Ultimas

Secrets of the Ring : The Steel Cage Match

Hoje decidi escrever sobre aquele que serĂ¡ provavelmente um dos tipos de combate favoritos em todo o Wrestling , gosto esse que foi acutilado ao ver os combates que ocorreram nas dĂ©cadas anteriores Ă¡ chamada e glorificada «Attitude Era» protagonizados por nomes como Ric Flair , Harley Race e Dusty Rhodes na WCW ou as batalhas campais que se originavam nos combates deste gĂ©nero entre os Freebirds e os Von Erich´s apenas para citar alguns exemplos . Mas passemos entĂ£o a explicar os primĂ³rdios do combate Steel Cage .

Existem vĂ¡rias versões sobre a altura em que o conceito do Cage Match terĂ¡ realmente aparecido .
Alguns historiadores da modalidade colocam o nascimento deste gĂ©nero de combates na dĂ©cada de 30 onde era usado uma espĂ©cie de arame , semelhante ao usado nos galinheiros , enquanto outros preferem colocar a invenĂ§Ă£o destes combates apenas na dĂ©cada de 1970 pela mĂ£o do promotor Paul Boesch , sendo entĂ£o usada rede de pesca .
O conceito viria a nĂ£o ser aceite de imediato , mas deixaria no entanto bases que seriam aproveitadas para criar um outro tipo de combate , chamado de «Fence Match» , onde os lutadores em vez de estarem envoltos por uma jaula de aço , viam-se cercados por uma cerca , sendo as regras deste combate bastante similares Ă¡quelas que conhecemos hoje para um regular Cage Match .

Mas talvez a data mais consistente e aquela que mais vezes vi referenciada durante a minha pesquisa terĂ¡ sido na dĂ©cada de 60 em Los Angles na California , onde se credita a Freddie Blassie e ao promotor Mike LeBell a invenĂ§Ă£o da agora cĂ©lebre Jaula de aço . Blassie terĂ¡ criado a jaula de forma a terminar as suas grandes «feuds» da altura com John Tolos e principalmente o Sheik ( o tio do Sabu e um dos pioneiros do Hardcore) .

A este inovador conceito , Blassie deu o nome de «Blassie Cage» , sendo-lhe tambĂ©m atribuĂ­do o conceito pelo qual se vencia um combate deste gĂ©nero e que se mantĂ©m atĂ© hoje , ou seja o escapar pelo cimo da jaula ou entĂ£o pela porta .
Este seria um tipo de combate que cresceria de popularidade nos anos seguintes , sendo normalmente utilizado para terminar de forma definitiva as rivalidades .

Tal aconteceu quando Flair defrontou em 1983 o nĂ£o menos lendĂ¡rio Harley Race no main-event do primeiro PPV Starrcade , naquele que considero ter sido o momento decisivo na carreira de Flair , embora este jĂ¡ tivesse sido campeĂ£o mundial anteriormente , Ă© apĂ³s o combate com Race que Flair definitivamente passa a ser «The Man» .
Um combate excelente com Flair a acabar o combate ensaguentado , fruto de um combate com uma boa dose de dureza ou nĂ£o estivesse envolvido nele Harley Race .

Ric Flair Vs Harley Race (Starrcade 1983)

Entretanto o conceito do «steel cage» match começava a chegar Ă¡ WWF de Vince McMahon que começou a utilizar regularmente este tipo de combate , tendo o mais famoso ocorrido em 1983 , quando Jimmy Snuka enfrentou Don Muraco , num combate que ficou lendĂ¡rio pelo voo lendĂ¡rio de Snuka do cimo da jaula , algo inĂ©dito em 1983 e que impulsionaria inclusive Mick Foley na direcĂ§Ă£o do Wrestling .

Inicialmente o tipo de jaula usado na WWF era semelhante aquele usado pela WCW e restantes promoções , contudo de maneira a incorporar este tipo de combate na rivalidade entre Hulk Hogan e King Kong Bundy que iria terminar na Wrestlemania II , a WWF decidiu começar a utilizar uma jaula um pouco mais grossa e consistente de cor azul , utilizando como «argumento» a storyline de que a jaula comum nĂ£o iria aguentar o peso maciço de King Kong Bundy . Este tipo de jaula ficaria activa na promoĂ§Ă£o atĂ© por volta de 1999 , altura em que a WWE decidiu voltar ao antigo formato .


ApĂ³s o embate entre Hogan e Bundy na Wrestlemania , ainda houve vĂ¡rios combates de excelente nĂ­vel dentro destas novas e reforçadas jaulas como foram os caso do embate entre Michaels e Janetty , HHH vs Mankind ou inclusive o embate entre Steve Austin e o prĂ³prio Vince no jĂ¡ extinto St. Valentine´s Massacre .


Digam o que disserem do Vinnie Mac , paixĂ£o e tomates nĂ£o lhe faltam , como se pode ver neste «spot» de fazer inveja a Mick Foley .

