Ultimas

Forgotten Superstars #14 | O Mais Valioso


Saudações a todos os leitores do Wrestling Notícias! Mais uma vez, neste espaço, "Forgotten Superstars", consideraremos um nome que recentemente ficou em evidência, por algum motivo. E é um nome que ficou bastante marcado nas empresas onde passou, inclusive na WWE.

No caso deste lutador, é possível ver o talento que ele tinha. Provavelmente, não conseguiu mais coisas pelo fato do Main Event estar lotado em sua época ou por simples descuido da empresa de Stamford. Entretanto, podemos ver o seu desempenho em outras empresas e notar bem o seu valor.

Desta forma, vamos aos fatos!

Quem é? - Hassan Hamin Assad, nascido com o nome Alvin Burke Jr, em 1973. Sua terra natal é Liberty City, em Miami, Florida. Ele é mais conhecido por onde passou como Montel Vontavious Porter, ou simplesmente MVP.

Aos 12 anos, ele se uniu a uma gangue, e no início, fazia pichações, ou graffitis. Entretanto, ele passou a cometer crimes e foi preso, primeiramente por roubo, e depois, por assalto e sequestro aos 16 anos. Ele completou 9 anos e meio de prisão, e dentro dela, converteu-se ao Islã, mudando seu nome de nascimento, para um muçulmano.

Ele entrou no mundo do wrestling profissional por ajuda de um oficial, que trabalhou no circuito independente. Ele começou em 2002, com o ringname "Antonio Banks" e passou por empresas como Full Impact Pro, Future of Wrestling, e até mesmo a Ring of Honor, onde lutou contra Homicide pelo título mundial de pesos pesados da FIP, mas não venceu. Ele também chegou a ganhar um campeonato mundial pela Coastal Championship Wrestling e apareceu algumas vezes na TNA.




O que ele fez na WWE? - Foi em 2005 que ele assinou um contrato com a WWE, e foi enviado ao território de desenvolvimento, Deep South Wrestling, Apesar de iniciar como Antonio Banks, ele começava a utilizar sua gimmick como Montel Vontavious Porter: um heel arrogante e atleta obsessivo.

MVP fez a sua estreia no roster principal em 4 de agosto de 2006, como um agente, no SmackDown! Os comentaristas faziam questão de frisá-lo como uma pessoa arrogante que interrompia os diálogos para falar ao telefone, ou admirar suas próprias jóias. No dia 26 de setembro, no site da WWE, sua contratação foi anunciada.

Ele fez o seu debut no ringue em outubro de 2006, com a sua entrada inspirada na apresentação dos atletas a um jogo da NFL. Ele derrotou Marty Gardner, e enquanto ele fazia isso, os comentaristas da época, Michael Cole e JBL, caçoavam dele, chamando-o de patético, por causa de sua roupa atlética, um tanto quanto extravagante. Na semana seguinte, MVP pediu por um oponente mais forte, de maneira a provar seu valor, o que iniciou uma feud com Kane. 




Montel conseguiu algumas vitórias sobre seu oponente, com o qual executou uma feud de dois meses, nas estipulações Street Fight e Steel Cage. Entretanto, ele perdeu para Kane em uma Inferno Match, que o fez se afastar por um certo tempo, por causa de queimaduras de primeiro grau, segundo a storyline.

Quando a feud acabou, Kane começou a voltar a sua atenção para o título dos Estados Unidos, naquela época, de Chris Benoit. Como build up, MVP introduziu vários "campeões" ao redor do mundo, derrotando-os facilmente. Ele perdeu seus primeiros confrontos contra Benoit na WrestleMania 23 e no Backlash. Entretanto, no Judgement Day, depois de uma Two out of Three Falls Match, ele ganhou o seu primeiro título na WWE. O que rendeu uma celebração no SmackDown!


Como campeão, ele teve uma feud contra Matt Hardy, ganhando dele no Great American Bash. MVP também perdeu uma queda de braço para Hardy, colocando a culpa na síndrome cardíaca de Wolff-Parkinson-White (um diagnóstico legítimo e pessoal do lutador).

MVP dizia que era melhor em tudo, e que era tão bom que poderia ganhar o título de duplas da WWE com qualquer um. Theodore Long fez então, com que MVP se unisse ao seu rival, Matt Hardy, para que juntos, conseguissem o título de duplas, vencendo Deuce e Domino. Então, MVP tinha dois títulos da WWE consigo em agosto de 2007.


