Ultimas

Trono do Fã - Capitulo VIII - Finishers

Sejam mais uma vez bem vindos a mais um capitulo do Trono do Fã. Quem leu a minha analise ao Battleground sabe perfeitamente que achei que se tratou apenas de um PPV razoável, sendo que determinadas decisões deixaram-me um pouco desagradado. Não gostei de ver Taker a regressar para confrontar Lesnar. Primeiro devido ao modo como o regresso do Deadman foi feito. O veterano regressa e custa a oportunidade de reconquistar o WWE World Heavyweight Championship a um dos maiores babyfaces da companhia. Percebo que queiram fazer desta rivalidade algo onde há mais do que um babyface e um heel mas sim algo pessoal e desejo de vingança. 

E depois é ver alguém que é construído como uma força dominante que poderia estar a trabalhar com pessoal mais novo para poder fazer deles nomes mais estabelecidos estará em feud com alguém que em breve estará reformado. O meu problema aqui não têm haver com o realismo, porque isto é wrestling é normal que haja lugar para algo ficcional, mas sim não haver interesse em estabelecer novos nomes nos maiores nomes durante os principais shows anuais.




E houve outra coisa da qual me tenho a queixar, que por acaso não aconteceu simplesmente no Battleground, mas sim durante toda a rivalidade Owens vs Cena. No geral, gostei de muitas coisas nessa feud, mas houve algo que espero não ver repetido no futuro. Estou a falar do uso de finishers.

Por isso mesmo, este capitulo será sobre a minha opinião sobre finishers. Para isso vou dividir este capitulo em quatro partes que considero serem fulcrais para que toda a gente reconheça esse determinado move como algo lendário e como a arma que determinado lutador usa para terminar os seus combates.



Eficácia: Bem, essencialmente é disto que mais me queixo na rivalidade Owens vs. Cena. Eu percebo que a história contada em cada combate era sobre dois homens a levarem-se ao limite, mas não havia a necessidade de haver tantos kick-outs de finishers. Foram demasiados! Isto leva ao ponto em que os finishers deixam de ser credíveis e quando há a necessidade de existirem kick-outs não é criado o drama desejado. 

Olhemos apenas para John Cena. Muito dificilmente o público acredita que o primeiro Atittude Adjusment seja suficiente para terminar um combate em PPV. Não me lembro da última vez que tal aconteceu. Já o seu Super Atittude Adjusment é algo completamente diferente. Tanto que quando Kevin Owens sobreviveu a isso, foi um momento que significou muito mais do que qualquer kick-out de um "simples" AA. Houve muito mais emoção, houve a necessidade de os comentadores venderem o choque e a frustração de John Cena e muitos acreditaram que iriam assistir a algo único nos momentos a seguir. Não aconteceu, mas isso é outra história. 

Se me perguntarem, qual o finisher que nos últimos anos melhor cumpre este "requisito" a resposta é simples: Rainmaker. Este move é tão eficaz, que sempre que Okada o realizava e conseguia avançar para o pinfall era o fim do combate. Até que no último WrestleKingdom, o Rainmaker foi incapaz de terminar com Tanahashi, sendo que o Ace of the Universe acabou por reter o seu IWGP Heavyweight Championship, num combate que teoricamente quebrou fisicamente e psicologicamente Okada. Isto levou a uma storyline no qual o Okada estava aquém daquilo que foi visto dele até que o jovem prodígio venceu AJ Styles e regressou finalmente ao topo da montanha. O facto de um finisher tão bem construído ter falhado num momento crucial, ajudou a construir toda a storyline de Kazuchika Okada após o maior evento da New Japan Pro Wrestling.

Na minha opinião, este é o ponto mais importante pois é a eficácia que distingue o finisher do resto do moveset de qualquer lutador.


Ser coerente com a personagem: Eu gosto de Silas Young e da sua personagem na RoH, mas acho que o seu finisher não faz qualquer sentido. Quer dizer, alguém que se considera um verdadeiro machão, ao ponto de se chamar The Last Real Man não deveria terminar os combates com o seu Pee Gee Waja Plunge. Esse é mais um move que eu imagino ser executado por high flyers, enquanto Silas Young os ridiculariza. Considero que era preferível que ele optasse por algo mais simples e eficaz, como o move do seu tio, o Lariat

Acho que ninguém acharia interessante, que um lutador cuja a personagem fosse alguém frio e oportunista procurasse terminar os combates com um move arriscado como um Diving Headbutt ou que alguém que se considera altamente talentoso e genial no ringue vença os combates com algo que um brawler como o Samoa Joe usa.

