Ultimas

1997, ontem, hoje e sempre – A estreia de um monstro e um screwjob mudam o wrestling - Parte I - O ano de Undertaker


A Era da Wrestlemania começou em 1985. Desde que a primeira Wrestlemania aconteceu, não havia volta a dar e a WWE continuaria a produzir todos os anos o maior evento de wrestling do mundo. Todos os anos foram marcantes na WWE mas se há ano que poderá dizer-se como o mais enigmático, que separou as águas e que foi a fundação para o que a WWE é agora, este foi o ano de 1997.....

O ANO DE UNDERTAKER

Este foi um enorme ano para o Deadman; tal vez mesmo o melhor ano da sua carreira. E tudo isto graças às várias circunstâncias que rodearam Shawn Michaels.

No inicio do ano, Shawn Michaels recebeu um massivo push na sua rivalidade pelo titulo da WWF contra Sycho Sid. Foi o principal destaque da construção do Royal Rumble 1997 que teria lugar no estado natal de Michaels, San Antonio, Texas.

60,525 pessoas lotaram o Alamodome e assistiram a Shawn Michaels vencer Sycho Sid para se tornar o novo campeão da WWE. O reinado contudo teve pouca duração. Shawn Michaels haveria de vagar o título alguns dias depois ao dizer ao mundo que não só tinha uma lesão numa perna mas como também tinha perdido o seu sorriso.


Isto iria resultar num Four Corners Elimination match no próximo PPV para coroar o novo campeão. Bret Hart haveria de derrotar Steve Austin, Undertaker e Vader para ganhar o combate e conquistar o título. Este reinado iria também terminar de imediato com Hart a ser derrotado por Sid no RAW do dia seguinte.

Undertaker teria então o seu combate pelo título na WrestleMania 13 contra Sid enquanto Hart enfrentaria Austin num combate de submissão no show.

O Undertaker derrotou Sid e começou o seu reinado dominante como campeão da WWF. A ideia era que Shawn Michaels estado fora da companhia e Bret Hart e evoluir para ser um dos top heels da WWF, Undertaker era o único grande babyface da companhia.

Taker havia de derrotar Mankind, Steve Austin e Faarooq para reter o seu título. O combate de maior destaque do seu reinado aconteceu no SummerSlam 1997 onde este enfrentou Bret Hart, sendo Shawn Michaels o arbitro do combate.

Na altura, Hart era o maior heel da companhia e Shawn tinha voltado da sua lesão. Michaels tinha também acabado de formar os D-Generation X com Triple H e Chyna.

O combate terminou de forma controversa com Michaels a dar uma cadeirada acidental em Undertaker ara Bret aproveitar e fazer o pinfall a Undertaker para se tornar o novo campeão.

Isto iria levar a uma rivalidade entre Shawn Michaels e Undertaker, rivalidade esta que culminou num dos melhorei combates de sempre no Bad Blood 1997, o primeiro Hell in a Cell que haveria de receber uma classificação de 5 estrelas de Dave Meltzer.


Este combate terminou com a estreia de Kane que aplicou a Undertaker um piledriver, permitindo assim a Michaels vencer o combate.

O combate criou um efeito dominó na WWF que cujos efeitos são vistos até aos dias de hoje. Kane e Undertaker começariam uma rivalidade que durou praticamente 15 anos e apesar de muitos não se aperceberem, foi a estreia da lenda que é Kane que sim, já está na WWE desde 1997.

Original de L. Randall com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.