Ultimas

Trono do Fã - Capitulo V - O Carisma Trabalha-se!

Estava aqui à procura de fazer algo com piada, mas não me ocorre nada decente e talvez seja melhor poupar-me à vergonha e seguir já com isto. Devido a determinados acontecimentos recentes, achei que seria deveria falar sobre aquilo que penso que é importante que qualquer lutador possua. Caso tenham lido o titulo, sim, neste capitulo falarei sobre carisma e convido-vos a deixar a vossa opinião sobre este tema assim que terminarem de ler este Trono do Fã.



Bem, se calhar o melhor é responder já à seguinte pergunta: afinal o que é ter carisma? Carisma acaba por ser um resultado de muitas características pessoais de cada individuo o que poderá fazer com que outras a fixem a sua atenção em determinado sujeito. Resumindo, uma pessoa extremamente carismática é aquela a quem ninguém consegue ficar indiferente. É aquela miúda com grandes mamas e que mal entra num bar capta a atenção de toda a gente, é aquele gajo badass deixa a filha ser queimada viva, é aquele orador que após 3 minutos de apresentação consegue ter a atenção de todo um auditório ou aquela banda que consegue fazer com o mais tímido e anti social da plateia se liberte e se deixe contagiar por uma miscelânea de emoções.

No wrestling, um lutador carismático é alguém que consegue mexer com as emoções das grandes massas e que consegue causar uma reacção. Ou seja alguém que enche arenas, vende imenso merchandise e capaz de dar audiências televisivas.




Agora vou dizer algo que poderá ir contra a opinião de muita gente. Eu não acredito que o carisma seja algo que nasça com a pessoa, é algo que pode ser trabalhado. Alguém com um físico extraordinário consegue gerar uma maior reacção do que alguém que não tenha, alguém que seja expert a falar ao microfone terá muito provavelmente mais seguidores do que alguém que tenha dificuldades em falar em público. Alguém capaz de usar psicologia e contar uma história no ringue, conseguirá mais fãs do que aquele lutador que até consegue fazer mil moves mas que os combates parecem geram um vazio de sentimentos. Alguém que sabe dizer a palavra ou realizar o move no momento certo. Tudo isto são coisas que se podem aperfeiçoar com algum esforço.

Claro que existem pessoas que terão muito mais facilidade em tornar-se mais carismáticos do que outros, assim como há pessoas que mesmo com muito treino não conseguirão obter os mesmos resultados que outros que têm uma maior facilidades. Ainda assim, é algo que é preciso ser trabalhado, e mais do que trabalhar duro é preciso ser trabalhar de um modo inteligente. Ou então, basta pintar a cara, tomar umas drogas pesadas, ter uns bumps e uns combates parvos e sem sentido. 


Vou dar uns exemplos, sendo que os dois encontram-se na posse de  World Championship. Primeiro, Ethan Carter III, o mais recente TNA World Heavyweight Championship. Embora, EC3 tenha melhorado consideravelmente enquanto in-ring wrestler, a verdade é que ele não se destaca da mesma maneira como nomes que estão ou estiveram ligados à companhia, como AJ Styles, Angle ou Aries ou Christian Cage. Carter destaca-se acima de tudo como entertainer, sendo há já bastante tempo a melhor coisa na programação da TNA. Contudo, na WWE a verdade é que ele não conseguiu criar qualquer impacto e mesmo que vencesse combates atrás de combates dificilmente isso mudaria. Então o que aconteceu? Na Total Nonstop Action, Ethan e a companhia de um modo inteligente, foram capazes de criar uma personagem que tirasse o máximo partido de certas características dele. Para além disso, embora Ethan tenha-se revelado desde o inicio como um bom talker, a verdade é que as suas mic skills têm melhorado e ele é cada vez mais espontâneo e natural. 


O outro é Seth Rollins, um "miúdo" que veio das indys, onde por vezes basta ser um bom in-ring wrestler para se conectar com a fanbase. Tanto que muitos lutadores das indys, acabam por ter alguma dificuldade em conectar-se com públicos maiores e mais variados quando acabam por chegar a companhias mais mainstream. Claro que existem excepções, como CM Punk ou Kevin Owens, mas num caso geral a maioria acaba por ter algumas dificuldades inicialmente. Com Rollins foi assim, era um rapaz que no inicio, as reacções que tinha eram obtidas em combates ( sendo que há o problema, que uma boa parte do público da WWE não está muito virada para aí) e Seth foi obrigado a melhor as suas capacidades enquanto talker de modo a poder conseguir tornar-se num dos top heels da WWE. Segundo consta, Seth assim que teve a sua heel turn, chegou a estudar o trabalho de Eddie Guerrero e Shawn Michaels enquanto heels, de modo a poder obter uma maior reacção e ser o menos indiferente possivel. 
Ri-me como um perdido quando aquele boneco do Tough Enough disse que não havia problema em desconhecer aquilo que se passou no mundo do wrestling.


