Ultimas

Thoughts on MMA #07: Lesnar + UFC/WEC


Esta semana trago um artigo especial para responder a duas questĂ”es levantadas pelos leitores na Ășltima semana, principalmente por parte do Wolve, temas esses que achei de extremo interesse abordar. Falo daqueles lutadores que eu acho que podem vir a ser os prĂłximos adversĂĄrios do Brock Lesnar e da fusĂŁo entre a UFC e a WEC.


Começo por falar do ex-campeão da categoria Heavyweight e antes de entrar na questão dos próximos adversårios, gostava de voltar um pouco atrås e falar ainda um pouco do combate que ele teve na UFC 121 com o Cain Velasquez.

Muita gente referiu que foi uma desilusĂŁo ele ter perdido, mas que foi ainda maior a desilusĂŁo vĂȘ-lo a ir ao chĂŁo e a nĂŁo conseguir defender-se e ter entrado em pĂąnico, tendo andado de gatas e tudo. Concordo com tudo isto, mas julgo que ele ter perdido nĂŁo Ă© desilusĂŁo nenhuma, haveria de acontecer mais cedo ou mais tarde. Agora a questĂŁo de ele nĂŁo se ter conseguido defender, Ă© Ăłbvio que desilude os fĂŁs.

Eu acho que Ă© uma questĂŁo de treino e de ele, com aqueles mĂșsculos todos e com toda aquela força, nĂŁo ter ninguĂ©m que no treino o consiga, de facto, colocar numa posição delicada como aquela em que ele se viu contra o Velasquez, para ele, assim, poder treinar essa situação e conseguir depois aplicar os conhecimentos nos combates. Mas Ă© uma coisa que ele vai ter que ver e tem mesmo que melhorar.

Mas nĂŁo concordo tanto quando o Wolve e o rubius disseram nos comentĂĄrios que ele nĂŁo consegue aguentar com socos na cara. Se calhar em parte atĂ© pode ser verdade, mas a coisa complicou-se com aqueles socos, que foram, de facto, “mortĂ­feros”. Basta ver o corte com que ele ficou e aquilo era um corte enorme, que deve ter sido feito por um soco que deitava qualquer um ao tapete. A questĂŁo dos socos influencia, mas penso que o problema Ă© mesmo quando ele vai ao tapete e tem que se defender. Encontrando um adversĂĄrio bem preparado como o Velasquez Ă© difĂ­cil para o Lesnar, mas Ă© algo que ele pode e tem que melhorar.

Agora, no que diz respeito aos próximos adversårios, acho que tem que ser alguém com algum nome, ou pelo menos com alguns créditos, pois penso que a intenção da UFC e do Dana White é voltar a colocar o Brock Lesnar na rota do título e para isso ele precisa de vencer um adversårio com nome, por muito que jå não esteja nas melhores das suas formas.

Mas a verdade é que não é fåcil encontrar alguém assim neste momento. O Shane Carwin estå lesionado, o Randy Couture não me parece estar muito interessado em lutar com ele e não me parece que a UFC esteja muito interessada em voltar a pÎr o Lesnar a lutar com o Frank Mir, ainda que me pareça que se o Dana White perguntar aos lutadores quem é que quer enfrentar o Lesnar, o Mir vai ser o primeiro a levantar o braço.

Sobram por isso, na minha perspectiva, dois nomes: Roy Nelson e o Antonio Rodrigo Nogueira. Mas nĂŁo sei se o primeiro estĂĄ jĂĄ preparado para um desafio destes, ele ia lutar com o Shane Carwin (antes dele se lesionar) e podia sair dai o prĂłximo adversĂĄrio do Lesnar, mas agora nĂŁo sei e assim Ă  primeira vista o Roy Nelson parece ficar sem adversĂĄrio e pode ser que se junte o Ăștil ao agradĂĄvel. O Antonio Rodrigo Nogueira pode tambĂ©m ser uma possibilidade, mas nĂŁo sei se se conjugarĂŁo todos os interesses para que o combate possa acontecer.