O relacionamento de ambos sempre foi conturbado. Apesar de por vez ou outra se ajudarem, Matt Hardy queria lutar pelo título dos Estados Unidos, o que sempre foi recusado por MVP, que se dizia capitão do time. Dessa forma, a dupla foi desfeita, depois que perderam os títulos para John Morrison e The Miz, em novembro de 2007. MVP atacou Hardy, visando seu joelho, o que deixou seu rival fora de combate, por um tempo na televisão.


Depois de passar por rápidas feuds contra Rey Mysterio e Ric Flair, MVP participou da Money In The Bank Ladder Match, da WrestleMania XXIV, onde Hardy retornou e tirou MVP da escada, com um Twist of Fate. Foi no Backlash de 2008 que MVP perdeu para Hardy e encerrou aquele que é, até hoje, o segundo reinado mais longo da história do título dos Estados Unidos (apenas atrás do reinado de Dean Ambrose, em 2014).

MVP começou a ter uma streak de derrotas. E até teve chance de lutar pelo título majoritário da WWE em uma Championship Scramble Match, no Unforgiven, mas sem sucesso. Em janeiro de 2009, ele quebrou a streak de derrotas, vencendo Big Show, com a ajuda de Triple H, o que fez com que ele fizesse um face turn. Em março de 2009, ele ganhou o seu segundo título dos Estados Unidos, contra Shelton Benjamin. 

Desta forma, ele foi transferido para o Raw pelo WWE Draft de 2009, o que fez com que o título dos Estados Unidos fosse disputado no evento pela primeira vez na história. Ele perdeu o título para Kofi Kingston no dia 1º de junho. Ele ainda formou uma dupla com Mark Henry, para tentar tirar o título de duplas de Big Show e Chris Jericho (Jeri-Show), mas sem sucesso. 

Ele teve uma feud com The Miz pelo United States Championship, porém, apesar de lutar por várias vezes contra o rival, não conseguiu o título. Ele voltou ao SmackDown em 2010, derrotou Punk e Gallows com a ajuda de Rey Mysterio, e também foi anunciado como mentor de Percy Watson na segunda temporada do NXT. Percy foi quinto colocado naquela temporada.

Ele participou da Equipe Mysterio na Survivor Series de 2010, sendo o primeiro homem a ser eliminado pel a Equipe Del Rio. Sua última luta na WWE, foi uma luta de duplas, unido a Kaval (Low Ki), perdendo para Drew McIntyre e Dolph Ziggler. Em dezembro de 2010, MVP foi liberado pela WWE.

Ele poderia ter feito mais na WWE? - Observando toda a sua história de vida, sua ação no wrestling profissional, e tudo o que ele fez ultimamente na TNA (empresa a qual, ele deixou recentemente), sim, ele com certeza poderia ter feito mais. Infelizmente, ele foi contemporâneo a nomes extremamente fortes dentro da WWE, como Triple H, John Cena, Randy Orton e vários outros. Mas ainda assim, eu pessoalmente acredito que poderia ter um espaço para ele no Main Event. Pelos seguintes motivos:

  • Superação: MVP passou por várias adversidades. Tanto na sua própria vida quanto no wrestling profissional. E soube se colocar acima de todas elas. MVP merece todo o nosso respeito, como pessoa.
  • Grande "Entertainer": Este lutador sabia como inflamar a crowd, convenhamos. Tanto que ele adquiriu inúmeros fãs, durante seu tempo na TNA, e ele é visto por fãs da WWE como um lutador injustiçado - e com razão. Ele sabia fazer o que a família McMahon exigia para seus lutadores. Muito bem, aliás. Era alguém que entretia, mas que se fazia credível em seu entretenimento. Além de claro, ser um wrestler bem interessante dentro do ringue.
  • Gimmick Original: Definitivamente, a sua gimmick não era algo genérico dentro da WWE. Inspirado em atletas dos esportes americanos, não é algo que se vê todo dia na indústria. MVP sabia também executar sua própria maneira de ser heel e de ser face, o que é muito bom.
Termino este artigo, dizendo que MVP poderia ter sido ainda maior do que foi, na WWE. E quem sabe, tenha uma chance de sê-lo, já que ele tem uma certa experiência, e está "aberto a negócios", como ele mesmo disse em seu próprio Twitter. Seria muito bom ver MVP ganhando o reconhecimento que de fato, merce.

Obrigado por acompanharem o meu espaço, e façam como sempre, comentem e façam sugestões, para fazer com que os próximos artigos sejam ainda melhores!

Um grande abraço!
Com tecnologia do Blogger.