Ultimas

MMA: UFC 159: Jones vs Sonnen - Antevisão + Pesagens


O Ultimate Fighting Championship dá por encerrado o seu preenchido mês de MMA ao levar à cena no Prudential Center em Newark, New Jersey o UFC 159 que diga-se tem a principal luta somente para encher calendário. Chael Sonnen tem a sua primeira luta na divisão dos meio-pesados e tem logo um desafio de fogo pois enfrenta o campeão reinante e dominante da divisão Jon Jones que procura igualar o recorde de Tito Ortiz com cinco defesa de título consecutivas. ...

O card principal do UFC 159 apresenta mais quatro lutas interessantes e que podem dar bom espectáculo. Numa luta de afirmação na categoria dos pesos médios, o inglês Michael Bisping enfrenta ao norte-americano Alan Belcher. Na divisão dos pesados Cheick Kongo e Roy Nelson batem-se por uma posição confortável no ranking da categoria.

A fechar o card estão os embates entre Phil Davis e o brasileiro Vinny Magalhães que tem a segunda luta no UFC apos o seu regresso vitorioso ao UFC em Setembro do ano passado e a ainda o confronto entre Jim Miller e Pat Healy.

O card preliminar do UFC 159 trazia um explosivo duelo entre os promissores galos Erik Perez e Johnny Bedford como o principal dessa porção do card, mas uma contusão do fã de lucha libre Perez abriu espaço para a entrada de Bryan Caraway no evento. Com o ponteiro na mesma região da balança, porém entre as meninas, Sara McMann e Sheila Gaff fazem o primeiro duelo feminino em um card preliminar na história do UFC. Na divisão imediatamente acima, o folclórico Leonard Garcia travará um tosco duelo contra Cody McKenzie, enquanto o prospecto Steven Siler busca a recuperação contra o estreante Kurt Holobaugh, na luta de abertura do evento.

Pela categoria dos leves, o “Zangief” Rustam Khabilov apresenta as (provavelmente doloridas) boas-vindas ao havaiano ex-Strikeforce Yancy Medeiros. Aliás, o finado evento californiano forneceu matéria-prima também para uma interessante luta pela divisão dos meios-pesados: Ovince St. Preux encara Gian Villante. Completando esta parte do evento, os valentes James Head e Nick Catone fazem um duelo de meios-médios desprestigiados após serem liquidados facilmente em suas últimas aparições.

O card completo do UFC 159 é o seguinte:

CARD PRINCIPAL

Peso-meio-pesado - Jon Jones x Chael Sonnen
Peso-médio - Michael Bisping  x Alan Belcher
Peso-pesado - Roy Nelson x Cheick Kongo
Peso-meio-pesado - Phil Davis x Vinny Magalhães
Peso-leve - Jim Miller x Pat Healy

CARD PRELIMINAR

Peso-leve - Rustam Khabilov x Yancy Medeiros
Peso-meio-pesado - Gian Villante x Ovince St. Preux
Peso-galo - Sara McMann x Sheila Gaff
Peso-galo - Bryan Caraway x Johnny Bedford
Peso-pena - Leonard Garcia x Cody McKenzie
Peso-meio-médio - Nick Catone x James Head
Peso-pena - Steven Siler x Kurt Holobaugh

------------------------------------------- Countdown-------------------------------------------


O evento terá aqui transmissão ao vivo a partir das 19:30 horas do Brasil e 23:30 horas de Portugal 

------------------------------------------- Antevisão-------------------------------------------

Jon Jones (17-1, 11-1 UFC) vs. Chael Sonnen (27-12-1, 6-5 UFC) pelo título dos meio-pesados

Esta luta não surge pelo valor de Chael Sonnen mas mais por este ser um voluntarioso. Após Dan Henderson se ler lesionado na véspera do UFC 151 e assim abortando o combate contra Jon Jones, Chael ofereceu-se para enfrentar o campeão a poucos dias do embate. Jones recusou essa proposta em cima da hora do evento mas tal atitude de Chael valeu-lhe uma vaga como treinador no The Ultimate Fighter 17 juntamente com Jones e agora recebe a sua oportunidade de lutar pelo título.

Chael Sonnen é talvez o lutador do UFC mais inteligente a vender as lutas com um trash talking muito firme e explosivo. Quem não se lembra das provações aos brasileiros na construção das lutas contra Anderson Silva? A construção desta luta viu um Sonnen menos exuberante nesse aspecto mas nem isso o impediu de mandar as sus “bocas” e de tal forma que Jones a duas semanas do evento já mostrava a saturação. Já Sonnen seguiu sempre o caminho de por o campeão over e a ser todo elogios para ele numa tentativa de colocar a pressão sobre ele.

