Ultimas

DezTaques da Semana (14.06.2015 - 20.06.2015)


Sejam bem-vindos a mais um DezTaques da Semana! A semana que passou, para além de bem quente e a antecipar a chegada do Verão, também foi bastante recheada em acontecimentos. Um Money in the Bank a acabar de acontecer e outras companhias a querer manter fasquias igualmente altas. O único que há em pouco é a razão de queixa.

Olhemos então a dez dos principais acontecimentos da semana:

10 - The Miz esgueira-se


Muita boa gente lhe agradeceu no Money in the Bank. Porquê? Porque interrompeu o confronto entre Big Show e Ryback pelo título Intercontinental. Por norma, pessoas deviam queixar-se de um "no contest" ser o resultado mas estavam com tão pouca vontade de ver os dois grandalhões a enfrentar-se que nem se ralaram com isso. No Raw do dia seguinte, foi suficientemente esperto para derrotar o seu ex-parceiro de equipa Big Show, por contagem. Já se pode considerar que Miz esteja na rota do título Intercontinental - tudo começou com uma chance ao título que ele teve sem qualquer razão. Agora uma confissão: o seu segmento do Smackdown chamado "Miz at the Movies", a incluir uma crítica ao mais recente filme da WWE Studios, com Big Show, até teve a sua graça.

Nota: Miz está muito focado em Big Show. Até parece mais focado nele do que em Ryback. Não me digam que isso fará de Big Show Face outra vez?

9 - New Day... Foi-se


As palmas lá tiveram que parar por um pouco. E o positivismo moderar-se. Tanto se cantou por um "New Day" que esse dia já passou e a glória, para já, está interrompida e os New Day não são mais os Campeões de Tag Team. Os Prime Time Players conseguiram levar a melhor e saíram vencedores na disputa pelos cintos no Money in the Bank. Um push para o "Dad of the Year" e para o que teve a "Come out party" no ano passado. Até lhes tenho achado piada ultimamente mesmo que também concorde que a vitória teve pouca construção - e também queria um reinado maior para os New Day, mesmo gostando dos PTP. Entretanto, no Raw e no Smackdown, vieram ao cimo os problemas numéricos com os New Day sempre a superar, cabendo a Neville servir de "back up" para os novos Tag Team Champions. Um pequeno prolongamento do confronto de "high flyers" que se deu no combate Money in the Bank...

Nota: Efeito invertido. Agora é que na plateia se começa a ouvir "New Day Rocks"!

8 - Paige vs Divas


Aquilo que parecia feito de encomenda para Paige desde que a conhecemos parece estar a acontecer agora. Tão diferente que ela é, que é previsível que as outras Divas não vão muito com ela. Começou no Money in the Bank, no combate pelo título em jogo que viu Nikki Bella sair vencedora com um "twin magic" invertido. Devo estar quase sozinho no mundo quando digo que até achei um finish inteligente - e engraçado na parte da Brie Bella a retirar o recheio do soutien para se identificar. O saco de Paige encheu - e não me refiro a truques como o da Brie Bella aqui, refiro-me a paciência - e ela planeia continuar a sua crusada anti-Bella. E já tentou uma campanha de recruta de outras Divas... Mas infelizmente a coisa não parece estar a correr bem para o seu lado, ninguém se juntou e no Smackdown até ficamos a saber que a Alicia Fox já é uma aliada directa das Bellas, no que poderia ser uma crusada anti-Paige também. Sim, a divisão de Divas continua confusa!

Nota: Somos obrigados a ignorar o sistema Heel/Face na divisão feminina. Só nos resta assumir que são todas tweeners e que é tudo ao molhe e fé em Deus, torça-se por quem bem se entender.
Nota2: Sou o único que via isto a desenrolar-se até ao ponto em que Paige não teria mais ninguém do seu lado no roster e tivesse a santa ajuda vinda de Charlotte?

7 - Angle & EC3, a Saga: Featuring Lashley


Ethan Carter III é o número 1 e que ninguém lhe tente dizer o contrário. Mas parecem a andar a opor-se, com a quantidade de gente que insiste em pôr-se à frente dele. Mas o ex-tutoriado por Daniel Bryan numa época esquecida do NXT achou que já chegava e impôs-se perante Kurt Angle, clamando a sua streak invicta. Foi uma discussão acesa e com Angle também a forçar ali umas veias e a marcar a sua posição. Chegaram a um acordo: os dois competidores que em breve lutarão pelo título escolherão o adversário do seu rival. Para esta semana, Angle não quis facilitar a vida a EC3 e já queria ver se lhe acabava com a streak ao apresentar-lhe Lashley. Mas como o outro sacana é esperto, soube usufruir de umas tácticas manhosas, umas cadeiras, umas ajudas do Tyrus e conseguiu. Foi bem difícil mas conseguiu, EC3 enfrentará Angle ainda por sofrer um pin ou uma submissão. E palpita-me que, na próxima semana, a prenda para o Angle também será o Lashley - porque já todos sabemos que ele não vai a lado nenhum com o Tyrus.

