Reflexões do Poeta - Número 1

Numa pequena vista de olhos por esta blogosfera fora, conseguimos visualizar alguns promenores que intrigam. Todos (quase sem excepções) seguem religiosamente a companhia de Vince McMahon. No entanto, como grandes fãs da modalidade, esses mesmos senhores apontam o dedo a empresa em diversas situações, e ainda mais, insolentemente, formulam as suas próprias fórmulas de sucesso. Injustamente, culpam inúmeras pessoas desde os próprios wrestlers e das suas capacidades (ou falta delas), o que não se justifica, uma vez que estes são “influenciados” pelos bookers (penso eu) que formulam o seu move set, entrance, entre outros; Outras vezes, e agora parece que virou moda, criticam Mr.McMahon, o génio da companhia WWE.

Aí é que a minha temática da crónica irá incidir. Ora portanto, o culpado de todas as malfeciências de que a WWE é alvo é culpa de Mr.McMahon? É essa mesma tese, que pretendo refutar. Para começar Mr.McMahon é um génio, e quem não concorde que carregue em ALT – F4 porque não pode ler o que se segue. Este Senhor, é o implusionador do pro-wrestling, é o criador de fenómenos mundiais como a Wrestlemania, e só se consegue estabelecer uma comparação a nível de talento com Paul Heyman. Na minha opinião, estes dois carrísimos Senhores, são os grandes promotores do pro-wrestling. Sem eles, não viviamos tempos tão propícios. Mas uma vez que o meu conhecimento sobre Paul Heyman não é avultado, começarei com Mr.McMahon. Para começar, deveremo-nos questionar... Quem criou a WWE? A família McMahon, mais concretamente Mr.McMahon Sr.. Depois, Vince lá chegou ao topo da cadeia alimentar, e começou a reformular o pensamento que muitos tinham sobre o wrestling em geral, fazendo algumas transformações bastante uteís, e que permitiram transformar o wrestling num produto direccionado para todo o tipo de idades; Graças a Vince, hoje temos storylines, feuds e personagens. Pois as gimmicks, mais uma vez, foi invenção deste senhor. Graças a ele, podemos agradecer por gimmicks como a do Deadman, a do Heartbreak Kid, a do The Game, Hulk Hogan, The Rock, Stone Cold Steve Austin, Goldberg, Mick Foley, e a lista continuava interminavelmente.

Graças também a este mesmo Vince McMahon, temos feuds e storylines incríveis como a Invasion que, só para dar uma pequena noance aqueles que nunca se tinham deparado com esse mesmo termo, que foi a altura em que a WCW foi a falência, e a WWE e quem mais? Mr.McMahon, adquiriram os direitos dessa mesma companhia, e fizeram com que os lutadores invadissem a WWF na altura, formulando uma feud fantástica. Entre essas feuds memoráveis, temos as de Mick Foley vs. Undertaker, Stone Cold Steve Austin contra The Rock, HHH vs HBK, entre outras. Isto tudo para chegar ao consenso que de facto se temos bom produto apresentado essencialmente pela WWE, muito se deve ao inalcansável trabalho de Vince Kennedy McMahon.

É certo que o podem acusar de escandalos como o Montreal Screwjob, num segmento em que foi envolvido Vince, Bret Hart e Shawn Michaels. Mas sejemos sinceros, sem esse mesmo segmento, HBK teria ficado na história do wrestling? Talvez sim. Bret Hart seria considerado um grande expoente do wrestling? Talvez também. Mas isto tudo, ajudou de certa forma, ao heel turn de Mr.McMahon e a elevação (não pelos melhores motivos) de ambos os wrestlers. Assim HBK ficou como o Mr.Controvérsia, e não Edge do AWP; Por outro lado, Bret Hart ficou como o Mr.Injustiçado. E Mr.McMahon como o odíavel Senhor.

Mas Mister McMahon, também, tal como referi anteriormente, realizou alguns investimentos bastante importantes, basta para isso falar na aquisição da WCW e da ECW. Claro que este mesmo senhor sempre foi bastante controverso. E para comprova-lo, basta recuar alguns anos atrás e lembrarmo-nos de que ele próprio se induziu no Hall Of Fame, que venceu vários títulos como wrestlers (ao Lashley por exemplo, no caso do ECW, no segmento da Wrestlemania 23, no qual acabou com tanto cabelo como SCSA).