Na verdade a pressão está toda do lado de Jones, pois uma vitória para ele pouco rende a não ser igualar o recorde de Tito Ortiz. Para Sonnen se perder foi contra o campeão e se ganhar ficará na história do MMA.

No reality show, a vitória da equipa de Sonnen não foi uma surpresa mas agora na luta pelo título ainda mais certa é a vitória de Jones. Chael tem praticamente uma tarefa herculiana em mãos. Só para se ter uma noção as apostas na BetBoo dão 1.09 para Jones e 6.25 para Chael.

Jones é o campeão mais novo da história do UFC. Tendo conquistado o título a Maurício “Shogun” Rua em Março de 2011 deixou um rasto de destruição nas suas defesas ao deitar por terra quatro antigos campeões da categoria, Quinton Jackson (UFC 135), Lyoto Machida (UFC 140), Rashad Evans (UFC 145) e mais recentemente Vitor Belfort (UFC 152).

No entanto nestas defesas, Jones experimentou o perigo quando Lyoto Machida fez uso da sua rápida movimentação antes de ser submetido no segundo round e quando Vitor Belfort prendeu o campeão num armbar no primeiro round mas também caindo num keylock no quarto round.

Ao contrário de Machida e Belfort, Sonnen não oferece esses perigos a Jones. A base de luta de Sonnen são as quedas e o controlo posicional do adversário e essa base faz parte do background de Jones que foi campeão nacional universitário na NJCAA em 2006 e de onde tira as suas quedas e suplexes. A ideia de Sonnen deverá ser partir para cima de Jones e o derrubar para depois dominar no ground and pound. Essa estratégia resultou contra Anderson Silva mas Jones é muito superior a Silva na defesa de quedas e para além disso o campeão pode fazer uso das suas longas pernas para trabalhar a distância e impedir a aproximações de Sonnen, Em suma, será uma tarefa muito complicada para Sonnen por Jones de costas no chão.

Ainda mesmo que Sonnen tenha êxito em derrubar Jones, este terá de se defender contra as poderosas cotoveladas do campeão que são como que facas cortantes bem como as tentativas de submissão do campeão e nesse aspecto Sonnen tem um historial contra si pois de todas as derrotas que teve por submissão foram todas com o adversário por baixo e na maioria na sua guarda.

A previsão para esta luta e que Sonnen se junte aos antigos campeões que caíram perante Jon Jones com este a vencer por submissão após derrubar Chael e este mostre o seu fraco jogo de defesa de submissões. No entanto MMA é MMA e sopresas acontecem e tivemos isso patente há duas semanas atras quando o underdog Kelvin Gastelum venceu o superfavorito Uriah Hall na final do TUF17.

Michael Bisping (23-5, 13-5 UFC)) vs. Alan Belcher (18-7, 9-5 UFC)

Esta luta é de quase antigos contenders ao título da divisão dos médios. Após o brutal nocaute sofrido contra Dan Henderson no UFC 100, Michael Bisping quase que renasceu e com cinco vitórias em sete lutas ele estava perto de disputar o título mas Vitor Belfort em Janeiro deste ano deitou-lhe essas pretensões por terra ao aplicar-lhe um violento head kick ainda no primeiro round. Já Alan Belcher vinha de quatro vitórias consecutivas e a cheirar já a disputa contra Anderson Silva mas Yushin Okami tratou de o abandar ao dominá-lo num grappling efectivo por três rounds no UFC 155.

Esta é uma luta que deverá ir para a decisão dos juízes e onde Michael Bisping deverá trazer ao de cima o seu excelente condicionamento físico que lhe permite estar sempre em movimentação durante os 15 minutos de luta e onde nessas movimentações fará uso do seu striking e logo sair da zona de perigo de Belcher.

Belcher não poderá querer entrar na troca desenfreada de golpes com Bisping pois irá tombar e então terá de ser paciente e fazer uso dos seus low kicks para tentar abrandar a movimentação de Bisping. Um high kick também poderá surgir por parte de Belcher pois foi assim que Belfort venceu Bisping.

O trabalho no chão poderá ser interessante pois nenhum deverá ter medo de aí cair. Bisping tem vindo a melhorar esse aspecto e Belcher tem um jiu-jitsu que muitas vezes é subavaliado. Será uma luta paciente com Belcher a tentar diminuir o ritmo de Bisping mas este trará o seu melhor condicionamento físico e boxe eficiente para vencer por decisão unânime.