Nota: O "name drop" do EC3 sem realmente utilizar nomes foi genial.
Nota2: Já me decidi que, definitivamente, o Josh Matthews está cada vez mais irritante. E fica pior quando anda o EC3 por perto. E eu gosto bastante do EC3.

6 - Isto num ringue da WWE


O ano de 2015 é uma loucura. Acontecem coisas que ninguém diria que viriam a acontecer. Sting até já combateu numa Wrestlemania. E agora acontecem coisas destas. Se há um par de anos atrás alguém falasse na ideia de Kevin Steen e Samoa Joe num ringue da WWE, seria recebido com gargalhadas. E afinal já aconteceu esta semana no NXT. Mas, como se esperava, este seria só um aperitivo. Logo faltaram umas coisas: porradinha velha e um vencedor. Foi trocado por um desenvolvimento calmo, a vender a ideia de nervosismo de Owens e por um "no contest" por desqualificação. A porrada velha ficou para depois do combate para abrir o apetite ainda mais, porque o próximo é que vai ser um festival de porrada e gordos a ter o triplo do atletismo que muito gajo supostamente em forma. Uma coisa é certa, ainda não culminou totalmente, mas já vimos o acontecimento: estes dois num ringue da WWE em 2015.

Nota: "Headlock city" ou "This is my house!". Parte deste combate também era Kevin Owens a virar-se para o gozo simplesmente porque pode e porque isso fará sempre parte dele.

5 - Diz que é o "Best in the World"...


Não, não há aqui qualquer referência ao CM Punk ou a tweets recentes dele, até porque os seus melhores nem vêm propriamente desta semana. Já sabemos bem que é referente ao mais recente PPV da Ring of Honor, o Best in the World, decorrido na passada Sexta-Feira. Tinha fortes implicações no seu main event ao colocar o World Champion Jay Briscoe frente ao TV Champion Jay Lethal, num combate que colocava os dois cintos em jogo. Confesso: não estava nadinha à espera deste resultado, quiçá por ser mesmo surpreendente ou por eu não ter andado muito atento - leia-se em dia - com os episódios televisivos da Ring of Honor. Confesso outra vez: markei que nem tolo. Com toda a apreciação e respeito por Jay Briscoe e pelos seus dotes, confesso estar sempre de pé atrás com um World Champion representante que tem uns espasmos homofóbicos de vez em quando. Mas nem é só isso. Desde sempre que Lethal constou entre os meus favoritos do plantel da Ring of Honor e, finalmente, já com um estatuto veterano, chega ao patamar mais alto da companhia e vence o título Mundial. O seleccionado para romper a streak de Briscoe. Contentíssimo e a ansiar pelo que virá deste reinado.

4 - Toda uma noite disto


Como anunciado na semana anterior, Johnny Mundo e Prince Puma a ocupar todo o episódio do Lucha Underground desta semana, de modo a conseguir obter mais um candidato a combate do ano - algo com que o Lucha Underground costuma brincar com frequência. Apesar de seguir uma estrutura tradicional de colocar o Heel em vantagem - um 4-1 é bem jeitoso para ganhar - e permitir ao Face underdog recuperar, não se nega que estava aqui um combate, como já disse, para listas de final do ano. O final também foi simples mas inteligente com Mundo a ver-se à rasca já no 4-3 e a começar a fugir para tentar queimar tempo e manter o resultado, mas recebeu uma surpresa do seu velho amigo Alberto El Patron, que ajudou Puma a obter o 4-4 - e a quem também avisou para estar pronto porque ele pretendia caçar o prestigioso título. Claro que tinha que concluir com aqueles momentos finais enervantes e deixando Puma conseguir a reviravolta e o final 5-4 para manter o título, já nos últimos segundos. Mas foram emoções bem manipuladas aqui e saiu um combate estupendo. Prince Puma ainda é Campeão e na próxima semana saberemos quem será, partindo do princípio que é ele o Campeão, o seu adversário no Ultima Lucha: Drago ou Mil Muertes. Johnny Mundo... Acho que esse tem com que se entreter.

