Ultimas

Quando a WWE perdeu dinheiro - Parte 2 [ego de McMahon, Goldberg]


A WWE é a promotora de wrestling com maior sucesso na história mas eles não são perfeitos. Houve várias vezes no passado em que a companhia falhou grandes oportunidades de fazer muito dinheiro. Durante as próximas semanas iremos apresentar alguns destes casos.....


A Invasão

Quando em 2001 a WWF comprou a sua maior concorrente, a WCW, os fãs de wrestling especularam sobre o que iria acontecer. Inicialmente a WCW tinha a sua própria brand mas após um horrível main-event no primeiro WCW RAW entre Buff Bagwell e Booker T, a ideia foi abortada e optou-se pela ideia de que os lutadores da WCW iriam invadir a WWF. Lutadores como Lance Storm e Booker T começaram a atacar as estrelas da WWF e a estes se juntaram também estrelas da extinta ECW. A storyline tinha todo o potencial para ser facilmente uma das maiores storylines de sempre. Infelizmente, tudo que era possível de se fazer, correu mal.

Primeiro a WWF tomou a decisão de em vez de renovar os contratos das estrelas de topo, eles preferiram que esses contratos expirassem e optaram por rechear o seu roster com estrelas do undercard. Isto fez que em vez de os fãs verem combates de sonho com estrelas como Goldberg, Mysterio, Hall ou Nash contra estrelas da WWF, os fãs tiveram que ver estrelas que a WCW não elevava. É certo que havia lutadores talentosos como Kidman ou Lance Storm mas o facto é que eles não tinham o mesmo starpower das estrelas da WWF que eles enfrentavam. Isto fez com que a WWF tivessem de fazer turns em algumas das suas estrelas para que a storyline continuasse a ter importância e assim era estrelas da WWF contra estrelas da WWF com as estrelas da WCW/ECW no apoio. A pesar neste processo estão lesões de estrelas importantes que poderiam acrescentar algo. Triple H e Chris Benoit lesionaram-se antes desta storyline e tiveram sempre de fora desta.

Os egos foram a principal razão para que o angle da Invasão não tivesse funcionado. O mais notável foi o ego de patrão da WWF Vince McMahon. Na maioria dos combates que aconteceram, a WWF dominou a Alliance. A única forma que a Alliance seria levada a sério é se se sentisse que ela era uma ameaça à WWF. Infelizmente poucas vezes isso aconteceu durante a storyline e muitos talentos da WCW/ECW eram como que ridicularizados, como por exemplo DDP e Kanyon que foram dizimados por Kane e Undertaker. Claro que a storyline da Invasão levaria a uma rivalidade dentro da família McMahon. Shane McMahon estava no controlo da WCW e Stephanie no controlo da ECW com o objectivo de derrotarem o seu pai que comandava a Team WWF. Isto levou a que a família McMahon tivesse sobre si o foco na maioria das vezes em vez dos supostos “invasores” da WWF. Em Novembro de 2001, menos de cinco meses depois do PPV inicial o Invasion, a storyline terminou com a WWF a vencer um “Winner Take All” Survivor Series match para de novo provar que nada derruba Vince McMahon.


O booking de Goldberg

Como se disse em cima um dos principais erros da storyline da Invasão é que a WWF recusou renovar os contratos das grandes estrelas. Uma grande estrela que nunca entrou na WWF foi Bill Goldberg. Goldberg tornou-se uma estrela depois da sua incrível streak de vitórias na WCW que quase foi bookada na perfeição. O problema foi que a WWE decidiu finalmente dar uma chance a ele somente em 2003 e houve problemas em o promover.

Começaram bem com um vídeo durante a Wrestlemania 19 e uma estreia com sucesso ao aplicar um spear a The Rock que dizia ter batido toda a gente na WWE. Umas semanas depois no Backlash, Goldberg tinha a sua primeira grande vitória ao vencer Rock. O seu próximo passo foi uma feud real com Chris Jericho e era um combate que os fãs queriam ver pois na WCW não foi decente. Apesar de terem tido um bom combate, a storyline fez Goldberg passar por “otário” pois estava sempre a ser surpreendido pela esperteza de Jericho.

Goldberg manteve-se firme e logo entrava numa rivalidade pelo título mundial com Triple H. Enquanto Hunter estava lesionado, a WWF decidiu manter ele com o título em vez de o entregar a Goldberg pois este estava com o apoio dos fãs. Um mês depois no Unforgiven, ele finalmente conquistou o título mas viria a perde-lo dois meses depois no Armageddon num triple treath com HHH e Kane. A sua última rivalidade nesta pequena estadia na WWE foi contra Brock Lesnar e culminou com um desapontante combate na Wrestlemania 20 e com os dois a serem apupados.

É de opinião geral que o percurso de Goldberg na WWE foi um falhanço. Bill contudo teve a sua quota-parte de culpado. Ele destruiu muita gente e muitas vezes parecia um monstro. Parte do booking genial da WCW foi o ter bookado Goldberg de modo simples onde ele vinha, destruía alguém e ia embora. O estilo da WWE foi diferente pois ele tinha de falar e ter combates maiores e ai e sem desrespeitar o Bill, ele nunca foi um técnico do ringue. Pode-se dizer que a WWE falhou nesse aspecto pois perdeu a chance de fazer muito dinheiro com ele. Ele deveria ter sido campeão mais cedo, ainda mais dado o caso de Triple h mal conseguir andar na altura. No combate no Unforgiven a sua vitória estava mais que declarada.

Para além disso, Austin mandou-o embora na Wrestlemania com um stunner numa rivalidade que na verdade era Brock vs. Austin com Goldberg. Os fãs nunca tiveram a chance de ver esse combate de sonho da década de 90 entre Austin e Goldberg. A WWE ainda tentou que Goldberg se mantivesse na companhia para trabalhar com Austin e outros bons workers como Kurt Angle, Eddie Guerrero ou até mesmo JBL mas Goldberg recusou.

Original de Patrick Farren com tradução de Wolve
Com tecnologia do Blogger.