Ultimas

DezTaques da Semana (10.05.2015 - 16.05.2015)


Sejam bem-vindos a mais um DezTaques da Semana! Com mais uma semana a transitar para outra, chega a altura de revermos alguma da acção mais notável nestes últimos dias. A recordar horas antes do Payback!

Na construção de um PPV, não existiram assim tantos "cliffhangers" ou coisas da família para fazer desta uma semana tão enérgica na WWE. Mas, para além de haver mais, não há semana sem acção e o que não falta é com que encher estas dez posições.

Olhemos ao que esta passada semana nos trouxe:

10 - Best of Five, Part 1


Anunciado na semana passada, já começou a dar show nesta. Na luta pelos títulos de tag team vagos na TNA, os Wolves já a 100% defrontarão os "Dirty Heels", constituídos por Bobby Roode e Austin Aries num "Best of Five Series". Elenco de luxo, logo já devem esperar que só haja classe naquele ringue. Ambos os pares já ex-Campeões de Tag Team deram do seu maior para alcançar o complexo objectivo: roubar o show. A julgar pelo desempenho, pela reacção da plateia... É muito inseguro dizer que o conseguiu? Saem os Wolves vencedores nesta primeira volta. E vem então a parte doce: ainda há mais.

Nota: E há pouco tempo foi no Lucha Underground. Isto do "Best of 5" parece estar a pegar e, com os competidores certos, que foi o caso em ambos cenários, é bem-vindo. Mas olhemos à WWE. Neste ano, o Big Show e o Roman Reigns já devem ter tido um "Best of 25" e não teve os mesmos resultados...

9 - Zayn vai à luta!


Confirmado para o Takeover: Sami Zayn vai, mesmo lesionado! Não se constasse que fosse uma lesão grave, afinal de contas sucedeu-se durante a entrada. Mas é verdade, não tem um ombro a 100%. O que significa que já há algo para Kevin Owens explorar e não vai ser meigo ou bonito de se ver. Para além disso, também ficamos a saber de novas razões possíveis para o ataque de Owens: ciúmes. Aparentemente, o filho de Owens, o filho que ele tanto adora... Parece ser fã de Sami Zayn e dá mais por merchandise dele do que do próprio pai. Deve arder qualquer coisa, realmente. Owens, no entanto, já prometeu acabar o que começou e que vai mandar Zayn embora. Desta vez para não voltar. Ele até já pode ter lá um lugarzinho no Raw, mas sabemos que não é isso que ele quer dizer.

8 - Eater of Worlds vs Eater of... Everything


Feud assim meia desconchabada para alguns fãs e que foi arrancada ali dos fundos do nada. Bray Wyatt, após não conseguir a vitória sobre Undertaker na Wrestlemania, manteve o seu auto-imposto estatuto de "New Face of Fear" e voltou as suas mensagens crípticas para outra pessoa. Coincidências temporais mostravam que os segmentos antecediam ou seguiam sempre alguma participação de Ryback. Mas todos sabíamos porque já se dizia aí pelas interwebs, estavamos lá a reparar nisso. Com pouco entusiasmo foi recebida a feud mas eles lá a vão desenvolvendo e já tem combate marcado para o Payback. Esperemos que tenha a qualidade que se exige de dois competidores que, mesmo que nem sempre tenham um rumo muito constante, ainda são vistos e vendidos como duas grandes forças futuras. O ataque no Smackdown, para já, mantém-se como um dos momentos mais interessantes desta história.

Nota: Implosão nos Nexus, com Husky Harris a entrar em feud com Skip Sheffield.

7 - The (Not So) Mega Powers


Já teve menção honrosa na edição da semana passada ao ser testado no episódio do Main Event. Mas já passou para o Raw e, que eu seja um outsider, mas isto é divertido. Sandow volta a ver aproveitado o seu talento para as imitações e trouxe um "Macho Mandow" de respeito. Entretanto também se aperceberam que a brincadeira da "Axelmania" até é bem recebida pelo público e deram finalmente uma Face Turn a Curtis Axel que explode num "Hulk Hogan de Loja dos 300", assim que os "rivais" unem forças contra... Claro, os Ascension. Quem mais para se opor a uma viagem à década de 80 que a gimmick mais 80s que por lá anda? Está marcado: Axelmania & Macho Mandow vs The Ascension num Kickoff do Payback que promete alguma diversão. Por mim, ficava já aqui uma tag team! Dois ex-Campeões Tag Team ainda por cima, já levam experiência.