Roy Nelson (18-7, 5-3 UFC) vs. Cheick Kongo (18-7-2, 11-5-1 UFC)

Quem olha para Roy Nelson olha para um gordo e a vontade de muitos e logo rir. Puro erro! Da mesma forma que Nelson tem uma barriga grande, também tem um coração e uma alma enormes. Mas o que se destaca mesmo é o seu queixo que é de titânio. Nelson somente foi nocauteado uma vez por Andrey Arlovski e no UFC as derrotas que abrevou foram todas por decisão e onde se manteve de pé perante as bombas de Junior Cigano, Frank Mir e Fabricio Werdum.

Nelson não recua perante nenhum adversário e luta com quem lhe ponham à frente. Com um tipo de luta sempre para a frente, Nelson dá o corpo às balas e se o queixo é de titânio, o seu punho é de pedra pois as cinco vitórias que tem no UFC são por nocaute. Nelson tem ainda um chão de elevado nível no chão sendo faixa preta de jiu-jitsu.

Se o visual de Nelson é fraco, Kongo é diferente. Com um porte físico avassalador. Kongo vem de quatro vitórias consecutivas e aos 37 anos, aquele que já foi considerado o ponta da divisão, agora é semente mais um da divisão e tal como Nelson pretende ascender no topo da divisão.

Kongo tem a envergadura a seu favor e assim Nelson tem de tentar entrar no seu raio de acção para o ir buscar, algo que Nelson já está mais que acostumado. Se Nelson não caiu perante as bombas de Cigano e Werdum, Será muito difícil para Kongo o nocaute pelo que terá de fazer uso das suas longas pernas para abrandar as intensões de Nelson. Derrubar não é solução para Kongo pois não tem capacidade para lidar com Nelson no chão. A previsão é que Nelson seja efectivo a encurtar a distância e mande Kongo para a valeta com um nocaute ainda no primeiro ou segundo round da luta.

Phil Davis (10-1, 6-1 UFC) vs. Vinny Magalhães (10-5, 1-2 UFC)

Eta luta já vem a ser “cozinhada em lume brando” desde Outubro do ano passado com a acusação de Davis de Vinny ter reusado uma luta entre eles no UFC 155. Desde aí que o trash talk vem a amentar o entretenimento da luta.

O brasileiro Vinny Magalhães começou com o pé esquerdo no UFC ao perder a final do TUF 8 para Ryan Bader. Magalhães seguiu então o seu caminho fora do UFC e atingia os títulos na Rússia tendo voltado ao UFC com sucesso em Setembro do ano passado contra Igor Pokrajac. Vinny Pezão é um medalhista de ouro do ADCC de 2011 e faz do seu jogo de submissões o seu ponto forte.

Phil Davis é um clássico wrestler tendo sido quatro vez campeão NCAA. Esteve próximo de disputar o título de meio-pesados mas caiu perante um wrestler mais eficiente e rodado que é Rashad Evans. A sua luta mais recente foi contra o Wagner Caldeirão mas Davis não teve chance de mostrar muito perante um lutador inferior a ele e que foi facilmente dominado nos takedowns e derrotado por anaconda choke no segundo round.

Davis poderá ter de fazer uso da sua maior envergadura para manter a distância com low kicks e usar os jabs. No caso de este derrubar Vinny é e o mais certo que isso aconteça, Davis tem uma tarefa complicada pois terá de ter muito cuidado pois num piscar de olhos, Pezão prende uma submissão e leva um braço para a sua colecção. Se a defesa das tentativas de submissões estiver no ponto, Davis deverá vencer por decisão.

Jim Miller (22-4, 11-3 UFC) vs. Pat Healy (29-16, 0-1 UFC)

Esta poderá ser claramente uma candidata a luta da noite. Jim Miller é um dos lutadores mais empolgantes do MMA e da divisão dos leves. Se houver apelido para Jim este é porrada. Miller vem de uma vitória num a clássico do MMA contra Joe Lauzon no UFC 155. Na sua carreira no UFC, Jim somente perdeu para nomes grandes da divisão, Gray Maynard, Nate Diaz e o campeão Benson Henderson.

Miller é um dos lutadores mais completos da divisão. Apresenta o wrestling da NCAA, o jiu-jitsu de Renzo Gracie e ainda o boxe. A estratégia habitual de Jim é usar o boxe para encurtar as distâncias, usar o clinch e depois derrubar para finalizar na submissão.

Pat Healy é um azarão, vindo de seis vitórias no Strikeforce, seria o próximo a disputar o título dos leves de Gilbert Melendez mas o facto de a Zuffa ter comprado o evento tramou-lhe os planos. Agora no UFC tem de bater-se contra uma pedreira e tem uma missão dificílima.

