Ultimas

Dias is That Damn Good #193 – "WWE Fans vs. TNA Fans"

Boas Pessoal!



Sejam bem vindos a mais um "Dias is That Damn Good", o espaço com mais história na nossa CWO ;)

O Pro Wrestling e o "mundo" que o rodeia está repleto de rivalidades, confrontos e despiques aos mais diversos níveis. Desde a competição entre promotoras, aos conflitos entre wrestlers e outros agentes da modalidade, passando pelas intrigas e ódios de estimação dos dirt sheets para com determinadas personalidades, até ao próprio extremar de posições entre fãs na defesa dos conteúdos e produtos com que mais se identificam...são de facto, multiplas e diversificadas as discussões e debates gerados em volta de uma indústria que apaixona milhões de pessoas mundo fora.

Uma dessas discussões e grandes rivalidades, com carácter bastante actual e posições bastante extremadas, é, claramente, o despique e confronto que opõe geralmente os fãs da WWE aos fãs da TNA e vice-versa. Assim, fazendo jus ao sub-título do presente espaço, aquilo que me proponho abordar e sobre o qual reflectir ao longo do texto que agora vos escrevo será, precisamente, uma análise a essa mesma animosidade e troca de opiniões entre os "WWE Fans" e os "TNA Fans".

Não percam, por isso, as próximas linhas...



Como já tive oportunidade de referir por diversas ocasiões, o Pro Wrestling, mais do que um desporto ou modalidade de combate, é uma forma de entretenimento. É um espectáculo que junta as multiplas capacidades atléticas do ser humano e as coordena de forma a que, através de uma encenação, se possam recriar os mais diversos combates, confrontos, rivalidades e histórias. O Pro Wrestling é "Sports Entertainment" na globalidade do seu conteúdo. Deste modo, e como acontece com qualquer outra forma de entretenimento, a avaliação que os espectadores, telespectadores, seguidores e adeptos fazem sobre a modalidade terá sempre um cariz bastante próprio e pessoal, resultará sempre de preferências e gostos e, por essa razão, será sempre algo subjectivo. Torna-se, portanto, compreensível que encontremos pessoas que gostam mais do estilo X e outras que apreciem mais o estilo Y. Consequentemente, é fácil perceber que, relativamente ao pro wrestling, existam inúmeros fãs que se sentem mais identificados com o produto e conteúdos apresentados pela WWE e que outros tantos prefiram ou se revejam mais na alternativa apresentada pela TNA. Tudo isto é, perfeitamente, normal, natural e até saudável.

Por outro lado, quando a tolerância é reduzida e não se compreende e/ou aceita o que acabei de referir no parágrafo anterior, há uma tendência para valorizar aquilo de que mais gostamos em detrimento do que nos agrada menos. Há uma inclinação para começar a deitar a baixo e desprestigiar o que não vai de encontro às nossas expectativas. Verifica-se, acima de tudo, uma enorme incapacidade de aceitar a diferença, quer seja ela de opiniões, de opções e/ou meramente de preferências. E é, normalmente, neste ponto que começam os problemas e desavenças. Situações que, posteriormente, levam a um extremar de posições e a uma argumentação que, para além de pouco respeitosa, em nada ajuda ao esclarecimento e à realização de debates e discussões sérias em redor dos mais diversos temas e assuntos que envolvem a modalidade. Ora a discussão incessante entre os WWE Fans e os TNA Fans é um óptimo exemplo deste último caso que acabei de referir. É uma excelente demonstração de como o extremar de posições leva, muitas vezes, a acusações completamente ridículas e sem qualquer sentido ou fundamento.



Quantas vezes não vemos adeptos da TNA acusar a WWE de se limitar a oferecer conteúdos para crianças?! Quantas vezes não nos deparamos com insinuações por parte dos fãs da TNA no sentido de desvalorizar e desprestigiar intelectualmente os seguidores da WWE?! Quantas vezes não foram acusados os seguidores da WWE pelos adeptos da TNA de serem completos marks?! Quantas vezes não encontramos os fãs da TNA a acusar a WWE de não ser uma empresa de pro wrestling e de não produzir pro wrestling?! Da mesma forma, por quantas vezes nos deparámos com fãs da WWE a denegrir e deitar a baixo tudo quanto é produzido pela TNA?! Quantas vezes não encontramos adeptos da WWE a desvalorizar quase por completo os talentos da TNA?! Quantas vezes os seguidores da WWE não acusaram, também os fãs da TNA de marks?! E quantas vezes, ambos os adeptos, não acusam uma e outra promotora de copiar gimmicks, rivalidades e storylines?! Enfim...como já tive oportunidade de dizer, um sem número de acusações e troca de insultos sem qualquer sentido ou razão que o justifique.

Pergunto, por exemplo, se o simples facto dos programas da WWE estarem limitados por um pg rating faz com que os seus conteúdos sejam apenas do interesse das crianças?! Parece-me óbvio que não. Questiono se não é de uma enorme intolerância e até arrogância tentar desvalorizar quem gosta de uma programação e conteúdos diferentes?! Julgo não haver dúvidas que sim. Fará sentido a troca de acusações a respeito de uns serem marks e outros não?! Claro que não, todos somos marks, ou não seriamos adeptos de pro wrestling, ou não vibraríamos com combates encenados e/ou, inclusive, não seriamos fãs do wrestler com o gimmick X ou Y. Que sentido faz denegrir e deitar a baixo todos os conteúdos apresentados sem realçar ou diferenciar o que de melhor e de menos bem se fez?! Também me parece que nenhum. E relativamente às acusações de copiar ou imitar angles e storylines, que razão ou causa justificam essa situação?! Se pensarmos que no pro wrestling praticamente nada se faz de novo e é apenas recriado ou melhorado, não encontramos qualquer razão ou causa que o justifique. Neste ponto, reparemos numa série de exemplos bastante simples...a WCW sob o comando de Eric Bischoff levou a melhor sobre a WWE quando começou a imitar a sua programação e produção e quando adaptou uma storyline da NJPW que viria a dar origem à nWo. Por sua vez, a WWE de Vince McMahon só conseguiu dar a volta à situação e recuperar a hegemonia na indústria, quando copiou a receita da WCW ao oferecer conteúdos mais realistas, polémicos e controversos. Portanto, como podem ver, ninguém neste business se pode arrogar no direito de acusar outro alguém ou outra entidade de o copiar ou imitar no que quer que seja, pois a modalidade sempre se desenvolveu e evoluiu através da reciclagem, modernização e adaptação de angles e conceitos universais.

Por outro lado, não quero dizer com isto e/ou com tudo o que escrevi atrás, que não seja de salutar a existência de fãs da WWE e da TNA a defender as promotoras de que mais gostam e os conteúdos e programas que mais apreciam...agora isso não deve, nem pode invalidar, que haja respeito pela diferença até porque, acima de tudo, somos fãs de pro wrestling e é a modalidade no seu todo que nos apaixona.

E vocês, o que pensam da rivalidade entre os WWE Fans e os TNA Fans?!

Um Abraço,
Dias Ferreira



PS: Não se esqueçam de indicar assuntos e temas que gostariam que eu abordasse.
Com tecnologia do Blogger.