A verdade Ă© que nĂŁo hĂĄ assim, Ă  partida, muitas alternativas e Ă© difĂ­cil de dizer, para jĂĄ, quem possa ser o prĂłximo adversĂĄrio do Brock Lesnar, parecendo-me que a UFC vai fazer as cosias com muita calma e ponderar bem todas as alternativas possĂ­veis.


No que diz respeito Ă  fusĂŁo entre a UFC e a WEC (World Extreme Cagefighting, para os mais distraĂ­dos), a verdade Ă© que nĂŁo Ă© bem uma fusĂŁo Ă© mais uma “absorção” da WEC por parte da UFC.

E o que vai mudar com tudo isto? Passam haver mais duas categorias de peso na UFC: Bantamweight (entre 126 e 135 lbs, se não me engano, entre os 57 e os 61 kg) e Featherweight (entre 136 e 145 lbs, ou seja, entre os 61 e os 66 kg), e o roster da categoria Lighweight é bastante reforçado.

Eu acho que esta medida teve duas vertentes: talvez reduzir custos, a crise toca a todos, pois as duas empresas sĂŁo do grupo Zuffa e foi juntar o Ăștil ao agradĂĄvel, no meu ponto de vista. AlĂ©m disso, e crises Ă  parte, a verdade Ă© que o MMA estĂĄ em alta e a UFC, particularmente, tambĂ©m, o que faz com que hajam mais eventos do que havia no passado, com dois em duas semanas seguidas, por exemplo, e assim com as duas novas categorias de peso e os novos lutadores, o leque de combates possĂ­veis sĂŁo maiores e os eventos podem ser melhores, principalmente, esperĂĄmos nĂłs, quando a empresa vem Ă  Europa pois, normalmente, os cards tendem a ser algo fracos.

Assim, penso que haverĂĄ uma variedade de combates maiores, haverĂĄ mais espectĂĄculo, as categorias “mais leves” do MMA terĂŁo mais destaque e a empresa (e o grupo) consegue fazer render mais os seus recursos e fazer mais dinheiro, devido Ă  crescente popularidade da UFC.

De resto, nĂŁo me parece que vĂĄ mudar muito, pois os grandes nomes que iam aparecendo na WEC foram parar Ă  UFC e alguns dos actuais lutadores da empresa tiveram passagem por lĂĄ, nĂŁo Ă  muito tempo.

Agora se me perguntarem se foi uma boa medida, eu acho que sim, apesar de não acompanhar a WEC com a atenção que ela merecia, mas pelo que ia vendo acho que hå lå bastante talento e as novas categorias de peso vão trazer, seguramente, mais atractivos aos eventos da empresa.

Como nĂŁo acompanho muito a WEC nĂŁo posso avançar com muitos “nomes fortes” que agora se vĂŁo juntar Ă  UFC, mas dos que conheço, penso que vai ser muito bom ver o Ben Henderson, o Urijah Faber e o Jose Aldo, nos grandes palcos. Certamente haverĂĄ outros mais, mas estes sĂŁo aqueles que me vĂȘm logo Ă  cabeça e penso que vĂŁo dar muito bem conta de si, pelo menos Ă© o que eu espero e acho que todos os fĂŁs tambĂ©m.

Fica a minha opiniĂŁo sobre ambos os assuntos. Como referi acho que, para jĂĄ, Ă© complicado apontar um nome, em concreto, sobre o prĂłximo adversĂĄrio do Brock Lesnar e acho que a UFC sĂł tem a ganhar com esta “absorção” da WEC.

Temos que esperar para ver o que vai acontecer em ambos os casos, espero que tenham gostado e dĂȘem, tambĂ©m, a vossa opiniĂŁo e atĂ© ao prĂłximo evento da UFC, se entretanto nĂŁo surgir nada de interessante que eu possa comentar.

E pronto, fico à espera dos vossos comentårios, criticas e sugestÔes e da vossa opinião não só sobre este tema, mas bem como de outros que achem por bem opinar.

Até à próxima...
Com tecnologia do Blogger.