Tudo que Healy faz bem, Miller parece fazer melhor nomeadamente no clinch e no wrestling. Miller irá sufocar Healy para estabelecer o clinch e derrubar. Miller evoluiu na trocação como mostrou na luta contra Lauzon e deverá querer trocar com Healy que havia sofreu o castigo nesse aspecto às mãos de Mizuto Hirota e Caros Fodor em lutas anteriores. A previsão é que Miller castigue Healy com o boxe, para depois o pressionar na grande num clinch forte e o derrube para tentar a submissão ou dominar no ground and pound que lhe renderão uma vitória por submissão.

O card preliminar do UFC 159 apresentar algumas lutas de destaques como por exemplo a terceira luta feminina da história do UFC entre Sara McMann vs. Sheila Gaff, as estreias de Ovince St. Preux e Gian Villante, a segunda luta do russo Rustam Khabilov e ainda mas uma luta do sempre polémico Lonard Garcia.

-------------------------------------------Pesagens -----------------------------------------


A pesagem do UFC 159 foi marcada por mais uma provocação do desafiante Chael Sonnen a Jon Jones, que não foi respondida pelo campeão dos meio-pesados. Após bater o peso, Sonnen foi entrevistado no palco e fez um discurso se autoelogiando, e convocando a todos a presenciar a história ser feita em Newark:

- Estou feliz que você e todos que estão aqui presentes poderão contar para os filhos dos filhos dos filhos dos seus filhos: o mito de Chael Sonnen existiu, e amanhã será mais um para os livros de recordes, mais um para os livros de história, e mais um para o vilão!

Na sua vez de falar para o público, Jon Jones, que na entrada para o palco mostrou muita simpatia, atirando seu boné e seus tênis para o público, sempre acompanhado pelo irmão Chandler, que atua no New England Patriots, da NFL, foi lacônico:

- Estou aqui para conquistar e para ser corajoso. É isso.

O ponto mais tenso da pesagem foi a encarada entre o inglês Michael Bisping e o americano Alan Belcher, que farão o coevento principal do UFC 159. Após uma intensa troca de farpas pela imprensa e através da internet, os lutadores se encararam e Bisping, como sempre, começou a provocar Belcher, que respondeu com um sorriso e deu um leve empurrão no inglês. Dana White estava no meio dos atletas para evitar agressões, mas Bisping sorriu e debochou do rival.

No restante da pesagem, o clima foi de respeito e cordialidade entre os lutadores. Apenas Vinny Magalhães e Phil Davis, que também torcaram provocações durante meses antes da luta não se cumprimentaram após a encarada, que foi tensa da parte do brasileiro e debochada, com um leve sorriso de ironia de Davis.

Entre os pesos-pesados Cheick Kongo, da França, e Roy Nelson, dos EUA, o francês foi ao palco com um óculos com lentes decoradas: uma com a bandeira do seu país, e outra com o seu nome escrito. Já Nelson manteve o visual caipira, com cabelo e barba gigantescos.

Confira os pesos dos atletas do tirneio:

CARD PRINCIPAL

Peso-meio-pesado (até 93kg) - Jon Jones (93kg) x Chael Sonnen (93kg)
Peso-médio (até 84,3kg) - Michael Bisping (84,4kg) x Alan Belcher (83,9kg)
Peso-pesado (até 120,2kg) - Roy Nelson (117kg) x Cheick Kongo (107,5kg)
Peso-meio-pesado (até 93kg) - Phil Davis (93kg) x Vinny Magalhães (93,2kg)
Peso-leve (até 70,3kg) - Jim Miller (70,3kg) x Pat Healy (70,5kg)

CARD PRELIMINAR

Peso-leve (até 70,3kg) - Rustam Khabilov (70,7kg) x Yancy Medeiros (70,5kg)
Peso-meio-pesado (até 93kg) - Gian Villante (93,4kg) x Ovince St. Preux (93,4kg)
Peso-galo (até 61,2kg) - Sara McMann (60,8kg) x Sheila Gaff (60,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg) - Bryan Caraway (61,7kg) x Johnny Bedford (61,7kg)
Peso-pena (até 66kg) - Leonard Garcia (65,8kg) x Cody McKenzie (65,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,5kg) - Nick Catone (78,4kg) x James Head (77,2kg)
Peso-pena (até 66kg) - Steven Siler (65,9kg) x Kurt Holobaugh (65,8kg)


Com tecnologia do Blogger.