É importante que também o finisher esteja minimamente de acordo com a gimmick do wrestler em questão. O Tombstone Piledriver encaixa-se na perfeição com personagem do Taker, pois é um move que coloca para sempre o adversário a dormir.  O Brogue Kick ou o Bull Hammer que encaixam na perfeição na personagens de brigões como o Sheamus ou Wade Barrett. 
O Stunner era perfeito para a personagem Steve Austin. Imprevisível, rude e que facilmente conseguimos imaginar ser capaz de colocar qualquer completamente apagado.

Existem inúmeros exemplos, mas penso que actualmente vemos determinados que não mostram grande preocupação em encontrar um move que encaixe na perfeição com a sua gimmick. Felizmente ainda não são muitos.




Ser "legitimo": Atenção, eu não não estou a dizer que todo o santo finisher deva parecer legitimo ao ponto de magoar seriamente o colega de profissão! Mas para mim, enquanto fã é necessário eu veja o finisher como algo que seja capaz de produzir dor, mesmo que seja capaz executado do modo mais seguro possivel. 

É também importante que não parecer algo completamente fake. Caso contrário, sinto o mesmo quando vejo filmes com mau acting ou mau CGI. Deixo de ser capaz de me abstrair e descontrair e por vezes perco mesmo qualquer vontade em ver o filme ou o combate de wrestling em questão.

Sempre gostei de finishers como o Frog Splash, pois é bem imagina-los como algo que algo que possa magoar o oponente. Principalmente se tiverem em conta o peso de quem os executa. Em contrapartida, nunca fui capaz de gostar do 619. Não pelo move em si, mas por achar altamente improvável um simples dropkick que lançava o adversário as cordas ser capaz de manter o oponente quieto até Rey executar o seu finisher. Devido a uma tragédia, este ano mudei de opinião.


Ser prático: Eu adoro finishers como o One-Winged Angel do Kenny Omega ou um Razor's Edge do Razor Ramon, mas a verdade é por este tipo de moves não são a melhor escolha para um finisher de um lutador. Especialmente caso o lutador em causa não seja capaz de aplicar esse move à maioria do roster. Por isso mesmo é que submissões podem ser boas escolhas para finishers, até porque são golpes que podem ser usados na maioria dos lutadores
.
Outra coisa que também gosto num finisher é o facto de poder se utilizado em inúmeras situações e em qualquer altura do combate. RKO, Sweet Chin Music são exemplos de finisher que podem terminar o combate de um modo altamente surpreendente e mágico.





Bem, chegamos assim ao fim deste capitulo do Trono do Fã. Enquanto fã, acredito que estes sejam os principais "requisitos" para que um finisher de um lutador aleatório seja tão memorável como o Stunner de Stone Colde Steve Austin ou o Sweet Chin Music de Shawn Michaels. Não sei se concordam ou se discordam por completo, mas para eu descobrir não há nada melhor que deixarem um pequeno comentário!

Bem, e a partir de hoje vou começar a despedir-me de um modo diferente daquele que fazia anteriormente. Como o objectivo do Trono do Fã, é ser um artigo no qual dou a minha opinião enquanto fã de wrestling, acho que seria giro deixar aqui os combates ou os momentos que mais gostei de ver durante esta semana. Para tornar isto muito mais engraçado, gostaria que deixassem também nos comentários os combates que mais gostaram! 

Como seria de esperar, a maioria dos combates que mais gostei de ver esta semana provêem quase todos do G1 Climax 25. Hiroshi Tanahashi vs Kota Ibushi foi uma excelente escolha para ser o Main Event do primeiro dia, e é seguramente um dos meus combates favoritos desse ano. Também no mesmo dia, AJ Styles vs Katsuyori Shibata é um combate que merece o seu destaque embora não esteja ao nível do Main Event. Acabei por não querer ver nada da segunda noite, e na terceira noite confesso que adorei Tetsuya Naito vs Katsuyori Shibata e fiquei surpreendido com a qualidade de Tanahashi vs Tenzan. Zack Sabre vs Roderick Strong no EVOLVE 45 é o último combate que irei destacar esta semana. 

Como disse anteriormente, gostaria de ficar a saber quais os combates que mais gostaram de ver esta semana e caso tenham alguma curiosidade em ver algum destes combates juntem-se ao Forum de Pro Wrestling que de certeza que alguém vós irá ajudar a chegar até estes combates!








Com tecnologia do Blogger.