Nota: Axel tem sido promovido no card com o nome "Axelmania". É para ser uma coisa mesmo a sério ou é só para a galhofa desta vez? É que já que estamos nisto, também se muda o "The Ascension" para "Legion of Doom".

6 - Imortalidade


Este Dario Cueto é doido. Mas é assim que toda a malta gosta dele, enquanto o odeia ao mesmo tempo. Perguntem a qualquer espectador do Lucha Underground qual é o sentimento por ele andará por aí. No episódio desta semana, voltou a fazer das dele e encheu o ringue com sete competidores de alto gabarito para os colocar a competir por um raro medalhão Azteca, prometendo que a posse desse amuleto traria imortalidade. Daquelas cenas todas maradas que eles acrescentam ao conceito divino que paira sobre todo o programa e que o povo até acha fixe. Quanto à veracidade dessa "imortalidade" não sei mas no que diz respeito a bibliotecas e colecções de combates na história do LU, da AAA, da lucha libre ou do wrestling em geral... Sim, este espectáculo consegue a sua. Quanto ao poder do amuleto... Veremos o que o vencedor Fenix tem a fazer com tal.

Nota: É considerado o "Gift of the Gods Championship" e, ao que parece, pode ser defendido e mudar de mãos. Não é só um troféu de um torneio, é mesmo um título activo.

5 - "Guerras Mundiais"


Uma nota que acho pertinente fazer. A dificuldade que tenho em inserir acontecimentos da Ring of Honor neste espaço, apesar de querer. O programa televiviso sai ao ar aos Sábados e, mesmo com esta peça saindo ao Domingo, ao Sábado já tenho metade (ou mais) do texto pronto e, no mínimo, já devo ter as posições estabelecidas. Tenho que me suportar na ideia de que o mais importante e que terá destaque acontecerá num PPV a um Domingo. Ou então um caso como este em que, com a ajuda de uma mega-companhia Mundial, encheu toda a semana de wrestling de trocar os olhos. De novo em acordo com a New Japan Pro Wrestling, volta a trazer o evento que já nos deu no ano passado: o War of the Worlds (decorrido nos dias 12 e 13) e o Global Wars (decorrido nos dias 15 e 16). Apesar de aqui destacado, o evento permanece ainda por ser visto, da minha parte mas já se sabe aquilo que se esperava: os Bullet Club ainda são quem manda nisto tudo, constando em 3 main events das 4 noites, mesmo que não tenham tido muita sorte nas vitórias. E não existiram trocas de cintos, com Jay Lethal a reter o ROH TV Championship contra Tetsuya Naito e Jay Briscoe a manter-se como ROH World Champion contra Bobby Fish. Se é para haver mais no próximo ano, ninguém reclama!

4 - Um "Mundo novo"


A surpresa da semana no Lucha Underground. O "menino bonito" da companhia que toda a gente adora, mudou de atitude agora é reles. Johnny Mundo é de quem falo e quem não parece ter levado nada a bem a derrota para Alberto El Patron na semana anterior. O ataque a El Patron durante o seu combate pela candidatura ao título contra Hernandez já lhe valeu umas vaias bem sonoras mas ele tinha que elevar a fasquia da sua "Heel Turn" ou "Rudo Turn", só para sermos Romanos em Roma ou fazer de conta. Faz o Aristocrata comer vidro ao atirá-lo pela janela do escritório de Cueto dentro, propocionando um belo momento de violência mais elevada. As vaias intensificaram-se, Cueto aprovou, Hernandez aproveitou, El Patron sangrou e perdeu. Mundo traz uma atitude completamente nova e promete. Será este o Johnny Mundo que se tornará Lucha Underground Champion?

Nota: Qualquer um ficaria zangadíssimo se alguem lhe partisse um vidro do escritório, ainda para mais utilizando um outro corpo humano. Mas lá está, de volta ao ponto anterior, o Dario Cueto é doido e nem deve ter acontecido ali coisa que ele tivesse adorado mais.