Mas ainda assim nada pode ultrapassar este combate , falo do fantĂ¡stico combate entre Bret e Owen Hart no Summerslam de 1994 , «amor» fraternal no seu melhor , definitivamente um dos meus combates de eleiĂ§Ă£o dentro deste gĂ©nero .


Bret Hart vs Owen Hart (Summerslam 1994)

Poucos anos depois , a WWE começou a experimentar novos tipos de jaulas , desta forma e depois de uma sugestĂ£o de Shawn Michaels ,nasce a primeira versĂ£o intitulada de Hell in a Cell , um enorme compartimento de aço , semelhante ao que a WCW tinha realizado alguns anos antes e a que foi dado o nome de Wargames .
Em ambos os caso , um enorme compartimento de aço rodeava por inteiro o ringue deixando os lutadores fechados dentro desta verdadeira «cela» .


A primeira ediĂ§Ă£o deste combate ocorreu no PPV Badd Blood em 1997 e serviu para colocar frente a frente o Undertaker e Shawn Michaels , este tipo de embates seria um dos grandes pratos fortes da WWF por esta altura , relegando de certa maneira , o tradicional «cage match» para segundo plano .
Por volta de 1998, 1999 , a WWF colocar de lado a «chamada jaula azul» e regressar ao modelo tradicional , com a tradicional jaula de aço , mantendo as mesmas regras inventados por Freddie Blassie dĂ©cadas antes .

Apesar da predominĂ¢ncia do Hell in a Cell e mais tarde da introduĂ§Ă£o da Elimination Chamber , os combates de jaula na WWE continuaram a ter alguma relevĂ¢ncia , contando com grandes combates envolvendo as maiores estrelas da WWF , como os seguintes exemplos .

-HHH vs The Rock
-HHH vs Stone Cold
-Eddie Guerrero vs Rey Mysterio
-Randy Orton vs Ric Flair
-HHH vs Ric Flair

Contudo ao longo dos anos que se seguiram Ă¡ introduĂ§Ă£o do HIAC , aqueles que talvez mais brilharam neste tipo de combates foram alguns dos entĂ£o midcarders passando estes combates a servir para encerrar as maiores «feuds» de midcard , sĂ£o disso exemplos os seguintes combates :

- Kane Vs X-Pac (2000)
-Dudley Boyz vs Hardy Boys (2001)
- Chris Benoit vs Kurt Angle (2001)
- Edge vs Kurt Angle (2002)
- Christian vs Chris Jericho (2004)
-Lita vs Victoria (2004)

Na promoĂ§Ă£o onde estes combates ficaram cĂ©lebres ou seja na WCW , a evoluĂ§Ă£o dada a estes combates conheceu talvez o seu ponto alto com a introduĂ§Ă£o dos primeiros Wargames , havendo depois inĂºmeras versões como a Thunderdome ou a famigerada Triple Cage match onde existiam trĂªs jaulas sobrepostas , naquilo a que se podia chamar um autĂªntico «clusterfuck Ă¡ WCW« .

Outras promoções tĂªm tentado inovar este tipo de combates , como Ă© o caso da TNA , que introduziu combates como a Terrordome e o Steel Asylum mais orientados para os seus nĂºmeros circenses ( nĂ£o me caiam todos os fan-boys da TNA em cima , aceitem uma piada e levem a vida com descontracĂ§Ă£o) .
Mas talvez o mais importante seja o Lethal Lockdown que mais uma vez tenta rejuvenescer a ideia e conceito dos Wargames .

Infelizmente nos Ăºltimos tempos , a grande maioria dos combates Steel Cage a que tenho assistido tĂªm sido mauzitos , tendo visto desde estipulações estĂºpidas e ridĂ­culas como o Ă©pico Electrified Cage Match entre a Team 3d e penso que os LAX , atĂ© combates em que a jaula pouco mais nĂ£o fez do que enfeitar o ambiente , mas onde mais que isso a emoĂ§Ă£o de um combate deste gĂ©nero esteve ausente , como foram os casos mais recentes de um HHH vs Randy Orton ou de um Orton vs Batista .

Tal como um combate Hell in a Cell , nĂ£o Ă© necessĂ¡rio haver litradas de sangue a jorrar num combate desta natureza , alguma dureza , agressividade e virilidade concerteza , pois Ă© para isso que se mete dois seres humanos numa jaula neste mundo louco do Wrestling , mas neste momento a ordem na WWE Ă© de contenĂ§Ă£o e como tal fĂ£s como eu apenas devem aceitar este sinal dos tempos .

Para terminar deixo um dos meus «forgotten favorites» no que toca a Cage Matches . Trata-se de um confronto entre Chris Benoit e Kurt Angle em 2001 no Raw , fazendo parte de uma autĂªntica trilogia de verdadeiros clĂ¡ssicos que começou na Wrestlemania X-7 e acabou num Ultimate Submission Match no Unforgiven .

Chris Benoit vs Kurt Angle

Fiquem bem e até para a semana .
Com tecnologia do Blogger.