Sou um grande fã de Cesaro. O suíço é claramente um dos melhor in-ring wrestlers no Mundo, sendo extremamente completo. Forte, atlético e com uma linguagem corporal bem expressiva, acredito que caso o Swiss Superman estivesse ligado a uma companhia como a NJPW estaria seguramente num lugar de destaque, isto porque a sua fanbase não dá grande importância aquilo que um lutador produz no ringue. Infelizmente, Cesaro na WWE têm tido algumas dificuldades, mesmo tendo um bom look e seja difícil ficar indiferente aos seus combates, isto porque fora de ringue, Cesaro e a WWE ainda têm de trabalhar a sua personagem de modo a conseguir obter mais seguidores. Curiosamente o seu parceiro, Tyson Kidd, mostrou uma evolução nesse aspecto (mesmo ainda não sendo tão carismático como Cesaro). 

É verdade que continua a não ser a pessoa que mais apela ao fã casual, mas comparando com o Tyson Kidd de 2010, é fácil reparar que o canadiano teve também uma evolução enorme nesse aspecto. Se o Cesaro conseguir ter uma evolução semelhante, será sem dúvida um membro capaz de atrair uma atenção muito maior do que Tyson  e do que a maioria do roster. Talvez aí, os fãs de Cesaro possam vir a ter a alegria de ver o suíço como WWE World Heavyweight Champion.



Bem, esta semana vou terminar de uma maneira diferente do habitual. Vou já anunciar aquilo que farei na próxima semana! Ora, está a chegar aquela altura do ano que deixa qualquer fã de bom wrestling super entusiasmado. Está a chegar o melhor torneio de wrestling anual, o G1 Climax 25 e no próximo Trono do Fã, irei falar um pouco sobre o torneio para quem não acompanha NJPW regularmente, irei também falar de cada um dos envolvidos no torneio e mais importante e dos combates que devem tentar dar uma vista de olhos. Já se conhecem os participantes, mas apenas no Domingo durante o Dominion é que serão revelados cada um dos BLOCKS. Este evento têm como principal atracção AJ Styles do Bullet Club contra Kazuchika Okada da CHAOS. AJ Styles há um ano atrás fez a sua estreia pela NJPW e logo no seu primeiro combate terminou com o impressionante  reinado de Okada. 

O Phenomenal One haveria de perder o titulo para Tanahashi, até que no The New Beginning em Osaka recuperou o IWGP Heavyweight Championship. Ora anteriormente, no Wrestle Kingdom, Okada tinha desafiado Tanahashi, não sendo bem sucedido e viu ainda o seu Rainmaker não terminar com um combate pela primeira vez. Há que relembrar também que, apesar de Okada ter vencido Styles na primeira noite do G1 Climax 24, perdeu todos os combates para o Phenomenal One em que o IWGP Heavyweight Championship esteve em jogo. Mais importante que isso, é que os combates entres os dois têm sido cada vez melhores.



Mas o resto do card é bom, havendo combates interessantes como Makabe vs Ishii, Sakuraba vs Shibata , Omega vs KUSHIDA e Nakamura vs Goto. Não sei se conseguirei apanhar o evento logo nos dias a seguir, portanto não sei se será possivel fazer a típica analise que tenho realizado. Como tal, convido-vos mais uma vez a inscreverem-se no Forum de Pro Wrestling, sendo que poderão assim ver a minha opinião bem como a de outros utilizadores sobre este evento da NJPW. Caso não estejas inclinado para o puroresu, o FPW têm tópicos destinados sobre praticamente todas as companhias, eventos e lutadores, bem como uma zona de debate, onde é possivel trocares a tua opinião com outros utilizadores. 
Bem, acho que é tudo, volto para semana com um artigo dedicado ao G1 Climax 25 e espero que até lá tenhas a curiosidade de entrar no Mundo que é o FPW. A sério inscreve-te, é grátis!



Com tecnologia do Blogger.