3 - Mais Guerras, agora Hardcore


Foi o main event que o Impact Wrestling apresentou esta semana. Muito complexamente explicaram as regras quando podiam logo dizer que era um Lethal Lockdown sem jaula. Eric Young tinha uma equipa constituída pelos BDC sem Homicide - sobrando MVP, Kenny King e Low Ki - e um parceiro surpresa que se revelou como sendo o Bram, em quem já tinha pensado e que me agradou. Kurt Angle trazia Lashley, Chris Melendez e dois membros dos The Rising, Drew Galloway e Mikah, deixando Eli Drake de fora. O combate, com esta estrutura, já prometia que fosse dar em porrada velha. Assim se concretizou com uma importante vitória da Team Young. O propósito disto parece estar mais no pós-combate que viu Young a ser mais coberto de heat, recorrendo a manobras questionáveis. Heat parece ser o propósito de Melendez, dada a sua condição. EY atravessa os limites três vezes e arranca a perna ao herói de guerra, profanando a coisa ainda mais ao atingi-lo com a mesma. Quando já estava a estrangular Kurt Angle com a perna, já Josh Matthews o chamava de "disgusting son of a bitch". Não houve ponta de gosto neste segmento. Que era a intenção e por isso mesmo foi tão brilhante. Estão a conseguir deixar Eric Young cada vez pior e aí sublinho que na verdade significa cada vez melhor.

Nota: Cada membro da equipa ao entrar podia trazer uma arma. Julgando pelo uso da perna do Chris Melendez, conta como ele levando aquela arma?

2 - Payback ao virar da esquina


Uma coisa que não é costume: deixarem o menino da casa sair por cima. Adoram deixar ficar mal quem está na sua terra-natal, tradição que Bret Hart com certeza terá muito gosto em ser pioneiro. Mas Dean Ambrose respondeu aos cantos pelo seu nome, ao ser o autêntico badass que ele sabe ser e voltar a sair por cima no segmento com os adversários. Entretanto, todos os integrantes do main event do Payback andaram de mãos cheias, com Roman Reigns a ter que ajustar contas com Kane por duas vezes, para desprazer do público. Mas recorreram à mesma estratégia que resultou com Big Show, aproveitar regras mais "extremas" para fazer um combate mais entusiasmante. Nem que seja por ter coisas a partir. Assim foi no main event do Smackdown, enquanto Seth Rollins e Randy Orton se encontravam outra vez. Bom fecho do Smackdown com Ambrose a ceder o cinto desprevenido a Reigns, prometendo que fica com ele no Domingo. O problema é que ele parece ter "vai sofrer o pin" escrito na testa...

Nota: Kane agora é o homem que não compete mas faz parte da estipulação. O que também se traduz por "vão haver muitas artimanhas e invenções no finish do combate e vai ser à volta do Kane e envolvendo o mesmo."

1 - Até já, Bryan


E para já um muito obrigado também. É pena que a primeira posição fique reservada para um acontecimento tão triste mas foi o que causou mais falatório e mais abalo. E começa a pesar cada vez mais que o acontecimento do Bryan a ser forçado a deixar um título que tanto merece devido a uma lesão comece a tornar-se uma negra tradição anual. A sua ausência nas últimas semanas causou preocupação e neste último Raw confirmou-se: Bryan não pode prosseguir como Campeão Intercontinental, devido à imprevisibilidade do tempo de recuperação que necessita para a sua séria lesão que vem de um regresso possivelmente apressado no início deste ano. Para dramatizar ainda mais a coisa e nos deixar a roer os cotos dos dedos ainda mais, Bryan deixou no ar a possibilidade de nunca mais poder voltar a competir num ringue. É essa a parte que dói mais, mas é claro que dói muito mais imaginar Bryan a ficar incapacitado em ringue. Só temos que esperar a sua recuperação e que a sua decisão seja para o seu melhor e melhor de todos. Já é um dos grandes, isso é certo. Para já, sem saber o futuro, resta-nos recorrer à hashtag #ThankYouBryan. E até já, esperamos nós.

Nota: Sabemos que eles andam com ideias quando isto até é usado para heat na divisão de Divas. Ah valentes!

Outros acontecimentos de relevo:

- Neville responde à open challenge de John Cena e até está para ganhar aquilo se não fosse Rusev. É a chatice de isto só ter dez posições. É que isto do Cena andar a ter combates impecáveis todas as semanas não devia passar assim em branco!

- Entretanto já tem o seu rematch marcado para o Payback com King Barrett, enquanto Dolph Ziggler também estará cheio de vontade de vingar Sheamus no também já marcado rematch. Dois combates construídos com pouco ímpeto e vistos como "midcard para encher" mas que prometem qualidade para contrariar essa noção.

