Os grandes momentos do Madison Square Garden (Parte 2)


Se há um palco Mundial que pode ser associado ao wrestling, este é o Madison Square Garden.

Para verdadeiramente se perceber a importância histórica do Madison Square Garden na história do wrestling até ao presente da WWE temos de regressar até ao tempo dos antigos territórios....

Em 1948 a National Wrestling Alliance foi formada e conciliou a maioria das grandes promotoras norte-americanas. Apesar de haver bookers regionais que tinham os seus próprios talentos somente havia um campeão Mundial reconhecido. Isto tudo correu bem até duas federações se afastarem da NWA.

Uma era dirigida por Verne Gagne e AWA (American Wrestling Association). A outra era dirigida por Vincent J. McMahon e era a WWWF (World Wide Wrestling Federation).

McMahon, o pai de Vincent Kennedy McMahon haveria de gerir os seus shows no nordeste. Todas as arenas eram usadas mas somente uma era palco dos grandes cards e onde se terminavam as grandes rivalidades, o Madison Square Garden.

Localizado em Nova Iorque entre a 34*e a 6ª avenida, o MSG foi palco de tribulações de muitas estrelas ao longo dos anos. A sua história é tão vasta e singular que fazer somente um top de momentos seria injusto. Neste artigo vamos olhar a alguns dos grandes contributos e momentos do MSG na história da WWE.

Uma das grandes razoes da importância do MSG é porque na sua história está grande parte da linhagem da WWE com a importância de lutadores que vão desde Bruno Sammartino a John Cena. O The Garden sempre foi o termómetro do wrestling e quem ficar over no Garden fica over no wrestling e este artigo irá provar isso.

Eis alguns momentos da grande história do MSG (Nota: não estão por ordem cronológica)

 
Jimmy Snuka tem um salto de fé 
 17 de Outubro de 1983

Desde 1983 que a WWE mudou em muitos aspectos. Um exemplo dessas mudanças é o uso dos combates de jaula. Nos dias que correm os combates de jaula não são mais que um combate sem desqualificações que acontecem dentro de um ringue rodeado de arame e sem sangue. São normalmente combates que acontecem durante a feud para as levarem a algo mais importante.

Contudo, naquela era, os combates de jaula eram usados para culminar uma rivalidade. Tendo a rivalidade durado semanas ou meses, não interessava, os combates de jaula eram o ultimo recurso. Num em particular ocorrido num dia de Outubro, Jimmy Snuka teve literalmente um salto de fê.

Este combate foi muito duro com ataques brutais e sangue a escorrer. Ambos os lutadores têm as cicatrizes dessa batalha para o provar. Jimmy Snuka meteu uma cabeçada em Muraco só que esta táctica fez com que Muraco caísse da porta da jaula e vencesse. Snuka ficou furioso e queria provar que Muraco não merecia a vitória e logo tratou de o trazer para o ringue e assim provou duas coisas.

Primeiro: A vitória de Muraco foi sorte

Segundo: Voa, voa, Superfly

Apesar de Snuka já ter tentado este spot algumas vezes, ele sempre falhava ou não tinha relevância, mas desta vez funcionou, o MSG aplaudiu de pé este momento.

No público estava um miúdo que iria quebrar muitas regras do wrestling, Mick Foley! Vestido a sua tradicional camisa aos quadros de flanela, Foley ficou de boca aberta ao ver Snuka ter aquele momento mágico. A partir daqui, Foley iria dedicar os próximos vinte anos da sua vida ao wrestling. Nos próximos anos, Foley iria ter uma carreira tão grandiosa que o levaria a uma entrada no Hall of Fame da WWE e quem diria que seria no Madison Square Garden!

Quem diria que com um pouco de fê e de imaginação um combate e um momento iriam levar a uma carreira espectacular.



Randy Orton empurra Mick Foley pelas escadas abaixo 
RAW de 23 de Junho de 2003

Escondidos por entre os grandes momentos do Madison Square Garden estão aqueles momentos simples mas duradouros na memória. Vejamos esta pequena lembrança.

Evolution (Randy Orton e Ric Flair) atacaram Foley no backstage após Flair se ter sentido insultado por um comentário de Mick. Isto levaria a que Foley e Orton tivessem uma brawl perto de um vão de escadas. Foley haveria de cair pelas escadas com um punt na cabeça aplicado por Orton. Isto levou a que nos meses seguintes, Foley aparecesse nos shows para fazer a vida negra aos Evolution. Ele até foi General Manager interino.

Foley esperava a sua vingança mas na Wrestlemania XX ele não teria hipóteses contra o trio dos Evolution. Foley tinha um plano e assim surge para o ajudar, The Rock.


Na Wrestlemania XX acontecia um handicap match, Rock n’ Sock vs. Evolution (com Batista). Numa ironia do destino, ou não, é Orton quem vence o combate com um RKO em Foley no centro do ringue. Isto levaria a que a rivalidade terminasse somente num no holds barred match no Backlash pelo título intercontinental de Orton,

Como podem ver, são momentos como estes que aconteceram no MSG e que apesar de não serem sempre relembrados, forma importantes para fazerem as histórias avançarem.


