Ultimas

Toca do Lobo: Inovadores do Wrestling - Go 2 Sleep



Sejam bem-vindos a Toca do Lobo, o meu humilde espaço didáctico onde irei partilhar convosco um pouco do meu conhecimento e pesquisa sobre esta forma de espectáculo que é o wrestling. E sejam bem-vindos a primeira edição do Inovadores do Wrestling.

Deixem que vos diga, das 3 temáticas que a Toca do Lobo terá, esta é talvez a que me é mais querida, pois já ando com ela em mente a vários anos. Dediquei já bastante pesquisa a ela, e cheguei mesmo a pensar em fazer uma versão em vídeo, mas tal exigiria bastante trabalho em termos de edição de vídeo, coisa que infelizmente levaria demasiado tempo devido ao pouco tempo que tenho disponível e a fraca maquina que disponho de momento. Mas permitam-me fazer uma breve apresentação do que iremos falar aqui.

Finishers e Signature moves.



Podemos dizer o que quisermos sobre o que faz uma personagem nos dias de hoje: o seu aspecto, as suas promos, a sua forma de agir. Mas eu penso não estar errado quando digo que se há algo de essencial para que um wrestler tenha sucesso, são os seus signature moves. O que seria de Shawn Michaels sem o seu Sweet Chin Music , Nature Boy Ric Flair sem o seu Figure Four Leg Lock, ou mesmo Bret Hart sem o seu Sharpshooter?


São muitos os golpes que fazem parte do arsenal de um wrestler, todos eles essenciais para o mesmo, mas são os signature moves que os fás rapidamente reconhecem, são aqueles aos quais o público imediatamente reage ao ocorrerem. E quando o finisher surge, qual é o fá que não acredita que o combate acabou ali, pois é a melhor arma que aquele lutador tem. E se por ventura o seu adversário escapa ou resiste a esse mesmo golpe, o que dizer das emoções que surgem nos corações de todos os fás que assistem a esse mesmo combate? 

Por esses motivos, bons signature moves são ingredientes essenciais para qualquer wrestler. Mas agora deixo aqui uma pergunta para todos os ouvintes, de onde vieram estes golpes?

Rey Mysterio é famoso pelo seu 619, golpe esse imitado por muitos, mas foi ele o primeiro a lembrar-se de tal golpe?

E o Stunner que Stone Cold Steve Austin aplicou a dezenas de adversários, incluindo o dono da WWE, Vince Mcmahon, foi ele o seu inovador?

E o que falar dos germans suplexes que Kurt Angle e Chris Benoit tornaram famosos, algum deles terá sido o primeiro a aplicar tal golpe?

É para responder a essas questões que esta cronica servirá. O meu objectivo é tentar mostrar a vocês a origem e percurso dos vários finishers e signatures moves que foram criados ao longo da história do wrestling.

Bem, não percamos mais tempo, e vamos ao que interessa, falar de um dos golpes mais reconhecidos actualmente no pro-wrestling, o Go 2 Sleep.

Finisher: Go 2 Sleep


Não há muito que possa dizer sobre a execução deste golpe, no papel é um dos golpes mais realistas e brutais que há no wrestling. Quando alguém põe nos ombros o seu adversário, atira-o para a frente, e durante a sua queda dá-lhe uma joelhada na cara (ou peito), a reacção mais provável ao ver isso é meter as mãos a cabeça e pensar "partiu-lhe a tromba toda".

Quando bem feito, é visualmente um golpe impressionante de se ver, e credível ao ponto de poucas vezes se duvidar que o golpe não atingiu ou magoou o adversário. Não é de admirar que tenha sido votado como melhor finisher pelo Wrestling Observer Newsletter durante dois anos seguidos (2006,2007).

Se bem que existe uma questão em relação a este golpe. Uma coisa que me foi ensinada poucos meses depois de começar a treinar wrestling, é que uma das características mais importantes ao escolher um finisher, é seres capaz de o aplicar em qualquer adversário, e esse é talvez um dos problemas mais óbvios deste golpe, o teres força para colocar o teu adversário nos ombros. Mas passando essa barreira, é só deixar cair o adversário e "partir-lhe a tromba toda".

E se existe alguém a quem podemos agradecer por ter tornado este golpe popular nos Estados Unidos, e consequentemente em todo o mundo, esse alguém seria este homem, Phillip Brooks, a.k.a CM Punk.

Punk é sem duvida um espécime raro no pro-wrestling, especialmente no meio WWE. Quando se estreou na ultima versão da ECW, apesar de ter o aspecto de ser apenas mais um miúdo tatuado que vem das indies, ele rapidamente capturou a atenção e fascínio do publico. A sua capacidade técnica, carisma e domínio do microfone tornam-no num dos wrestlers mais completos que alguma vez pisaram um ringue da WWE.