- A continuação da reunião de Luke Harper com Erick Rowan numa semi-Wyatt Family - não dá para ser propriamente a Wyatt Family sem o Wyatt - continua. Agora os comentadores fazerem o seu "trabalho" ao apostar, na borga, quantos segundos ia aguentar o Fandango no embate contra o Erick Rowan é que já é de dar a volta ao estômago.

- Sela-se a construção do rematch pelos Tag Team Championships com os New Day em oposição aos ex-Campeões e "Face by default" Cesaro & Tyson Kidd. E, lá está a tal coisa que nunca pensei vir a dizer, os New Day estão cada vez melhores!

- Naomi continua a usufruir da família para dar cabo de todas as que lhe aparecem à frente e que, na sua ideia, lhe andavam a tentar roubar a ribalta. No Smackdown confirmou-se o combate tag team com as primas contra as irmãs. É tudo em família, ao menos.

- Darren Young continua a puxar risadas com as suas piadas auto-referentes. Agora já ia exclamar "I'M AN ASSM-", Titus O'Neil a servir de Right to Censor aqui.

- Anunciado: a Elimination Chamber voltará ainda este mês! Apesar de pouco tempo de construção, é uma boa surpresa e espera-se um bom evento. Teremos algo exclusivo e veremos um novo Campeão Intercontinental coroado dentro da demoníaca estrutura?

- O que se retém dos recentes episódios do NXT: o Tyler Breeze está cada vez melhor e eles sabem disso, fazendo-o sair por cima à patrão todas as semanas. Desta vez nem o parceiro, Adam Rose, se safou. Este gajo tem que ser Campeão um dia destes...

- Pouco importa a pouca capacidade de Ivelisse em competir, os Campeões de Trios do Lucha Underground lá terão que defender os títulos contra a The Crew. Ivelisse é rija mas acontece que neste combate dão-lhe jeito os dois pés: Ladder Match!

- Continua a discutir-se democracia no Impact Wrestling, desta vez com EC3 indignado por não estar no topo do ranking. O que me intrigou, que eles tenham mesmo um Top 5 de estrelas para definir um candidato ao título. Não sei se gosto do sistema ou se prefiro a naturalidade de se conseguir uma feud espontânea que vá dar ao título. Teremos que ver o quão criativos eles serão com este sistema. Entretanto, o Mr. Anderson já conseguiu arranjar ali um rematch.

- E continuo a adorar as Dollhouse que agora já metem assuntos pessoais ao barulho e já se andam a meter com a família da Gail Kim. Só para meter nojo, a Knockouts Champion até foi mostrar o "traje" com que abordaria o marido de Gail Kim. Sim, foi isso que ela disse porque sei que quase todos que assistiam ao segmento não estavam a ouvir e se calhar nem sabiam que ela estava a falar. Mas como eu sou um profissional, vi o segmento aí umas vinte ou trinta vezes. Para o trabalho, sabem.

- Robbie E 3, Jessie Godderz 0. Num punhado de minutos. Robbie E é Face, Jessie é mais agressivo. Não sei o que pensar desta separação e do push a Jessie a solo. Gostava dele na dupla, sozinho não sei. Apresenta um lado mais vicioso, é verdade, mas não sei. Terei que continuar a ver.

- Samoa Joe já no próximo Takeover? Que chatice!

A figura da semana: Daniel Bryan. Não pelas melhores razões, claro. Mas foi o mais falado. Em tom de medo, respeito e agradecimento. E classe. As melhoras, rapaz!

O desaparecido: Big Show. Seth Rollins queixou-se de um "7 foot tall cancer" na Authority. E nós sabemos que os problemas são com Kane porque há la dois. E o outro tem estado a dormir desde que foi enterrado sob uma mesa. Anda a fazer Turns noutro lado, com certeza.

Por aqui fica a semana que, lá está, acaba sempre por acontecer muita coisa, mesmo quando são das mais calmas. Por aqui deixo o artigo para vocês comentarem a semana que passou e comentar estas observações que fiz aos acontecimentos da semana. Para a próxima já é bem possível que venha uma semana mais rica e mais recheada de WWE, com o Payback e o Takeover aí a avizinhar-se. Até lá fiquem bem, comentem e não percam o Payback esta noite, já não faltam muitas horas! Um bom PPV a todos.

Cumprimentos,
Chris JRM

Com tecnologia do Blogger.