Nota: Impecável mas não precisam de vender isto tanto como um exclusivo. A ideia de ser um episódio inteiro, tudo bem, mas foi um combate Iron Man, que já aconteceu muitas vezes em muitos sítios.

3 - Mr. Money in the Bank e Quasi-Mr. Money in the Bank


Duas situações de destaque que se extraíram do combate Money in the Bank. A primeira é a mais óbvia, esperada e habitual. Temos um novo Mr. Money in the Bank em Sheamus. Polarizou muitas opiniões mas confesso que não me incomoda nada esta sua vitória. Tem sido um Heel decente e eles querem sempre que ele seja main eventer, logo vão tentá-lo várias vezes. Pode ser bem feito e ter Sheamus a vencer este combate era uma saída fácil da questão do "demasiado previsível" e do "já ganhou antes". Vamos dar-lhe uma chance, algo que Randy Orton não parece querer. E até Dean Ambrose já lhe quer dar dores de cabeça. O cash-in não está nem perto de estar à vista, logo temos que esperar para ver as desventuras que Sheamus terá com aquela mala.

A outra situação foi a do tal vencedor previsível que afinal não foi. Roman Reigns já ia encaminhado para vencer mas foi impedido por um inesperado Bray Wyatt que lá deu uma das suas explicações crípticas no Raw. Tinha um desejo de vingança e já trouxe assuntos pessoais à baila, abordando até a paternidade de Reigns - o que serviu para lembrar aquele vídeo giro que ele tinha com a filha. Voltou a custar-lhe um combate no Smackdown e ficou imediatamente marcado para o Battleground. O confronto desenvolver-se-á ao longo das próximas semanas e veremos se Wyatt tem a intenção de ultrapassar mais linhas.

Nota: Agora simplesmente assumo que o próximo alvo de Bray Wyatt seja Titus O'Neil.

2 - Owens continua a matar


Agora é disto. Dose dupla de Kevin Owens em cada edição porque o gajo está activo em vários lados e a armar barraca em todos eles. No Raw, fez do mais bonito ainda ao fazer aquilo que todos os fãs dizem que alguém devia fazer. Mas dizem-no a brincar e não esperam que aconteça mesmo. Owens realizou o nosso sonho e aplicou uma powerbomb ao MGK do palco abaixo. Lindo. Mereceu todos os replays que teve e mais alguns. Muitos procuram a razão para tal acontecer. Eu justifico: Kevin Owens tem gosto. Ou Kevin Owens afinal até se preocupa com o público e fez-nos o favor. Kevin Owens sabe o que é "best for business". Kevin Owens simplesmente chegou primeiro e havia uma fila de gente atrás que queria fazer parecido. Se, por outro lado, houve um combate tremendo com Cesaro no Smackdown, o acontecimento que marcou a semana foi este. E por mim acontecia mais vezes: não podemos ter o Owens fazer mais powerbombs a convidados indesejados? Não houve nada para o cast do Éntourage? Pena...

Nota: Sim, é suposto torcer contra Owens. Isto para mim é a mais poderosa das Face Turns. E é suposto ter pena do MGK, que fez "no sell" ao incidente no Twitter, que nem um imbecil. Como gajo que avançou a performance... Aceito outra powerbomb.

1 - Engole em seco, Rollins


Têm que engendrar uns finishes assim para continuar a deixar Seth Rollins como um Campeão vulnerável e Dean Ambrose como um candidato forte. Após um excelente combate Ladder no Money in the Bank, que até chegou a ver os dois competidores a ter que ocupar mais tempo de antena que ficou em falta, os dois disputam o cinto no topo da escada, arrancando-o e caindo em simultâneo. Foi Rollins o afortunado e conseguir ficar com ele nos braços e a manter-se Campeão. Amarga mas é uma vitória legítima e Rollins fê-lo sem ajudas, vá. Dir-se-ia que estava numa onda de sorte. Se não fosse o Raw seguinte. Após agradecer a todos a quem devia aquela vitória - Seth Rollins, Seth Rollins, Seth Rollins, entre outros e acho que até se esqueceu do Seth Rollins - a Authority arranjou-lhe o adversário à altura para o Battleground: uma besta retornada! Brock Lesnar volta, com nova t-shirt, voltado para o "bom" lado sem mudar de atitude - parvo era se mudasse - e com uma sede de vingar e recuperar aquele cinto. Com uma arena ao rubro. Se calhar não era uma onda de sorte muito longa para Seth Rollins a quem quase lhe fugia a alma do corpo enquanto ali estava à frente daquele monstruoso ex-WWE Champion. No Smackdown diz que aceita o desafio e que até acha que era isso que tinha que acontecer para ele se provar. Mas veremos como ele se sai.

