Ultimas

Thoughts on MMA #34: UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos


Estou de volta para falar de MMA, mais precisamente, de UFC e do UFC on Fox: Velasquez vs. Dos Santos que foi para o ar no passado fim-de-semana e que marcou a estreia da UFC na Fox. Esta semana, ao contrário do que é habitual, vou apenas destacar dois combates do evento....


Começo pelo embate entre o Ben Henderson e o Clay Guida. Produto da WEC o Henderson fazia aqui o seu terceiro combate na UFC, tendo no seu registo pessoal catorze vitórias e duas derrotas. Já o Guida é um lutador que à muito vemos combater na UFC, sendo que no seu recorde pessoal se podem contar vinte e nove vitórias e onze derrotas. Sem dúvida um excelente combate em perspectiva, ainda por cima quando o vencedor teria a oportunidade de enfrentar o campeão Lightweight. E indo ao combate, este trouxe um Henderson em grande forma que no primeiro round dominou por completo o adversário.

O Guida ainda tentou responder aqui e ali, e no final do round ainda atentou a submissão, mas sem grande sucesso. No segundo round as coisas começaram mais disputadas e os dois começaram na ofensiva tentando sempre castigar o adversário. Até parecia que neste round ia ser o Guida a ganhar mais ascendente, pois ele era quem se ia mostrando melhor e ia causando mais danos no adversário, mas a partir do momento em que o combate foi para o chão, o Henderson dominou as operações, tendo causado vários danos no adversário. No terceiro e último round, o Henderson voltou a ser melhor, quer a atacar, quer a defender as investidas do adversário. O Guida ainda tentou, aqui e ali, passar as coisas para seu favor e tentar vencer por submissão, mas o Henderson mostrou-se muito forte e muito bem preparado, estando sempre melhor.

Com tudo isto, o combate chegou ao fim e foi necessário recorrer às pontuações dos juizes para determinar o vencedor e, sem grande surpresa, o Ben Henderson venceu por Decisão Unânime. Sem dúvida um grande combate, enter dois excelentes lutadores e acho que agora só podemos esperar um grande combate entre o Ben Henderson e o Frank Edgar pelo título Lightweight.


E, por fim, destaco o Main Event da noite onde, frente a frente, tivemos o campeão Heavyweight Cain Velasquez contra o Junior dos Santos. O primeiro fazia aqui a sua primeira defesa de título depois de, no seu último combate, ter vencido o Brock Lesnar e ter ganho, ai, o título de campeão. Com um registo de nove vitórias e nenhuma derrota, o Velasquez queria aqui continuar na onda das vitórias. Já o Dos Santos, chegava aqui com treze vitórias e apenas uma derrota, sendo que na UFC nunca tinha perdido e queria manter esse registo para sair daqui campeão.

Um excelente combate em perspectiva, com dois excelentes lutadores, sendo que se esperava muita acção por parte dos dois. Mas a verdade é que isso não aconteceu, pois, como se costuma dizer, nem deu tempo para aquecer. O combate até começou algo parado, com os dois a estudar o adversário e sem investir muito. Mas depressa o Dos Santos passou para o ofensiva e foi o primeiro a acertar no adversário. O Velasquez sabia que não podia manter o combate de pé e tentou levá-lo para o chão, mas sem grande sucesso. Os dois continuaram a trocar alguns golpes, sem grande intensidade, mas sempre a tentar ganhar algum ascendente. As coisas estavam algo “calmas” e equilibradas até que o Junior dos Santos acertou, em cheio, um soco na têmpora do adversário que, assim foi ao chão, e ai pouco pode fazer.

O Dos Santos foi para cima dele e, soco atrás de soco, foi uma questão de tempo até o árbitro parar o combate e o Junior dos Santos vencer, por KO, o combate e tornar-se o novo campeão Heavyweight. Sem dúvida uma grande vitória para o Dos Santos que assim chega ao topo mais alto da categoria e agora fica à espera do vencedor do combate entre o Brock Lesnar e o Alistair Overeem para ter a sua primeira defesa de título. Quanto ao Cain Velasquez desiludiu um pouco, mas são coisas que acontecem, e certamente que ele voltará a ter uma oportunidade para lutar pelo título depois de vencer um ou dois adversários.


Para terminar, como é habitual, destacar os bónus da noite, onde o Fight of the Night só podia ir para o combate entre o Ben Henderson e o Clay Guida, que foi, de facto, um excelente combate.

Assim como o Knockout da noite só poderia ir para o Junior dos Santos que assim venceu o Cain Velasquez e, mais importante do que isso, se tornou o novo campeão Heavyweight. Quanto à Submissão da noite foi entregue ao Ricardo Lamas que, dessa forma, venceu o Cub Swanson.

Acho que tivemos um bom evento e que foi uma boa estreia da UFC na Fox, ainda que me pareça que se poderia ter apostado num ou outro nome mais sonante para um ou outro combate.

É claro que todos queriam que o Main Event fosse mais longo, até porque foi o combate que passou na Fox, mas o Junior dos Santos quis “resolver as coisas cedo” e venceu com toda a justiça.

Bem, não tenho muito mais a dizer, espero que tenham visto o evento, que tenham gostado e que também tenham gostado da crónica. E esperemos para ver o que mais nos trará esta parceria UFC/Fox no futuro.

Quanto a mim estarei de volta já para a próxima semana para comentar o que de melhor se passou no UFC 139: Shogun vs. Henderson que vai para o ar no próximo fim-de-semana.

E pronto, fico à espera dos vossos comentários, criticas e sugestões e da vossa opinião não só sobre este tema, mas bem como de outros que achem por bem opinar.

Até à próxima...
Com tecnologia do Blogger.