Ultimas

1997, ontem, hoje e sempre – A estreia de um monstro e um screwjob mudam o wrestling - Parte II - O nascimento de Mr. McMahon no último fôlego de Bret Hart


A Era da Wrestlemania começou em 1985. Desde que a primeira Wrestlemania aconteceu, não havia volta a dar e a WWE continuaria a produzir todos os anos o maior evento de wrestling do mundo. Todos os anos foram marcantes na WWE mas se há ano que poderá dizer-se como o mais enigmático, que separou as águas e que foi a fundação para o que a WWE é agora, este foi o ano de 1997.....


_________________________________________________________________

O NASCIMENTO DE MR. MCMAHON NO ÚLTIMO FÒLEGO DE BRET HART

Em 1997, a WCW carburava a todo vapor e era a maior promotora de wrestling nos Estados Unidos. A companhia para além de já ter roubado os maiores nomes e talentos da WWF estava também a destruir a companhia de Vince McMahon nos ratings de TV. Uma mudança era necessária na WWF e essa mudança acabaria por ser o inicio da Attitude era.

A Attitude Era, contudo, ainda não se tinha formado plenamente em 1997, mas isso não invalida que a grandes partes desta não tivessem já a tomar forma nesse ano.

Stone Cold Steve Austin haveria de se tornar o rosto dessa atitude e a sua ascensão começou na WrestleMania 13. Nessa noite, Austin enfrentava Bret Hart num combate de submissão e esse combate haveria de ficar como um dos melhores da história da Wrestlemania, senão o melhor!

Foi nesse combate que aconteceu um duplo turn entre os lutadores presentes. Austin haveria de se recusar a desistir no sharpshooter e haveria de perder o combate ao desmaiar de dor.

Foi um combate espectacular e que definiu o momento de uma geração. Foi o momento que prendeu Steve Austin ao público e fez dele ser como que o herói improvável.

Para além disso, fez com que Bret Hart fosse pela primeira vez na carreira heel.

Bret Hart vinha a rivalizar com Shawn Michaels desde 1996 e isso havia se tornado pessoal, tanto dentro e fora dos ringues. Os dois haviam até trocado insultos até em televisão nacional.

Quando Shawn Michaels criou os DX no Outono de 1997, isso foi uma grande indicação do que estava para vir. Nessa altura eles eram mais problemáticos do que Steve Austin. As suas tiradas humorísticas e de escárnio eram algo que Bret Hart odiava tanto a nível profissional como pessoal.

O DX acabaram por ser somente mais uma peça do puzzle que foi a rivalidade entre Hart e Michaels mas no Survivor Series desse ano, os DX ficaram como que ao lado do que iria acontecer.

Não é preciso explicar toda a história do Montreal Screwjob pois toda a gente já ouviu esta história um monte de vezes. A parte principal é que Bret Hart e a WWF estavam a negociar uma renovação de contrato. Isto geralmente não teria problemas mas Bret Hart era o campeão da WWF depois de ter conquistado o título no SummerSlam.

E isso também não seria um problema, só que Bret Hart recusou-se a perder o título na sua terra natal, Montreal, Canada no Survivor Series e especialmente para o homem que ele odiava, Shawn Michaels.

Agora, o resto da história complicasse mas a parte importante é que Bret Hart recusou-se a perder o título e a WWF ficou com um sentimento de medo que Hart pudesse aparecer num Monday Nitro da WCW com o título da WWF.

Isto haveria de criar o incidente que todos chamam de Montreal Screwjob. Um dia muito triste e histórico na história do wrestling profissional. Aquele dia em que Vince McMahon mandou tocar o sino antes de o combate terminar, quando Michaels tinha o sharpshooter preso em Hart. Isto, fez com Bret Hart ficasse sem o título da WWF.


Um título que relembre-se, nunca quis perder para Shawn Michaels, especialmente em Montreal.

Michaels terminou esse dia na posse do título da WWF e Bret Hart terminou esse dia como um homem triste, arrasado e derrubado. Claro que Hart haveria de esmurrar McMahon e ir para a WCW a tempo do Starrcade, mas isso não é importante na história.

A parte importante desta página negra da história do wrestling traz algo de bom e esta foi o nascimento da personagem Mr. McMahon.

Naquela noite em Montreal, a peça final do puzzle da Attitude Era estava encontrada. Steve Austin estava em ascensão meteórica, os D-Generation X apresentavam-se mais polémicos do que nunca e agora um patrão diabólico tomava conta dos acontecimentos!

Original de L. Randall com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.