Começando pelos seu inicio nas indies, onde fez parte de uma das storylines mais populares da ROH (The Summer of Punk), pela sua passagem pela ECW onde se estreou e chegou mesmo a ser campeão, a sua estreia na Raw e conquista do MITB e respectivo cash-in, o tornar-se no Straight Edge Messiah, fazer aquela que é para muitos a melhor promo que ele alguma vez fez e provavelmente a melhor promo a passar na WWE nos ultimos anos, e acabando como um dos maiores anti-herois da WWE desde Steve Austin, CM Punk será sempre lembrado pelos fás como o wrestler que não deixava que o sistema o impedisse de ser o "Best in The World". 


Mas apesar de todos os seus méritos, existe uma coisa que podemos afirmar que Punk não fez (para além de ser main event na Wrestlemania), ele não criou o Go 2 Sleep. Esse mérito pertence a outro wrestler que será mencionado no final, mas primeiro falemos do percurso que este golpe percorreu. E quando digo isto, refiro-me ao facto de quando um golpe se torna popular, rapidamente encontraremos mais gente que o queira para o seu arsenal, e quem sabe até tentar melhora-lo.


Um desses exemplos inclui o "American Wolf" Davey Richards, onde ele apresenta uma versão mais rápida do G2S chamado "Alarm Clock", onde ele em vez de colocar o adversário sobre os seus ombros, ele impulsiona-o para o ar, rapidamente atingindo-o com um pontapé na zona do torso.


Podemos considerar esta versão como um tributo, uma vez que o criador do Go 2 Sleep é considerado como mentor de Richards durante os seus primeiros tempos na Ring of Honor.

E temos casos de outros wrestlers a usarem este golpe, tais como Prince Devitt ou Katsuyori Shibata, sendo que este ultimo chega mesmo a usa-lo como tag move em conjunto com o seu parceiro Hirooki Goto

Durante a minha pesquisa, encontrei cerca de 12 wrestlers que usam alguma versão deste golpe, incluindo uma que termina com um 540º kick (não peçam video disso, infelizmente não consegui encontrar). Logo não dá para duvidar da sua popularidade, não só entre os fás de wrestling, mas entre os wrestlers em si.

Mas como em tudo na vida, não existe nada como o original, por isso sem mais demoras, apresento-vos o criador do Go 2 Sleep, Kenta Kobayashi, a.k.a, KENTA.

Inovador: KENTA


Antes de se estrear na WWE como Hideo Itami e ser uma das actuais estrelas da brand de desenvolvimento NXT, KENTA foi uma das maiores estrelas da companhia japonesa Pro Wrestling Noah, tendo conseguido conquistar os titulos GHC Junior Heavyweight Championship e GHC Junior Heavyweight Tag Team Championship por 3 vezes, e tendo-se tornado o campeão de pesos pesados da Noah em 27 de Janeiro de 2013, mantendo o titulo durante quase 1 ano, conseguindo defender o mesmo 9 vezes consecutivas.

E não posso deixar de destacar a sua passagem pela ROH, onde ainda hoje se fala dos seus embates contra Bryan DanielsonNigel McGuinness e Samoa Joe, como dos melhores combates alguma vez a ocorrerem na companhia. KENTA durante o seu percurso


Não confundindo com o seu mentor Kenta Kobashi, (motivo pelo qual passou a usar só o primeiro nome em maiúsculas) KENTA é bastante conhecido pelo seu estilo de combate duro, estilo esse inspirado pelo seu background de kickboxe amador, sendo baseado fortemente em pontapés e strikes. 

Kenta é o genero de wrestler que apesar de ter apenas um 1,74 e perto de 80kgs, era alguém que conseguia fazer frente a qualquer wrestler independentemente do seu tamanho. E não admira, com um arsenal de pontapés que fariam qualquer fá de MMA encolher-se, e um finisher tão destrutivo como o Go 2 Sleep, KENTA seria o equivalente a um Pit Bull em pleno ringue.

E destaco mais um facto. KENTA não se limitou a criar o Go 2 Sleep, ele melhorou-o ao criar o Ura Go 2 Sleepque se pode considerar como uma versão inversa do golpe normal, tendo o oponente virado de costas sobre os ombros, e atingindo o adversário na nuca com o joelho após o atirar para a frente. 

Sem duvida uma versão mais assustadora e destrutiva de um golpe que só por si já era devastador.  



E por aqui termino esta cronica. Espero que tenham gostado e que vos tenha instruído um pouco mais ao longo deste texto. Na próxima edição da Toca do Lobo irei estrear o Lendas do Puroresu, no entanto deixo-vos com uma pista para a próxima edição do Inovadores do Wrestling e o combate onde KENTA estreou o Go 2 Sleep.



Até a próxima, e divirtam-se ;)


Com tecnologia do Blogger.