Ultimas

1997, ontem, hoje e sempre – A estreia de um monstro e um screwjob mudam o wrestling - Parte IiI - MidCard e conclusão


A Era da Wrestlemania começou em 1985. Desde que a primeira Wrestlemania aconteceu, não havia volta a dar e a WWE continuaria a produzir todos os anos o maior evento de wrestling do mundo. Todos os anos foram marcantes na WWE mas se há ano que poderá dizer-se como o mais enigmático, que separou as águas e que foi a fundação para o que a WWE é agora, este foi o ano de 1997.....

_________________________________________________________________

O MIDCARD

O roster da WWE em 1997 era muito bom. A WWE tinha grandes talentos no midcard e na divisão de equipas. Surpreendentemente a maioria dos problemas surgiam nos main-events e onde a maioria dos PPV’s tiveram somente The Undertaker, Bret Hart e Shawn Michaels.

Diga-se que o panorama do main-event estava reduzido a somente Taker, Hart e Michaels, o problema não era assim tão grande.

Na divisão de equipas, os títulos mudaram de mãos inúmeros vezes entre a Hart Foundation de Owen Hart e British Bulldog, Headbangers, Godwinns, Road Warriors e New Age Outlaws.

A divisão de equipas tinha qualidade e produzia muitos bons combates. Isto em participar devido à Hart Foundation que conseguia ter bons combates com quaisquer adversários.

A Hart Foundation teve um grande destaque ao longo do ano e assim quando estes foram campeões, a divisão teve muito do foco em si. Claro que quando os Godwinns e os Headbangers eram campeões, o foco diminuída. Claro que nenhum combate por títulos de equipas estaria no main-event.

The Rock, Owen Hart e Steve Austin tiveram na sua posse o título Intercontinental. Isso era claro uma indicação do que seria o futuro de Stone Cold e The Rock. Especialmente The Rock que começava a assumir o papel que todos lhe auguravam.

O British Bulldog conquistou o título Europeu num torneio em Fevereiro para se sagrar o primeiro campeão. Teria na sua posse o título quase todo o ano. Eventualmente, perderia o título ara Shawn Michaels em Setembro.

Michaels iria perder o título para Triple H num momento memorável no Natal no RAW. Shawn perderia intencionalmente o combate e assim fez com que os dois membros dos DX fossem campeões.

1997 foi um ano com muito sucesso para o midcard da WWE. Havia muitos talentos a ter combates espectaculares todas as noites pelos títulos Intercontinental e Europeu e a maioria deles pediam somente uma chance para entrar no main-event.

CONCLUSÃO

Ainda nos dias de hoje é difícil entender o quão importante foi o ano de 1997.

Originalmente, o ano poderia ser um desastre com Shawn Michaels a se lesionar e Bret Hart pronto para deixar a companhia. Acabou por ser um ano fantástico com grandes momentos.

O panorama do main-event foi espectacular. Apesar de ter somente três grandes estrelas, elas tiveram verdadeiros clássicos entre si. Bret Hart vs. The Undertaker. Shawn Michaels vs. The Undertaker. Shawn Michaels vs. Bret Hart. Todos foram combates brilhantes que tiveram sempre em disputa o título da WWF.

As outras estrelas do midcard foram dadas chances de começar a mostrar trabalho e tiveram grandes combates rumo ao main-event. Mankind, Steve Austin, Owen Hart e o British Bulldog tiveram grandes combates com as estrelas de topo.

1997, não tem qualquer problema com a qualidade dos combates e isto porque a maioria dos lutadores estarem nesse ano, no pico da sua carreira.

O combate do ano foi o clássico Hell in a Cell entre Shawn Michaels e Undertaker. O combate que viu a estreia de Kane foi o ponto alto do que já por si era épico. Muitos dizem que a estreia de Kane foi a melhor estreia na história da WWE. O facto de ter sido uma futura lenda que se estreou ainda tornou mais este momento especial.

O combate, não tira méritos a outros combates como Bret Hart vs. Steve Austin na WrestleMania e The Undertaker vs. Bret Hart no SummerSlam e em Londres.

1997 foi recheado de momentos especuladores.

Em 1997 teve inicio a ascensão da WWE. A estreia dos D-Generation X e a subida de Steve Austin estava a levar a audiência para a Attitude Era.

O Montreal Screwjob é um dos momentos mais importantes da história do pro wrestling. Deu início à queda pessoal e profissional de Bret Hart, enquanto deu inicio à personagem Mr. McMahon que iria nos próximos anos ser a maior heel da companhia.

De modo geral, 1997 será relembrado como um dos anos de maior impacto na história da WWE. A estreia de Kane, o Montreal Screwjob, Hart vs. Austin na WrestleMania. Todos esses combates e momentos alteram o futuro da WWE.

Se há palavra que define este ano de 1997 é mudança. Era a construção de uma nova era no Mundo. Era o ser mais ambicioso que nunca e mais importante, 1997 era correr riscos.

E dos efeitos que isso trouxe, muitos ainda afectam ainda hoje a World Wrestling Entertainment.

Original de L. Randall com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.