Cactus Jack estreia na WWE 
 RAW de 22 de Setembro de 1997

Austin a aplicar um stunner no primeiro RAW que aconteceu no MSG será recordado para sempre. Contudo há um momento que os fãs tendem a esquecer e que me deixa frustrado.

Não foi um momento em que Mick Foley iria acertar as contas com Hunter-Hearst-Helmsley. Na verdade até foi um momento que perdeu relevância para outras rivalidades da altura. O que aconteceu antes deste combate é lendário e definitivamente um momento para a história do Madison Square Garden.

Tony Chimel introduz Hunter com Chyna. Ambos estão determinados e confiantes para atacarem alguém.
Chimel anuncia Dude Love que deveria ser o adversário de Triple H. Não tão rápido! Dude aparece no titatron na sua roupa extravagante de hippie e diz que não consegue suportar a violência e as armas e nisso apresenta uma pessoa que o consegue.

Se ainda não perceberam, ele apresenta Mankind. Mankind diz que por mais que quisesse atacar Hunter ele conhece uma outra pessoa que provavelmente fará um melhor trabalho do que ele-


CACTUS JACK!

Com um caixote de lixo na mão, Jack ameaça Hunter e dá a ideia que este será o pior dia da sua vida. Não seria a ultima vez que aquilo aconteceria no Garden.

Com Love a proferir as palavras, “Ohhh, have mercy,” Cactus veio para o ringue para gaudio do público. Os dois acabaram por ter o melhor combate de 1997.


Chyna ainda haveria de sofrer antes de Cactus meter Triple H num piledriver numa mesa no stage. Cactus mostrou o psicótico e doentio sorriso quando ele destronou o King of the Ring.

Usando os truques dos vídeos old-school a WWE apresentou uma promo de carreira que somente Mick Foley poderia ter. Contudo temos de dar créditos, às reacções de Triple H.


Undertaker regressa 
 Survivor Series 17 de Novembro de 1996

Se uma rivalidade nos dias que correm, digamos durar três meses, a comunidade da Internet irá se queixar e perguntar quando terminará?

Nesta altura, as rivalidades tinham o seu tempo e davam para ser trabalhadas e bem elaboradas e por vezes serem procrastinadas.

Quando chegamos a Novembro de 1996, Undertaker e Mankind já tinham tido muitas guerras juntos.

O quase novato na WWE, Mick Foley conseguiu duas vitórias consecutivas em PPV`s da WWE. Uma vitória limpa no King of the King juntamente com uma traição de Paul Bearer no Boiler Room Brawl no SummerSlam significavam que o grandalhão teria mais tarde ou mais cedo a sua vingança-

Undertaker iria enfrentar Mankind num Buried Alive match num PPV sob o mesmo nome. O Fenómeno venceu o combate ao meter Mankind num chokeslam mas pouca terra deitou. Após o combate, Undertaker foi atacado por vários lutadores como se fosse o Royal Rumble de 1994 de novo. Undertaker foi enterrado vivo!

Um dos melhores efeitos visuais já criados pela WWE foi um raio cair em cima da terra na sepulta e a mão de Undertaker sair debaixo dela. Isto levaria ao Survivor Series.

Este combate não teve uma estipulação directa associada e somente Paul Bearer estaria preso numa jaula em cima do ringue mas a entrada de Undertaker não seria esquecida.

Mark Calaway era a versão temporada da WWE de Adam West. Ele era BATMAN! Como prova a imagem, ele tinha asas. Asas que pareciam mais um fato aerodinâmico do Wile E. Coyote do quê de wrestling.


Taker e Mankind começariam sua brawl mal Bearer entrou na jaula. Undertaker teria verdadeiramente a sua primeira vitória por pinfall sobre o homem demente. Seria sol de pouca dura pois ele seria novamente atacado por uma personagem de curta duração na WWE, The Executioner (Terry Gordy RIP).

Não seria a ultima vez que Undertaker balharia Mankind, não seria a última vez que Undertaker regressaria de forma dramática ao MSG. E também não seria a última vez que um manager seria enclausurado dentro de uma jaula acima do ringue. Mas não é preciso dizer que a entrada foi fantástica.

Conclusões

Terminamos assim outro conjunto de momentos do Madison Square Garden.

Ao contrário da primeira lista em que apresentamos quatro momentos dispersos, esta lista se prestaram atenção tem algo a ligar esses momentos.

Todos os momentos, de uma forma ou de outra, estiveram centrados em Mick Foley. Foley como fã, Foley como Cactus, Dude ou Mankind. Ou Foley que somente quis dizer olá mas quê teve mais que isso.

Como referido, a inspiração para Foley se tornar um lutador surgiu depois de ele ter visto de perto a guerra sangrenta em Snuka e Muraco e o salto de fé aliado ao combate.

A arena onde Foley começou a sua nova vida será a mesma onde ele será induzido no Hall of Fame juntamente com outras pessoas distintas.

A carreira de Foley foi sempre bafejada por interações com outras grandes personagens. O Madison Square Garden é algo que engrandece essa carreira e tornou ainda mais especiais esses momentos da carreira de Foley.
Com tecnologia do Blogger.
Enter chat