Ainda bem que refiro esse exemplo da Wrestlemania, em que McMahon sacrificou-se em torno da sua empresa, rapando o cabelo, para lhe atribuir maior realidade numa altura em que era necessária propaganda, para essa mesma WM se transfigurar em algo maior, algo mundial. Este exemplo, é apenas um numa panóplia. Então, já estão mais convencidos que Mr.McMahon não é assim tão mau como o pintam? Pois, vão puxar os galões, e falar do Hunter. Sem dúvida que se torna uma questão pertinente, absolutamente. Mas a verdade é que se podermos dar um empurraozinho aqueles que nos são familiares em detrimento de outros, não o fazemos? Exemplo banal: Se estivermos na fila para a Caixa Geral de Depósitos (passa a propaganda) e virmos uma moça bonita, que por acaso nos a conhecemos, no ultimo lugar da fila, não iremos tentar agradar a mesma, e dizer para ela vir para ao pé de nós e passa-la a frente? Pronto, apesar do Hunter não ser uma moça jeitosa, é casado com a filha do boss o que lhe vale. Mas isto não inibe o grande talento que este senhor transporta, verdade? Dono de um carisma nada comum, senhor de grandes in-ring skills e mic skills, com estofo de campeão, digam lá que não lhe assentam bem os títulos? A verdade é que se doze é exagerado com os poucos que Shawn Michaels, a culpa é claro das pequenas benesses (ou bonús) que o patrão lhe dá. Peanuts...

Mas a verdade é que muito se fala deste décimo segundo reinado de Hunter (e não tentado dispersar muito do tema referido) a verdade é que se atribui muito a culpa ao facto de o reinado de HHH não estar a ser “rentável”. Ora porra. Então vamos por partes.. Que Main Eventers fazem parte da SmackDown? Poucos eu sei, mas tentem lá puxar pela cabeça.. Edge, Taker, HHH, Kozlov (em subida plena), Jeff Hardy (nem sei bem...) e pouco mais. Ora, Edge esta na praia com a Lita, e sobra apenas Taker (c/ Big Show em feud) Kozlov e Hardy, que são os contenders. A verdade, meus amigos, é que o Hunter merece o título, é verdade. Mas não tem tido gente a altura de o segurar. E não estão a espera de ver já o Taker vs Triple H. Ou estão? Só se for para criticarem como criticaram o Cena vs Batista..

Bom, mas falava eu de Mr.McMahon. Este Senhor, que é uma pequena máquina de desenvolvimento do pro-wrestling. A verdade é que é graças a este homem, que pessoas como John Cena, Edge, Randy Orton, Hulk Hogan, André The Giant, The Rock, Stone Cold Steve Austin se tornaram peçs fulcrais na WWE. E devido a ele, que estes senhores estão tão engradecidos. É graças a ele que o wrestling esta como esta, e atenção, isto não é uma crítica.

Para aqueles que acham a WWE mal, “desenganem-se” pois a WWE esta de facto bastante bem de saúde mental. Em caso de decrescimo de audiências Vince McMahon tem um trunfo na manga que vale por muitos. Rivalidades entre os melhores, nomeadamente, Taker e HHH, Orton e Batista (Já vista), CM Punk vs Santino Marella entre outras. É nesta medida, que Vince é um génio, pois para já, a WWE encontra-se emocionalmente estável, com storylines tranquilas, e com algumas mudanças agradáveis, como a do canal da SmackDown, o que se pode traduzir em bons rendimentos, tanto dos bookers, como a nível monetário.

E é aí, o último ponto onde irei batalhar. De facto Mr.McMahon é alguem que mais que criar estrelas, gera dinheiro. E é, se calhar, graças a isso que se mantem a frente da companhia, e é visto como um dos homens mais ricos. A verdade é que, McMahon, não inventa. O dinheiro é o que importa, e na verdade é. Sem dinheiro, conseguiriam manter HHH. Undertaker, MVP, e esses nomes todos sonantes na frente do negócio? Só se a TNA não tivesse poder de compra. Mas mesmo assim, Vince tem que lucrar, e nessa medida, também é inteligente. Desde camisolas oficiais e artefactos de wrestlers, cintos, DVD’s, Show’s no nosso país, entre outros, Vince é também ele uma fonte de rendimento.

Verdade seja dita. Nos somos meros fãs, então nessa medida vamos aproveitar o que Vince nos dá. Vince esse, que por sinal, é um génio e merece a nossa consideração. Obrigado Vince pelo wrestling. Obrigado por tudo.

Com tecnologia do Blogger.
Enter chat