Ultimas

A Alternativa Fenomenal #2: Os TNA Originals na WWE


Saudações e bem vindos a mais uma Alternativa Fenomenal. Creio que todos os leitores já se viram no meio da infame guerrinha entre fãs da WWE contra fãs da TNA, inclusive tomando parte em um dos lados. Sabem também que apesar dessa briga (completamente inútil, diga-se de passagem), vários defensores das duas empresas já tiveram o sonho de ver determinados lutadores de uma delas atuando pela outra. Aliás, é bastante comum vermos que após encerrar suas participações na WWE, os wrestlers rumem para a empresa de Nashville buscando o sucesso que não alcançaram anteriormente, ou tentado se manterem relevantes no meio da luta livre. Mas muito devem se perguntar sobre o caminho inverso, e hoje em meu artigo abordarei a passagem (em muitos destes casos, bastante obscura) de alguns grandes nomes da TNA, especificamente os chamados TNA Originals, pela empresa do senhor McMahon, alguns tentando iniciar sua carreira como lutadores de uma companhia de topo e outros buscando desfrutar de maior sucesso e visibilidade do que tinham na segunda maior companhia de wrestling americana.

Os TNA Originals, para os que não os conhecem, são os lutadores que iniciaram suas carreiras no circuito televisivo de wrestling pela TNA, ou lá se fizeram mais conhecidos, não necessariamente sendo os lutadores presentes no roster inicial da companhia em 2002. A maioria dos Originals iniciou suas carreiras no circuito independente, vindo a alcançar sucesso apenas quando chegaram à TNA, enquanto uma pequena quantidade é vinda de outras empresas, como a antiga WCW (caso de AJ Styles, por exemplo). Mas algo que muitos desses lutadores tem em comum, é que tiveram pequenas passagens pela WWE, em geral bastante infrutíferas, onde seus talentos foram ignorados, por falta de trabalho dos criativos, ou por não atenderem as exigências esperadas pela companhia de Vince McMahon. Dentre esses nomes, alguns que aqui citarei com certeza causarão certo espanto nos leitores, especialmente pelas oportunidades perdidas pela WWE de manter em seu roster wrestlers que no futuro viriam a serem os maiores nomes de sua principal alternativa. Sigamos para a lista.

  • Bobby Roodeo duas vezes campeão mundial de singulares e multi-campeão mundial de duplas participou da WWE de 2002 a 2004, competindo num total de 6 lutas televisionadas e algumas dark matches. Nessa época usava o ring name Bobby Rude e sua estréia na TV da WWE deu-se em 2003 no Sunday Night Heat, em uma luta contra Al Snow. Apesar de permanecer por um bom tempo na Big E, ele nunca passou de um jobber, tendo perdido em todos os combates que participou. Sua última luta na WWE foi uma dark match numa edição do Smackdown em 2003, perdendo para Orlando Jordan. 




  • Eric Young – EY competiu na WWE num breve período no ano de 2003 e sua primeira luta foi uma tag team match junto a Bobby Roode, no WWF Velocity, contra os FBI de Chuck Palumbo e Jhonny Stamboli. Teve um total de apenas 3 combates, e assim como Roode foi apenas um jobber e perdeu todos. Seus outros adversários foram Sean O’Haire e Val Venis.

 

  • Samoa Joe – entre 2000 e 2001, o “Samoan Submission Machine” lutou na UPW, antigo território de desenvolvimento da WWE e, por conta disso, no dia 3 de março de 2001 fez sua até então única luta na WWE, perdendo para Essa Rios numa edição do WWF Jakked. Curiosamente neste seu período na UPW, ele conheceu os agentes da WWF Bruce Pritchard e Jim Ross, e eles lhe disseram que ele nunca alcançaria o sucesso no pro wrestling.

 


  • Low Kicaso ainda bastante recente, o primeiro campeão da X-Division da história da TNA combateu na WWE durante o ano de 2010, após um período de 2 anos na antiga FCW (que hoje é o NXT que conhecemos), de onde conseguiu apenas um reinado de um dia como campeão de duplas junto a Michael McGuillicutty (Curtis Axel). Ki estreou-se na TV da WWE durante a segunda temporada do antigo NXT, do qual foi o vencedor e em seguida foi alocado para o Smackdown. Durante seu tempo no roster principal da WWE competiu em (creio eu) 10 lutas, de onde obteve vitória apenas duas vezes e teve um único combate em pay-per-view numa tentativa infrutífera pelo Intercontinetal Title de Dolph Ziggler. Seu último combate foi em dezembro, perdendo para Drew McIntyre (que também havia o derrotado na estréia de Ki no Smackdown).

 

  • Jerry Lynn – o homem que “foi a X-Division, antes que existisse uma X-Division” combateu na WWE por menos de um ano, entre 2001 e 2002, e diferente dos demais, ele conseguiu alcançar um pequeno sucesso em sua participação na companhia. Em sua luta de estréia, Lynn derrotou Crash Holly no Sunday Night Heat, em abril de 2001, e conseguiu seu único reinado como WWF Light Heavyweight Champion. Em seu tempo como campeão ele enfrentou vários nomes que também viriam a integrar o roster da TNA, como o próprio Crash Holly, Jeff Hardy (para quem veio a perder o cinturão) e Christopher Daniels (de quem vou falar em outra oportunidade). Além desse reinado, teve um combate bastante famoso contra Rob Van Dam numa edição do Heat em outubro de 2001, mas em fevereiro de 2002, saiu da empresa de Vince McMahon.

 

Creio que após essa pequena lista os leitores tenham notado o erro da WWE em, muitas vezes, ignorar o talento desses wrestlers que, anos depois, iriam se tornar os maiores nomes da TNA. Como um fã que conhece o trabalho deles na empresa de Dixie Carter, eu não consigo entender o motivo deste mau uso, nem do porque não haver investimento em suas carreiras, mas não posso deixar de ficar agradecido, pois se eles houvessem permanecido lá, talvez não tivéssemos a TNA que conhecemos hoje. Caso seja de desejo dos leitores, continuarei essa lista em uma próxima edição, que com certeza também os deixará surpresos com o talento desperdiçado pela WWE que, no entanto, iria ser muito bem usado na sua atual rival. Aproveitem o artigo e até a próxima.
Com tecnologia do Blogger.