o "Phenomenal One", AJ Styles, a surpresa maior do Royal Rumble e nova cara de relevo na WWE após uma passagem de sucesso pela NJPW e pelo circuito indy. Qual será a nossa opinião acerca dele?


André Ribeiro: (No Ponto) – AJ Styles sempre foi e sempre será um dos maiores ícones da história da TNA. É um homem que elevou a X Division, está ainda hoje associado aquele que é provavelmente o combate mais conhecido na história da TNA (Triple Threat com Joe e Daniels no Unbreakble 05), ganhou inúmeros títulos, teve rivalidades e combates espetaculares com os mais diferentes lutadores. Mas a verdade é que tal como fez com Samoa Joe, Christopher Daniels, Shelley, Aries, Kazarian e outros, a TNA começou a pouco e pouco a deixar de conseguir dar o devido valor que AJ Styles merece.

A gota de água, foi quando a TNA decidiu não querer pagar aquilo que o Phenomenal One pedia. Na altura, achei que essa foi uma decisão que iria magoar ambas as partes – AJ Styles perderia bastante exposição e provavelmente teria ainda menos reconhecimento enquanto a TNA perdia provavelmente o melhor in-ring perfomer que tinha a sua disposição (visto que Kurt Angle apesar de ainda ser bom, é uma sombra daquilo que era em 2002 – 2008, quando o lutador olímpico era claramente o melhor do mundo).

Felizmente estava enganado e AJ Styles renasceu e em pouco tempo, AJ Styles começou não só a ter novamente o reconhecimento que merecia da parte dos fãs como da indústria. Não só isso, como começou a ser pago como realmente merecia - basta ver que em meados de 2014, AJ admitiu que ganhou nesse meio ano do que alguma vez ganharia em todo o ano na TNA! Os seus combates na Ring of Honor que teve nestes últimos dois anos contra O’Reilly, Adam Cole, Elgin, Roderick Strong, Chris Hero e Jay Lethal foram sempre muito bons, a sua run na RPW foi óptima e ajudou a dar reconhecimento a novos lutadores como Ospreay e Scrull – mas é aquilo que o Phenomenal One fez no Japão foi mágico e foi de longe a sua melhor run em toda a carreira. Ele vence o Okada pelo IWGP Heavyweight Championship na sua estreia onde os fãs ainda estava algo estranhos, mas em pouco tempo foi aceite como um Main Eventer – quando no G1 Climax 24 foi claramente o melhor performer do torneio, tendo excelentes combates com os mais variados oponentes.

A partir daí foi sempre a subir, AJ fez do Bullet Club uma stable mais importante do que aquilo que já o era e pode-se dizer que Styles talvez tenha superado Stan Hansen e tornando-se o maior gaijin de sempre. Rejuvenesceu o IWGP Heavyweight Championship e teve clássicos com Okada, Tanahashi, Minoru Suzuki, Kota Ibushi, Naito e Nakamura.

Claramente, um dos lutadores mais brilhantes e influentes dos últimos 10 anos. É um craque, uma verdadeira lenda e acho que hoje em dia ninguém dúvida disso.

*************************************************************************

Moore: (No Ponto) – Tal como o meu colega (sim, hoje como fui eu a postar tive acesso à opinião dele ainda antes de escrever a minha) também julgo que AJ Styles se encontra “no ponto”.

Uma vez mais vou-me basear sobretudo no booking para analisar o segundo lutador neste espaço. E tendo isso em conta não posso discordar do booking que as demais companhias que este representou nos tempos mais recentes o bookaram consoante o seu nível. Tenhamos em conta que o seu push inicial de main event da New Japan Pro Wrestling foi arriscado: tratava-se de um gaijin sem experiência prévia naquele palco, quase desconhecido e estreá-lo a atacar o campeão máximo foi um risco, ainda que este estivesse aliado aos Bullet Club, a facção mais “hot” do momento. Contudo, a verdade é que Styles justificou a aposta, os fãs aceitaram-no e este tornou-se uma cara fixa no main event para além dos “top 3” Nakamura, Okada e Tanahashi.

Na Ring Of Honor o seu contrato não lhe permitia uma presença a tempo inteiro, tendo em conta o calendário da empresa, mas ainda assim reconheço a utilidade do seu booking (e eu que tanto critico o booking da ROH). Styles foi bookado como o que era: o melhor do mundo, mas ainda com espaço para elevar talentos mais jovens e com um claro nível, como mostram combates com Adam Cole, Michael Elgin ou Kyle O’Reilly. Não foi bookado para conquistar o título mundial da ROH, algo que lhe falta no currículo, mas ainda assim, foi um booking positivo.

Noutras independentes relevantes, também não creio que seja possível apontar algo de negativo a este aspeto. Styles era dinheiro e indiscutivelmente o nome mais pesado do circuito indy, quer nos EUA, quer no Reino Unido, onde elevou tipos que em breve estarão entre os melhores do mundo, espero. O meu colega referiu Ospreay e Scurll, eu adiciono Mark Haskins, por exemplo

Mas bem, concluo que Styles foi mesmo usado no ponto, tendo sido bookado como sendo o wrestler com mais nome em todas as companhias e como sendo alguém que, estando nas indies, era para não desperdiçar. Veremos o que farão dele na WWE.

*************************************************************************

Chegamos portanto ao final da segunda edição "Overrated ou Underrated?" e gostaríamos agora de saber a vossa opinião - será que o Phenomenal One é um lutador Overrated ou Underrated?
Com tecnologia do Blogger.