Nota: Como tornar a promo dos agradecimentos mais genial ainda? Com uma câmara que provou que Rollins levou mesmo um papel com "Seth Rollins" lá escrito muitas vezes. Brilhante.

Outros acontecimentos de relevo:

- Já sabíamos que não ia demorar muito até estragarem a piada ao R-Truth. Já virou humor de sanita e agora, como parte do traje real, anda com um piaçaba. E a sua feud com King Barrett é tão útil como esse piaçaba. Principalmente para Barrett.

- Continua a rivalidade entre os Campeões Tag Team e os super-over Enzo & Cass. Agora com as meninas à mistura, aconteceu no NXT um combate misto de equipas, que viu os candidatos aos cintos a sair por cima.

- De um extremo ao outro nas Divas do NXT: Charlotte, apesar de não ter rumo, tem mais um óptimo desempenho em ringue contra Cassie. Por outro lado, já vimos que Dana Brooke também não sabe ainda dar uma promo, para além de ainda má em ringue. Não faço ideia para onde ela estava a olhar e os seus tons sem emoção e robóticos de quem está a ler um texto ainda me fazem confusão. Agora com uma Eva Marie treinada - e bem treinada, espero eu - fica Dana Brooke como a Diva que precisa de (muito) mais treino.

- Parece oficial a Heel Turn dos Dirty Heels. Pouco tempo para Bobby Roode como Face. Por um lado é pena, porque é bom vê-lo a ser apreciado, por outro é bom porque ele é ainda melhor a Heel. Por mim até é igual, porque sou bem fã dele de qualquer maneira. Já Austin Aries é um Big Show pequenino da TNA, tantas foram as Turns que ele já deu. A atitude Heel revelou-se num combate one-on-one entre Roode e Eddie Edwards para escolher a estipulação do combate 4 das "Best of 5 Series". Que nem um Heel, Roode recusava-se a combater inicialmente. Que nem um Heel, disse que Aries não estava presente por estar a recuperar do combate com Kurt Angle na anterior semana, até que este interferiu e levou uma cadeira consigo. Que nem Heel, perdeu na mesma. Que nem Faces, os Wolves marcam um Full Metal Mayhem e já sabemos que vai haver festa.

- Vá, digam-me que não sou eu que estou parvo. A história do Joseph Park já estava resolvida! Já sabíamos que não existe Joseph Park! Mas... Regressou na mesma. Sem dentes e sem emprego. Para responder ao desafio de Bram a estrelas do passado. Por favor, digam-me que eu não fui o único a achar isto estúpido.

- A Taryn Tarrell continua esquisita. Brooke e Awesome Kong querem o título e ela não o quer dar a nenhuma. Um combate tag team com essas duas pretendentes a enfrentar as suas colegas da Dollhouse tinha essa estipulação. Se vencem, têm ambas a chance ao título. a ver se elas não trabalham em equipa. Má sorte para a Knockouts Champion que tem agora duas candidatas simultâneas ao seu cinto.

- E lá foram os Bro Mans. Jessie e Robbie E continuam os azedumes, após Jessie destruir DJZ. O que me deixa céptico: se consigo gostar de Jessie a solo - e aqui sei que já não gostava antes; se a gimmick de Robbie E se adequa a um Face. Mas veremos como a feud corre.

- Em palavreado também se desenvolveram mais feuds no Impact Wrestling. Magnus e James Storm continua no campo extremamente pessoal. O "cowboy" até já apareceu lá com um carrinho de bebé. Yikes! Chris Melendez quer dar cabo de Eric Young porque a perna dele não foi feita para estrangular medalhistas olímpicos, frase do tipo que dizemos milhares de vezes na nossa vida.

A figura da semana: Brock Lesnar. THE BEAST IS BACK! É aquela altura do ano. Mas voltou antes do SummerSlam, logo já é bem bom.

O desaparecido: Samuel Shaw. Da mesma maneira que me lembrei, há pouco tempo, que o Gunner existia. Lembram-se deste?

Mais uma semana repleta de acontecimentos variados e a provar, mais uma vez, que o nosso mundo do wrestling está sempre agitado. É agora a vossa vez de comentar todos estes momentos marcantes, destacar os vosso favoritos, os vossos menos favoritos e mais alguns que não tenham entrado na contagem. Uma semana pode ter os destaques que entenderem! Na próxima semana pretendo estar cá de novo porque sei que nada disto pára e que tenho material para fazer mais um bem recheado. Até lá so quero que fiquem bem e que desfrutem deste recém-chegado Verão que decidiu vir cheio de vontade e força. Até à próxima!

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.